RENATO SANTOS 26/08/2017 Ola pessoal, sejam bem vindos a essa leitura, todos sabem como é difícil fazer um blog sem recursos financeiros, somente por Deus, mesmo assim faço por que gosto de compartilhar as opiniões, informar, em fim escrever.
Chamo atenção de todos, não importa qual seja sua religião que professa, mas, se Michel Temer continuar com esses acordos com BRICS, MERCOSUL, OEA, ONU, vai dar de bandeja o nosso URANIO A CHINA E RUSSIA POIS SÃO ALIADOS DA COREIA DO NORTE E IRÃ.
O nosso tema é a GUERRA NUCLEAR, não só numa especulação mas numa possível realidade a qual vivemos diante da ameaça da Coreia do Norte contra os Estados Unidos, e para comprovar o que estou escrevendo a National Geographic Edição Francesa publicou sobre o assunto, essa semana, então vamos refletir numa simples pergunta -: "o que Aconteceria com o mundo se nós seres humanos simplesmente desaparecessem da terra ?".
Vamos a dois aspectos, um pela especulação e outro pela Bíblia.
Primeiro pela especulação humana que trata do assunto sem uma esperança, pois onde não há fé, não há certeza do que não se pode ver, um documentário de ciência especulativo produzido pela National Geographic imagina o que seria da Terra se os seres humanos de repente desaparecessem.
Dentro de um ano, as mudanças já seriam consideráveis. Nosso planeta já começaria a reaproveitar o espaço.
Arvores, e plantas cresceriam incontrolavelmente e as espécias uma vez caçadas se reproduziriam livremente, claro isso é apenas especulação pois todos nós já sabemos que uma guerra nuclear deixaria o planeta morto.
Mas, o que eles estão dizendo e ninguém percebeu é que Deus começaria tudo de Novo, como afirma o livro de Apocalipse, vamos a matéria publicada, segundo os cientistas, o poder nuclear, e o ultimo vestígio da humanidade.
No simples linguajar , gradualmente, o CO2 seria absorvido cada vez mais rápido, o inverno ficariam cada vez mais frios. Quinze anos depois do desaparecimento dos humanos,a vegetação tomaria conta de tudo, trinta anos depois alguns edifícios entrariam em colapso, as cidades formariam um novo tipo de ecossistema, combinadas estruturas humanas isso é o DNA, e a vegetação. No oceano, o coral proliferaria cobrindo os destroços.
Em 60 anos, os oceanos se recuperariam da sobrepesca. Em 200 anos, o homem produzido CO2 seria completamente limpo.
Após 500 anos, as floretas teriam recuperado seu estado há 10.000 anos. Apenas alguns resíduos nucleares permaneceriam, 25.000 anos após o desaparecimento total dos homens na Terra.
______________________________________________
Qual o risco de uma Guerra Nuclear.
Regime norte-coreano testa com êxito míssil capaz de atingir os EUA. Professor de defesa e relações internacionais fala sobre o que há de real e de retórica no fato.
Matéria Publicada Pela Nexo . 04/07/2017
Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/07/04/Qual-o-risco-de-uma-guerra-nuclear-hoje-Este-especialista-responde
A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira (4) ter concluído com êxito, pela primeira vez, o lançamento de um míssil balístico intercontinental, cujo raio de alcance ameaça o Estado americano do Alasca, além de capitais como Moscou (Rússia), Pequim (China) e Tóquio (Japão). A preocupação mundial com esse teste é explicada por dois fatores.
Temos seis aspectos que devemos levar a sério:
Vamos a eles:
Fatores de risco NUCLEAR O lançamento do míssil balístico ocorre na sequência de uma série de outros testes exitosos realizados pela Coreia do Norte, envolvendo ogivas nucleares e bombas de hidrogênio. Essas munições têm um poder devastador, cujos efeitos não podem ser contidos a uma área delimitada precisa, nem a um espaço de tempo delimitado, uma vez que seu efeito radioativo se estende por décadas.
