RENATO SANTOS 07/02/2019 Há dois dias a Gazeta Central blog, esta recebendo um vídeo de vazamento na Barragem de Serra Azul, na sua conta do @ twitter drrenatosantos, pelo nosso twitteiro avisando do risco de uma possível rompimento.
Alertando as autoridades para uma possível desastre pior de Brumadinho, a situação é grave e precisa ser levado a sério, muitas vidas estão em risco.
🛑 URGENTE DENÚNCIA 🛑— 🇧🇷Sgt RYAN Brasil🇧🇷🇱🇷 (@PExercito92) 7 de fevereiro de 2019
BARRAGEM DE SERRO AZUL EM PE PODERÁ ROMPER A QUALQUER MOMENTO?
Isso precisa ser investigado @policiafederal @MPF_PGR pic.twitter.com/LHiHVVWK0U
Há rachaduras por todo lado, a pessoa filmou para alertar as pessoas.
A Barragem de Serro Azul é um represa construída no leito do Rio Una na cidade de Palmares, Pernambuco. Motivada por uma grande enchente que ocorreu na região em 2010, teve sua construção iniciada em 2011 e concluída em 2017 mediante um investimento de R$ 500 milhões com recursos do Governo do Estado de Pernambuco e do Governo Federal.
A contenção das águas beneficia diretamente os municípios de Palmares, Água Preta e Barreiros.
O açude tem capacidade para armazenar 303 milhões de m³ de água.
Em 06/06/2017, foi feita uma visita pelo governador Paulo Câmara a qual ele desmentiu boatos de que a abertura das comportas seriam planejadas, mas agora a barragem, corre riscos.
Durante as visitas ao interior, o governador Paulo Câmara desmentiu boatos de que a abertura planejada das comportas da barragem Serro Azul, em Palmares, poderia provocar novas enchentes na região. “É importante que toda a Mata Sul saiba que a barragem Serro Azul contribuiu decisivamente para que o dia de domingo não fosse tão catastrófico como poderia ter sido se ela não existisse. É uma barragem que foi bem planejada, então, tanto o seu enchimento como possíveis formas de desafogar o volume, evitando que ela chegue acima do nível permitido, está sendo feito de maneira planejada”, disse.
“Nós estimamos a necessidade de abrir algumas comportas de Serro Azul, algo em torno de 25 centímetros dentro do nível de segurança, pois o rio está, hoje, dois metros abaixo da calha normal. Então, isso nos dá a segurança da necessidade de fazer esses ajustes”, garantiu.
Três dos quatro principais mananciais da Região Metropolitana do Recife vêm ganhando nível nos últimos dez dias. O aumento do volume acumulado nas barragens de Pirapama, Tapacurá e Duas Unas variou entre 13% e 41%. Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, praticamente dobrou o seu volume no período, de 44,67% para 86,43%. Tapacurá e Duas Unas aumentaram 13,26% e 14,62%, respectivamente com 44,02% e 41,84% da capacidade.
A Barragem de Botafogo, em Igarassu, ainda não conseguiu elevar o nível de acumulação, registrando 15,34% da sua capacidade máxima.
A expectativa dos técnicos da Compesa é que a Barragem de Pirapama, o segundo maior reservatório da Região Metropolitana do Recife - responsável por 35% da RMR – atinja 100% da sua capacidade nos próximos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.