Gazeta Central Blog sem ideologias e respeito a inteligência do leitor

A GAZETA CENTRAL BLOG FAZ ALERTA é bom o governo LULA se prevenir ela voltou já se fala em esdtocar comida COVID-19 não acabou <<>>China’s CDC: COVID-19 is One of The Drivers Behind the Outbreak (CDC da China: COVID-19 é um dos fatores por trás do surto)

  RENATO SANTOS  ACADÊMICO  DE  DIREITO  N.º 1526 07/12/2023 Precisamos nos  cuidar  a  pandemia não acabou,  muitos  erraram rm  sdua  deci...

HORA CERTA BRASILIA

Tradutor do Blog Automático

Total de visualizações de página

DIRETOR E FUNDADOR RENATO SANTOS GAZETA CENTRAL JORNALISMO PUBLICIDADE LTDA FUNDADA NA CIDADE

DIRETOR E  FUNDADOR  RENATO SANTOS GAZETA  CENTRAL JORNALISMO PUBLICIDADE LTDA  FUNDADA  NA  CIDADE
JORNALISMO PUBLICIDADE LTDA FUNDADA NA CIDADE

politica se discuti

politica  se discuti
cristão não vota na esquerda nem a pau

somos livres

BRASIL CONTINUA SENDO DE DEUS

BRASIL CONTINUA SENDO  DE  DEUS
HGOMENS SÃO PROFANOS

Gazeta Central Blog

google.com, pub-9267958453982287, DIRECT, f08c47fec0942fa0

É sobre nunca desistir...

É sobre nunca desistir...

Apoie o jornalismo honesto

Apoie o jornalismo honesto
Obrigado por ler o Blog Gazeta Central. Sua assinatura não apenas fornecerá notícias precisas e recursos envolventes, mas também contribuirá para o renascimento do jornalismo Brasileiro e ajudará a proteger nossas liberdades e república para as gerações futuras. Como nossa receita operacional sofre grande pressão, seu apoio pode nos ajudar a continuar o importante trabalho que fazemos. Se você puder, apoie o Blog Gazeta Central experimentando-o por clik nos anuncios - leva apenas um minuto. Obrigado pelo seu apoio!

SEJA VOCÊ SEGUIDOR DO BLOG SEM IDEOLOGIAS E RADICALISMO

VALORIZEM A SUA CONSTITUIÇÃO DE 1988, MAS PRA ISSO VOCÊ PRECISA CONHECE-LA

VALORIZEM  A SUA CONSTITUIÇÃO  DE 1988, MAS PRA  ISSO  VOCÊ  PRECISA  CONHECE-LA
NÃO BLOQUEA NEM EM GRUPOS DA FACULDADE, DE IGREJA E POLITICO

ESTOU AQUINA REDE SOCIAL

https://www.facebook.com/groups/1710631989165959/ https://www.facebook.com/groups/1710631989165959/

Gazeta Central no Mundo

Sejam Bem Vindos

google.com, pub-9267958453982287, DIRECT, f08c47fec0942fa0
google.com, pub-9267958453982287, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Previsão do Tempo

Páginas

Não podemos entregar a nossa nação Corrupção @drrenatosantos · 1 h NO JORNALISMO QUEM PRECISA DE PUXA SACOS, NÃO MUDAM NADA! RENATO SANTOSD BLOGUEIRO

ADMINISTRAÇÃO DA VIDA

ADMINISTRAÇÃO  DA  VIDA
Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e condicionam o padrão que as organizações administrativas devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Em defesa do Blog Nota do Editor

A Gazeta Central de Publicidade e Jornalismo Ltda, CNPJ 067906692/0001-57, mantenedora da Gazeta Central Blog. não pactuamos com discriminação contra a Ucrânia, sabemos a importância da Luta para salvar a Nação da ditadura. Renato Santos

Quem sou eu

Meu Curriculo agora no Blog

RENATO PEREIRA DOS SANTOS FILHO Experiência 1988 Fotógrafo Diário de Guarulhos 1989 Entrevistador Jornal da Liga Árabe de Guarulhos 1990 Entrevistador Jornal do Brás e Federação do Truco Estado de São Paulo 1992 Redator, Fotografo da Gazeta Central de Publicidade e Jornalismo Ltda 1995 - 2.000 Professor Secretária do Estado de São Paulo PEB II 2.001 Arquivista Escritório Doutor Cornélio José Silva 2007 Auxiliar de Escritório Doutor Cornélio José Silva 2009 Arquivista Escritório Jose Maria Zey 2010 - 2012 Escritório do Doutor Cornélio José Silva 2013 -atual Blogueiro Escolaridade • Escola Estadual Professor Cyro Barreiros • Escola Estadual Salim Mudeh • Escola estadual romano Puggiari • Universidade Mogi as Cruzes ( Jornalismo Incompleto 1995) • Universidade Ung Letras ( Incompleto) • Uninove Vergueiro Ciência Jurídica ( trancado) • • Cursos com certificados OAB Certificado do curso/palestra Jurídicas 13 de julho 2005 OAB CERTIFICADO DO CURSO/PALESTRA A POLICIA JUDICIÁRIA NO ESTADO DEMOCRÁTICO E O INQUÉRITO POLICIAL À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL SETEMVRO 2005 TELECENTRO PREFEITURA DE SÃO PAULO CERTIFICADO E CURSO DE INTRODUÇÃO À HTML E OUTRAS LINGUAGENS DE COMPUTAÇÃO DEZEMBRO DE 2005 OAB CERTIFICADO/CURSO INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DESESA DO CONSUMIDOR MAIO DE 2006 OAB CURSO E CERTIFICADO LOCAL DE CRIME O CADÁVER, A FAUNA CADAVÉRICA E A PERÍCIA JUNHO DE 2008 ACADEMIA INTERNACIONAL DE DIREITO E ECONOMIA SETEMBRO 2008 CENTRAL DE CURSO DE RECOLOCAÇÃO E MARKETING ADMINISTRAÇÃO PROFISSIONAL DEZEMBRO DE 2008 IBCCRIM RESPONSABILIDADE PENAL NOS CRIMES DA DITATURA MILITAR 2008 USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DEZEMBRO DE 2008 60 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CIEE PERSPESCTIVAS DO S ETOR DE HABITAÇÃO 2009 EAD FUG CURSO DE FORMAÇÃO POLITICA 2010 CURSO DE PROFESSOR E A CRITIVIDADE IPC GUARULHOS 2016 FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS CENARIOS 20/25 FEVEREIRO 2020 CURSO DE PORTEIRO CB0 5174-10 2020 CURSO DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA/MISSIOLOGIA/HISTÓRICO DA IGREJA/SERMÃO/LITURGIA DE CULTO 2020 - 2021 INSTITUO BÍBLICO DA 1.ª IGREJA PRESBITERIANA CONSERVADORA DE GUARULHOS DESCRIÇÃO DOS CURSOS: Calculo trabalhistas Cálculo da Previdência Contratos Petições Iniciais ( civil trabalhista Criminal e Previdenciária) Todos administrados pelo Dr. Cornélio José Silva e supervisionados Gestão de Conflitos Pessoais e marketing administrados por Dr. Cornélio Na área de Jornalismo marketing A Importância do marketing Orientação da empresa para o mercado, Conceitos, tendências e tarefas fundamentais de marketing , análise Swot, sistema de marketing de pesquisa Liderança para às seguintes áreas profissional: Jornalismo/Publicidade, Advocacia /Politica Liderança e produtividade a função utilização em Administração e recursos Humanos para todas às área dentro de seus conceitos e preceitos objetivos críticos construtivos ou não. Desafios para a Gestão de Pessoas Gestão de qualidade os desafios atuais da gestão da advocacia e jornalismo para qualidade total

ninguém pode escraviza brasileiro

ninguém  pode  escraviza  brasileiro
NÓS TEMOSA CLAUSULA PÉTREA
google.com, pub-9267958453982287, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Aqui você pode ler os conteúdos já publicados

Onde estamos sendo vistos

Leiam esse aviso: Somos agregadores de conteúdos e sim opinativos com responsabilidade civil e crim