As ameaças mútuas entre Coreia do Norte e EUA cresceram recentemente, a tal ponto que os governos da Rússia e da China, opositores políticos dos americanos, chegaram a pedir moderação, diante do temor de que uma guerra nuclear ecloda na região. Em 19 de abril, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, havia prometido reagir a qualquer ato hostil norte-coreano “com uma resposta esmagadora”. O “Minju Joson”, jornal oficial do governo norte-coreano, havia dito um dia antes: “Nós temos arsenal suficiente para derrotar com um único golpe nossos inimigos”.
As ameaças mútuas entre Coreia do Norte e EUA cresceram recentemente, a tal ponto que os governos da Rússia e da China, opositores políticos dos americanos, chegaram a pedir moderação, diante do temor de que uma guerra nuclear ecloda na região. Em 19 de abril, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, havia prometido reagir a qualquer ato hostil norte-coreano “com uma resposta esmagadora”. O “Minju Joson”, jornal oficial do governo norte-coreano, havia dito um dia antes: “Nós temos arsenal suficiente para derrotar com um único golpe nossos inimigos”.
O míssil Hwasong-14 foi lançado às 9 horas do horário local (22h30 de segunda-feira, dia 3, no horário de Brasília) de uma base aérea militar na cidade de Kusong, no noroeste da Coreia do Norte. Ele alcançou uma altitude máxima de 2.802 quilômetros e cobriu uma distância de 933 quilômetros em 39 minutos. Segundo a agência estatal norte-coreana de notícias, a KCNA, o Hwasong-14 atingiu com precisão um ponto previamente determinado “em mar aberto, no Mar Ocidental da Coreia”, e “não provocou efeito adverso na segurança dos países vizinhos”. O alcance real obtido no teste (933 quilômetros) é menor do que o potencial de alcance estimado numa situação real (6.400 quilômetros). Essa diferença se deve ao fato de que, no teste, o míssil descreveu o ângulo máximo de uma parábola - subindo, mais do que avançando horizontalmente. Numa situação real, o míssil faria uma parábola de ângulo mais aberto, subindo menos e cobrindo uma área maior. O que importa para o teste é o míssil ter provado ter potência suficiente e acuidade. O míssil é apenas um veículo. Ele não estava equipado com carga explosiva alguma no momento do teste. O perigo está na combinação entre o raio de alcance do veículo (míssil) e o desenvolvimento de ogivas nucleares que a Coreia do Norte vem testando em separado (munição).
Qual o motivo do teste, segundo a Coreia do Norte .
Qual o motivo do teste, segundo a Coreia do Norte .
A Coreia do Norte é um dos regimes mais fechados do mundo. O país não tem uma sociedade civil diversa, com acadêmicos e pesquisadores ligados a instituições fortes de pesquisa, partidos políticos de oposição e imprensa livre.
Assim, a única forma de saber o que o governo pretende é recorrendo aos órgãos oficiais de informação.
A linguagem desses órgãos é inflamada, superlativa e imprecisa. Após o teste do míssil balístico lançado na terça-feira (4), por exemplo, a agência norte-coreana KCNA publicou comunicado dizendo o seguinte: “Como uma potência nuclear de pleno direito, e de posse do mais poderoso foguete balístico intercontinental capaz de atingir qualquer parte do mundo, juntamente com armas nucleares, a RPDC [República Popular da Coreia do Norte] irá fundamentalmente colocar fim à chantagem e à ameaça de guerra nuclear dos Estados Unidos, defendendo de forma confiável a paz e a estabilidade da península coreana e da região” Comunicado emitido pela KCNA, agência oficial norte-coreana de notícias, após o teste exitoso de míssil balístico no dia 4 de julho de 2017 O comunicado faz referência à presença militar americana no sul da Ásia, que se estende ininterruptamente desde o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.
À época, o mundo se dividiu entre um lado capitalista, liderado pelos EUA, e outro comunista, liderado pela hoje extinta União Soviética. A Península Coreana foi dividida ao meio, com o norte comunista e o sul capitalista. A divisão perdura até hoje.
