RENATO SANTOS 27/09/2019 A menina que foi na ONU e gritou em alto bom som " vocês roubaram meu sonho", de qual sonho ela estava falando.
Thunberg nasceu em 3 de janeiro de 2003. A sua mãe é Malena Ernman, uma cantora de ópera sueca. Seu pai é Svante Thunberg, ator. Seu avô é Olof Thunberg, ator e diretor.
Greta Thunberg foi diagnosticada com síndrome de Asperger, TDAH, transtorno obsessivo-compulsivo e mutismo seletivo. Embora reconheça algumas dificuldades por causa de seu diagnóstico, Thunberg diz que dependendo das circunstâncias, "ser diferente é um superpoder".
Thunberg é vegetariana e ativista pelo direito dos animais.
Ela é uma criança mimada e não gosta de receber críticas, então vai uma." se você fosse minha filha a conversa seria outra, seu lugar é na escola e não ser idiotizada por uma esquerda morta a séculos, onde esta seus " mestres" se não tiverem enterrado apodrecidos pelo tempo."
Em 20 de agosto de 2018, Thunberg, cursando o nono ano, decidiu não frequentar a escola até as eleições gerais de 2018 na Suécia, em 9 de setembro, depois de ondas de calor e incêndios na Suécia. Seus pedidos foram que o governo da Suécia reduzisse as emissões de carbono, de acordo com o Acordo de Paris, e ela protestou sentando do lado de fora do Riksdag todos os dias, durante o horário escolar com o sinal de "Skolstrejk för klimatet" (de greve da escola pelo clima).
Após as eleições gerais, ela continuou a greve somente nas sextas-feiras, que ganhou atenção mundial. Protestos semelhantes foram organizados em outros países, como a Holanda, a Alemanha, a Finlândia e a Dinamarca. Na Austrália, milhares de estudantes foram inspirados por Thunberg a fazer greve na sexta-feira, ignorando os comentários do Primeiro-Ministro Scott Morrison que diziam "mais de aprendizagem nas escolas e menos ativismo".
No Twitter, ela usou hashtags e disseminou a consciência online. Thunberg participou na manifestação Rise for Climate (Erga-se pelo clima) em frente ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, e a Declaração de Rebelião organizada pela Extinção Rebelião em Londres.
Em 4 de dezembro de 2018, Thunberg abordou a COP24 das Nações Unidas para a cúpula das alterações climáticas. Em sua declaração para o COP24 em 12 de dezembro de 2018 na assembleia plenária, ela observou:
Segundo a jornalista do site skiy news ela gosta mesmo de zombar de seus críticos. A adolescente, que já trombou com o presidente dos EUA, Donald Trump, compartilha um vídeo de comédia online que zomba de seus críticos.
Vai crescer menina e depois venha criticar seus críticos deixa de ser manipulada por pessoas que tem sua mente apodrecida por um sistema falho, corrupto e sujo.
Segue a matéria da jornalista Emily Mee, Greta Thunberg zombou dos trolls que criticam sua campanha de ação climática ao compartilhar um vídeo que zombava de "adultos zangados com uma criança".
O ativista de 16 anos respondeu a um esboço de comédia publicado pelo comediante australiano Mark Humphries, que brincava com ligações furiosas telefonando para o "Greta Thunberg Helpline".
No vídeo, uma pessoa diz: "Fico irracionalmente com uma garota sueca que quer salvar o planeta. Felizmente, agora há um número para o qual posso ligar".
Outro diz: "Bem, eu não sei por que ela bate em Obama quando eu nunca cheguei".
Humphries compartilhou o vídeo no Twitter com a legenda: "A Linha de Apoio Greta Thunberg: para adultos com raiva de uma criança".
Respondendo ao clipe, Thunberg twittou: "Espere aí! A ajuda está disponível".
Isso acontece depois que a adolescente revidou o presidente dos EUA , Donald Trump, depois que ele compartilhou um vídeo dela falando apaixonadamente na Cúpula de Ação Climática da ONU, com um comentário aparentemente sarcástico na legenda.
Uma frase feita e decorada por ela : "Você só fala de crescimento econômico eterno verde porque você está com muito medo de ser impopular. Você só fala em seguir em frente com as mesmas ideias ruins que nos meteram nessa confusão, mesmo quando a única coisa sensata a fazer é puxar o freio de emergência. Você não é maduro o suficiente para dizer como é. Mesmo esse fardo você deixa para nós, filhos.
