CNN's Yousuf Basil, Mohammed Tawfeeq and Brian Walker contributed to this report.
PARA GAZETACENTRAL IRBING INTERNACIONAL
PARA GAZETACENTRAL IRBING INTERNACIONAL
Um carro-bomba explodiu em frente ao Consulado italiano no centro do Cairo na manhã de sábado, matando pelo menos uma pessoa e danificar de forma significativa parte do edifício, disseram autoridades.
Nove pessoas ficaram feridas na explosão, disse o Ministério da Saúde.
Nenhum grupo assumiu imediatamente responsabilidade.
Egito tem visto uma escalada ataques de militantes islâmicos. O incidente sábado foi o primeiro ataque alvejando um consulado ou uma embaixada nos últimos anos.
Nenhuma das vítimas eram funcionários do consulado, da Itália Ministro dos Negócios Estrangeiros Paolo Gentiloni disse em um tweet.
"A Itália não se intimida", acrescentou.
O consulado está localizado no coração da cidade, em um cruzamento movimentado. A Embaixada da Itália fica em um bairro diferente.
O momento da explosão - no início da manhã em um fim de semana - ajudou a minimizar as baixas. Em dias de semana, a área está repleta de pedestres e tráfego de veículos.
"Não há danos significativos para o lado do edifício, uma parede desmoronou e havia sangue sobre os escombros", o fotógrafo David Degner disse à CNN a partir da cena.
A explosão danificou o lado do consulado de frente para um terreno baldio.
Degner disse que viu pelo menos um queimado e retorcido roda.
Militantes já mataram centenas de policiais e soldados desde a derrubada do presidente islamita Mohamed Morsy em julho de 2013.
Início da semana passada, o promotor-chefe foi morto em um carro-bomba alvejando seu comboio. Dois dias depois, o ISIS-alinhados Ansar Beit Al Maqdis (agora chamado de "State of Sinai") militantes atacaram postos avançados do exército 15 em North Sinai matando 21 soldados. Após uma batalha horas de duração, o exército disse que matou mais de 200 terroristas.
O governo está a discutir uma nova lei contra o terrorismo que foi criticado por grupos de direitos locais e Sindicato dos Jornalistas como contraproducente e inconstitucional.
Turismo alvo
Anteriormente, em sua maioria militantes alvo egípcio funcionários do governo e forças de segurança.
Mas quatro pessoas foram mortas e 14 ficaram feridas quando Ansar Beit Al Maqdis alvo um ônibus de turistas sul-coreanos que viajam de Península do Sinai do Egito em Israel em fevereiro de 2014.
Naquele mês, ela alertou todos os estrangeiros a deixar o país.
Exército do Egito tem lutado para esmagar os militantes, mas os ataques ir em frente.
Em junho, dois assaltantes foram mortos e um ferido em um ataque frustrado no templo de Karnak, em Luxor, um destino popular para turistas.
O governo egípcio tem vindo a tentar atrair de volta os turistas para a alta temporada de verão.
O turismo representa 11,3% do produto interno bruto do Egito e 19,3% das suas receitas em moeda estrangeira, diz State Information Services do Egito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.