Rússia e China - vizinhos próximos da Coreia do Norte e antagonistas políticos dos EUA - consideram que os exercícios militares conjuntos realizados na região por forças americanas e sul-coreanas estão alimentando a resposta norte-coreana.
Além disso, russos e chineses criticam o fato de os EUA terem reativado em março de 2017 um escudo anti-mísseis na região. O Thaad (Terminal de Defesa Aérea para Grandes Altitudes, na sigla em inglês) foi concebido para interceptar e destruir mísseis em pleno voo, antes que eles atinjam seus alvos.
A instalação desse tipo de defesa desequilibra as forças na região, levando ao que se chama de “corrida armamentista”. Nela, cada potência tenta superar a capacidade de reação de um possível adversário, provocando uma escalada não apenas retórica, política e militar, mas também de gastos.
Não é de Hoje Esse risco :
Em 1947, o Boletim dos Cientistas Atômicos criou o “Relógio do Dia do Juízo Final”. Nele, os ponteiros se movem de acordo com a iminência de um ataque nuclear, sendo a meia-noite o momento da explosão.
Na contagem atual, o ponteiro marca apenas 2,5 minutos para a ocorrência de um ataque. A ameaça já foi menor: 23h57 em 2015 e 2016, e 23h55 em 2012, por exemplo.
Além do relógio - elaborado por renomados cientistas para ilustrar de maneira popular um problema complicado -, há também diversas análises de especialistas sobre o risco real de um conflito agora.
O centro de estudos americano Council on Foreing Relations fala de uma “grave ameaça à segurança”, representada por um arsenal “de entre 15 e 20 ogivas nucleares” norte-coreanas.
Outro influente centro de estudos americanos, o Brookings Institution, considera a Coreia do Norte “um dos locais mais pesadamente armados da Terra” e “o único a ter realizado testes atômicos no século 21”.
A ENTREVISTA COM O DOUTOR GUNTHER RUDZIT
Para entender os elementos presentes nessa disputa e os riscos para a segurança, o Nexo conversou com Gunther Rudzit, doutor em ciência política pela USP, a qual a gazeta central Blog pede a devida licença para reproduzir a entrevista com especialização em estudos de segurança na Universidade Georgetown (EUA), professor visitante na Universidade da Força Aérea Brasileira e Coordenador do curso de relações internacionais das Faculdades Rio Branco.
NEXO: Qual o risco de uma guerra nuclear na Península da Coreia hoje?
GUNTHER RUDZIT A situação está chegando a um limite. O establishment militar americano não vai aceitar uma Coreia do Norte nuclear com capacidade de atingir os EUA continental.
Isso já é discutido há muitos anos lá [nos EUA]. Governos anteriores sempre postergaram a intervenção proposta pelos militares devido ao altíssimo número de baixas que podem ocorrer na Coreia do Sul.
Desde o segundo governo de Bill Clinton [1993-2001], já se falava em entre 1 milhão e 1,5 milhão de mortos.
A capacidade de destruição da Coreia do Norte não é só em termos nucleares. A capacidade de artilharia convencional que pode atingir Seul [capital da Coreia do Sul] é muito grande e isso é que veio segurando uma ação militar americana.
A capacidade de destruição da Coreia do Norte não é só em termos nucleares. A capacidade de artilharia convencional que pode atingir Seul [capital da Coreia do Sul] é muito grande e isso é que veio segurando uma ação militar americana.
Porém, finalmente temos agora um momento em que isso precisa ser enfrentado. E calhou de ser exatamente no mandato de um presidente destemperado [em referência ao presidente dos EUA, Donald Trump].
Há algumas posturas que ele assume e volta atrás. Em outras, não volta. Não acho que ele aceite ser humilhado pelo líder norte-coreano [Kim Jong-un].
São dois líderes para os quais qualquer atitude que possa parecer um recuo faz com que eles se sintam humilhados e enfraquecidos do ponto de vista interno.
Então, não é um problema de um único lado, são os dois. Uma coisa era ter a Coreia do Norte com essa postura e, do outro lado, estar o [Barack] Obama [presidente americano de 2009 a 2017], apostando na paciência estratégica, esperando os chineses resolverem a situação.
