www.gazetacentral.blogspot.com.br
06/11/2015
Cuba e México na sexta-feira renovou seus laços com a assinatura de cinco acordos na primeira visita de Estado de Raul Castro, na cidade de Mérida (leste), onde o presidente cubano descreveu a relação entre os dois países como uma "irmandade indestrutível" .
Em uma manhã chuvosa, o presidente mexicano Enrique Peña Nieto recebeu castro com um abraço no edifício colonial que abriga a grandes arcos governo do estado de Yucatán.
Os presidentes se reuniu e, em seguida, levar a assinatura de cinco acordos relacionados com a migração, turismo, intercâmbios educacionais e diplomática e agricultura.
Os dois líderes também destacou as novas oportunidades de investimento para os empresários mexicanos em Cuba.
Vestida com guayabera branca torrada, um traje típico morno península de Yucatán, os dois presidentes conversaram sorridente e relaxado.
"Viva a fraternidade para sempre indestrutível entre os povos de Cuba e do México", disse Fidel em uma mensagem à imprensa no final da reunião privada.
O presidente cubano recordou com emoção quando, em 1955, Fidel Castro e outros jovens foram "asilo e refúgio por muitos mexicanos" e, em seguida, partiu a bordo do Granma com a luta de Cuba pela independência.
"Nem nunca se esqueça de que o México foi o único país latino-americano que não romper relações com Cuba, quando toda a gente fez" em momentos críticos na década de 1960, disse Castro.
"O México recebe-o de braços abertos" e "abrir o coração" para fazer você se sentir em casa, por sua vez, disse Peña Nieto, que convidou investidores mexicanos para olhar para Cuba.
"Queremos ser um aliado neste tempo de mudança e abertura", disse o presidente mexicano.
Castro ficou satisfeito com o interesse que as empresas mexicanas têm mostrado em seu país, em particular no novo mega-porto de Mariel, 45 km a oeste de Havana, onde a carne mexicana empresa Richmeat foi o primeiro a investir.
Este "contribui significativamente para o processo de modernização económica que estamos muito à frente", disse ele.
A visita aconteceu após o degelo nas relações entre Cuba e os Estados Unidos num momento em que a Venezuela, o maior parceiro comercial da ilha, de frente para uma situação económica difícil.
Entre os acordos assinados destaques da migração, destinada a condenar o crescente fluxo de milhares de cubanos para território mexicano, tentando chegar aos Estados Unidos.
O acordo visa combater o tráfico, disse Peña Nieto.
Crise "comer e ir"
Esta é a primeira visita de Estado de Raul Castro para o México desde que tomou posse em 2006.
Como presidente de Cuba, Fidel Castro visitou o México para participar de várias reuniões multilaterais e aquisições, mas nunca fez uma visita de Estado.
Peña Nieto decidiu em 2013 para reconstruir a relação distante com a ilha através da assinatura de oito acordos bilaterais e o cancelamento de 70% de uma dívida de longa data de 487 milhões de dólares que causaram atrito.
Em maio de 2014, dezenas de empresários mexicanos, representando 48 empresas participaram de uma missão comercial a Cuba e México também abriu um escritório comercial em Havana desenvolvedor ProMexico.
México e Cuba chegou a quase quebrar em 2002, quando o presidente Vicente Fox perguntou-lhe em um telefonema para Fidel Castro se aposentar mais cedo a partir de uma cúpula da ONU sobre a pobreza em Monterrey (norte) para evitar um encontro com George W. Bush, o presidente dos Estados Unidos na época.
"Vem e vão," Fox, que em 2004 retirou seu embaixador de Havana e representante diplomático expulso de Cuba na Cidade do México, disse.
Em "Concluo 2018 e se aposentar"
Peña Nieto oferecido seu convidado uma refeição em um famoso quinto de Mérida, a primeira cidade mexicana que Castro sabia que em sua juventude.
Em uma tarde quente, o presidente cubano estendeu seu brinde para falar sobre a aposentadoria. "Não, eu vou chegar trisavô (...), porque os cubanos estão me entediado", disse ele, antes de acrescentar: "Em 24 de fevereiro de 2018 Eu concluo e vou me aposentar."
Castro falou durante a comida de seus quatro filhos, nove netos e bisneto quem o fará no início de dezembro, e seu desejo de voltar para Merida após deixar o cargo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.