💆💆💆RENATO SANTOS 13/04/2019 Tudo nessa vida há uma organização, não é diferente as categorias teológicas. John L. Dagg, já citava que o estudo da Teologia ( entendida como estudo das verdades reveladas na Bíblia), nos livros de Atos 17:11"... Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." e Mateus 22:29, "...Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.".
Uma frase do Ministro da Educação nos chama atenção : " Leio a Bíblia o Velho e o Novo Testamento, o que chama mais atenção é o numero dois do MEC, que afirmou "....“É uma educação baseada em princípios, ou seja, baseada na palavra de Deus. É uma cosmovisão cristã. O aluno aprende que o autor da história é Deus. O realizador da geografia é Deus. Deus fez as planícies, fez os relevos, fez o clima. O maior matemático foi Deus. Os alunos menores de primeiro ano, o primeiro contato que eles têm com a matemática é pelo livro de Gênesis”.
O ministro da educação indicou para o posto de número 2 do MEC uma defensora da educação “baseada na palavra de Deus”. A pastora evangélica Iolene Lima, ligada à Igreja Batista, disse em uma entrevista de 2014 que “o autor da história é Deus. O realizador da geografia é Deus. O maior matemático foi Deus”.
O ponto de vista da indicada por Ricardo Vélez ao cargo de Secretária Executiva do MEC foi defendido no programa Feliz Cidade, veiculado por um canal evangélico. Durante a entrevista, Iolene revelou os métodos baseados na ‘palavra’ que utilizava no Colégio Inspire – que dirigia em São José dos Campos (SP)
Sera que fere mesmo a Constituição Federal ?.. Em concentrar toda a educação na Palavra de Deus? A tese é permitida sob o ponto de vista religioso. Entretanto, os planos de Iolene de basear a educação em conceitos bíblicos fere o princípio do Estado Laico. Diz o artigo 5º da Constituição Federal.
“De uma maneira geral, o Estado laico é um estado neutro e leigo. O Brasil é considerado um Estado Laico em virtude de dispositivos constitucionais que amparam a liberdade de religião”.
A Palavra de Deus não é uma seita religiosa, e não pode ser tratada como uma religião, portanto, não fere o Estado Leigo do Brasil conforme descreve a Carta Magna, ao contrário quando se fala basear a Bíblia na Educação esta se falando em dar o correto ensinamento, contra as doutrinas socialistas na educação que há anos feriram a Constituição no seu artigo 5.º , toda ciência educacional esta na Palavra de Deus, ao mesmo tempo que não se prega placas denominacionais, como a esquerda queria fazer, precisamos entender que a Bíblia é um livro da ciência educacional com todas as suas estruturas que podem ser de base na educação brasileira.
Deve ser iniciado e continuado com base em nosso senso de dever para com Deus, e tendo como propósito o conhecimento de Deus e a santificação do homem, que trazem como consequência a glória de Deus e a nossa alegria nele, este se confirma no Breve Catecismo de Westminster, a resposta à primeira pergunta qual o fim principal do homem? . Neste sentido, todos os estudantes da Bíblia podem ser descritos como teólogos.
No entanto , o termos Teologia é antes de tudo no sentido acadêmico ( universitário), no qual os muitos aspectos do estudo da Palavra de Deus são observados em maior profundidade. Uma boa maneira de entendemos as várias categorias em que podemos classificar a Teologia é apresentada por D.A.Carson .
As categorias teológicas se comunicam todas entre si, influenciando uma às outras, na medida em que a Palavra de Deus é interpretada, estudada de maneira contextualizada, histórica e sistematizada.
Uma Breve explicação:
Exegese è a analise do texto na forma que encontramos na Bíblia. Essa parte do processo inclui classificação de verbos,estudo das palavras, análise morfológicas e sintática, avaliando os vários níves do texto ( frase, parágrafo, discursos, gênero ) , e sendo sensível aos recursos literários e a linha argumentativa do autor.
Teologia Bíblia (TB) é o estudo da Bíblia como um todo por uma perspectiva indutiva e histórica ( ou cronológica) . TB leva em conta o contexto da história redentiva que permeia todo o canon bíblico, que por sua vez, deve ser visto de modo coeso. TB foca nos pontos determinantes dos termos estudados e em seus respectivos context ( por exemplo a Teologia da Aliança) . É nessa parte d processo em que a ponte do Antigo e Novo Testamento é melhor entendida, no contexto da história da relação.
Teologia Histórica ( TH), É o registro de opiniões interpretativas e teológicas de tempos anteriores ao nosso. Neste ponto se busca entender o que a Igreja creu e como ela interpretou e sistematizou os ensinos bíblicos durante sua existência nestes dois milênios.
Teologia Sistemática ( TS) É a organização da informação bíblica em categorias, levando-se em conta princípios atemporais de lógica, ordem e necessidade.
É nesta parte do processo em que se estuda sistematicamente as doutrinas de Deus ( Teologia Própria ):
de Cristo ( Cristologia)
do Espírito Santos( Pneumatologia ),
da Bíblia ( Bibliologia) ,
da Igreja ( Eclesiologia),
do homem ( Antropologia),
do pecado ( Hamartiologia ) ,
da salvação ( Soteriologia )
e do fim dos tempos ( Escatologia).
Teologia Prática ( TP) , Aplica tudo o que é aprendido nas demais partes do processo. A pergunta -chave é qual é o impacto prático dos ensinos da Palavra de Deus ? A TP nops ajuda a glorificar a Deus ao viver, na prática , com sabedoria e através de uma cosmovisão bíblico, a pregação, a evangelização, ajudando indivíduos a compreenderem como aplicar a Bíblia ( em sua suficiência) para situações especificas de suas vidas.
E se colocarmos estas categorias em forma de pirâmide, da pra entender melhor em que a nossa teologia se baseia - na Palavra de Deus.
Fonte de pesquisa
www.lucassabatier.com/category/teologia-bíblica/ sobre a teologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.