Agora, não é assim. Então, essa possibilidade de guerra - mesmo que não seja uma guerra nuclear, mesmo que os EUA consigam num primeiro ataque destruir a capacidade nuclear norte-coreana - existe e seria desastrosa.
Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/07/04/Qual-o-risco-de-uma-guerra-nuclear-hoje-Este-especialista-responde
© 2017 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98.
Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/07/04/Qual-o-risco-de-uma-guerra-nuclear-hoje-Este-especialista-responde
© 2017 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98.
Depois da explicação do especialista ao Jornal NEXO, vamos retornar ao nosso assunto. Nesse caso cito a fonte de informação conforme a Lei dos direitos autorais.
_______________________________________________________
Mas quanto a Bíblia o que diz a respeito:
Não no sentido religioso já advirto e sim pela própria escatologia :
A BÍBLIA E A GUERRA NUCLEAR = ( APOCALIPSE 8:7-12)
Antes de entrar nesse assunto só quero lembrar aos senhores que precisamos ficar de " olhos" abertos nos dois países comunistas e socialistas a Russia e a China que estão querendo nosso Urânio e esse acordo que Michel Temer fez a essa semana me chamou muita atenção, fiquem de olho no BRICIS, NA ONU E nos acordos inclusos que ferem a Soberania Nacional. RENATO SANTOS
A BÍBLIA DIZ: "ELE FARÁ ALIANÇA COM MUITOS POR UMA SEMANA; NA METADE DA SEMANA FARÁ CESSAR O SACRIFÍCIO E A OFERTA DE MANJARES; SOBRE A ASA DA ABOMINAÇÃO VIRÁ O ASSOLADOR, ATÉ QUE A DESTRUIÇÃO, QUE ESTÁ DETERMINADA, SE DERRAME SOBRE ELE" ( DN 9:27).
EIS AÍ ESTÁ, A PROFECIA DIANTE DE NÓS. EM PRIMEIRO LUGAR, QUERO DIZER AO LEITOR, QUE A BÍBLIA QUE USAREI DAQUI POR DIANTE, É A VERSÃO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA: REVISTA E ATUALIZADA.
OUTRO PONTO DE SUMA IMPORTÂNCIA DAQUI POR DIANTE É O SEGUINTE: OUTRO FATO A SER MOSTRADO AGORA, TEM COMO BASES PRINCIPAIS TRÊS FONTES:
1) - A PALAVRA DE DEUS, CONFIÁVEL, FIDEGDINA DE TODA ACEITAÇÃO: "VEDE ENTRE AS NAÇÕES, OLHAI, MARAVILHAI-VOS, E DESVANECEI, PORQUE REALIZO EM VOSSOS DIAS OBRA TAL QUE VÓS NÃO CREREIS, QUANDO VOS FOR CONTADA" ( HAB 1:5)
2) - AS ARMAS MAIS LETAIS ( LETAL SIGNIFICA: QUE PRODUZ MORTE) DE NOSSO TEMPO: "ESTA SERÁ A PRAGA COM QUE O SENHOR FERIRÁ A TODOS OS POVOS QUE GUERREAREM CONTRA JERUSALÉM: A SUA CARNE APODRECERÁ ESTANDO ELES DE PÉ, APODRECER-SE-LHES-ÃO OS OLHOS NAS SUAS ÓRBITAS, E LHE APODRECERÁ A LÍNGUA NA BOCA" ( ZAC 14:12-15)
3) - O QUE DIZEM OS CIENTISTAS MUNDIAIS, COM REIPEITO A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL = GUERRA NUCLEAR = HOLOCAUSTO NUCLEAR.
A PROFECIA DE DANIEL 9:27, É MUITO ABRANGENTE: OS TRÊS ( A PALAVRA DE DEUS = BÍBLIA, AS ARMAS MAIS LETAIS = BOMBA - A, BOMBA - H, BOMBA - N, ARMAS QUÍMICAS E BIOLÓGICAS E O QUE DIZEM OS CIENTISTAS MUNDIAIS) ESTARÃO JUNTOS, OU SEPARADAMENTE EM ALGUNS CASOS, E UNIDOS EM OUTROS.