A empresa Gazeta Central de Publicidade e Jornalismo Ltda, Mantenedora da Gazeta Central.blogspost.com Última atualização: 3 de junho de 2019 e 08/07/2021 De acordo com o Ordenamento Jurídico Brasileiro, LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Art. 1º Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos. A lei 5.250/67 foi assinada pelo ex-presidente Castelo Branco meses depois da outorga da Constituição de 1967, quando o endurecimento do regime militar se iniciava. Com o objetivo de controlar informações, de acordo com as previsões da norma, jornalistas e veículos de comunicação poderiam ser detidos ou multados caso publicassem algo que ofendesse a “moral e os bons costumes”. A pena poderia ser aumentada se o conteúdo difamasse ou caluniasse alguma autoridade, como o presidente da República. Em 2009, após longo julgamento, 7 dos 11 ministros da Corte concluíram que a lei era incompatível com a atual Constituição, que é repleta de garantias à liberdade de expressão. Pode haver diplomados, menos jornalistas do que outros. Pode haver mais Jornalismo com Jota maiúsculo num blog do que na grande mídia. O Blog além de ser regulamentado pelo Google Sites em normas Internacionais, ainda o seu autor é responsável pelo seu conteúdo,assim sendo, ele pode ter credibilidade seguindo normas Internacionais e a seu País de Origem, além de citar as fonte do conteúdos, ficando ao cargo de sua empresa com CNPJ, e o nome do Responsável e não aplicar a fake news. O jornalista tem que entender como o Google acha a sua notícia, para que o seu jornal online seja lido. Ele tem que ter um blog, e por isso tem que entender que a linguagem, a frequência de atualização e o diálogo com o leitor é bem diferente em um meio digital. Outra finalidade do nosso blog, não somos agregadores de conteúdos e sim de opinião, fazendo uma análise nas principais noticias, com responsabilidade! Renato Santos

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Hebraísmo <<>> E dois temas complexos <<>> A Historia de Jefté o sacrifício de sua filha e os professantes perdem a salvação saibam por que







RENATO  SANTOS  10/12/2018    Na  continuidade  do nosso  assunto  do Hebraísmo, vamos  abordar  dois  assuntos  bem  polemico  um  trata  da  filha de  Jefté  e  conheçam  a  sua família, sua  esposa  era  uma prostituta,   e quem era  esse  homem  na sua época  e sua  história,  ele  fez  o que  prometeu ?  


Jefté (hebraico./aramaico. יפתח Yiftah / Yipthaχ) é um personagem do Antigo Testamento que foi o 8º Juíz de Israel por um período de seis anos (Juízes 12:7) entre a conquista de Canaã e o primeiro rei. Jefté viveu em Gileade e foi um membro da Tribo de Gades (Josué 12:1,6 e 13:1). Na divisão das terras de Israel, a tribo de Gade (7º filho de Jacó) ficou com a terra além do Jordão, a terra de Gileade. O nome de seu pai era também Gileade.

Depois de ser expulso da casa de seu pai pelo seus meio-irmãos, por ser filho de uma mulher canaanita, ele foi viver em Tobe, a leste de Gileade e foi viver com homens levianos Jz 11.3. Os amonitas entraram em guerra contra os israelitas e não tinham nenhum homem com as qualificações de Jefté, homem valoroso e guerreiro, e os anciões foram buscá-lo na terra de Tobe. Segundo o historiador dos Hebreus Flávio Josefos, quando os anciões de Israel suplicaram a Jefté que lutasse por eles, de início ele se recusou, pois quando ele fora expulso por seus irmãos de sua própria casa ninguém o ajudou, mesmo todos sabendo que ele era o filho primogênito e isso o dava direito de ter duas parte na herança deixada por seu pai. Todavia quando Gileade seu pai morreu, Jefté tinha 17 anos e era um jovem sem muita sabedoria, seus irmãos se aproveitaram disso, assim expulsaram Jefté de Gileade e então ele partiu para Tobe, lá ele foi ter com homens levianos que logo se tornariam soldados de Jefté. Como toda tropa tem o perfil de seu líder, assim esses homens também mudaram sua personalidade e adquiriram respeito sendo eles liderado por Jefté. Estrategicamente, para evitar derramamento de sangue, Jefté tentou negociações com reinos vizinhos, no que não obteve sucesso, partiu para um 2º plano: um ataque sob a direção de Deus.




Vamos  desvendar  ou  procurar  por  esse  caminho  a  fazer  e  outro  mais  polemico  ainda  pode  um  Cristão  alias  um crente  perder  a  sua  salvação? 

Bom vamos  tentar  mostrar  respostas  cabíveis  alguns  não  iram gostar  outros  iram criticar  e  alguns  iram  compartilhar,  seja  como  for,  de sua  opinião  é  importante  para  o  nosso  trabalho.

Já  abordamos  dois  assuntos  aqui  no  blog  o  significado  da eleição de Jair  Bolsonaro e  outro  o  o  que  é  a  palavra  "  filho  pra  você" , ambos  tem referências  de  pesquisas  a  qual  serão  publicados  no  final  desta  matéria,  o  objetivo  para que  você  não  fiquem  mais  na luz  da  " escuridão".

Vamos  lá,  Tomé  e  Dídimo  são  uma mesma  pessoa,  dentro  da  interpretação  do  hebraísmo, .  Tadeu, Lebeu  e  Judas  são  os  diferentes  nomes  do  apóstolo Judas ( não o  traidor).  Natanael e  Bartolomeu  são  também  os  nomes de  uma  mesma  pessoa.

Lugares  diferentes designados  com os  mesmo nome: Duas  cidades  chama-se   Cesaréia , a  saber  Cesaréia  de  Filipe, na  Cesaréia, e  Cesaréia situada na  costa  do  Mediterrâneo. A  esta  última parte  do mar e  ponto de partida  para  os  navegantes, que  saiam da  Judéia para  ir  a  Roma, refere-se constantemente o  livro  dos  Atos.

Também se  mencionam  duas Antioquias : A  da  Síria ,  onde Paulo e  Barnabé iniciaram seus  trabalhos e  onde os  discípulos pela  primeira  vez foram  chamados de  cristãos,  e da  Pisidía ,  à  qual se  faz  referência  em  At.  13.14 e 2.º  Tm  3.11.

O  Mar  morto  se  chama às  vezes Mar da  Planície , por  ocupar a  planície onde  estavam as  cidades de  Sodoma  e  Gomorra; Mar  do  Este ,  em função de sua  posição  para  o Leste, contando deste  Jerusalém,  e  ainda  Mar  salgado   (  2. Reias 14.25;Gn 14.3. Js 12.3).

O  Nilo  chama-se Sibor, porém  com mais frequência  o  Rio ,  cujos nomes   também  às vezes  designam outros  rios-  o  Mediterrâneo  se  chama às vezes,  o Mar  dos  Filisteu    que viviam em suas  costas.

A  Terra  Santa  chama-se  Canaã ,  Terra  de  Israel, da  Judéia, Palestina  Terra  Prometida (  ex 13.19; Hb 11.9.

Uma observação,  um  cuidadoso  conhecimento  do referido uso  peculiar  dos  nomes  próprios não só  favorece  a correta  compreensão  das  Escrituras  em geral,  como  faz  desaparecer  várias  contradições   que  a ignorância  encontra   em diferentes  passagens  bíblicas.

Então  você  caro  leitor  deve  esta  perguntando  nesse  momento,  isso  é  "  jornalismo?"  Sim,  respondo, é  o papel  da  imprensa  em  tentar  esclarecer  assuntos  importantes  tanto  do nosso  dia-a-dia,  como  da Bíblia, lembrando-se  a  Palavra  de Deus  não  é  pra  ser  usada  apenas  por  uma religião, como a  Constituição Federal  Brasileira  de  1988,  todos  deverão  Conhecer  e  Exigir  seus  direitos,  no caso  da Bíblia  conhece-la e  defende-la  para  não caírem  nos  erros  enganosos  de  espertalhões  que  a  usam  para  seu  próprio  orgulho.

Na  sua  opinião  meu  amigo(a),  Deus  aceitou  o sacrifício  de uma  vida? Já  que  de Isac  Ele  não aceitou e preparou  uma  ovelha, a Bíblia  se  contradiz?  Fica  essa  pergunta  para  você  responder  no  whtasApp  +55-11-986568146 .

Vamos  aqui  falar  um pouco  do  Livro  de  Juízes Juízes (Jz) autor: Desconhecido, Data: Entre 1050 e 1000 aC. O autor de Juízes é desconhecido. O Talmude atribui o livro de Juízes a Samuel. Este bem pode ter escrito partes do Livro, já que se afirma que era um escritor (1Sm 10.25).


O Livro de Juízes cobre o período entre a morte de Josué e a instituição da monarquia. A data real da composição do livro é desconhecida. No entanto, evidências internas indicam que ele foi escrito durante o período inicial da monarquia que se seguiu à coroação de Saul. 

