RENATO SANTOS 28//1/2016 História da arte é um texto poético. Nasceu de um dos cursos que fiz em Guarulhos, com o Arte Educador Saulo di Tarso.
Não só poético, história da são temas a serem desenvolvidos.
Guilhermina Helfstein nasceu em São Paulo, Capital, aos 14 de fevereiro de 1956, morando na cidade de Guarulhos há 27 anos, onde fez vários cursos oferecidos pela prefeitura.
O seu primeiro livro Ensaio Literário e História da Arte dedica também, além de seus familiares, a todos os amigos, destacando entre eles a Trupe Anhumas que nasceu da cabeça idealista do poeta e escritor Castelo Hanssen, foi adotado por Guilhermina e está sendo embalada por Beatriz hanssen, Daniel dos Santos, Fábio Fiúza, Anderson Gonçalves, Verônica e Thiago.
A Trupe Anhumas está caminhando devagar, mas com rumo certo: a cultura. E pensando nisso, Guilhermina está retomando os estudos na Faculdades Integradas de Guarulhos F.I.G, onde cursará Letras.
Além dessas obras ela escreveu em parceria com nosso amigo ARISTIDES CASTELO HANSSEN, o livro que mostra uma GUARULHOS diferente com 232 página e de fácil compreensão da Leitura.
RENATO SANTOS
"...A qual registra um pouco do jornalista falecido ONOFRE LEITE, polêmico mas divertido e respeitava a opinião de todos, quando ficava bravo chamava ' O TIO,FAZ ALGUMA COISA", e ainda tinha uma particularidade que muito foi observado por minha parte,a qual não relatarei nesse momento.
INSTITUI NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS O DIA 20 DE NOVEMBRO COMO FERIADO CIVIL MUNICIPAL.
O Presidente da Câmara Municipal de Guarulhos, Senhor SEBASTIÃO ALEMÃO, nos termos do § 7º do art. 44 da Lei Orgânica do Município de Guarulhos, promulgada em 05 de abril de 1990, FAZ SABER que, em decorrência do silêncio do Senhor Prefeito Municipal em relação ao comunicado de rejeição, na Sessão Ordinária de 08 de outubro de 2003, do Veto Total aposto pelo Senhor Chefe do Executivo ao Autógrafo nº 057/03, referente ao Projeto de Lei nº 462/01, pelo nobre Vereador Auriel Brito Leal, promulga a seguinte Lei:
Art. 1º Fica instituído como feriado civil no Município de Guarulhos o dia 20 de novembro em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra.
Art. 2º Fica o Poder Executivo autorizado a executar ações comemorativas alusivas ao acontecimento.
Art. 3º As despesas decorrentes da execução desta Lei, correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.
Art. 4º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Câmara Municipal de Guarulhos, 15 de outubro de 2003.
SEBASTIÃO ALEMÃO
Presidente
Quando tive o prazer e satisfação de trabalhar com ele no antigo DIÁRIO DE GUARULHOS, no fim de 80, e no começou dos 90 no JORNAL DO BRÁS E FEDERAÇÃO DO TRUCO DE SÃO PAULO, foi uma experiência agradável.
Foi ele meu " pai" em jornalismo, naquela época tinha 18 anos, aprendi muito com ele, como elaborar texto nas laudas de 20 linhas, título , diagramação , como era feito a diagramação das páginas , e também arquivos de fotos.
OUÇA O AUDIO DA ENTREVISTA DA GUILHERMINA
Estivemos na residência da autora neste último sábado, a qual fomos bem recebidos e tive o prazer de fazer uma entrevista com ela.
" GUARULHOS TRAJETÓRIA CULTURAL, em parceria com CASTELO HARSSEN, o livro trata de acordes,Poemas, Passos dançantes Cores Texturas, Imagens e Sensações. Conta a História pelo prisma das manifestações culturais de uma cidade que é contornadas por líricos.
E uma das passagens que me chamou atenção está na página 141, a qual retrata sobre ONOFRE LEITE, a qual dá-se-a, o valor e o reconhecimento pelo seu trabalho em favor da consciência negra de Guarulhos, ele foi o precursor, disso, sou testemunha, quanto que se preocupava, até ser provada uma Lei na Câmara Municipal de Guarulhos.
Não há registro na história de Guarulhos, sobre a importância do Onofre em relação a Consciência Negra, que não foi feita pelo PT da cidade e sim por um jornalista.
Explico o que o Onofre lutou foi o reconhecimento dos negros em Guarulhos nos ano 80, na Câmara Municipal, na época o Presidente era o JOSÉ RIBAMAR MATOS DA SILVA, a qual ele trabalhava como editor chefe do antigo jornal diário de Guarulhos, mas naquele momento não havia o interesse dos parlamentares, apenas reuniões na Câmara no endereço antigo Praça Getúlio Vargas, Centro.
Não houve justiça a favor do jornalista, talvez essa foi a sua decisão de sair de Guarulhos, indo trabalhar do JORNAL DO BRÁS a qual acompanhei, anos mais tarde fizeram a Lei, em cima de seus ideais, a qual foi fixada uma data e uma Lei .... "
https://leismunicipais.com.br/.../guarulhos/lei.../lei-ordinaria-n-5950-2003-institui-no-...
18 de dez de 2008 - Lei Ordinária 5950 2003 Guarulhos SP - INSTITUI NO MUNICÍPIO ... 20 de novembro em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra., .
Mas a história precisa corrigir esse erro e breve reconhecer o seu patrono.E não ser mais injustiçado o atual Prefeito Guti precisa reconhecer dando um nome a uma praça, ou avenida, Onofre não pode continuar sendo ignorado na nossa história. Quer saber mais leia o livro GUARULHOS TRAJETÓRIA CULTURAL.
"....Qual é a nossa cara ? Qual a nossa História ? Que musica cantamos ? mas certamente é fonte de riqueza cultural, talvez esse seja o aspecto mais preciosos da formação de Guarulhos que o livro tenta mostrar., mas, você precisa conhecer, e ler. ..."
O Livro contou ainda com a participação da jornalista Mara Rovida, ela Jornalista, mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e doutora pela USP. O livro está publicado pela editora Futurama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.