O LEITOR DEVE LEMBRAR-SE, QUE A IGREJA CRISTÃ ESTÁ DENTRO DO INTERVALO PROFÉTICO DE DN 9:26, E QUE, SEGUNDO A BÍBLIA, INICIOU-SE EM 33 D.C., ATÉ 7 DE JUNHO DE 2017 D.C., ONDE JÁ ESTAMOS DENTRO DA EMINÊNCIA DO ARREBATAMENTO A QUALQUER MOMENTO; E AO SAIR A IGREJA CRISTÃ DA FACE DA TERRA, INICIARÁ O CUMPRIMENTO DE DN 9:27 = A ÚLTIMA SEMANA.
VIVEMOS NUMA ÉPOCA DE GRANDES EXPECTATIVAS, TANTO NO LADO ESPIRITUAL: "ORA, AO COMEÇAREM ESTAS COISAS A SUCEDER, EXULTAI E ERGUEI AS VOSSAS CABEÇAS, POR QUE A VOSSA REDENÇÃO SE APROXIMA. VIGIAI, POIS, TODO TEMPO, ORANDO, PARA QUE POSSAIS ESCAPAR DE TODAS ESSAS COISAS QUE TEM DE SUCEDER, ( A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL) E ESTAR EM PÉ NA PRESENÇA DO FILHO DO HOMEM" ( LC 21:28,36).
COMO NO LADO MATERIAL: "ACAUTELAI-VOS POR VÓS MESMOS, PARA QUE NUNCA VOS SUCEDA QUE OS VOSSOS CORAÇÕES FIQUEM SOBRECARREGADOS COM AS CONSEQUÊNCIAS DA ORGIA, DA EMBRIAGUES E DAS PREOCUPAÇÕES DESTE MUNDO, E PARA QUE AQUELE DIA NÃO VENHA SOBRE VÓS REPENTINAMENTE, COMO UM LAÇO. POIS HÁ DE SOBREVIR A TODOS OS QUE VIVER SOBRE A FACE DA TERRA" ( LC 21:34-35).
A ORIGEM DA BOMBA ATÔMICA
JÁ QUE VIVEMOS DIANTE DE UMA TÃO GRANDE MÁQUINA CIENTÍFICA EM TODAS AS ÁREAS DA CIÊNCIA, PRECISAMOS CONHECER, AS ARMAS MAIS LETAIS ( LETAL SIGNIFICA: QUE PRODUZ MORTE), JÁ PRODUZIDA PELO HOMEM; MESMO CONTRA A SUA VONTADE, O HOMEM COM A AJUDA DA CIÊNCIA CRIOU A "FÓRMULA DO GENOCÍDIO INSTANTÂNEO: A BOMBA ATÔMICA".
OS HOMENS USARAM A CIÊNCIA A SERVIÇO DA DESTRUIÇÃO; MAS NÓS, OS CRENTES SALVOS EM JESUS CRISTO, USAMOS A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO BÍBLICO E A MATEMÁTICA, A SERVIÇO DE DEUS, E AO BENEFÍCIO DOS HOMENS.
O URANIO
A ENERGIA ATÔMICA, SOB O PONTO DE VISTA DA BOMBA ATÔMICA, É OBTIDA MEDIANTE A DESTRUIÇÃO DO ÁTOMO DO URÂNIO.
NO COMEÇO DO SÉCULO, OS SÁBIOS QUÍMICOS HAVIAM ASSEGURADO, QUE HAVIA SUFICIENTE ENERGIA NUMA GARRAFA DÀGUA, PARA, POR EXEMPLO: MOVIMENTAR UM NAVIO ATRAVÉS DO OCEANO PACÍFICO DE UM LADO A OUTRO.
