RENATO SANTOS
22/02/2016
Não há dados a partir do exterior ou da Bolívia área rural, o Não ganhou 51% no referendo constitucional de domingo, que iria fechar a possibilidade de abrir a Constituição para o presidente repostulación Evo Morales nas eleições de 2019, de acordo com a empresa de pesquisa privada Mori .
Enquanto o "sim" teve 49% dos votos em um padrão de mais de 6,5 milhões de eleitores, de acordo com o pesquisador.
Com esta informação, o presidente Evo Morales seria desclassificado para a reeleição nas eleições gerais de 2019.
Os primeiros resultados dão uma vitória ao "não" para 65,99%, em comparação com 34,01% do "Sim".
Segui os resultados oficiais
Confirmado o cenário, que seria a primeira derrota direto em 10 anos no poder Morales, um dos últimos representantes do chamado socialismo do século XXI. Anteriormente seu partido tinha perdido em 2015 assentos principais nas eleições locais.
Segundo dados oficiais, e em 3,15% das mesas de voto, nos departamentos de Chuquisaca (77,02%), La Paz (62,81%), Cochabamba (74,64%), Oruro (60,52%) e Pando (6212 ), rejeitando o referendo o presidente mais de 60% e até 70% em dois deles.
Morales, o primeiro índio aimará para chegar à presidência, é afetado pelo escândalo de alegado tráfico de influência em nome de seu ex-parceiro, Gabriela Zapata, que aos 28 é um alto executivo da empresa chinesa CAMC, com contratos o estado 576 milhões. A Controladoria eo Congresso estão investigando o assunto.
Quase duas semanas após a denúncia, Morales reagiu em um discurso público: "O tráfico de influência, tudo é uma montagem da Embaixada dos EUA!" para prejudicar no referendo, observou ele.
O jornalista que relatou o caso, Carlos Valverde, chefe da inteligência na década de 90, era "agente embaixada dos EUA disfarçado", segundo o ministro da Presidência Juan Ramon Quintana. Valverde rejeitou a acusação.
Morales também pode sofrer as consequências de um ataque na quarta-feira, o prefeito de El Alto, nas mãos da oposição, que teve um saldo de seis mortos por inalação de fumaça após o incêndio, alegadamente causado por membros do Movimento governando Toward Socialismo .
EVO MORALES DEU UMA ENTREVISTA.
O jornal El Pais, em Espanha relata que com o seu colega do Financial Times foram convidados pelo presidente para voar a partir de Cochabamba para El Conquistador, San Jacinto, restaurante no Chapare, uma mobilidade liderado pelo próprio presidente.
Na edição on-line, no domingo, pela manhã Espanhol percebe amplo diálogo no qual Morales reiterou sua intenção de reformar a constituição para tentar um novo aplicativo, ele não é a sua vontade, mas dos movimentos sociais.
Então Erbol resgata as partes mais proeminentes sobre a situação no país sobre o referendo constitucional.
Pergunta. Por que ele está convencido de que tem que permanecer presidente?
Resposta. Que devemos pedir os vários movimentos sociais. Não que abusado para tentar alterar a Constituição. Parece que você não entende. Chamei um Gabinete Social cerca de oito meses atrás e os argumentos que me deram é que este processo não pode parar, os neoliberais não pode voltar.
Eles disseram: "Temos de expandir o aparelho produtivo, desenvolver o calendário patriótico 2020-2025, só você pode garantir". A proposta original de alteração da Constituição para a reeleição indefinida. Falei com Alvaro [Garcia Linera, vice-presidente] e simplesmente aceitar que era até 2025.
P. Você acha que é o único capaz de continuar este projeto?
A. que já ouvi: "Se Evo vai, este shafted [falha] folhas. É o único que pode unir os movimentos sociais ". Temos jovens líderes têm a fala, mas pouca experiência ainda. Temos também os líderes do movimento indígena, como David Choquehuanca [chanceler] ... O que procurar é que pode ser um fator de unidade. Essa é a questão.
Q. Grande parte da campanha concentrou-se em um discurso anti-imperialista. você não acha que os mais jovens, que viveram através dos tempos difíceis com os Estados Unidos, estão a pensar mais sobre o futuro do que no discurso?
A. Eu não sei. Houve uma pesquisa tranquila da Embaixada dos Estados Unidos, que não foi publicado, em que o outro líder em 10%. Os que mais me apoiou tinham idades de 18 a 25 anos. Eu sinto que as pessoas são anti-imperialista.
P. Parece que a polarização que parecia esquecido, está de volta.
R. Para este referendo o direito só tem usado o insulto. Sem debate ideológico, sem debate programático. Eles queriam a falhar economicamente.
Eu disse aos banqueiros: "Você pode criar conflitos sociais podem gerar manifestações, conflitos políticos, mas o pobre não perde nada, você perde." E então, as pessoas sobre o direito, me disse: "Se você faz bem a você, fazemos bem a todos," Ganhamos esta batalha.
Q. Há algumas semanas, foi revelado que ele teve um filho com o gerente de uma empresa chinesa, a provedora líder de Estado. O que você acha das acusações de tráfico de influência?
A. Sabíamos que iria fazer algo certo. E eles fizeram a mais vergonhosa, use uma mulher, uma criança. Desde 2007, eu não vi. É verdade que há fotos mais tarde, mas foi um blip, cheguei a duvidar se é ou não foi, tinha mudado a sua cor de cabelo, aparência ... eu sou honesto, eu admito que eu caí mulheres doentes. De qualquer forma, eu pedi que suas fortunas foram investigados. Então não há como o tema tem sido utilizado em redes sociais, é como se tudo foi por água abaixo ...
P. sempre conseguiu vencer forte, mas agora estão em redutos de risco como El Alto e Potosí. Por quê?
A. Uma coisa é as eleições subnacionais e outras nacional. Em subnacional às vezes escolhem companheiros maus candidatos a prefeito. Nas áreas rurais que têm dividido os meus companheiros. Um novo parceiro, jovem, têm sido marginalizadas pelo machismo e ganhou-los de longe. Mas, talvez, o apoio não é como antes.
P. Quais são as razões para a perda de apoio?
R. machismo, a corrupção ea divisão interna dentro do MAS. Todo mundo quer ser prefeitos, vereadores. Temos exemplos de prefeitos que se eles não estão na prisão são processados. Estas questões de corrupção nos afetou.
Q. Se você ganhar o referendo e, em seguida, expira em 2019, permanecerá como o último bastião da esquerda latino-americana, como você vê as mudanças que estão ocorrendo na região?
R. Talvez não no nível do governo, mas todos os movimentos sociais na América Latina são de princípios anti-imperialistas. Enquanto o império eo capitalismo, a luta continua.
Q. Se, apesar de todas as suas realizações, ele perde o referendo. Muito desapontado se sente?
A. Não, porque eu estou pronto. Com esse álbum, eu estou feliz e contente ao meu Chaco. Eu nunca vou vacilar em meus princípios. Vou ficar para apoiar a partir de baixo. Eu amo ser um esporte oficial, eu amo o esporte.
Q. FIFA?
R. Hahaha. Não, embora alguns trabalhos e ganhar mais. Estou feliz com o apoio que recebi. Mas nós estamos indo para ganhar, se eles sabem disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.