RENATO SANTOS 13/02/2018 Por MARIELBA NÚÑEZ / MNUNEZ@EL-NACIONAL.COM 28 DE JANEIRO DE 2018 01:45 AM | ATUALIZADO EM 30 DE JANEIRO DE 2018 10:52 AM ATUALIZADO PRA GAZETA CENTRAL ( BLOG) BRASIL 13/02/2018
A Intervenção Internacional precisa ser feita na VENEZUELA urgentemente bandidos transvestidos de militares venezuelanos são cubanos, e controlam tudo que esta no País inclusive os poderes e seus andamentos jurídicos.
O Relatório de Corrupção de 2017, elaborado pela ONG Transparência Internacional, capítulo Venezuela, adverte que a liderança militar tornou-se preponderante em setores-chave da vida nacional e resultou em uma intervenção quase absoluta das Forças Armadas nos processos civis da sociedade.
O documento avisa sobre a opacidade das ações e o risco extremamente alto de corrupção e ressalta que a maioria dos recursos humanos e financeiros atribuídos ao FANB são dedicados a áreas fora de sua função constitucional
O controle dos militares sobre os canais de distribuição de alimentos no país recebeu um novo impulso nesta semana, com a inclusão no Diário Oficial 41.325 de uma série de resoluções que colocam mais responsabilidades neste assunto no setor militar, incluindo o criação no âmbito do Comando de Fornecimento Soberano de uma coordenação que será responsável pelo gerenciamento de licenças para fornecimento de supermercados e hipermercados, contra o qual será o General Alejandro Pérez Gámez.
As nomeações deste tipo não são surpreendentes: para os venezuelanos, a crescente presença de oficiais militares em setores-chave da vida nacional tornou-se cada vez mais comum, longe das responsabilidades de defender o território e a soberania que lhes são confiadas pela Constituição.
Esta é uma tendência que, de acordo com o Relatório de Corrupção de 2017, elaborada pela organização não-governamental Transparência Internacional, capítulo Venezuela, tornou-se mais aguda no ano passado e resultou no controle quase absoluto das Forças Armadas. , "Dos processos civis da sociedade".
Para mostrar, o documento aponta, uma revisão da composição do Poder Executivo é suficiente. Dos 32 ministérios operacionais em novembro de 2017, 37,5%, ou seja, 12 carteiras, estavam sob a responsabilidade direta do pessoal militar, incluindo os relativos à eletricidade, habitação, transporte, obras públicas, água e alimentos, bem como o de Relações Internacionais, Justiça e Paz e o de Defesa, tradicionalmente responsável por um militar.
A influência militar também é observada no poder executivo estadual e municipal. Por exemplo, oito dos governadores que foram jurados em outubro pela assembléia nacional constituinte são oficiais militares ativos ou aposentados.
Pode-se argumentar que este é um fenômeno que já era evidente durante o governo de Hugo Chávez e, portanto, uma herança que Maduro recebeu.
Na verdade, em 2012, 11 ex-oficiais ocupavam governorias nos 20 estados controlados pelo Partido Socialista Unido da Venezuela.
No entanto, o que define o novo estágio é a extensão desse poder a novos espaços, porque "atinge todas as camadas do aparelho administrativo", avisa o relatório.
"O controle militar sobre o civil se aprofundou, tornou-se mais descarado e continua a expandir", diagnostica Mercedes De Freitas, diretora executiva da Transparência Venezuela.
Mas também há preocupação com a opacidade que geralmente caracteriza a administração de áreas sobre as quais os militares são responsáveis ", que geram compras, que lida com o orçamento, têm privilégios como a gestão de dólares preferenciais ou contratação sem licitação, por isso também estamos enfrentando uma o risco de alta corrupção ", adverte.
Designações estratégicas. Uma evidência que revela a preponderância militar em todas as esferas da vida no país foi a nomeação do Major General Manuel Quevedo como presidente da PDVSA, que foi efetivada pelo decreto 3.178 de 26 de novembro de 2017.
Ao mesmo tempo, também foi nomeado Ministro do Petróleo, fato que, segundo o relatório, não só prejudicou "o processo de responsabilização e contrapeso da gestão pública", mas também se tornou "o evento necessário para afirmar que o controle político e econômico da setor militar sobre o desenvolvimento econômico do país é total ".