Porém antes da conquista de Jerusalém por Davi, cerca de 1050 a 1000 aC. Esta data tem o apoio de dois fatos: 

1) As palavras “naqueles dias, não havia rei em Israel” (17.6) foram escritas num período em que Israel tinha um rei.

2) A declaração de que “os jubuseus habitaram com os filhos de Benjamim em Jerusalém até ao dia de hoje” (1.21) aponta para um período anterior à conquista da cidade por Davi (2Sm 5.6,7).

O livro dos Juízes foi assim chamado por causa dos vários governantes, chamados “juízes” (Juízes 2:16–19), que são as figuras centrais do livro. 

Em geral, esses juízes eram mais líderes militares e guerreiros do que pregadores da retidão (ver o Guia para Estudo das Escrituras, “Juízes, Livro dos”). 

O livro narra os atos de muitos desses líderes, sendo que alguns deles ajudaram a libertar os israelitas dos efeitos de seu comportamento pecaminoso. 

Ao estudar o livro dos Juízes, as pessoas  vão aprender que o Senhor permite que Seu povo sofra as consequências de sua infidelidade a Ele. 

Também,  vão ver também que o Senhor está disposto a libertar Seu povo tantas vezes quanto se arrependerem de seus pecados.

O livro dos Juízes conta a história dos filhos de Israel da época em que se estabeleceram na terra de Canaã após a morte de Josué até o nascimento de Samuel (aproximadamente 1400 a.C.–1000 a.C.). Além da curta narrativa do livro de Rute, Juízes fornece o único relato bíblico desse período.

O livro dos Juízes descreve um ciclo que se repetiu inúmeras vezes durante o reinado dos juízes. 

Como os israelitas não conseguiram acabar com as influências iníquas da terra prometida, envolveram-se em pecados e foram conquistados e afligidos por seus adversários. Após os israelitas clamarem ao Senhor pedindo ajuda, Ele enviou juízes para libertá-los de seus inimigos. No entanto, os israelitas logo voltaram a pecar, e esse ciclo se repetiu. (Ver Juízes 2:11–19).

O livro menciona o nome de 12 juízes que governaram Israel com diferentes graus de sucesso. 

O relato de Débora como juíza de Israel é único, considerando a sociedade patriarcal em que ela vivia (ver Juízes 4–5). Gideão, como muitos que foram chamados e escolhidos pelo Senhor, achava que não tinha capacidade para liderar (ver Juízes 6:15), mas, como os israelitas confiaram no Senhor, ele e 300 soldados alcançaram a vitória sobre um imenso exército de midianitas (ver Juízes 7–8).

Sansão é outra figura notável do livro dos Juízes (ver Juízes 13–16). A história marcante dos acontecimentos que levaram a seu nascimento “tem paralelo com os relatos de outros importantes personagens da Bíblia (como Moisés, Samuel, João e Jesus), cujo nascimento foi relatado para enfatizar o envolvimento divino e o significado de sua missão na vida” (Richard Neitzel Holzapfel, Dana M. Pike e David Rolph Seely, Jehovah and the World of the Old Testament [Jeová e o Mundo do Velho Testamento], 2009, p. 179). 

Apesar desse início promissor e da grande força física que o Senhor lhe deu, Sansão acabou não conseguindo ajudar os israelitas a se voltarem para o Senhor e a abandonarem seus pecados, algo que precisavam fazer para que o Senhor os libertasse de seus inimigos.

Em Juízes 17–21, lemos sobre a ilegalidade e a desordem que reinavam entre as tribos de Israel sob o governo dos juízes, pois colocaram sua confiança na sabedoria dos homens e decidiram desobedecer aos mandamentos do Senhor. Na última linha do livro, o autor escreve: “Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos” (Juízes 21:25).

Mas  o  assunto  abortado  aqui  é  será  que  houve  mesmo  o sacrifício  de uma  filha? E  qual  foi  a  morte  ou  sua  virgindade  definitiva?

Essa questão tem gerado algumas divergências, mas que não precisam causar desarmonia nas igrejas cristãs.

Alguns acreditam que na verdade ela não foi sacrificada, mas sim devotada à perpétua virgindade.


O detalhe é que, de acordo com o original hebraico, as duas teses podem ser defendidas:

O texto de Juízes 11:31 também poderia ser traduzido da seguinte forma: “… será do Senhor e lhe oferecerei [a Deus] um holocausto [ou seja, de um animal]” ao invés de “… será do Senhor, e eu o oferecerei [uma pessoa] em holocausto”.

Os defensores do sacrifício da filha de Jefté argumentam (entre outras coisas) que (1) Deus poderia ter perdoado a atitude de seu servo imprudente (o que é verdade, pois o perdão do Senhor é ilimitado) e que, (2) se a filha dele fosse apenas dedicada à perpétua virgindade, não necessitaria de dois meses para chorá-la.

Já os que não adotam essa linha de interpretação  afirmam que  ela necessitou de dois meses para chorar pela sua perpétua virgindade não porque iria morrer, mas sim porque o voto de seu pai era de natureza irremissível e que,  seria difícil provar que Jefté fosse ignorante em relação às leis de Deus em relação aos sacrifícios humanos, expostas em Levítico 18:21; 20: 2-5; Deuteronômio 12:31; 18:10, etc. 

Por isso (por ter tido fé em Deus e não por ter sacrificado cruelmente a filha), Jefté pôde ser mencionado na galeria dos heróis da fé em Hebreus 11 (verso 32).

Seja qual for a opinião que adotemos, não nos esqueçamos de que o mais importante é respeitarmos nossos irmãos e, de forma alguma, ferirmos a consciência de quem pensa diferente sobre esse texto bíblico. 

A compreensão ou não desse tipo de detalhe não interferirá em nossa salvação individual e muito menos em nosso entendimento do caráter amoroso de Deus.

Outro  assunto  bem  real  e precisa  ser  exposto  é  saber  se a Bíblia  condena mesmo  o crente. 

"Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram parti-cipantes do Espírito Santo.  

E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,  E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério." (Hebreus 6:4-6 ACF[1])


A passagem que agora está ocupando nossa atenção é uma das mais graves na epístola aos Hebreus, até mesmo, quando comparada a qualquer outra no Novo Testamento. 

Provavelmente, poucas almas regeneradas a têm lido, refletidamente, sem serem tocadas de temor e tremor. 

Professantes  descuidados têm sido levados freqüentemente à inquietação em suas consciências assim que ouvem sua atemorizante linguagem. 

A passagem fala de uma classe de pessoas que foram altamente privilegiadas, que foram singularmente favorecidas, mas que, ao invés de terem aperfeiçoado suas oportunidades, desgraçadamente perverteram-nas; aqueles que trouxeram vergonha e reprovação à causa de Cristo; e que estão em uma condição tão sem esperanças que é "impossível que sejam outra vez renovados para arrependimento". 

Bom será se, cada um de nós, levarmos sinceramente nosso coração a Deus, suplicando-Lhe que nos impeça de cometer tal naufrágio na fé.

Os  dois  lados: Arminianos e  Calvinistas : Se de um lado, os Arminianos têm estado sempre prontos a ler, nesta passagem, seus dogmas não bíblicos da apostasia de um Cristão, é necessário confessar que muitos Calvinistas têm falhado em atacar com sucesso e interpretar satisfatoriamente os pontos mais difíceis destes versos. 

Estão certos ao afirmar que as Escrituras ensinam, enfática e inequivocamente, a Divina preservação e a perseverança humana dos santos, bem como eles têm também sabiamente apresentado que a Palavra de Deus não pode e não se contradiz. 

Se nosso Senhor determinou que Suas ovelhas "nunca pereceriam" (Jo 10:28), então certamente Hebreus 6 não ensina que algumas perecerão. 

Se através do apóstolo Paulo o Espírito Santo nos assegura que nada pode separar o filho do amor de seu Pai (Rm. 8:35-39), então, sem dúvida, a passagem que agora está diante de nós não declara que alguma coisa irá. 

Pode nem sempre ser fácil descobrir a perfeita consistência de uma escritura com outra, mas nós ainda devemos nos ater firmemente à inerrante harmonia e integridade da Verdade de Deus.

A primeira dificuldade ligada à nossa passagem é termos certeza da classe de pessoas que estão lá representadas. 

O Espírito Santo, aqui, está descrevendo almas regeneradas ou não regeneradas? O próximo passo é determinar qual é o significado de "e recaíram". 


