www.gazetacentral.blogspot.com.br
O ano de 2015 está quase acabando, mas ainda deu tempo de a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar a primeira vacina contra dengue produzida pela empresa Sanofi Pasteur. Chamada de Dengvaxia, a vacina promete proteção contra quatro sorotipos (1, 2, 3 e 4) em indivíduos de nove aos 45 anos. Apesar de a dengue, o zika e a chikungunya serem transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, é importante destacar que a imunização não serve para combater chikungunya e zika, ok?
portal r7
Como toda boa novidade que surge no mercado farmacêutico, uma das primeiras perguntas que costumamos fazer é quando o medicamento estará disponível? Talvez no segundo semestre de 2016 porque a vacina ainda precisa passar por regulação de preço e ser distribuída para as clínicas particulares.
O Ministério da Saúde ainda não decidiu se vai fornecê-la no SUS já que precisa levar em conta fatores como a relação custo x efetividade e impacto orçamentário, entre outros. Além disso, a vacina contra dengue tem 65,6% de eficácia global — índice menor ao de outras vacinas fornecidas pela rede pública.
No entanto, preciso ressaltar que a maior eficácia foi demonstrada nos sorotipos 3 e 4, com 73,6% e 83,2% respectivamente. Além disso, o laboratório alertou que “se considerarmos a forma da dengue que leva à hospitalização, a eficácia verificada da vacina foi de 80,8%”.
E as contraindicações? Até o momento não há dados suficientes para a comprovação da segurança de uso em indivíduos menores de nove anos, bem como para os brasileiros maiores de 45 anos. Além de gestantes, mulheres em período de amamentação e pessoas em tratamento médico de doenças graves. A vacina tem que ser aplicada em três doses, a cada seis meses.
O esquema de vacinação aprovado pelo Anvisa é de três doses com intervalo de seis meses entre elas. E aí, você pretende tomar a vacina em 2016? Deixe seu comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.