RENATO SANTOS 29/12/2018 Muitas pessoas não acreditam que a Bíblia seja a Palavra de Deus, mas, se ficassem provados que tudo esta escrito aconteceu de fato, será que acreditariam ? E o que tem haver a Arqueologia com a Bíblia posse afirmar que o meio de uma prova do que as Escrituras são além de uma narrativa a própria palavra de DEUS.
Uma das narrativas está a Cidades de Sodoma e Gomorra, que aconteceu como e por quem elas foram destruídas.
Grupos de arquio logos já tem uma resposta de como DEUS destruiu a cidade, porém, a Bíblia narra que foi pelo fogo, alguns filmes falam em asteroides outros raios e até mesmo defendem enxofres, mas segundo uma equipe de cientistas o que destruiu foi , bom se ficou curioso(a), leia a matéria.
Em Gênisis capítulo 19 : Ao anoitecer, vieram os dois anjos a Sodoma, a cuja entrada estava Ló assentado; este, quando os viu, levantou-se e, indo ao seu encontro, prostrou-se, rosto em terra.
2 E disse-lhes: Eis agora, meus senhores, vinde para a casa do vosso servo, pernoitai nela e lavai os pés; levantar-vos-eis de madrugada e seguireis o vosso caminho. Responderam eles: Não; passaremos a noite na praça.
3 Instou-lhes muito, e foram e entraram em casa dele; deu-lhes um banquete, fez assar uns pães asmos, e eles comeram.
4 Mas, antes que se deitassem, os homens daquela cidade cercaram a casa, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados;
5 e chamaram por Ló e lhe disseram: Onde estão os homens que, à noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a nós para que abusemos deles.
6 Saiu-lhes, então, Ló à porta, fechou-a após si
7 e lhes disse: Rogo-vos, meus irmãos, que não façais mal;
8 tenho duas filhas, virgens, eu vo-las trarei; tratai-as como vos parecer, porém nada façais a estes homens, porquanto se acham sob a proteção de meu teto.
9 Eles, porém, disseram: Retira-te daí. E acrescentaram: Só ele é estrangeiro, veio morar entre nós e pretende ser juiz em tudo? A ti, pois, faremos pior do que a eles. E arremessaram-se contra o homem, contra Ló, e se chegaram para arrombar a porta.
10 Porém os homens, estendendo a mão, fizeram entrar Ló e fecharam a porta;
11 e feriram de cegueira aos que estavam fora, desde o menor até ao maior, de modo que se cansaram à procura da porta.
12 Então, disseram os homens a Ló: Tens aqui alguém mais dos teus? Genro, e teus filhos, e tuas filhas, todos quantos tens na cidade, faze-os sair deste lugar;
13 pois vamos destruir este lugar, porque o seu clamor se tem aumentado, chegando até à presença do SENHOR; e o SENHOR nos enviou a destruí-lo.
14 Então, saiu Ló e falou a seus genros, aos que estavam para casar com suas filhas e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade. Acharam, porém, que ele gracejava com eles.
15 Ao amanhecer, apertaram os anjos com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas, que aqui se encontram, para que não pereças no castigo da cidade.
16 Como, porém, se demorasse, pegaram-no os homens pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade.
17 Havendo-os levado fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças.
18 Respondeu-lhes Ló: Assim não, Senhor meu!
19 Eis que o teu servo achou mercê diante de ti, e engrandeceste a tua misericórdia que me mostraste, salvando-me a vida; não posso escapar no monte, pois receio que o mal me apanhe, e eu morra.
20 Eis aí uma cidade perto para a qual eu posso fugir, e é pequena. Permite que eu fuja para lá (porventura, não é pequena?), e nela viverá a minha alma.
21 Disse-lhe: Quanto a isso, estou de acordo, para não subverter a cidade de que acabas de falar.
22 Apressa-te, refugia-te nela; pois nada posso fazer, enquanto não tiveres chegado lá. Por isso, se chamou Zoar o nome da cidade.
23 Saía o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar.
24 Então, fez o SENHOR chover enxofre e fogo, da parte do SENHOR, sobre Sodoma e Gomorra.
25 E subverteu aquelas cidades, e toda a campina, e todos os moradores das cidades, e o que nascia na terra.
26 E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal.
27 Tendo-se levantado Abraão de madrugada, foi para o lugar onde estivera na presença do SENHOR;
28 e olhou para Sodoma e Gomorra e para toda a terra da campina e viu que da terra subia fumaça, como a fumarada de uma fornalha.
29 Ao tempo que destruía as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abraão e tirou a Ló do meio das ruínas, quando subverteu as cidades em que Ló habitara.
30 Subiu Ló de Zoar e habitou no monte, ele e suas duas filhas, porque receavam permanecer em Zoar; e habitou numa caverna, e com ele as duas filhas.
31 Então, a primogênita disse à mais moça: Nosso pai está velho, e não há homem na terra que venha unir-se conosco, segundo o costume de toda terra.
32 Vem, façamo-lo beber vinho, deitemo-nos com ele e conservemos a descendência de nosso pai.
33 Naquela noite, pois, deram a beber vinho a seu pai, e, entrando a primogênita, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou.
34 No dia seguinte, disse a primogênita à mais nova: Deitei-me, ontem, à noite, com o meu pai. Demos-lhe a beber vinho também esta noite; entra e deita-te com ele, para que preservemos a descendência de nosso pai.
35 De novo, pois, deram, aquela noite, a beber vinho a seu pai, e, entrando a mais nova, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou.