JÁ EM 1905, ALBERT EINSTEIN, DESCOBRIU QUE MASSA VIRA ENERGIA. SUA FÓMULA, NA ÉPOCA ERA ( E = MC)2, FOI USADA PARA CALCULAR A FORÇA DAS REAÇÕES NUCLEARES.
JÁ O FÍSICO ROBERT OPPENHEIMER DIZIA QUE, NUMA COLHER DAS DE SOPA CHEIA DESTA MATÉRIA, ERA IGUAL EM CALOR DE UM MILHÃO DE LITROS DE GASOLINA QUEIMANDO AO MESMO TEMPO.
JÁ O CASAL PIERRE E MARIE DECIFRARAM A RADIATIVIDADE, ELES FIZERAM UM ESTUDO COMPLETO DO FENÔMENO VISTO EM 1896, POR HENRY BECQUEREL. OS TRÊS ERAM FRANCESES.
AINDA ANTES DA BOMBA DE HIDROGÊNIO, CRIADA NOVE ANOS DEPOIS DA BOMBA ATÔMICA; ERA O ENGENHO DE GUERRA MAIS MORTÍFERO QUE O HOMEM CONHECIA.
NÃO FUNCIONAVA POR EXPLOSÃO, E SIM POR EXPANSÃO; A PARTIR DA DESINTEGRAÇÃO DO ÁTOMO, A QUAL LIBERA VIOLENTAMENTE A ENERGIA ATÔMICA.
O INTENSO CALOR ASSIM GERADO É TRANSMITIDO, POR UMA REAÇÃO EM CADEIA, A ATMOSFERA E A MATÉRIA QUE SE ENCONTRAM NUM RAIO DE MUITOS QUILÔMETROS, ESPALHANDO A DESTRUIÇÃO E A MORTE, TRABALHO ESTE COMPLETADO, DENTRO DE UM RAIO AINDA MAIOR, PELA EMANAÇÃO RADIOATIVA QUE TAMBÉM SÃO PRODUZIDAS.
O PODER DO URÂNIO E DO PLUTÔNIO
SEM DÚVIDA ALGUMA, HÁ MAIS TRANSCENDENTAL E IMPRESSIONANTE INVENÇÃO REALIZADA NO CURSO DA 2A GRANDE GUERRA MUNDIAL FOI A BOMBA ATÔMICA;
NA ÉPOCA, A MAIS PODEROSA ARMA LETAL CONHECIDA E DIFERENCIA-SE DE TODOS OPS TIPOS ANTERIORES DA BOMBA, PELO FATO DE SUA FORÇA EXPLOSIVA, ORIGINA-SE DA LIBERAÇÃO DE ENERGIA ATÔMICA.
ESTA ENERGIA É IDENTIFICADA É LIBERADA PELO SOL PARA PRODUZIR CALOR E LUZ. OS HOMENS DE CIÊNCIA CHAMAM A ESTE PROCESSO "FISSÃO NUCLEAR".
ATÉ AGORA, FORAM DESCOBERTOS DUAS MATÉRIAS COM OS QUAIS SE PODEM FABRICAR BOMBAS ATÔMICAS.
UM É CHAMADO: ISÓTOPO DE UNÂNIO, DENOMINADO: URÂNIO 235. O OUTRO, ELEMENTO QUÍMICO CHAMADO: PLUTÔNIO, PODE PRODUZIR-SE POR MEIO DE CERTAS MODIFICAÇÕES NUCLEARES NO URÂNIO COMUM, QUE É O URÂNIO 238.
O PODER DO URÂNIO É O SEGUINTE: NUM BLOCO DE URÂNIO, MASSA VIRA ENERGIA... E O URÂNIO EMITE RADIAÇÃO... A RADIAÇÃO SAI DO NÚCLEO.... E PODE QUEBRAR OUTROS NÚCLEOS... NUMA DEVASTADORA REAÇÃO EM CADEIA.
AO MOSTRAR EM 1911 QUE OS ÁTOMOS TINHAM NÚCLEO, O INGLÊS ERNERT RUTHEFORD FUNDOU O RAMO MAIS IMPORTANTE DA FÍSICA NESSE SÉCULO.
