RENATO SANTOS 06/01/2018 O editor Paul Otchakovsky-Laurens, fundador da publicação POL, que publicou obras de Georges Perec ou Marguerite Duras, morreu às 73 na terça-feira em um acidente rodoviário em Marie-Galante, em Guadalupe.
© ERIC FEFERBERG / AFP
- O 1º (com AFP)
- Postado em , atualizado em
O acidente ocorreu nesta terça-feira, 2 de janeiro, início da tarde de ontem, no Grand-Bourg Marie-Galante. Dois carros batem forte na estrada baixa por volta das 14:30. O veículo de 73 anos de Paul Otchakovsky-Laurens foi jogado fora da estrada e caiu em uma árvore. Paul Otchakovsky-Laurens estava de férias em Guadalupe com seu parceiro, escritor e pintor Emmelene Landon, que ficou ferido. O motorista do outro veículo, Marie-Galantais, de 47 anos, foi mais gravemente afetado. Ele estava na noite de terça-feira em absoluta urgência.
A editora Georges Pérec, Marguerite Duras, Marie Darrieussecq ...
Nascido em 1944 em Valréas (Vaucluse), Paul Otchakovsky-Laurens começou sua carreira como estagiário no Christian Bourgois em 1969, antes de se tornar um leitor no Flammarion em 1970. Em 1977, as três letras POL sirva como iniciais para se tornar o acrônimo da coleção que ele cria na Hachette. Ele publicou vários textos de Georges Pérec, incluindo "La vie mode d'emploi", um ano depois.
Em 1983 ele transforma POL em uma editora independente, publicando o livro "The Book of the Skies" de Leslie Kaplan e "The Invention of the Body of Saint Mark"de Richard Millet. As capas dos livros são imediatamente reconhecíveis com as três letras maiúsculas e pontos azuis sobre um fundo branco. POL publica rapidamente Marguerite Duras, incluindo "La douleur"em 1985 e "La pluie d'été" (1990).
Na década de 1990, a editora experimentou uma grande expansão ao publicar jovens autores bem-sucedidos como Marie Darrieussecq para "Truismes" ou Martin Winckler para "doença de Sachs" . Desde então, foram adicionados ao catálogo de outros valores crescentes como Emmanuel Carrère, que foi descoberto com "L'adversile" em 2000 ou Atiq Rahimi, vencedor do Prix Goncourt por " Syngué sabour. Pedra de paciência " em 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.