RENATO SANTOS 11/05/2018 Ainda existe uma tenção entre Israel e Irã nada ainda esta finalizado, Após a greve crise de Israel na Síria na manhã de quinta-feira, o aiatolá Ahmad Khatami ameaçou destruir Tel Aviv e Haifa se o Estado judeu continuar a agir "tolamente" em um discurso na sexta-feira.
Deixar Israel saber que, se agir de maneira tola, Tel Aviv e Haifa serão destruídos em ruínas e totalmente destruídas ”, disse Khatami em um discurso televisionado na Universidade de Teerã.
Na manhã de quinta-feira, Israel realizou ataques sem precedentes contra o que disse ser Alvos de logística e inteligência iranianos na Síria. Ele disse que as greves foram em resposta ao disparo de foguetes contra as forças ocupadas em Golan Heights, que culpou a Força Quds do Irã.
Na sexta-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Bahram Qasemi, afirmou: condena ... (os ataques de Israel) à Síria.
O silêncio da comunidade internacional encoraja a agressão de Israel. A Síria tem todo o direito de se defender. ”Desde a escalada na noite de quinta-feira, o presidente do Irã, Hassan Rouhani, eo ministro da Defesa de Israel, Avigdor Liberman, disseram que seus respectivos países não estão interessados em agravar ainda mais a situação.Rouhani disse à chanceler alemã Angela Merkel na sexta-feira.
O Irã não está interessado em "novas tensões". Liberman saudou o esforço para diminuir a chama. "É uma mensagem importante. Espero que não seja apenas para fora do Irã e que seja uma mensagem sincera ", disse ele."
Nós realmente não estamos procurando nenhum atrito, nenhum confronto adicional com ninguém. Nós não viemos à fronteira iraniana - eles vieram até nós. ”“ Se esta mensagem também for traduzida em política real, então, finalmente, realmente haverá algo de bom emergir daquela direção ”, o ministro da Defesa e o partido Yisrael Beitenu. disse o líder.
Em seu discurso na Universidade de Teerã na sexta-feira, Khatami também se dirigiu ao anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que Washington retiraria o histórico acordo nuclear e imporia novas sanções a Teerã.
“A América não pode fazer nada. Eles sempre foram depois da derrubada do regime do Irã e essa saída está alinhada com esse objetivo.
Esses signatários europeus (ao acordo) também não são confiáveis ... Os inimigos do Irã não são confiáveis ", disse Khatami. Khatami estava se referindo ao golpe de 1953 no Irã (amplamente contribuído para a CIA), onde Mohammed Mossadeq democraticamente eleito foi derrubado e o xá o substituiu.
Os fiéis iranianos que ouviam o discurso de Khatami cantavam “Mr. Trump você não pode fazer nada ”, e“ Nós lutamos. Nós morremos. Nós não nos rendemos ", em segurar anti-EUA. e cartazes e cartazes anti-israelenses: "Nossos inimigos não podem nos ferir se ouvirmos nosso líder Khamenei", disse Khatami aos adoradores. O líder supremo do Irã, aiatolá Khamenei, expressou uma preocupação semelhante com relação às perspectivas de manter o acordo nuclear com os países europeus.
Dirigindo-se ao governo iraniano em um discurso televisionado na quarta-feira, Khamenei disse: "Se você não conseguir obter uma garantia definitiva - e eu realmente duvido que você possa - nesse momento, não podemos continuar assim."
No entanto, Rouhani expressou um desejo de preservar o acordo nuclear com os outros signatários após a decisão de Trump de retirar. Aparecendo na emissora estatal poucos minutos após o anúncio Trump, Rouhani disse:
"A partir deste momento, o acordo nuclear é entre o Irã e cinco países. Devemos esperar para Veja o que os cinco grandes países farão. "Ele disse que só haveria um" período curto "para avaliar se os interesses do Irã ainda poderiam ser preservados em conjunto com os demais países. "Se nossos interesses não estiverem garantidos, falarei com o povo e os informarei das decisões que foram tomadas", acrescentou Rouhani.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.