A DESCOBERTA DA FISSÃO DO URÂNIO, OU SEJA, DA DIVISÃO DO ÁTOMO; QUE TORNOU POSSÍVEL A CONSTRUÇÃO DA BOMBA ATÔMICA; FOI ANUNCIADA EM JANEIRO DE 1939 POR DOIS CIENTISTAS ALEMÃES: OTTO HANH E F. STRASSMANN.
LISE MEITNER CALCULOU A ENERGIA: SIM, A AUSTRÍACA MEITNER AJUDOU O ALEMÃO: OTTO HAHN A QUEBRAR O NÚCLEO DO URÂNIO, E EM 1939, COM A FÓRMULA DE ALBERT EINSTEIN; ELA CALCULOU A ENERGIA OBTIDA.
JÁ O DINAMARQUÊS BOHN FEZ A TEORIA DA GOTA DÀGUA, E NINGUÉM CONHECIA MELHOR DISTO DO QUE ELE; POIS ESTE DINAMARQUÊS NIELS BOHN, EXPLICOU COMO O NÚCLEO ATÔMICO SE PARTIA.
AS FORÇAS EM JOGO SÃO ANÁLOGAS AS QUE EXISTEM NOS LÍQUIDOS.
AINDA NO FINAL DE 1938, O FÍSICO ITALIANO ENRICO FERMI, APROVEITOU UMA OCASIÃO EM SEU PAÍS, ENTÃO SOB DOMÍNIO FACISTA.
NUMA QUEBRA DE SIGILO SEM PRECEDENTE, MAS JUSTIFICÁVEL NAQUELA CIRCUNSTÂNCIA; ELE HAVIA SIDO INFORMADO DE ANTEMÃO QUE GANHARIA O PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA DAQUELE ANO.
ENTÃO FERMI, SABENDO QUE CONSEGUIRIA UMA AUTORIZAÇÃO PARA IR A ESTOCOLMO, NA SUÉCIA, RECEBER A LÁUREA; PLANEJOU SECRETAMENTE NÃO VOLTAR MAIS PARA ITÁLIA.
FUGIU COM TODA A FAMÍLIA PARA OS ESTADOS UNIDOS. A CHEGADA DE FERMI, FOI DECISIVA PARA QUE A TECNOLOGIA DO ÁTOMO, FOSSE DOMINADA EM TRÊS ANOS -
UM EFEITO, NA ÉPOCA, IMAGINÁVEL PARA A CIÊNCIA. MAS FERMI TINHA CERTEZA, DESDE O INÍCIO DO SÉCULO, DE QUE O NÚCLEO REPRESENTAVA A MAIS DENSA CONCENTRAÇÃO DE MATÉRIA JÁ VISTA; E ISTO SIGNIFICAVA MUITA ENERGIA.
DIZIA FERMI: "UM ÚNICO GRAMA DE MATÉRIA, SEJA DO QUE FOR, REPRESENTAVA 20 TRILHÕES DE CALORIAS, O SUFICIENTE PARA FAZER FERVER 900.000 TONELADAS DE ÁGUA AO MESMO TEMPO"
OS CIENTISTAS JUDEUS: ROBERT OPPENHEIMAR E ALBERT EINSTEIN
É O QUE DIZ A FÓRMULA DESCOBERTA POR ALBERT EINSTEIN EM 1905,( E = MC)2. ENERGIA = ( E), IGUAL A MASSA, ( M ) = MULTIPLICADA PELA VELOCIDADE DA LUZ AO QUADRADO, ( C )2..
NEM TODA A MATÉRIA VIRAVA ENERGIA ( A CONVERSÃO NÃO CHEGA A 20 %, AINDA HOJE ), MAS DAVA DE SOBRA PARA PROJETAR UMA SUPER ARMA DEVASTADORA.
