RENATO SANTOS DIÁRIO DE UM BLOGUEIRO 01/02/2021 A eleição da mesa diretora da Câmara dos Deputados, cada grupo de deputados teve 15 minutos para votação, nos salões verde e nobre, para evitar aglomerações, com 5 grupos, passamos séculos sem representação na mesa diretora, hoje teremos 3 mulheres, mais de 40% de representação feminina na mesa diretora, a votação iniciou as 21:50, com 502 deputados presença registrada, sendo necessário 252 votos em primeiro turno, o deputado pode votar em branco nulo não, os votos brancos são contados para quórum, o plenário poderá debater igualdade gênero, encerrada a votação as 22:59, Arthur Lira foi eleito ao presidente com 302 votos.
PARABÉNS DEPUTADO. Eleito no primeiro turno.De pé ele fez seus discurso " não confundo a cadeira tenho consciência do que sou, quero servir ao meu país e ao povo brasileiro, a politica tem uma divida com povo brasileiro, temos que estabelecer as pautas emergências, o povo está abandonados , e temos que ajudar e peço um minuto de silencio em respeito aos imutados e de lutos por perca de seus queridos, temos a colunas da esquerda e da direita, a presidencia tem que ser neutralidade, a cadeira é giratória, temos que olhar e ouvir todos os lados, as tribunas são duas e estão na mesma altura, não há um trono e nem soberano na casa, arquitetura deve ser clara, coletiva, a mesa diretora esta pouco acima apenas isso, acima do plenário estão as galerias dessa casa ela esta acima de todos nós, todo poder vem do povo, temos que dar,mais atenção e a democracia é moi saco.
Temos que buscar o equilíbrio na nossas conta publicas, irei propor ao novo presidente do Senado , uma ideia geral PAUTA EMERGENCIAL, que exige decisões imediatas, iremos trabalhar com demais Poderes reformar transparência , são urgentes, é uma pergunta que o presidente da Câmara tem que fazer para todos, para obter uma resposta , não terei preconceito com ninguém, minha opinião deve refletir com essa Casa, a neutralization precisa ser presente, temos que ter uma Câmara de nós e não do eu.
Ele comprou uma briga feia na eleição da mesa diretora, tudo foi cancelado. A sua primeira decisão pelo motivo, os tramites necessário da discussão, o bloco da esquerda foi registrado fora do horário previsto. Fica para o dia 02 de fevereiro de 2021, fica anulada a decisão do ex presidente Rodrigo Maia, referente aos cargos.
A força do marketing negativo ajudou a derrubar o Rodrigo Maia da presidência da Câmara através de seu candidato. Explicando :
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), negou que tenha cogitado abrir processo de impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro.
Durante a madrugada e durante a manhã desta segunda-feira (1) especulações sobre a abertura do processo apareceram na imprensa.
Ontem, o Democratas aprovou a saída do bloco de apoio ao deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato à presidência da Câmara que conta com o apoio de Maia, o que aumentou as especulações.
“Eu nunca disse que ia dar (andamento ao processo). Vocês (da imprensa) ficam ouvindo as pessoas e não confirmam comigo”, disse o presidente após a reunião de líderes que definiu os cargos a serem disputados pelos partidos na eleição da Mesa Diretora, que ocorre às 19h desta segunda.
Quais são às atribuições de Presidente da Câmara e o que nós esperamos do candidato que demos apoio?
Os deputados elegeram a nova mesa diretora a Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2021/2022.
A Mesa é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Entre suas atribuições, também está a promulgação de emendas à Constituição, juntamente com o Senado.
A Mesa Diretora compõe-se da Presidência (presidente e dois vice-presidentes) e da Secretaria — formada por quatro secretários e quatro suplentes.
Mas o que esperamos dessa nova mesa, simples que seja aliados do governo do País, a Nação não pode ficar refém de deputados que só pensam fazer ideologias partidárias , sendo que o País não vive disso, todas as reformas administrativas do Executivos precisam dar andamentos, seja na economia, administrativas, tributárias, e outros assuntos, claro, que sabemos que tem outro lado, de deputados federais, que serão oposição não do governo mas da Nação, porém isso é democracia. O prazo para a formação de blocos encerrou-se ao meio-dia; já o prazo de registro de candidaturas foi até as 17h. A sessão começou às 19h
A Câmara dos Deputados realizou hoje, a eleição da Mesa Diretora que vai conduzir as atividades da Casa no biênio 2021-2022.
Conforme decisão da Mesa, a eleição será totalmente presencial, as urnas ficaram dispostas no Plenário e nos salões Verde e Nobre, espaços que ficou restritos aos parlamentares, de forma a evitar aglomerações e manter o distanciamento.
Segundo ofício enviado na quinta-feira (28) passada aos deputados pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o prazo limite para a formação de blocos parlamentares terminou ao meio-dia.