36 E assim as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai.
37 A primogênita deu à luz um filho e lhe chamou Moabe: é o pai dos moabitas, até ao dia de hoje.
38 A mais nova também deu à luz um filho e lhe chamou Ben-Ami: é o pai dos filhos de Amom, até ao dia de hoje.
Talvez um meteoro tenha destruído Sodoma e Gomorra; ainda há novos tesouros dos Manuscritos do Mar Morto para decifrar; e o poderoso piolho é uma maravilha, afirmou o professor Dr. Eshbal Ratson da Universidade de Haifa, ao jornal The Times of Israel.
Transformando espadas em arados, um pequeno grupo de veteranos militares dos Estados Unidos passou várias semanas neste verão na escavação arqueológica do Parque Nacional Beit She`mim, em Israel. Ao contrário de muitos que se juntam a escavações sazonais, os ex-militares estavam cavando tanto para a cura quanto para os artefatos.
Ao reportar sobre o campo da arqueologia, tive o privilégio de cobrir muitas descobertas importantes que podem mudar a maneira como entendemos o mundo antigo. Neste caso, é o próprio ato de olhar que muda o modo como os veteranos vêem o mundo hoje.
Em meu artigo de setembro, "Veterinários dos EUA combatem o TEPT ao investigar o passado em uma escavação arqueológica em Israel", disse Humphreys, dizendo que, para suas antigas tropas, chegar a uma terra onde o serviço militar ainda é compulsório ajudou seus veteranos a se sentirem normais novamente. Da mesma forma, eles se sentiram em casa com o estilo de comunicação notoriamente brusco de Israel
Mas foi ao mesmo tempo que investigou fisicamente o passado que as experiências traumáticas dos veteranos norte-americanos no Oriente Médio (a maioria servida no Iraque ou no Afeganistão) começaram a recuar.
A escavação de Beit She'arim é chefiada pelo Dr. Adi Erlich e Rona Evyasaf da Universidade de Haifa. É uma escavação comunitária aberta a todos - desde crianças a idosos. O único pré-requisito é o desejo de trabalhar, disse Erlich. Assim, a equipe de veteranos se encontrou ao lado de israelenses de todas as classes sociais - judeus, árabes - lavando pratos, cavando, empurrando carrinhos de mão.
Apesar de ter cuidado para minimizar o hype, Humphreys descreveu a escavação como uma experiência muito curativa.
O arqueólogo Erlich concordou: “Eu vejo que a escavação, o trabalho físico, a sujeira, é muito bom para processar experiências. É uma maneira de esquecer a si mesmo no passado e entender que você é uma parte muito pequena em um cosmos maior. ”
Aqui estão cinco outras histórias de 2018 que me fizeram repensar meu mundo.
Evidência de Sodoma? Explosão meteorológica causa destruição bíblica, dizem cientistas
Gênesis 19: 24–25 descreve uma visão horrível: “Então o Senhor fez chover enxofre em Sodoma e Gomorra - do Senhor do céu. Assim Ele destruiu aquelas cidades e toda a planície, incluindo todos aqueles que vivem nas cidades - e também a vegetação da terra. ”
Uma equipe de arqueólogos modernos propôs uma nova teoria que apenas poderia apoiar essa descrição bíblica desastrosa.
Em um artigo de autoria conjunta, "O evento de civilização-terminando 3.7KYrBP: dados arqueológicos, análises de amostra e implicações bíblicas", do projeto de escavação Tall el-Hammam da Jordânia, diretor de análise científica Phillip J. Silvia e co-dig diretor Dr. Steven Collins escreve: “As evidências físicas do Tall el-Hammam e dos locais vizinhos exibem sinais de um evento térmico e de concussão altamente destrutivo que se poderia esperar do que está descrito em Gênesis 19.”
Segundo os autores, uma enorme explosão de meteoros aéreos poderia explicar a evidência arqueológica de um evento massivamente desastroso - como o descrito na Bíblia.
Com base em evidências bem documentadas de explosões modernas semelhantes em todo o mundo, sua teoria me fez parar.
Pergaminho do Mar Morto, de 2.000 anos de idade, decifrado, revelando as lutas pelo poder do Segundo Templo
Às vezes, na análise acadêmica de artefatos arqueológicos, se a princípio você não consegue, você tenta, tenta, tenta e tenta… Este ano, o Dr. Eshbal Ratson da Universidade de Haifa conseguiu decifrar o criptografado hebraico antigo de um dos últimos manuscritos do Mar Morto não publicados.
De acordo com Ratson, a quase impossível missão de um ano era como “montar um quebra-cabeça - sem saber qual era a imagem”.
Ratson, talvez mais do que ninguém, se surpreende com os resultados de seu trabalho intensivo. Durante uma longa conversa com The Times of Israel, Ratson disse que ela assumiu que estava realizando um trabalho técnico ocupado. “Mas o quebra-cabeça surgiu e percebi que tinha algo em mãos.”
Dr. Eshbal Ratson, que ajudou a decifrar um Pergaminho do Mar Morto inédito. (Universidade de Haifa)
O trabalho de Ratson fez um respingo de mídia internacional bem merecido. Também neste ano, minúsculos fragmentos inéditos do Mar Morto, armazenados em caixas de charutos desde que os arqueólogos os desenterraram na década de 1950, foram identificados e revelados em uma conferência internacional que marcou o 70º aniversário da descoberta do pergaminho.
"É sempre emocionante descobrir uma pilha de minúsculos fragmentos que eram basicamente considerados um conglomerado de fragmentos sem esperança e perceber que textos significativos podem ser extraídos disso", disse o professor Noam Mizrahi, da Universidade de Tel Aviv, sobre a análise de Ratson. "É importante em vários níveis."
Modelo 3D da caixa torácica de Neandertal explode mito de "homens das cavernas curvados"
Lado a lado, o recém-imaginado peito esquelético de 60.000 anos e seu original, Ke
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.