RENATO SANTOS 14/05/2020 Após a reunião em videoconferência com empresários, na manhã desta quinta-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro foi ao Twitter para declarar que "uma economia devastada afetará diretamente na saúde".
A mensagem é mais um pedido para que governadores e prefeitos repensem o isolamento social em seus estados e municípios.
“O cenário é preocupante. Uma economia devastada afetará diretamente na saúde. Se verdadeiramente prezamos pela vida e bem-estar, devemos evitar um desastre ainda maior que o vírus. Saúde e comida na mesa andam juntos!”, escreveu o chefe do Executivo.
Reunião virtual com os maiores empregadores do Brasil. O cenário é preocupante. Uma economia devastada afetará diretamente na saúde. Se verdadeiramente prezamos pela vida e bem estar, devemos evitar um desastre ainda maior que o vírus. Saúde e comida na mesa andam juntos! pic.twitter.com/CGAgVklPLv— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) May 14, 2020
Governador do Distrito Federal viajou na maionese. O Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu impedir o atendimento em suas unidades de saúde de pessoas que moram no estado vizinho, Goiás. O governador Ronaldo Caiado reagiu criticando a medida e pediu à União para resolver a situação.
O anúncio foi feito pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), a veículos de imprensa da capital. Segundo ele, seria publicado decreto ainda hoje (14), mas até o fim da tarde não havia registro do documento no Diário Oficial.
O DF é localizado dentro do território de Goiás. Os municípios que fazem divisa fazem parte do que se convencionou chamar de entorno do DF. A região tem forte relação com a capital, com pessoas trabalhando e acessando serviços de Brasília, como os de saúde. No total, são 33 cidades, onde vivem 1,4 milhão de pessoas, segundo dados de 2019.
A proibição do atendimento de pessoas do entorno visaria privilegiar os cidadãos residentes no DF. O governador, contudo, não explicou ainda a base legal para assegurar essa limitação, uma vez que a Constituição prevê no Artigo 194 “a universalidade da cobertura e do atendimento” da seguridade social, o que abrange a saúde.
Goiás
Por meio de sua conta no Twitter, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou que busca um entendimento que “coloque os moradores do Entorno e DF acima de tudo”.
A Secretaria de Saúde do estado divulgou nota na qual afirma que o órgão vem mantendo diálogo com o GDF para “assistir à população do entorno do DF, no que tange assistência em UTI e apoio diagnóstico”.
“Inclusive Dr. Ismael Alexandrino [secretário de saúde de Goiás] já havia minutado um Termo de Cooperação, que seria assinado até sexta-feira. Causa estranheza a reação de Ibaneis Rocha, pois além de falar com o secretário Francisco [secretário de saúde do DF], falou também com o próprio governador."
ZAMBELLI SEM CÉREBRO ? COMO CONSEGUIU VIVER ATÉ AGORA
No início da noite desta quarta-feira (13), a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) compartilhou em seu Twitter uma postagem do músico Nando Moura sobre o depoimento da também deputada Carla Zambelli à Polícia Federal e insinuou que a parlamentar não tem cérebro.
Nando publicou: "O depoimento da Zambelli é igual a cara dela."
Hasselmann repostou com o seguinte comentário:
"Não, é igual ao cérebro. Ops... que cérebro?"
CONFIRA
Não, é igual ao cérebro. Ops...que cérebro? https://t.co/sQB0PISgev
— Joice Hasselmann (@joicehasselmann) May 14, 2020
Em reposta, internautas criticaram a postura de Joice.
"Dignidade passou longe", afirmou um internauta.
Dignididade passou longe.
— Alan Rennê Alexandrino (@alanrenne) May 14, 2020
"Carla Zambelli é uma mulher inteligente e íntegra", respondeu outro.
@CarlaZambelli38 é uma mulher inteligente, e integra. pic.twitter.com/oP2G5LKEbX
— Gomes (@inaldoalves1) May 14, 2020
Joice Hasselmann vai ao TCU contra Bolsonaro por gastos em cartão corporativo
A deputada federal ex-líder do governo no Congresso Nacional, Joice Hasselmann (PSL-SP), anunciou em seu Twitter que protocolou no Tribunal de Contas da União (TCU) uma denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com a parlamentar, o objetivo da denúncia é “apurar se houve irregularidades nas despesas com cartões corporativos da Presidência da República”.
Acabei de protocolar denúncia no TCU com objetivo de apurar se houve irregularidades nas despesas com cartões corporativos da Presidência da República. Mesmo se tirarmos os gastos com os aviões, Bolsonaro gasta mais que Temer e Dilma. Chega de FARRA com $$ público! pic.twitter.com/d8z489ymEI
— Joice Hasselmann (@joicehasselmann) May 14, 2020
Além disso, em uma petição à Procuradoria-Geral da República (PGR), Joice pediu a Augusto Aras para investigar Fabio Wajngarten e Bolsonaro por improbidade administrativa pela veiculação de propagandas “evocando a pessoa Jair Bolsonaro no lugar do governo que chefia”.
“Voltamos a namorar”, diz Bolsonaro após reunião com Maia
Após breve reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente Jair Bolsonaro disse que reatou sua relação com o parlamentar.