Por fim, o que está sendo designado através de "É impossível que sejam outra vez renovados para arrependimento". 

Antecipando nossa exposição, nós estamos plenamente seguros de que o "recaíram" aqui apresentado significa um deliberado, completo e final repúdio a Cristo - um pecado para o qual não há perdão. 

Assim também nós entendemos que "impossível" renová-los novamente para arrependimento, denuncia que sua condição e caso estão além de qualquer esperança de recuperação. 

Por causa disto, os Calvinistas têm, geralmente, afirmado que esta passagem está tratando meramente de não convertidos. 

Mas, sobre isto há duas objeções insuperáveis: primeiro, os meramente não convertidos não têm do quê "recair"; segundo, meramente não convertidos nunca foram "renovados" para arrependimento.

Nas  profundezas  da  sua  consciência, a  vontade  do  homem "  velho"  se  não  for  renovado,  os  professantes  da  supostas  religiões  estão  perdendo  seu tempo  por  que  nenhum  homem  pode  enganar  a  DEUS  por  um  tempo, metade  de um tempo  ou  por tempo, é  o chamado  homem  na iniquidade,  e  ele  é  desmascarado, sua sobras  denunciam,  mesmo  aqueles  que  se  dizem  "  santinhos"  na igreja  , porém,  seus  pensamentos  são do mal  seus  desejos  são impuros  e  isso  Deus  não  admite.

"A má interpretação desta passagem tem também, creio eu, em muitos casos, criado uma extrema aflição mental a duas classes de pessoas: - aos professantes, que, após terem caído em algum pecado grave, têm sido despertados para reflexões alarmantes; e aos verdadeiros Cristãos, quando caem ante o poder de uma doença mental, mergulhando em um estado de fraqueza espiritual, ou quando são levados a enormes transgressões da lei Divina, tornando-se culpados como o foram Davi e Pedro. 

E isto nada tem criado além de obstáculos intransponíveis no caminho de ambos 'que estão pondo seu refúgio, em reter a esperança a eles proposta no Evangelho. 

Tudo isto torna ainda mais necessário que nós inquiramos cuidadosamente o significado desta passagem. 

Quando corretamente entendida, ela não dá suporte a qualquer falsa conclusão que tenha sido tirada dela, mas será como qualquer outra parte das Escrituras inspiradas 'proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir e para instruir em justiça; - bem ajustada para produzir cuidado, de nenhuma forma projetada para induzir ao desespero" (Dr. J. Brown).

"Os Hebreus tinham se tornado indiferentes, negligentes e inertes; o evangelho, uma vez visto carinhosamente e amado afetuosamente por eles tinha-se tornado insípido e vago; as perseguições e contendas de seus compatriotas tornaram-se um doloroso fardo, sob o qual gemiam, e sob o qual não gozavam da comunhão com o Senhor Jesus. 

Os caracterizavam: A escuridão, a dúvida, a tristeza, a indecisão, e conseqüentemente um caminhar em que o poder do amor de Cristo não era manifestado. 

Agora, se eles continuassem nessa condição, o que mais poderia resultar senão apostasia? Esquecimento, se continuado, termina em rejeição, apatia em antipatia, descrença em infidelidade."

"Tal era seu perigo. E se sucumbissem a ele sua condição seria sem esperanças. Nenhum evangelho restaria a ser pregado, nenhum poder para resgatá-los e levantá-los. Eles tinham ouvido e conhecido a voz que dizia: 'Vinde a mim, e eu vos aliviarei . 

Eles tinham professado crer no Senhor que morreu pelos pecadores, e ter escolhido a Ele como Salvador e Mestre. 

E agora estavam se esquecendo e abandonando a Rocha da sua Salvação. Se eles deliberada e obstinadamente continuassem nesta situação, eles estariam em perigo de impenitência concludente e dureza de coração."

"Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados", etc. (verso 4).

Aqui o apóstolo continua a digressão que iniciou em Hebreus 5:11. O parêntesis teve duas divisões: a primeira, em Hebreus 5:11-14 é repreensiva; a segunda, em Hebreus 6:1-20 é exortativa. 

No capítulo 6 ele exorta os Hebreus sobre dois deveres: o progresso no caminhar Cristão (versos 1-11); perseverança interior (versos 12-20). 

A primeira exortação está proposta nos versos 1 e 2 e qualificada no verso 3. O motivo para obedecer é esboçado a partir do perigo da apostasia (versos 4-6). 

A abertura "Porque" no verso 4 anuncia uma conexão próxima de nossa passagem atual com aquela que imediatamente a precede. Ela esboça uma conclusão do que o apóstolo tinha dito em Hebreus 5:11-14. 

Ela amplifica o "Se" do verso 3. Ela mostra um sério aviso contra sua continuação em sua indolência atual. Isto delineia um terrível contraste com a possibilidade no verso 3.

"O apóstolo considera a degeneração dos Hebreus com desânimo. Ele parece ver nisto o perigo de uma completa, confirmada, obstinada, e irrecuperável apostasia da verdade. Ele os observa à beira de um precipício, e ele por isto levanta sua voz, e com veemência, ainda amando honestamente, os avisa sobre tão temível mal" (Adolph Saphir), "...Traduzido do inglês-Aaron Adolph Saphir era um missionário judaico presbiteriano. Ele nasceu em Budapeste, filho de um comerciante judeu. Em 1843, sua família se converteu ao cristianismo através da missão judaica da Igreja da Escócia...."

Três coisas chamam nossa cuidadosa atenção ao nos aproximarmos de nossa passagem: as pessoas a quem aqui se fala, o pecado que elas cometeram, e a condenação anunciada a elas. 

Ao considerar as pessoas a quem se fala é da maior importância notar que o apóstolo não diz: "nós que fomos uma vez iluminados", nem mesmo diz "vocês", ao invés, ele diz "aqueles". 

Em claro contraste com eles, ele diz aos Hebreus, 

"Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores".

"Posteriormente, quando o apóstolo vem declarar sua esperança e convicção concernente a estes Hebreus que não são como aqueles que havia descrito antes, nem como se estivessem para cair em perdição, e ele fez isto sobre três bases nas quais eles seriam diferenciados destes: 

1. Que eles teriam aquelas coisas que "acompanham a salvação"; é isto, coisas das quais a salvação é inseparável. 

Nenhuma destas coisas, contudo, havia ele atribuído àqueles que descreveu neste lugar (versos 4-6); por isto, se agiu desta forma, não teriam sido eles para o apóstolo um argumento e uma evidência de uma conclusão contrária: que estes não cairiam e pereceriam como aqueles? Eis o porquê ele não atribuir nada a estes aqui no texto que faça particularmente "companhia à salvação". 

2. Ele os descreve por seus "deveres de obediência" e frutos da fé. Isto foi 'o trabalho e o amor' para com o nome de Deus, verso 10. E por isso, também, ele os diferencia daqueles do texto, concernente àqueles que julgava deveriam perecer eternamente, o que estes frutos da fé salvadora e do amor sincero não deveriam. 

3. Ele acrescenta, que, na preservação daqueles aqui mencionados, a fidelidade de Deus é levada em consideração: 'Porque Deus não é injusto para se esquecer'. 

Porque eles eram aqueles que ele pretendia estivessem interessados na aliança da graça, considerando que só assim há algum engajamento da fidelidade e da justiça de Deus para preservar os homens da apostasia e da ruína, e há desta forma uma igual relação sobre todos que são assim alcançados pela aliança. 

Mas, para aqueles do texto ele não supõe tal coisa, e por isso não anuncia que qualquer justiça ou fidelidade de Deus estava de qualquer forma comprometida com sua preservação, mas muito ao contrário." (Dr. John Owen)John Owen (1616 – 24 August 1683) was an English Nonconformist church leader, theologian, .... In December, the degree of Doctor of Divinity was conferred upon him by Oxford University. In the First Protectorate Parliament of 1654 he sat, for ...
Notable work‎: ‎Communion with God.  Puritano.

A palavra grega para "iluminado" aqui significa "receber luz ou conhecimento através do ensino". É assim traduzida na Septuaginta em Juízes 13:8, II Reis 12:2, 17:27. 

O apóstolo Paulo a utiliza como "manifestar", ou "trazer à luz" em I Coríntios 4:5, II Timóteo 1:10. Satanás cegou os entendimentos dos incrédulos, "para que lhes não resplandeça a luz do evangelho" (II Co 4:4), que é, dar conhecimento dele. 