UMA GRANDE MOVIMENTAÇÃO
O CIENTISTA JUDEU ALBERT EINSTEIN, NO OUTONO DE 1939, PERSUADIU O PRESIDENTE FRANKLIN ROOSEVELT, DOS ESTADOS UNIDOS, A DAR PRIORIDADE AOS ESTUDOS E EXPERIÊNCIAS, QUE TIVERAM COMO RESULTADO A INVENÇÃO E O FABRICÃO DA BOMBA ATÔMICA.
OS CIENTISTAS HAVIAM DESCOBERTO A FÓRMULA, SÓ FALTAVA DEMONSTRAR QUE, QUANDO UM ÁTOMO DE URÂNIO SE QUEBRA, SEUS FRAGMENTOS PROVOCAM SUCESSIVAMENTE A QUEBRA DE OUTROS NÚCLEOS, OU SEJA, UMA REAÇÃO EM CADEIA; QUE SÓ FOI DEMONSTRADO POR FERMI EM 1942.
DAÍ EM DIANTE, A CONSTRUÇÃO DA BOMBA ATÔMICA JÁ NÃO DEPENDIA TANTO DA CIÊNCIA. ERA UM PROBLEMA DE TECNOLOGIA E DE DINHEIRO, ESPECIALMENTE PARA PRODUZIR O URÂNIO COMUM EM COMBUSTÍVEL. O URÂNIO PRECISA SER ENRIQUECIDO COM VARIEDADES MAIS RARAS DEURÂNIO.
A PRÓPRIA GUERRA, (A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL), ENTÃO, DARIA O EMPURRÃO PARA A CONQUISTA DA ENERGIA NUCLEAR. EM MEADOS DE 1942, OS DITADORES ADOLF HITHER ( EM BRAUNAU, NASCEU ADOLF HITHER EM 20-04-1889, E MORREU EM 30 DE ABRIL DE 1945, JUNTAMENTE COM SUA MULHER, EVA BRAUNAU), DA ALEMANHA NAZISTA, COM O LEMA: "DIE JUDEN SIND AM ALLEM SEHULD" = "OS JUDEUS SÃO CULPADOS DE TUDO".
JÁ BENITO MUSSOLINE, DA ITÁLIA, COM A SUA IDÉIA FIXA DE "UM NOVO IMPÉRIO ROMANO", HAVIAM DOMINADO TODA A EUROPA CONTINENTAL, DA FRANÇA Á POLÔNIA.
DIANTE DE TAMANHA DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA, O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS, FRANKLIN ROOSEVELT, RESOLVEU ENCOMENDAR A ARMA ATÔMICA A UMA UNIDADE DE ENGENHARIA DO EXÉRCITO AMERICANO.
MESMO ANTES QUE A PRIMEIRA BOMBA ATÔMICA FOSSE TESTADA NOS EUA, A 16 DE JUNHO DE 1945; O CIENTISTA DINAMARQUÊS NIELS BOHN TENTOU CONVENCER OS GOVERNOS DOS EUA E DA INGLATERRA, A NÃO DESENVOLVER AQUELA ARMA TÃO MORTÍFERA E DEVASTADORA, E DE EFEITOS AINDA DESCONHECIDOS.
MAS, SUA SUGESTÃO FOI REPELIDA, JÁ QUE TANTO ROOSEVELT, COMO O PRIMEIRO-MINISTRO INGLÊS, WINSTON CHUCHIL, ESTAVAM DECIDIDOS A EXPLORAR A POSSIBILIDADES ESTRATÉGICAS DA NOVA ARMA CONTRA O IMPÉRIO JAPONÊS, E TAMBÉM CONTRA A SUPERPOTÊNCIA RIVAL QUE COMEÇAVA A SURGIR NO LESTE EUROPEU, A URSS.
MAS TARDE, O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELO PROJETO DA BOMBA ATÔMICA, O NORTE-AMERICANO, ROBERT OPPENHEIMER, TAMBÉM PROCUROU CONVENCER OS GOVERNOS DAS POTÊNCIAS A LIMITAR O DESENVOLVIMENTO DAQUELA ARMA TÃO DEVASTADORA.
A MOVIMENTAÇÃO AUMENTA: NASCE A BOMBA ATÔMICA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.