“Voltamos a namorar. Está tudo bem com o Rodrigo Maia”, declarou.
Bolsonaro interrompe reunião com empresários por um dos participantes aparecer “peladão”
Em reunião com empresários na manhã desta quinta-feira (14), Bolsonaro chegou a criticar a condução da Câmara na votação de algumas Medidas Provisórias.
Conforme noticiado pelo Conexão Política, o presidente Jair Bolsonaro realizou uma videoconferência com empresários nesta quinta-feira para tratar sobre o rumo da economia no país.
Contudo, uma situação muito inusitada aconteceu durante o encontro online.
O presidente teve que interromper a reunião para comunicar que um dos participantes estava aparecendo sem roupa, enquanto tomava banho.
“Dá uma parada aí, Paulo [Guedes]. O colega do último quadrinho”, mencionou o presidente, que estava em uma sala no Palácio do Planalto ao lado do ministro da Economia.
Paulo Guedes concordou e disse:
“Tem um peladão. Fazendo isolamento peladão em casa. Beleza. O cara ficou com calor e foi tomar um banho frio”.
O mediador da chamada de vídeo, Paulo Skaf, que atualmente é o presidente da Fiesp, pediu perdão pelo incidente.
Até o fechamento desta matéria o empresário ainda não havia sido identificado.
Paulo Skaf, presidente da Fiesp e mediador da videoconferência, pediu desculpas pelo incidente. Até o momento, o empresário “peladão”, não foi identificado.
Ao participar da videoconferência com empresários, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (14), o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo federal vai apresentar uma proposta de redução de encargos trabalhistas para estimular a geração de empregos no país.
“Vamos voltar para o trilho, para o caminho da prosperidade turbinado”, afirma Paulo Guedes
“Vamos soltar duas ondas de crescimento. De produção e emprego. Vem redução de encargo trabalhista. Produzir emprego no país vai ser algo bom”, disse Guedes.
O ministro afirmou que a proposta vem sendo discutida com o presidente.
“Temos uma onda de investimentos, produção e emprego. Vamos disparar daqui a um ou dois meses. Vamos voltar para o trilho, para o caminho da prosperidade turbinado", finalizou.
O Governo Federal enviou uma comitiva ao Hospital Regional Tibério Nunes, localizado em Floriano, no interior do Piauí, para conhecer o protocolo usado com hidroxicloroquina que tem surtido efeito no combate à covid-19. A visita ocorreu na manhã desta quinta-feira (14).
Com Damares Alves, comitiva do Governo vai ao Piauí conhecer protocolo do uso de hidroxicloroquina no combate à covid-19
Na comitiva estavam presentes a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, acompanhada de técnicos dos Ministérios da Saúde e de Ciência e Tecnologia.
O protocolo de atendimento é aplicado pelo médico Justino Moreira no tratamento à COVID-19 e que, segundo ele, têm alcançado maior êxito na recuperação dos infectados.
O tratamento, explica, contou com a orientação da médica Marina Bucar Barjud, que trabalha na linha de frente no combate à doença no Hospital HM Puerta del Sur, em Madrid, na Espanha. Entre as medidas adotadas, está a administração de hidroxicloroquina, azitromicina e corticoides.
“Não há maior proteção aos direitos humanos do que a proteção à vida. Se há algum tratamento eficaz sendo aplicado, queremos conhecer e saber como ele funciona, para que seja replicado. Quero levar para o ministro Nelson Teich, para que ele analise o mais brevemente possível”, afirma Damares Alves.
Após a visita, Damares gravou um vídeo empolgada com os resultados do encontro e afirmou querer espalhar o protocolo por todo o país.
A expectativa é que em breve o protocolo atual do Ministério da Saúde, para o uso do medicamento no combate ao covid-19, seja alterado.
CONFIRA
Heroína @DamaresAlves eu te amo.
Obrigado obrigado. Deus abençoe e tenho fé que esse protocolo será usado no Brasil todo.pic.twitter.com/rUYZFEVnvI
— Felipe Dias (@Flifrds) May 14, 2020
Banco Central antecipa produção de R$ 9 bilhões em cédulas
O Banco Central (BC) antecipou para este mês pedido de produção de cédulas, no valor de R$ 9 bilhões, para a Casa da Moeda. Essa produção já estava prevista na programação anual, mas a antecipação foi necessária para evitar a falta de cédulas. Desde o início da pandemia de covid-19, o BC observou que há “entesouramento” do dinheiro no país.
Segundo o BC, o entesouramento ocorre porque as pessoas estão guardando o dinheiro em vez de colocar em circulação.
“O pedido visa a construir estoques de segurança e mitigar eventuais consequências do fenômeno de entesouramento que se observa desde o início da pandemia. O BC entende que o entesouramento pode ser consequência de três fatores: saques por pessoas e empresas para formação de reservas, diminuição do volume de compras no comércio em geral e porque parcela considerável dos valores pagos em espécie aos beneficiários dos auxílios [como o auxílio emergencial] ainda não retornou ao sistema bancário”, diz o BC, em nota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.