Então, "iluminado" aqui significa ser instruído na doutrina do evangelho, tendo desta forma uma clara compreensão dele. 

Na passagem paralela em Hebreus 10:26 as mesmas pessoas são citadas como tendo "recebido o conhecimento da verdade", confronte também em II Pedro 2:20-21. É, contudo, somente um conhecimento natural de coisas espirituais, como pode ser adquirido por ouvir exteriormente ou por ler, exatamente como alguém pode ser iluminado por fazer um estudo especial de uma das ciências. Isto está longe de ser aquela iluminação espiritual que transforma (II Co. 3:18). Uma ilustração de uma pessoa não regenerada sendo "iluminada", como aqui, é encontrada no caso de Balaão, em Números 24:4.

Segundo, eles tinham "provado" o dom celestial.
Para "provar" é necessário ter uma experiência pessoal, e não uma mera descrição.
"Provar não inclui comer, muito menos digerir e transformar em nutrição aquilo que é provado, porque sua natureza sendo através deste ato discernida, será recusada, de fato, ainda que nós gostemos de seu paladar e sabor em alguma outra ponderação. As pessoas aqui descritas, então, são aqueles que têm um certo grau de entendimento e apreciaram a revelação da graça, como os ouvintes nos pedregais[10] eles receberam a Palavra com grande alegria." (John Owen)
O "provar" está em contraste com o "comer" de João 6:50-56.

As opiniões estão divididas se o "dom celestial" se refere ao Senhor Jesus ou à pessoa do Espírito Santo. Talvez não seja possível para nós dogmatizar este ponto. Realmente, a diferença é indistinta, pois o Espírito está aqui para glorificar a Cristo, como Ele veio do Pai por Cristo como "Dom" de Sua ascensão ao Seu povo. Se a referencia for ao Senhor Jesus, João 3:16, 4:1, etc., serão referências pertinentes, se for ao Espírito Santo, serão Atos 2:38, 8:20, Atos 10:45, Atos 11:17. Pessoalmente, nos inclinamos para a última. Este Dom Divino é aqui citado como sendo "celestial" por causa do "céu", e que guia para o céu, em contraste com o Judaísmo - confronte Atos 2:2, I Pedro 1:12. Deste "Dom" aqueles apóstatas tinham "provado", ou tinham uma experiência comparável a Mateus 27:34 onde "provar" é oposto a verdadeiramente beber. Aqueles aqui em destaque haviam tido uma familiaridade com o Evangelho, como para ganhar uma grande medida de suas bem-aventuranças como também para grandemente agravar seus pecados e condenações. Uma ilustração deste fato é encontrada em Mateus 13:20-21.

Terceiro, eles "se tornaram participantes do Espírito Santo".
Primeiro, deve ser mostrado que a palavra grega para "participantes" aqui é uma palavra diferente da que é usada em Colossenses 1:12 e II Pedro 1:4, onde verdadeiros Cristãos estão em vista. A palavra aqui simplesmente significa "companheiros", referindo-se a algo externo ao invés de interno. É para ser observado que este item está colocado no meio de cinco, e isto porque ele descreve o princípio motor dos outros quatro, os quais estão todos em efeito. Estes apóstatas nunca "nasceram do Espírito" (Jo. 3:6), muito menos eram seus corpos Seu "templo" (I Co. 6:19). Nem nós cremos que estes versos ensinam que o Espírito Santo tenha, a qualquer tempo, trabalhado internamente neles, pois caso contrário Filipenses 1:6 teria sido contradito. Isto significa que eles tinham compartilhado dos benefícios de Suas operações sobrenaturais e manifestações: "...moveu-se o lugar..." (Atos 4:31) ilustra isto. Abaixo nós citamos o Dr. J. Brown:
"É altamente provável que o escritor inspirado refira-se primariamente aos dons miraculosos e operações do Espírito Santo pelos quais a primitiva dispensação da Cristandade foi administrada. Estes dons não foram de nenhuma forma confinados àqueles que foram 'transformados pela renovação dos seus entendimentos[11]'. As palavras de nosso Senhor em Mateus 7:22-23 e de Paulo em I Coríntios 13:1-2 parecem anunciar, que a retenção destes homens não renovados não foi muito incomum naquela época, de forma nenhuma elas mostram claramente que sua retenção e um estado não regenerado são de alguma forma incompatíveis."

Quarto, "E provaram a boa palavra de Deus".
"Eu entendo por esta expressão a promessa de Deus com respeito ao Messias, a essência e a substância de tudo. É digno de nota o fato desta promessa estar por distinção designada através de Jeremias como 'a boa palavra' (Jr. 33:14). 'Provar', então, esta 'boa Palavra de Deus', é experimentar o fato de que Deus tem sido fiel à Sua promessa - gozar, tanto quanto um homem não convertido possa gozar, das bênçãos e vantagens que fluem daquela promessa sendo cumprida. 'Provar a boa Palavra de Deus', parece, apenas gozar as vantagens da nova dispensação." (Dr. J. Brown).
Uma confirmação adicional de que o apóstolo aqui está se referindo a este fato, de que estes apóstatas tinham testemunhado o cumprimento da promessa de Deus é obtida através da comparação com Jeremias 29:10: "Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar."

Note quão cuidadosamente o apóstolo ainda mantém a palavra "provar", o melhor meio de nos permitir identificá-los. Eles não podem dizer com Jeremias "Achando-se as tuas palavras, logo as comi" (Jr. 15:16).
"É como se ainda dissesse: 'Eu não falei daqueles que têm recebido nutrição; mas daqueles que somente a têm provado, tanto que eles deveriam ter desejado isto como 'leite racional, não falsificado' e crescessem por meio disto". (Dr. John Owen)
Um impressionante exemplo de alguém que tão somente "provou" a boa Palavra de Deus é encontrado em Marcos 6:20: "Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo; e guardava-o com segurança, e fazia muitas coisas, atendendo-o, e de boa mente o ouvia."

Quinto, "E as virtudes do século futuro", ou "era futura".
A referência aqui é para a nova dispensação que foi anunciada pelo Messias de Israel de acordo com as predições do Velho Testamento. Isto tem correspondência com o "nestes últimos dias" de Hebreus 1:1, e está em contraste com o "tempo passado" ou a economia Mosaica. Seu Messias não era nenhum outro senão o "Deus Forte" (Is. 9:6), e maravilhosas e gloriosas, estupendas e únicas, foram Suas obras miraculosas. Destes "poderes" estes apóstatas haviam "provado", ou haviam experimentado. Eles haviam sido testemunhas pessoais dos milagres de Cristo, e também das maravilhas que seguiram Sua ascensão, quando tão gloriosas manifestações do Espírito foram dadas. Portanto eles eram "inescusáveis". Evidência convincente e conclusiva havia sido apresentada diante deles, mas não houve fé responsiva em seus corações. Um correto exemplo disto pode ser encontrado em João 11:47-48.

Outro  texto  que  não  contradiz  com Hebreus  é  JOÃO   10. 

Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.   

2Mas o que entra pela porta é o pastor das ovelhas.    3A este o porteiro abre; e as ovelhas ouvem a sua voz; e ele chama pelo nome as suas ovelhas, e as conduz para fora.    

4Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz;    

5mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.    6Jesus propôs-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.   

7Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.    8Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.    9Eu sou a porta; se alguém entrar a casa; o filho fica entrará e sairá, e achará pastagens.    10O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.   

11Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.    12Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.    

13Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas.    14Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,    15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.    16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.    

17Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.    18Ninguém tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.   

19Por causa dessas palavras, houve outra dissensão entre os judeus.    20E muitos deles diziam: Tem demônio, e perdeu o juízo; por que o escutais?    21Diziam outros: Essas palavras não são de quem está endemoninhado; pode porventura um demônio pode abrir os olhos aos cegos?   

22Celebrava-se então em Jerusalém a festa da dedicação. E era inverno.    23Andava Jesus passeando no templo, no pórtico de Salomão.    24Rodearam-no, pois, os judeus e lhe perguntavam: Até quando nos deixarás perplexos? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente.    25Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai, essas dão testemunho de mim.    26Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.   

 27As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem;    28eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão.    29Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.    30Eu e o Pai somos um.   

31Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.    32Disse-lhes Jesus: Muitas obras boas da parte de meu Pai vos tenho mostrado; por qual destas obras ides apedrejar-me?    33Responderam-lhe os judeus: Não é por nenhuma obra boa que vamos apedrejar-te, mas por blasfêmia; e porque, sendo tu homem, te fazes Deus.    34Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses?    35Se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),    36àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, dizeis vós: Blasfemas; porque eu disse: Sou Filho de Deus?    37Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis.    38Mas se as faço, embora não me creiais a mim, crede nas obras; para que entendais e saibais que o Pai está em mim e eu no Pai.    39Outra vez, pois, procuravam prendê-lo; mas ele lhes escapou das mãos.   