Para Francine Jácome, pesquisadora do Instituto Venezuelano de Estudos Sociais e Políticos, trata-se da expressão de um processo de subordinação do atual governo às forças armadas, por razões políticas. "É muito diferente do que aconteceu com Chávez, que tinha controle sobre as Forças Armadas e não dependia disso para governar.
Maduro depende do Alto Comando e é por isso que teve que desistir de tanto controle, até o ponto de conceder nosso setor econômico mais importante, o que gera mais de 95% da moeda ".
O domínio militar sobre a PDVSA também resultou em compromissos militares na frente de outros executivos, além da presidência.
Em 2017, foram responsáveis pela vice-presidência executiva, a vice-presidência de refinação e gestão externa com competência em finanças, "observando um cicloque abrange não só o funcionamento interno da PDVSA, mas a inter-relação com os outros setores produtivo, financeiro e cambial, representado pela figura do reformado general Rodolfo Marco Torres ", o relatório indica.
Igualmente eloquente é o senhorio militar sobre a Corporação venezuelana de Guiana: sete dos dez presidentes que estiveram encarregados da exploração desde 2000 foram militares.
O atual, Justo Noguera, também é governador do estado de Bolívar, proclamado pelo Conselho Nacional Eleitoral em um voto qualificado como fraude por seu contendor, o ex-candidato Andrés Velásquez.
Sobre as implicações desta dupla responsabilidade também alerta a análise da Transparência Venezuela, porque diz que elimina qualquer contrapeso político na área e deixa sob seu comando "a mineração e os recursos naturais de quase um terço do território físico do país".
A opacidade da gestão das empresas básicas também contribui para o fato de que 5 dos 12 oficiais que ocupam cargos gerenciais na corporação também provêm do mundo militar. Especialmente sério é a criação da Corporação Militar das Indústrias Minerais, Petrolíferas y de Gas, em operação desde 2016.
De acordo com o orçamento nacional apresentado no ano passado, um dos objetivos da empresa foi a produção diária de 250 mil barris de hidrocarbonetos, 13% da produção nacional total.
Com este "um antecedente perigoso é inaugurado, nunca antes visto nos cem anos da história do petróleo no país: uma propriedade da sociedade se apropria da produção e exploração de petróleo e a PDVSA perde controle sobre a produção nacional de petróleo".
Nas atividades da joint venture Cancorfanb, criada para a exploração e distribuição de minerais de interesse no mercado de commodities, existem outros motivos de preocupação.
A extração de 72 mil toneladas de pedras preciosas que serão vendidas em mercados internacionais foi planejada, mas a auditoria desta atividade é impossível "devido à cerca de informações".
Alimentos que não chegam. Um capítulo separado merece ação militar nos alimentos, um setor que se caracterizou por uma escassez marcada, que em agosto do ano passado foi estimado em 73,4%.
O relatório lembra que, desde a criação da Missão da Alimentação, o Estado investiu 31,8 bilhões de dólares nesta área ", mas a fome, a desnutrição e a morte devido à fome aumentam a cada ano".
Dos onze funcionários que foram À frente do Ministério da Alimentação desde 2004, dez foram militares. Estes são ministros que tiveram "um controle decisivo sobre grandes quantidades de recursos, não apenas em bolívares, já que as importações de alimentos, como todas as importações de alimentos pelo governo, foram opacas e são feitas em uma mudança de dez.
bolívares por dólar, que é uma possibilidade de enriquecimento brutal, com alto grau de discrição e baixa ou nenhuma possibilidade de punição ", diz o relatório.
Um elemento que fala sobre intervenção militar na área de alimentos foi a Grande Missão de Fornecimento Soberano, criado em 2016 e dirigido pelo ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, que, apesar de não receber transferências diretas de recursos, define "os parâmetros para a execução orçamentária de todo o portfólio composto por mais de 15 agências".
Um papel de liderança foi desempenhado pelo Comando de Fornecimento Soberano, coordenador dos 9 principais mercados grossistas e 18 itens principais atribuídos a um alto oficial, incluindo petróleo, arroz, aves, açúcar, carne bovina, café, feijão, artigos de Higiene pessoal, farinha de milho e produtos lácteos.
A isso se adiciona a participação institucional das Forças Armadas através da empresa Agrofanb, que também tem um papel atribuído à distribuição de produtos de primeira necessidade.
