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RENATO SANTOS 20/09/2019 Na reunião do CONSEG de Cumbica realizada na ultima quinta feira, algo pode mudar em Guarulhos e precisa ninguém aguenta mais aquelas motos barulhentas e nem mesmo aquelas linhas chilenas que são usadas nos pipas em toda cidade, às pessoas não sabem mas ambos são considerados crimes.
Na última quarta feira, uma moto passou acelerando tão alto que o motorista da linha 433, Terminal São João até Terminal Vila Galvão, levou susto, às 18:30, na estrada João Zarif, ônibus lotado com estudantes universitários, por pouco não causa um acidente.
Reunião de ontem do Conseg Cumbica
Pela lista de presença foram mais de 80 pessoas.
Comparece nesta reunião o representante da OAB e o Rodrigo Tavares, atual presidente do diretório municipal do PRTB, vice presidente do diretório Estadual, e foi candidato à governador pelo PRTB, partido do vice presidente da República General Mourão.
PRESIDENTE DO CONSEG ALBINO PEIXE
VICE PRESIDENTE HUMBERTO GARCIA
Discutiu-se temas como perturbação do sossego público (som alto em festas residenciais e pancadões )
Atendimento médico na rede pública, aberturas do os antigos acessos a via Dutra, fiscalização nas motos com escapamentos adulterados incomodando, proibição do uso de evolução e da linha chilena.
A cada ano que passa, Torres parece se tornar uma cidade mais urbanizada, movimentada e barulhenta. Obras em andamento, caminhões e carros passando, carros de som anunciando. São vários os sons da cidade que se misturam ao nosso dia-a-dia, principalmente no chamado ‘horário comercial’.
Mas há dois tipos de ruídos que se espalham por Torres em horários inconvenientes, e que são nocivos aos ouvidos do cidadão: 1) o que sai do som automotivo com volume muito alto; 2) o das motocicletas barulhentas, com escapamento modificado. Nesta reportagem, vamos nos focar principalmente na questão das motos barulhentas.
Encarregado de eliminar o ruído do motor, o silenciador do escapamento é um item importante para deixar as motocicletas sonoramente mais agradáveis, quando estas circulam pelas cidades.
Entretanto, em busca de um barulho mais possante ou uma estética mais agressiva, há motociclistas que instalam escapamentos esportivos que, em muitos casos, deixam o nível de ruído do veículo mais elevado. Há ainda os que furam o escapamento ou retiram o miolo silenciador – aumentando o ronco consideravelmente .
E como o escapamento é responsável por controlar a liberação dos gases pelo motor, sua troca/retirada pode fazer com que a emissão de fumaça pela moto seja maior.
O que diz a lei
Duas legislações diferentes abordam a questão dos exageros do barulho nas motocicletas: uma é diretamente relacionada ao trânsito, enquanto a outra tem viés ambiental.
No Código de Trânsito Brasileiro – conforme apresentado pelo Artigo 230, parágrafo VII – “Conduzir o veículo com a cor ou característica alterada” é uma infração de trânsito grave, que gera multa no valor de R$195,23 e medida administrativa (com a retenção do veículo para regularização.
O mesmo Artigo 230, mas agora no parágrafo XI, também aponta como infração de trânsito conduzir veículo “com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante”; Se o condutor não resolver o problema no momento da autuação, perde 5 pontos na carteira e paga multa de R$127,96.
O motociclista também pode ser multado por estar com níveis de ruído acima do permitido. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) determina um máximo de 99 decibéis (db) para motocicletas fabricadas até 1998 ou o nível descrito no manual para modelos posteriores (entre 75 e 80db conforme a cilindrada). Porém para aplicar esta multa, o agente de trânsito não pode ter apenas o ouvido como testemunha: É necessário tr um aparelho chamado decibelímetro, que mede os decibéis de ruído. Mas os agentes dificilmente possuem um aparelho destes, e por isso a multa não pode ser aplicada.
Outro crime é a linha chilena um perigo para todos.Em Minas Gerais há três Leis que proíbe o uso da Linha chilena, precisa ser feita em Guarulhos caso não haja, o uso de cerol e/ou linha chilena e a fabricação desse material poderão ter punições mais rígidas.
Três projetos de lei que tramitam na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pretendem alterar a Lei 14.349, de 2002, que proíbe o uso da mistura de cacos de vidro e cola no estado. As matérias pretendem aumentar as multas para as pessoas flagradas com os produtos cortantes e, ainda, punir quem fabrica e vende este tipo de material.
Em São Paulo há um projeto de Lei de n.º 508/2017, para proibir o uso dessa linha maldita que só trás desgraça para a população que fica refém de criminosos.
As mortes por linhas de pipa com cortantes ou cerol são frequentes na cidade de São Paulo, principalmente no período de férias. O uso de linha cortante oferece perigo para os motociclistas e o contato do cerol com os fios da rede elétrica pode provocar choques além de desencadear o desligamento da energia causando prejuízos à população.
Para evitar esse tipo de acidente, o vereador Claudinho de Souza (PSDB) elaborou o Projeto de Lei (PL) 508/2017 , que está tramitando na Câmara Municipal de São Paulo, proibindo a comercialização de qualquer material cortante para linhas ou fios usados para soltar pipas no Município de São Paulo.
Segundo o vereador, a proposta proíbe a linha cortante e industrializada, conhecida como linha chilena ou indonésia, obtida por meio da combinação de cola de madeira ou cola cianoacrilato com óxido de alumínio, carbeto de silício e quartzo moído, ou qualquer produto e substância de efeito cortante.
O Projeto especifica que o estabelecimento que for flagrado comercializando linha cortante será autuado e multado no valor de R$ 2.000,00.
Esta na hora da Câmara dos Vereadores de Guarulhos fazer Leis para proibir as motos com escapamentos adulterados de serem proibidas de circular pela cidade e o uso das linhas assassinas.
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