40E retirou-se de novo para além do Jordão, para o lugar onde João batizava no princípio; e ali ficou.    41Muitos foram ter com ele, e diziam: João, na verdade, não fez sinal algum, mas tudo quanto disse deste homem era verdadeiro.    42E muitos ali creram nele.   

Em  outras  palavras  os  verdadeiros  cristãos  não perdem  a salvação, mas  aqueles  se  passam  por  cristãos  e  depois  preferem  abandonar  a  JESUS  CRISTO  escolhendo  coisas  destes  séculos  pode  ter  certeza,  já  esta  condenado,  caro  leitor  ao ler  este  texto,  abrem  seus olhos  de  que  lado você  quer  estar,  de verdade, do  erro  ou  da  verdade  a  escolha  é  sua, a  hora  esta  chegando, portanto  aqueles  que  se dizem  cristãos  levem a  sério  é  uma  escolha perigosa, que  pode marcar  pra  sempre,  portanto, a Bíblia  não se  contradiz.

BOA  LEITURA  GUARULHOS  10  DE  DEZEMBRO  DE  2018.

PREFIRO  FICAR  DO LADO  DO  SENHOR  JESUS  CRISTO  E  VOCÊ?

Referências :

 Todos os textos bíblicos citados neste estudo foram extraídos da tradução de João Ferreira de Almeida - Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original (ACF), editada pela Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, exceto quando houver sido especificado em contrário.
2 NT - A palavra original do inglês é "professor", que significa alguém que professa uma determinada crença. Referindo-se a Cristãos, o ato de professar a fé, não implica necessariamente que esta pessoa tenha sido regenerada pelo sangue do Cordeiro de Deus. E este é o sentido no qual esta palavra deve ser entendida neste estudo: Uma pessoa que professa a fé Cristã, mas sem ter sido transformada por Cristo.
3 I Timóteo 1:19 - "Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé."
4 Hebreus 6:18 - "Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;"
5 II Timóteo 3:16 - "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;"
6 Mateus 11:28 - "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei."
7 Lucas 23:34 - "E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem..."
8 Hebreus 6:9 - "Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos."
9 Malaquias 4:2 - "Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria."
10 Mateus 13:20-21 - "20 O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
21 Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;"
11 Romanos 12:2 - "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."
12 NT. Este comentário se refere à tradução encontrada na Bíblia em Inglês (King James Version), na qual temos o seguinte texto: "If they shall fall away". A tradução em português de João Ferreira de Almeida, (conforme pode ser lida na Edição Revista e Corrigida Fiel ao Texto Original da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil) traz "E recaíram" que é uma tradução perfeita e fiel ao texto grego original.
13 Efésios 4:21 - "Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;"
14 Mateus 7:6 - "Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem."
15 Jeremias 17:9 - "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?"
16 I Pedro 1:5 - "Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo."
17 II Coríntios 12:10 - "Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte."


BIBLIOGRAFIA

INSTITUTO  BÍBLICO  PRESBITERIANO  CONSERVADOR.
ALMEIDA A. MANUAL DE HERMENÊUTICA  SAGRADA, SÃO PAULO CASA  EDITORA PRESBITERIANA,1979.
BERKHOF  L. PRINCIPIO DE  INTERPRETAÇÃO  BÍBLICA, RIO DE JANEIRO,JUNTA  DE  EDUCAÇÃO  RELIGIOSA E  PUBLICAÇÕES,1981.
LOUND E  & NELSON  C. HERMENÊUTICA , MIAMI,  FLÓRIDA . USA, EDITORA  VIDA  1981.
APOSTILA DO  S.E.B,  GOIÂNIA
APOSTILA   DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA -  SAUDOSO  REVERENDO  JOÃO  ALVES  DOS  SANTOS,SEMINÁRIO PRESBITERIANO  CONSERVADOR.

Dr. John Owen)ohn Owen (Stadhampton, 1616 - Ealing, 24 de Agosto de 1683) é, por consenso, o mais bem conceituado teólogo puritano, e muitos o classificariam, ao lado de João Calvino e de Jonathan Edwards, como um dos três maiores teólogos reformados de todos os tempos.


(Dr. John Owen)John Owen (1616 – 24 August 1683) was an English Nonconformist church leader, theologian, .... In December, the degree of Doctor of Divinity was conferred upon him by Oxford University. In the First Protectorate Parliament of 1654 he sat, for ...

Notable work‎: ‎Communion with God.  Puritano.



 n 



domingo, 9 de dezembro de 2018

O Significa " filho" pra você? <<>> No Hebraísmo há vários significados <<>> Conheça MEFIBOSETE E HERODES AGRIPA








RENATO  SANTOS   09/12/2018   O  que  significa  a palavra  "  filho"  pra  você,  bem,  vão  responder  o  óbvio  é  claro, mas  é muito  mais  do que  isso  que  você  caro  leitor  esta pensando.

Herodes  Agripa  assassino  de  |Tiago 


No  Hebraísmo  essa  palavra  ultrapassa  o valor  somente  entre  os pais,  e  vai  muito  além,  a  palavra "  filho" usa-se, às  vezes em quase  todos  os idiomas, para  designar  um descendente mais  ou  menos  remoto. Assim  é os  sacerdotes, por  exemplo , se chama  filhos  de  Levi.

MEFIBOSETE  se chama  filho de  SAUL,embora, em realidade  fosse seu neto;  do mesmo  modo  Zacarias  se chama filho de  Ido, sendo  seu pai Berequias , filho de Ido.E  assim como  "filho" se  usa para  designar um descendente qualquer, do mesmo  modo a  palavra  "  pai" se  usa às vezes para  designar um  ascendente  qualquer  às  vezes  "  irmão" se  usa também   quando  somente  se  trata  de um parentesco  mais  ou  menos  próximo, assim,  por  exemplo chama-se    Ló  irmão  de  Abraão  embora  em realidade  fosse  sobrinho  (  Gn 14.12-16). Tendo  presentes   tais  hebraísmos  , desaparecerem    contradições  aparentes.  Em 2.º  Reis , por  exemplo, se  chama a  Atalaia  ,  filha de  Onri,  e  no  verso  18 , filha  de  Acabe,  sendo na realidade  filha  de  Acabe  e  neta  de  Onri.

Além  dos  hebraísmos  referidos , ocorrem  outras singularidades  na  linguagem bíblica, certos  quase-hebraísmos,  que  precisam  conhecer   para  uma  correta  compreensão  de muitos  textos  . Referimo-nos  ao uso  peculiar   de certos  números , de algumas  palavras  que  expressam  fatos  realizados  ou supostos e  de vários  nomes  próprios.

1) Certos  números  determinados  usam-se às  vezes  em  hebraico  para expressar    quantidades  indeterminadas.

a) "  Dez", por  exemplo  significa  exato(Gn 31.7)
b) "  quarenta" significa  muitos  (  2.Reis 8.9)
c) Sete  e  setenta   Se  usam  para  expressar  um  numero  grande, ainda que  indeterminado.
d)Às  vezes  usam-se  números  redondos  nas  Escrituras  para  expressar  quantidade inexatas.

2)  às vezes, faz-se   uso  peculiar  das  palavras  que  expressam  ação, dizendo-se  de vez  em quando  que  uma  pessoa  faz  uma cousa,  quando  só  a  declara  feita.

Ao  dizer  o  Senhor  ao profeta  Jeremias (1.10),  "  Hoje  te  constituo , para  arrancares, para  destruíres e  arruinares " etc.,  não  o  colocou  Deus  para  executar  estas  cousas , mas  para profetizá-las  ou  proclamá-las.

Como  prova  de que  o  idioma  hebraico  expressa  em  forma  de mandamento positivo  o que  não  implica mais  que  uma simples permissão, e nem sempre consentimento de fazer uma  cousa. 

Na  interpretação  das  palavras das  Escrituras , é  preciso  ter presente  também que  se faz uso  mui  singular  dos nomes  próprios , designando-se às vezes  diferentes  pessoas  com um  mesmo  nome, diferente, lugares   com um mesmo  nome  e  uma mesma  pessoa  com nomes  diferentes.