Os cargos da Mesa são distribuídos aos partidos na proporção do número de integrantes dos blocos partidários.
Às 14 horas, teve início da reunião de líderes, para a escolha dos cargos da Mesa pelos partidos, conforme o critério de proporcionalidade.
Às 17 horas, terminou o prazo para registro das candidaturas. Terminado esse prazo, haverá o sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica. Oito deputados são candidatos, sendo dois de blocos partidários, dois de partidos políticos e o restante avulso.
A Mesa é composta pelo presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e seus suplentes. Os votos para os cargos da Mesa só são apurados depois que for escolhido o presidente.
De acordo com o Regimento Interno, a eleição dos membros da Mesa ocorre em votação secreta e pelo sistema eletrônico, exigindo-se maioria absoluta de votos (metade mais um) no primeiro turno e maioria simples no segundo turno.
Conforme questões de ordem respondidas em 2009 e 2011 pelos ex-presidentes Arlindo Chinaglia e Henrique Eduardo Alves, respectivamente, a maioria absoluta se refere ao total de votantes e não ao total de integrantes da Casa.
No cálculo são computados eventuais votos em branco. A decisão diz que são excluídos os votos nulos, mas não há essa opção no sistema eletrônico de votação.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
SENADO FEDERAL JÁ TEM SEU PRESIDENTE O QUE A NAÇÃO ESPERA DELE QUE SEJA COERENTE SEM IDEOLOGIAS PARTIDÁRIAS
Enquanto a Câmara continua seus discursos de enrolação o Senado Federal, já tem seu novo presidente, trata-se do aliado do Governo Bolsonaro.
O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) assumiu a Presidência do Senado Federal nesta segunda-feira (1º) e prometeu trabalhar em prol da saúde pública, do crescimento econômico e do desenvolvimento social.
Eleito como o 68º presidente da Casa, defendeu a atuação parlamentar imediata no enfrentamento à covid-19 com garantia de vacinas para todos os brasileiros.
O senador afirmou também que buscará diálogo com a equipe econômica do governo federal para socorrer os mais pobres, atingidos pela pandemia, respeitando o teto de gastos.
Rogério Pacheco apontou como prioridades na pauta do Congresso Nacional, as reformas e as “proposições necessárias e imprescindíveis” para o desenvolvimento do país com geração de emprego e renda e ressaltou que o "Brasil tem pressa".
— A votação de reformas que dividem opiniões, como a reforma tributária e a reforma administrativa proposta pelo governo federal, deverão ser enfrentadas com urgência, mas sem atropelo. O ritmo dessas e de outras reformas importantes será sempre definido em conjunto com os líderes e com o Plenário desta Casa — disse.
Oposição
Nesse sentido, o senador também prometeu se empenhar sempre para que as diversas proposições sejam “amplamente debatidas, discutidas, emendadas”.
— Comprometo-me desde logo a pautar o projeto de resolução que cria a liderança da oposição, já existente na Câmara dos Deputados, e que equilibra as forças neste Plenário.
Aqui já possuíamos as lideranças do governo, da Maioria e da Minoria, mas o Senado ainda pendia do espaço adequado de articulação para aquelas bancadas que não se identificam com as políticas do Poder Executivo, não necessariamente deste governo, mas igualmente daqueles naturalmente o sucederão — anunciou.
Entre outras propostas apresentadas pelo candidato estão a criação de uma comissão de segurança pública, a modernização do Regimento Interno do Senado e mais representação feminina no colégio de líderes.
Pacificação
O senador defendeu ainda a união das instituições em torno da “pacificação da sociedade brasileira” pelo diálogo, na busca do consenso e com “independência harmônica” entre os Poderes.
— A independência do Senado Federal é premissa fundamental para a tomada de decisões políticas livres e autônomas que sejam de interesse da nação e dos brasileiros — destacou o presidente, também prometendo manter as prerrogativas dos parlamentares para o “livre e eficiente exercício de seus mandatos”.
Minas Gerais
Rodrigo Pacheco também se dirigiu especialmente ao povo de Minas Gerais, na qualidade de primeiro presidente do Senado oriundo daquele estado desde a redemocratização do Brasil.
Ele prometeu ficar atento às necessidades dos 853 municípios mineiros e também se desdobrar para destinar igual atenção aos outros 25 estados e ao Distrito Federal.
Estabilidade
O senador encerrou seu pronunciamento de posse reforçando a necessidade de estabilidade política, social e econômica no país, com segurança jurídica. E mais uma vez, prometeu protagonismo do Senado e do Congresso.
— Não faltarão temas para deliberar, assim como não faltará disposição desta presidência para fazer face a todos esses compromissos assumidos que, reunidos, são um só compromisso: o de trabalhar incansavelmente pelo Brasil — concluiu.
Fonte: Agência Câmara dos Deputados
Fonte: Agência Senado
Comentários : Renato Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.