ALERTA GERAL, CARROS E ONIBUS E CAMINHÕES FORAM VISTOS COM DIZERES POLICIA BOLIVARIANA JÁ TERRITÓRIO DO RIO GRANDE DO SUL COM DIVISA AO URUGUAY, fontes confirmam as fotos divulgadas nos dias 14 e 15 nas redes sociais. E ainda falam em castelianos. Lembram dos Africanos e haitianos que o governo do Acre mandou para o Rio Grande do Sul, agora e confirmado
O Conselho Nacional de Imigração (CNIg) prorrogou o prazo para a concessão de visto humanitário aos haitianos. De acordo com a publicação de segundo-feira (15), do Diário Oficial da União, cidadãos da ilha caribenha que desejarem continuar no país legalmente podem solicitar a permanência até o dia 30 de outubro de 2015. A Gazeta Central já vinha alertando.
O documento garante ao imigrante o direito ao trabalho com carteira assinada e regularizada e o acesso à saúde e à educação por um período de cinco anos, que poderá ser renovado por igual período mediante a comprovação de atividade laboral no país.
O debate no Brasil e a atenção em relação às políticas públicas para a população haitiana tem crescido desde 2010, quando um terremoto de 7 graus na escala Richter atingiu o país e colocou a maior parte de sua população em situação de miséria. Milhares deles migraram ilegalmente para o Brasil, a maior parte pelas fronteiras acrianas com o Peru e a Bolívia.
Apenas no período de 2011 e 2012, 5.580 autorizações de permanência foram concedidas pelo CNIg aos estrangeiros haitianos como aponta o relatório Estudos sobre a Migração Haitiana ao Brasil e Diálogo Bilateral, lançado em fevereiro deste ano.
Desses, quase a totalidade dos pedidos de regularização de situação foram feitos já de dentro do Brasil, sendo a principal porta de entrada a Região Norte.
Mas não é só isso, ainda tem mais.
Na Zona Franca de Manaus, foram demitidos 10.000 trabalhadores brasileiros, quantos brasileiros hoje estão sem emprego ou perderão até 2015? - Não existe lógica trazer "trabalhadores" de outros países...
ResponderExcluir