Pessoas  diferentes designadas  com  um mesmo  nome.  Faraó, que  significa  regente, era  o nome comum  de  todos  os reis  do Egito, desde  o tempo  de Abraão  até a  invasão  dos Persas,  mudando-se  depois  o  nome de  Faraó  pelo  Ptolomeu.

Abimeleque , que  significa  meu pai  e  rei,   parece  haver   sido  o nome  comum dos reis  dos  filisteus, como  Agague, o  dos reis  dos  Amalequitas e  Bem- Hadade   dos  Sírios e  de Cesar    dos imperadores  de  Roma. 

Cesar  Augusto  (  Lc. 2.1)  que  reinava   ao nascer  Jesus, era  o segundo  que  levava esse  nome.  O  César   que  reinava  ao nascer  Jesus, era  Tibério.

O  imperador  para  o qual  apelou   Paulo e quem tanto  se  chamava  Augusto  como César.  era  Nero  ( At.25-21).

Os  reis   egípcios  e filesteu   parecem  ter  tido  um nome  próprio  e  comum como  os romanos. Assim  é que  lemos, por  exemplo,  de  um Faraó  Neco, do  Faraó  Ofra  e  de  Abimeleque  Aquis.(  o  prefácio  do  SL 34.1;1º Sm 21.11).

No Novo  Testamento  se  conhecem  diferentes  pessoas  sob o nome  de  Herodes. Herodes  o Grande, assim  chamado  na História  profana,  foi quem, sendo velho matou  às  crianças  em Belém, .  Morte  este,  a  metade  de  seu reino, Judéia e  Samaria, inclusive,  foi dada  ao  seu  filho Arquelau; a maior  parte  da  Galiléia , a  seu  filho  Herodes o  Tetrarca, o  rei  e  outras  partes  da Siria e  Galiléia   a  seu terceiro  filho  Filipe  Herodes.

Foi  o  Herodes  o Tetrarca  que  decapitou  João  Batista  e  zombaria  de Jesus  em sua paixão.

Ainda outro  rei Herodes ,a  saber, o neto do  cruel  Herodes  o Grande, matou  ao  apóstolo  Tiago, morrendo depois em  Cesaréia.

Foi  diante  do filho  deste  assassino de Tiago, chamado  Herodes  Agripa, que  Festo  fez  Paulo  comparecer. O  caráter deste  rei era  muito diferente  do  de  seu  pai,  e  não  confundi-los  é  de importância  para a  correta  compreensão  da  Historia .

ARAÇARIGUAMA A cidade onde tudo acontece e nada é descoberto <<>> No ultimo dia 07 de dezembro uma agência bancária quase foi pro ar <<>> Acredite perto do batalhão da GCM <<>> Da pra acreditar ?







RENATO  SANTOS  09/12/2018  Na  madrugada  do dia  07  de  dezembro ARAÇARIGUAMA  vira  palco  de  um verdadeiro  faroeste,  e  detalhe  chama  atenção a  delegacia  não funciona  nesse  horário. 



A  Pergunta  é,  todos  dormem  em serviço?  A  dona Rosana  estava  certa  quando  cobrou  das  autoridades  locais  que a  delegacia  anda  fechada  e  a guarda  municipal  o que  acontece ? Mesmo depois  da  morte  da menina  VITORIA  GABRIELA,  se  não fossem as câmaras  mais  uma  vez\  registrar  os  ocorridos  ninguém  como sempre  viu  nada.

Criminosos atacaram uma agência bancária  na Travessa São Benedito, em Araçariguama (SP), na madrugada desta sexta-feira (7). 


O ataque ao banco, que fica ao lado da base da Guarda Municipal, aconteceu por volta das 4h.

Segundo testemunhas, o grupo armado atirou durante a ação criminosa. Moradores registraram o tiroteio na cidade. 

Foram aproximadamente 15 minutos de tiros de fuzis contra a fachada da unidade.


Câmeras de segurança instaladas em prédios próximos à agência registraram o momento da chegada de um carro. Em seguida, dá para ver uma pessoa na rua que parece dar cobertura.


Além de ficar ao lado do prédio da Guarda, uma base da Polícia Militar fica a poucos metros do banco. Houve confronto com policiais militares e uma viatura foi alvejada.

Os criminosos fugiram e não há informação se algum valor foi levado. No local foram encontrados explosivos e a área foi isolada para o trabalho da perícia.

Um carro da PM ficou destruído, com pneu furado, vidros estilhaçados e marcas de tiro. Ninguém ficou ferido.

Uma equipe do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi até Araçariguama para recolher os explosivos. A polícia procura pelo bando e investiga quantos criminosos participaram da ação.



Ataque a banco em Araçariguama — Foto: GCM Assis/Facebook/Reprodução

Na luz do Hebraísmo <<>> O que Significa Brasil Acima de Tudo,Deus acima de todos? <<>> Duas Coisas Maldição se levou o NOME SANTO DO SENHOR EM VÃO <<>> E SE LEVOU A SÉRIO BENÇÃO PARA UMA NAÇÃO INTEIRA <<>> Quem conhece seu coração é DEUS <<>> O Terceiro Mandamento Proíbe juramento indiscriminado Não Tomará o nome do SENHOR em vão






RENATO  SANTOS  09/12/2018    No  ultimo  dia  05  de dezembro  publiquei  uma  matéria  sobre  HEBRAÍSMO  e  seu  significado e  sua  importância  nas  nossas  vidas  e  do presidente  Jair  Bolsonaro.

O  que  vou  escrever  aqui  não tem nada  haver  com placas  de  igrejas  e nem  mesmo  com  teoria  humana e  sim  fato, espero  diante  do SENHOR  que  JAIR  BOLSONARO  e  todos  que  foram eleitos  através  dele,  sejam  coerentes  com  a  NAÇÃO, mesmo  que tenhamos  passar  por  espinhos, mantenha  firma  seus  propósitos.



Alguns  não entenderam  qual a relação  de  um  assunto  com  outro, explicaremos Jair  foi  o  único  presidente  brasileiro  que  começou  a  sua campanha  com  seguinte slogam, Conhecereis a  verdade e  a  verdade  vos  libertará,  e  com dois  significados  Brasil  acima de tudo  e  Deus  acima de todos. 

Sendo  assim  ele  não pode  de maneira  nenhuma  usar  o  NOME  DE  DEUS  em vão,  pois ,  a  vida  de  uma  NAÇÃO  esta  nesse  sentido, se ele  for  falso  o PAÍS  inteiro  correrá  sério  risco de entrar  num   abismo  tão profundo  que  poderá  ficar  pior  que a VENEZUELA.  

Se ele  for  verdadeiro  em seus  propósitos  ele  fará  essa  NAÇÃO  ser  PRÓSPERA  e quem  conhece  as  profundezas  de  seu coração  é  exatamente  DEUS. 

E  DEUS   não  esta  de brincadeira, Ele  se  aborrece  quem tomam  seu  SANTO  NOME   em  vão, em  outras  palavras  fica  um  alerta  se  ele  usou  para ganhar  as  eleições,  ele  cometeu  um grave  erro, nesse  caso  seu  governo será  um fracasso  total, agora  se  ele  está  sendo  sincero  ele  e  todos  seremos  abençoados. 

O terceiro mandamento proíbe o juramento indiscriminado e leviano, pois o voto é um tipo de compromisso que deve ser reservado para uma solenidade excepcional e incomum.

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Dt 6.13: O cuidado do juramento em nome de Deus
Terça - Gn 14.18-20: O Deus de Melquisedeque era o mesmo Deus de Abraão
Quarta - 1Pe 1.15,16: Deus é santo e exige santidade de seu povo
Quinta - Mt 6.9: É dever do cristão santificar o nome divino
Sexta - Ec 5.2-5: O cuidado antes de fazer um voto a Deus
Sábado - Tg 5.12: A linguagem do cristão deve ser sim, sim e não, não

LEITURA BÍBLICA 

Êxodo 20:7; Mateus 5:33-37; 23:16-19.

Êxodo 20
7 - Não tomaras o nome do SENHOR, teu Deus, em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

Mateus 5
33 - Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás teus juramentos ao Senhor.
34 - Eu, porém, vos digo que, de maneira nenhuma, jureis nem pelo céu, porque é o trono de Deus,
35 - nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés, nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei,
36 - nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
37 - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna.

Mateus 23
16 - Ai de vós, condutores cegos! Pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor.
17 - Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro ou o templo, que santifica o ouro?
18 - E aquele que jurar pelo altar, isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor.
19 - Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta ou o altar, que santifica a oferta?

