RENATO SANTOS 26/02/2022 Por volta das 23: 00hs, recebi a triste noticia via rede social META ( ANTIGO FACEBOOK,
do falecimento do meu tio de consideração, já que ele era irmão do José Dias, este casado com a minha tia, irmã da minha mãe Aurea Alves (Galvão) dos Santos, ( 1932- 201também já descansando até o dia da ressurreição. Francisco Dias Alves deixou um exemplo a ser seguido, por demais membros da família, na vida pessoas, politica e no pastorado da 1ª igreja Presbiteriana Conservadora de Guarulhos.
Assim que fiquei sabendo fiz uma homenagem, para ele, muitos não gostam de fazer uma homenagem, mas não estou preocupado com isso, é o meu dever, prestar esse sentimento.
Vamos fazer agora uma matéria especial sobre a sua vida de grandes exemplos que serve de lição para todos nós.
Francisco Dias Alves (Baturité, 20 de janeiro de 1936) é um político brasileiro. Exerceu o mandato de deputado federal constituinte em 1988.
Vindo de uma família evangélica e tradicional, Filho de José Dias Alves e Amélia Duarte Alves, Francisco estudou no Seminário Presbiteriano Conservador de São Paulo em 1962, onde cursou teologia e acabou por se tornar ministro evangélico. Seis anos, começou a exercer a função de professor, em um colégio público.
Meu pai Renato Pereira dos Santos 1933-1993, sempre ficou trabalhando com ele nas suas campanhas eleitorais, como vereador e como Deputado federal, sempre junto com ex- prefeito Nefi Talles, outro exemplo que nos deixou.
Quatro anos depois, tentou novamente a vaga de deputado federal, dessa vez não obtendo sucesso e conseguindo somente a posição de quinto suplente. Acabou por assumir o cargo em agosto de 1988, já que Roberto Cardoso Alves tomou posse do Ministério da Indústria e Comércio no governo de José Sarney, o primeiro após a Ditadura militar no Brasil.
Mesmo tendo participado da elaboração da Constituição brasileira de 1988, Francisco Dias Alves ficou pouco tempo no cargo: em novembro do mesmo ano, foi eleito vice-prefeito de Guarulhos, optando por exercer a função e sendo empossado em janeiro de 1989.
Ao encerramento de seu mandato municipal, Francisco Dias Alves virou secretário de Educação de Guarulhos, cargo que exerceu até 1995. Em tal ano, mudou de pasta e assumiu a Secretaria de Cultura da cidade paulista.
Em 1996, o político mais uma vez alterou de função e passou a ser o secretário de Governo de Guarulhos. A partir do final do mandato, no ano seguinte, foi eleito presidente do diretório do PMDB em Guarulhos, ficando no cargo até 1998.
Um dos maiores jornalista da Cidade Guarulhos, sempre me acompanhou deste 1988, quando Onofre leite , me lançou candidato à vereador pelo PSD( antigo), Martinho trabalha na Folha Metropolitina de Guarulhos, e não saia do comite politico do Paschoal Thomeu, quando foi prefeito da cidade de Guarulhos, na época Francisco Dias foi vice- prefeito de Guarulhos.
Professor DIAS, uma pessoa como POUCAS, sempre morou no MEU coração, foi MEU professor de português no colégio GOPOUVA 1970, FEZ A BÊNÇÃO DO meu noivado em 72 e com o Rev.Isael Lopes em 74, celebrou meu casamento, uma pessoa querida por todos da minha família 😇🙏
ResponderExcluir