RENATO SANTOS 30/04/2018 Onde há fumaça é por que tem fogo, o nome da Marina Silva se complica a cada vez mais, é bom o prefeito Guti começar a pensar deixar de apoiar a REDE, para não se complicar seu governo não anda bem das pernas.
Marina estava ao lado do pré-candidato a prefeito pelo PSB, Guti Costa, e do advogado Alexandre Zeitune, escolhido pela Rede para ser o vice na disputa municipal. |
A Comissão Especial de Inquérito-CEI da Câmara de Guarulhos que investiga suposto crime de extorsão cometido pelo vice-prefeito Alexandre Zeitune (Rede) reuniu-se na manhã desta terça-feira no ultimo dia (17) para ouvir o depoimento de Marco Antônio Ferreira.
Ele aparece nos áudios recebidos pelo vereador Marcelo Seminaldo, presidente da CEI. Ferreira respondeu aos questionamentos dos vereadores e de Leonardo Freire, advogado da Rede.
Em seu depoimento, Ferreira descreveu a conversa entre Zeitune, o empresário guarulhense Paulo Zu e ele como informal. Ele contou, por exemplo, que Paulo Zu queria informações sobre como investir em campanha eleitoral, quanto poderia caber para cada candidato, Sobre eventuais benefícios, Ferreira lembrou que Zeitune, em litígio político com o prefeito Guti (PSB), não teria como exercer algum tipo de influência no Executivo para favorecer quem quer que seja.
Marco Antônio Ferreira contou que até julho de 2017 foi diretor em uma das empresas de Paulo Zu e agora oferece consultoria para o empresário. Zeitune, dono de um escritório de advocacia, presta serviços a Ferreira e Paulo Zu, daí o fato de os três se conhecerem e serem amigos ou colegas, de acordo com o depoente.
Entre os vereadores, Moreira (PTB) sugeriu que Marina Silva, citada nos áudios, fosse também chamada para depor. Eduardo Carneiro (PSB) foi além, ampliando o leque para todas as pessoas citadas nas gravações e que apareceram durante os depoimentos.
PETISTAS SÃO CONTRA POR QUE SERÁ?
Genilda Sueli Bernardes (PT), por sua vez, criticou o fato de a CEI a cada dia perder seu caráter técnico para ter um viés político e pediu que o prefeito Guti também fosse chamado, opinião compartilhada pelo advogado da Rede.
Sobre este assunto, Marcelo Seminaldo afirmou que mais pessoas poderão ser chamadas para depor, além de Paulo Zu, que ainda não falou à CEI. “Vamos nos reunir na próxima terça-feira e definir as pessoas que serão convocadas para novos depoimentos, de acordo com a pertinência de sua participação nesta investigação”, garantiu.
Participaram também da reunião da CEI Toninho da Farmácia (PSD), Carol Ribeiro (PMDB), Serjão Inovação (PSL), Genilda Sueli Bernardes (PT), Geraldo Celestino (PSDB), Acácio Portella (PP) e Luís da Sede (PRTB).
A Comissão Especial de Inquérito-CEI da Câmara de Guarulhos que investiga possível crime de extorsão cometido pelo vice-prefeito Alexandre Zeitune (Rede) reuniu-se na manhã desta quinta-feira (26), no plenário da Casa.
Participaram também o próprio Zeitune, além de Leonardo Freire e Nilson Gonçalves, respectivamente advogado e representante da Rede.
Ao final da reunião, os vereadores decidiram por convocar para o encontro da próxima quinta-feira, 3 de maio, o empresário Paulo Zhu. Em gravações de áudio, ele estaria supostamente negociando apoio financeiro àquele partido. Também será chamado para depor o presidente da cooperativa de crédido Sicoob UniMais, embora a organização não tenha sido citada nominalmente dos áudios.
Fato que chamou atenção nos últimos dias foi a declaração protocolada por Paulo Zhu, na Câmara, na qual afirma que não houve, durante reunião com Zeitune, nenhum tipo de extorsão. O vice-prefeito e o advogado Freire tentaram frear a continuidade dos trabalhos da CEI, alegando que o fato de não haver o crime objeto da investigação tiraria o sentido da existência da Comissão.
Os vereadores mantiveram sua posição: “Se encontrarmos alguma outra possível irregularidade, vamos investigar também”, afirmou Marcelo Seminaldo (PT), proponente e presidente da CEI.
Termos como parcialidade, interesses políticos, corrupção, mentiras e processo inquisitório esquentaram o debate, com discussões. Os vereadores também decidiram, por maioria, chamar para depor a pré-candidata à Presidência da República Marina Silva (Rede), citada nas gravações.
A sugestão só não foi votada porque Moreira (PTB) solicitou que para este item todos os vereadores da CEI deveriam estar presentes – faltaram Geraldo celestino (PSDB) e Romildo Santos (DEM). Genilda Lula Bernardes (PT), sobre este assunto, disse que o prefeito Guti (PSB), mencionado durante a investigação, também deveria ser citado.
A Comissão contou também com os vereadores Toninho da Farmácia (PSD), Serjão Inovação (PSL), Carol Ribeiro (PMDB), Eduardo Carneiro (PSB), Acácio Portella (PP), Moreira (PTB) e Luís da Sede (PRTB).
As reuniões ordinárias da CEI são realizadas às terças-feiras, no plenário da Câmara, a partir das 9h, sempre abertas ao público. A TV Câmara Guarulhos transmite o evento ao vivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.