RENATO SANTOS 11/03/2018 As passageiras dos transportes coletivos de Guarulhos, ganharam nessa semana no dia internacional da mulher um " botão do pânico", mas resta saber se os motoristas e cobradores estão treinados para isso, visto que muitos deles não respeita os passageiros, na cidade existe uma Lei aprovada que permite o transporte coletivo parar fora do ponto das 22 as 05 horas da manhã, mas, nem todos respeitam.
Usuários do transporte público de Guarulhos, na Grande São Paulo, ganharam hoje uma nova ferramenta tecnológica para combater a violência: o botão de pânico no aplicativo de ônibus já utilizado pelos passageiros.
Ao se deparar com alguma situação de perigo, o usuário do aplicativo (CittaMobi) aponta o local onde está, se identifica e clica em um botão que o leva a um menu de opções.
A partir daí, ele aciona o tipo de incidente, como assalto à mão armada ou assédio sexual, por exemplo, e clica em enviar.
“Imediatamente, a mensagem chega à Central de Inteligência Integrada de Guarulhos, da Secretaria de Transportes e Trânsito, que compõe integrantes da própria secretaria, da PM, da Guarda Civil Municipal e Samu.
E por meio de GPS, o veículo é encontrado”, explica o diretor do departamento de Transporte de Guarulhos, Oscar Kaari.
O secretário de Transportes e Trânsito de Guarulhos, Giuliano Locanto, preocupado com a segurança dos usuários do transporte coletivo, tomou uma série de providências para garantir a integridade dos passageiros.
Além do botão do pânico, existe um estudo da implementação de câmeras de segurança interna nos veículos com imagens on-line para apoiar o combate a essas ocorrências. “Outras medidas já haviam sido tomadas, como o uso de vales-transporte e cartões recarregáveis para evitar que os passageiros andem com dinheiro em espécie nos ônibus”, diz.
Desde 2016, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) e em parceria com a Guarupass (Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e Região), utiliza o CittaMobi.
O aplicativo para smartphones informa as linhas disponíveis e a previsão de chegada e partida dos ônibus de todas as linhas municipais da cidade.
O aplicativo, desenvolvido pela Cittati, pode ser baixado gratuitamente e opera nos sistemas Android e iOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.