RENATO SANTOS 03/04/2022 Se preparem brasileiros para tempos difíceis, o gás que você usa, vai ter aumento devido a Guerra, isso vai refletir até o mês de junho, pois estamos diante do complexo de nervos internacionais a exemplo do que estamos alertando.
Provavelmente a Petrobrás não terá outra saída e a tendência é reajustar os combustíveis, pois internacionalmente vai afetar o Brasil de cheio, não tem nada haver com Presidente Bolsonaro, às expectativas de melhoras nos preços foi até agora bom, antes dos Países da União Europeia começar a corta o gás da Russia.
- Copyright AP Photo/Mindaugas Kulbis, arquivo
O Ministério da Energia da Lituânia disse ter abandonado completamente as importações russas de gás em resposta à guerra na Ucrânia.
"Somos o primeiro país da UE entre os países fornecedores da Gazprom a obter independência do fornecimento de gás russo, e isso é o resultado de uma política energética coerente de vários anos e decisões oportunas de infraestrutura", disse Dainius Kreivys, ministro de energia do país.
As importações russas de gás da Lituânia foram reduzidas a zero no sábado, com toda a demanda agora satisfeita através de cargas entregues a um terminal de gás natural liquefeito em Klaipeda.
"Se necessário, o gás também pode ser entregue à Lituânia através da ligação de gás com a Letônia, e a partir de 1º de maio – através da ligação de gás com a Polônia", disse o ministério da energia.
O presidente lituano Gitanas Nauseda saudou a mudança, dizendo que não havia mais gás russo na Lituânia.
"Anos atrás, meu país tomou decisões que hoje nos permitem, sem dor, romper os laços energéticos com o agressor", tuitou Nauseda.
"Se pudermos fazer isso, o resto da Europa também pode fazê-lo", escreveu ele.
Em 2015, quase 100% do fornecimento de gás da Lituânia foi derivado das importações de gás russo, mas a situação mudou drasticamente nos últimos anos depois que o país construiu um terminal de importação de GNL off-shore na cidade portuária de Klaipeda.
No ano passado, cerca de 26% do suprimento de gás da Lituânia veio de entregas de um gasoduto russo.
Os países da UE dependem fortemente do gás natural russo para aquecer casas e eletricidade e alguns Estados-membros têm sido contra um embargo total como parte das sanções.
Euronews com AP • Atualizado: 03/04/2022 Gazeta Central Blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.