Greta Thunberg foi uma das vencedoras do artigo de debate do Svenska Dagbladet em uma competição sobre o clima para os jovens em maio de 2018.
Thunberg foi indicada para o prêmio da empresa de eletricidade Telge Energi para crianças e jovens que promovem o desenvolvimento sustentável, o Prêmio do Clima para Crianças, mas recusou porque os finalistas teriam de voar para Estocolmo. Em novembro de 2018, ela recebeu a bolsa Fryshuset de jovem modelo do ano.
Em 21 de julho de 2019, ela recebeu o Prêmio da Liberdade da Normandia, em Caen, no norte da França, recebendo, além de um troféu, 25 mil euros para promover sua iniciativa.
Então ela gosta de dinheiro, a pergunta é outra quem deu esse valor pra essa jovem.
Em março de 2019, Greta foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz. O resultado será divulgado em outubro de 2019.
referências de pesquisas:
«Greta Ernman Thunberg (16 år) Stockholm | Ratsit». www.ratsit.se (em sueco). ratsit.se. 31 de janeiro de 2019. Consultado em 31 de janeiro de 2019
«The Swedish 15-year-old who's cutting class to fight the climate crisis»
Welle (www.dw.com), Deutsche. «A coerência de Greta Thunberg na luta pelo clima | DW | 20.08.2019». DW.COM. Consultado em 16 de setembro de 2019
«The Fifteen-Year-Old Climate Activist Who Is Demanding a New Kind of Politics». The New Yorker
Thunberg, Greta, O apelo apaziguador para agirmos agora contra a mudança climática (em inglês), consultado em 16 de setembro de 2019
«'É um superpoder', diz Greta Thunberg sobre ter Síndrome de Asperger». HuffPost Brasil. 2 de setembro de 2019. Consultado em 16 de setembro de 2019
«Greta Thunberg sobre síndrome de Asperger: 'É um superpoder'». O Globo. 2 de setembro de 2019. Consultado em 16 de setembro de 2019
RTP, RTP, Rádio e Televisão de Portugal-. «Extrema-direita alemã nega mudanças climáticas e ataca Greta Thunberg». www.rtp.pt. Consultado em 16 de setembro de 2019
«Greta Thunberg Says Eating Meat Is "Stealing Her Generation's Future"». PETA UK (em inglês). 3 de maio de 2019. Consultado em 27 de setembro de 2019
«Klimatmanifestation över hela landet: "Ödesfråga"»
«Australian school children defy prime minister with climate strike»
«This Is Our Darkest Hour: With Declaration of Rebellion, New Group Vows Mass Civil Disobedience to Save Planet»
«'Our leaders are like children', school strike founder tells climate summit». ISSN 0261-3077
«Greta Thunberg makes an impassioned appeal at UN climate change conference in Poland». Herald Sun
«You Are Stealing Our Future: Greta Thunberg, 15, Condemns the World's Inaction on Climate Change». Democarcy NOW!
Langmann, Elisabet; Säfström, Carl Anders (10 de dezembro de 2018). «Varför tar våldet aldrig slut och vad kan vi göra åt det?». Nordic Studies in Education. 38 (04): 337–351. ISSN 1891-5949. doi:10.18261/1891-2018-04-04
Gelin, Gustav (1 de novembro de 2018). «Därför nobbar Greta Thunberg klimatpriset». ETC (em sueco). Consultado em 3 de março de 2019
Fryshuset é um centro de atividades para jovens em Estocolmo, na Suécia, que oferece projetos sociais e programas educacionais.
«Greta Thunberg blir Årets unga förebild». Aktuell Hållbarhet (em sueco). 22 de novembro de 2018. Consultado em 3 de março de 2019
«Ativista sueca Greta Thunberg recebe prêmio na França». R7.com. 21 de julho de 2019. Consultado em 29 de julho de 2019
«Greta Thunberg: conheça a adolescente indicada ao Nobel da Paz». Revista Galileu. Consultado em 25 de setembro de 2019
«Conheça a adolescente indicada ao Nobel da Paz por mobilização contra mudanças climáticas». O Globo. 15 de março de 2019. Consultado em 25 de setembro de 2019
«Aos 16, sueca ativista do clima é indicada ao Nobel da Paz - Internacional». Estadão. Consultado em 25 de setembro de 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.