De Freitas chama a atenção para o fato de que a crise no setor não tem melhorou com a ação militar. "A ineficiência não distingue entre civis e militares: se a desculpa em algum momento era que a nomeação de um general para se encarregar resolveria os problemas, vemos que não há um setor que funcione bem e que não haja nenhum setor onde não existam militares".
Governo paralelo. Ao analisar os projetos em que as Forças Armadas estão envolvidas, o relatório conclui que a maioria dos recursos humanos e financeiros são dedicados a áreas fora de sua principal função. "Das 33 entidades atribuídas ao Ministério da Defesa, apenas 6 têm objetivos diretamente relacionados à defesa e à segurança de nossa soberania, e essas 6 entidades gerenciam apenas 24% dos recursos atribuídos ao FANB", diz ele.
Isso significa que 76% do orçamento estipulado para o setor militar é gasto em despesas que não sejam a principal função. Ao analisar o que esses recursos são investidos, a conclusão "é que o foco principal das Forças Armadas são as finanças públicas do país", ressalta o documento.
Anexos ao Ministério da Defesa são um banco, uma seguradora, uma empresa de transporte de valores mobiliários e instituições para a gestão de fundos e investimentos sociais e financeiros. "Graças às diferentes vantagens obtidas pela importância política e social que teve e continua a ter o apoio do poder militar, na prática tornou-se um governo paralelo com a capacidade de gerenciar recursos importantes sem a participação do setor financeiro. tradicional ".
Para ter uma idéia do peso dos investimentos nas finanças das Forças Armadas, eles comparam o que foi investido em 2017 nesses mecanismos financeiros: 376.803 bilhões de bolívares, em comparação com 42.225 bilhões de bolívares investidos no setor elétrico e 26.802 bilhões em água. . "Observa-se como o governo prioriza os gastos militares antes de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos", conclui o relatório, o que não deixa dúvidas sobre o poder do setor militar na Venezuela atual.
De Freitas insiste que é urgente avaliar a responsabilidade dos militares na atual situação venezuelana. "Não é algo menor que estamos jogando, há muita dor na sociedade, de todos os tipos, pessoas que tiveram que emigrar, organizações e empresas que tiveram que fechar, o dia a dia do venezuelano tornou-se muito difícil e aparentemente ninguém é responsável por nada ".
Opacidade na gestão financeira e falta de responsabilidade
Muitas questões permanecem abertas depois de analisar a crescente participação dos militares na administração pública. Na opinião de De Freitas, quando se trata do mundo militar, a opacidade que caracteriza outros setores do país é aprofundada.
O Relatório de Corrupção de 2017, elaborado pela ONG, exemplifica isso quando revisa duas agências atribuídas às Forças Armadas Nacionais Bolivarianas, ao Complexo Industrial Fuerte Tiuna I e aos Veículos venezuelanos EMS.
"Ambas as empresas não publicam informações sobre a gestão de suas finanças, resultados financeiros e o processo de renderização de contas não está claramente estabelecida ou auditável", afirma o texto.
No caso do primeiro, seu desempenho foi limitado à produção de uniformes militares, escolas e funcionários públicos e ao tratamento da água potável, enquanto o segundo, dedicado ao setor automotivo, não divulgou publicamente os resultados da montagem de 1.100 veículos planejados no ano passado, nos quais planejava investir 34,8 bilhões de bolívares.
Uma das perguntas feitas pela organização tem a ver com o status de emprego daqueles que ocupam cargos além do seu papel nas Forças Armadas. "Não sabemos se renunciaram ou, em qualquer caso, exercem para eles as funções que desempenharam".
O componente militar, adverte o relatório, tem penetrado em diferentes setores sociais, uma tendência que continuou em 2017. Cotação de dados do portal de pesquisa jornalística Armando.Info que revelou a ligação de 785 agentes ativos com contratos públicos e cargos de alta hierarquia, 286 no setor de construção, 75 em alimentos, 38 em suprimentos médicos e medicamentos e 70 em tecnologia da informação. Esta situação, além disso, implicaria uma presença influente "nos diferentes ambientes e atores que tornam a vida na sociedade civil, o que mostra a imposição nas relações econômicas, bem como nas cadeias de comando e hierarquia, em espaços que não são de natureza militar ".
A investigação sobre o papel desempenhado pelo mundo militar venezuelano está incompleta, admitem. Entre as tarefas pendentes está também a revisão do uso de tribunais militares para processar civis, que foi apelada durante os protestos dos cidadãos que ocorreram durante o primeiro semestre de 2017.
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