INTRODUÇÃO

A dificuldade humana para dizer a verdade e cumprir com os seus compromissos na antiguidade eram motivos de juramentos triviais em coisas efêmeras da vida. 

Deus é santo e exige santidade de seu povo. Assim, o relacionamento de todas as pessoas deve ser honesto e cada um deve falar a verdade. A lei estabelece limites, pois Deus está presente nos relacionamentos pessoais de seu povo.

I. O NOME DIVINO

O nome. Nos tempos do Antigo Testamento, o nome era empregado não simplesmente para distinguir uma pessoa das outras, mas também para mostrar o caráter e a índole do indivíduo. 

Houve caso de mudança de nomes em consequência de uma experiência com Deus como Abraão (Gn 17.5), Sara (Gn 17.15) e Jacó (Gn 32.28). 

O nome de Deus representa o próprio Deus, é inerente à sua natureza e revela suas obras e atributos. Não é um apelativo, nem simplesmente uma identificação pessoal ou uma distinção dos deuses das nações pagãs. 

A Bíblia revela vários nomes divinos que podemos classificar em dois grupos: genéricos e específicos.


Nomes genéricos. São três os nomes genéricos que o Antigo Testamento aplica além do “Deus de Israel”. 

Na sua tradução do hebraico para a nossa língua só aparecem dois nomes, “Deus” e “Altíssimo”. O nome “Deus” em nossas bíblias é tradução do hebraico El (Nm 23.8) ou Eloah (Dt 32.15), ou seu plural, Elohim (Gn 1.1). 

O outro nome genérico é Elyon, “Altíssimo” (Dt 32.8), às vezes acompanhado de “El”, como em El-Elyon, “Deus Altíssimo” (Gn 14.19,20).


Nomes específicos. São três os nomes específicos que o Antigo Testamento aplica somente para o Deus verdadeiro: Shadday, Adonay e YHWH. El-Shadday, “Deus Todo-poderoso”, é o nome que Deus usou ao revelar-se a Abraão (Gn 17.1; Êx 6.3). Adonay, “Senhor”, é um nome próprio e não um pronome de tratamento (Is 6.1). 

O outro nome é o tetragrama (as quatro consoantes do nome divino, YHWH, Yahweh, Javé ou Jeová). A versão Almeida Corrigida, nas edições de 1995 e 2009, emprega “SENHOR”, com todas as letras maiúsculas, onde consta o tetragrama no Antigo Testamento hebraico para distinguir de Adonay (Jz 6.22).


II. O NOME QUE SE TORNOU INEFÁVEL

A pronúncia do nome divino. O tetragrama é inefável no judaísmo desde o período interbíblico e permanece impronunciável pelos judeus ainda hoje. 

Isso para evitar a vulgarização do nome e assim não violar o terceiro mandamento. A escrita hebraica é consonantal; as vogais são sinais diacríticos que os judeus criaram somente a partir do ano 500 d.C. 

Assim, a pronúncia exata das consoantes YHWH se perdeu no tempo. Os judeus religiosos pronunciam por reverência Adonay cada vez que encontram o tetragrama no texto sagrado na leitura da sinagoga.


Jeová ou Javé? Na Idade Média, especificamente no século XIV, foram inseridas no tetragrama as vogais de Adonay (o “y” é semiconsoante no alfabeto hebraico). 


O resultado é a pronúncia “YeHoWaH”. Isso para lembrar, na leitura, que esse nome é inefável e, dessa forma, pronunciar “Adonai”. Esse enxerto no tetragrama resultou na forma “Jeová”, que não aparece no Antigo Testamento hebraico. 

Estudos acadêmicos confirmam o que a maioria dos expositores do Antigo Testamento vinham ensinando, que a pronúncia antiga do nome é Yahweh, e na forma aportuguesada é Iavé ou Javé.


O significado. Esse nome vem do verbo hebraico hayah, “ser, estar”. O significado desse verbo em Êxodo 3.14, “EU SOU O QUE SOU”, indica que Deus é imutável e existe por si mesmo; é autoexistente, autossuficiente e que causa todas as coisas. Deus se revela pelo seu nome. O terceiro mandamento é um resumo e ao mesmo tempo uma recapitulação daquilo que Deus havia dito antes a Moisés (Êx 3.14; 6.3).


III. TOMAR O NOME DE DEUS EM VÃO

O terceiro mandamento (Êx 20.7; Dt 5.11). O termo hebraico lashaw, “em vão, inutilmente, à toa”, indica algo sem valor, irreal no aspecto material e moral. 

A Septuaginta emprega a expressão grega epimataio, “impensadamente”. O substantivo shaw (pronuncia-se “chav”) significa “vaidade, vacuidade”. 

Corresponde a usar o nome de Deus de forma superficial, em conversas triviais, e faltar com a verdade em seu nome, como ao pronunciar um juramento falso (Lv 19.12) ou fazer um voto e não o cumprir (Ec 5.4).


Juramento e perjúrio. O juramento é o ato de fazer uma afirmação ou promessa solene tomando por testemunha algum objeto tido por sagrado; o perjúrio é o falso juramento. 

As palavras do Senhor Jesus, “ouvistes que foi dito aos antigos” (Mt 5.33), não se referem ao Antigo Testamento, mas aos antigos ensinos dos rabinos, às suas interpretações peculiares das passagens da lei que falam sobre o tema (Êx 20.7; Lv 19.12; Dt 6.13). 

Isso fica claro, pois as palavras seguintes, “Não perjurarás, mas cumprirás teus juramentos ao Senhor”, não aparecem em nenhum lugar no Antigo Testamento.


Modalidades de juramentos. As autoridades israelitas escalonavam o juramento em diversas modalidades: pelo céu, pela terra, por Jerusalém (Mt 5.34-36), pelo Templo e pelo ouro do Templo; pelo altar e pela oferta que está sobre o altar e assim por diante (Mt 23.16-22). 

Segundo essa linha de pensamento, os juramentos se classificavam em obrigatórios e não obrigatórios. Jurar pelo Templo não seria válido; mas, se alguém jurasse pelo ouro do Templo, estava obrigado a cumpri-lo. 

Tais crenças e práticas eram condenadas nas Escrituras Sagradas. Tudo isso era uma forma de ocultar o pecado.


IV. O SENHOR JESUS PROIBIU O JURAMENTO?

Objetivo do terceiro mandamento. A finalidade é pôr um freio na mentira, restringir os juramentos e assim evitar a profanação do nome divino (Lv 19.12). 

O Senhor Jesus nos ensinou na oração do Pai Nosso a santificar o nome divino (Mt 6.9). Ninguém deve usar o nome de Deus nas conversas triviais do dia a dia, pois isso é misturar o sagrado com o comum (Lv 10.10). 

O Senhor Jesus condenou duramente essas perversões farisaicas, práticas que precisavam ser corrigidas ou mesmo substituídas. Este mandamento foi restaurado sob a graça e adaptado a ela na nova dispensação, manifesto na linguagem do cristão: “sim, sim; não, não” (Mt 5.37).


A proibição absoluta. Há os que entendem que a expressão “de maneira nenhuma” (Mt 5.34) é uma proibição de toda e qualquer forma de juramento. 

Entre os que defendem essa interpretação estão os amish e os quakers, que nos Estados Unidos se recusam a jurar nos tribunais de justiça. 

Eles acreditam que o Senhor Jesus não fez declaração sob juramento diante do Sinédrio (Mt 26.63,64). De igual modo, o apóstolo Paulo evitava fazer juramentos em afirmações solenes (Rm 9.1; 1Co 1.23).


A proibição relativa. Outros afirmam que a proibição de Jesus se restringe aos juramentos triviais, e por essa razão o Senhor Jesus foi específico: “de maneira nenhuma, jureis nem pelo céu, [...] nem pela terra, [...] nem por Jerusalém, [...] nem jurarás pela tua cabeça” (Mt 5.34-36). 


Outro argumento é que homens de Deus no Antigo Testamento faziam juramentos em situação solene e o próprio Deus jurou por si mesmo (Gn 24.3; 50.6,25; Hb 6.13,16). Consideram, ainda, como juramento a resposta de Jesus e as declarações solenes de Paulo (Mt 26.63,64; Rm 9.1; 1 Co 1.23). 

Essas últimas passagens bíblicas não parecem conclusivas em si mesmas; entretanto, a proibição relativa nos parece mais coerente. Mesmo assim, devemos evitar o juramento e substituir o termo por voto solene em cerimônias de casamento.

Continuação  na próxima  edição.