- SP: assinado contrato para resolução da questão do acesso ferroviário ao Aeroporto de Guarulhos, que ficou incompleta. O People Mover ligará a Linha-13 Jade (CPTM) aos 3 terminais em 6 minutos. Uma tecnologia limpa, com emissão de zero poluentes e 100% de investimento privado. pic.twitter.com/ghXZDv097z
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 14, 2021
RENATO SANTOS 14/09/2021 Uma ótima noticia para a Cidade de Guarulhos, o Aeroporto Internacional passará uma grande transformação tecnologica, será modernozado e contará com serviços de primeiro mundo na área de trannsporte da linha 13- Jabe, mais rádido e poderá levar 2.000 passageiros, uma esperança já que o governador estadual esqueceu e nos deixou de lado.
Foi assinado um contrato que mudará a História do Município de Guarulhos, assinado contrato para resolução da questão do acesso ferroviário ao Aeroporto de Guarulhos, que ficou incompleta. O People Mover ligará a Linha-13 Jade (CPTM) aos 3 terminais em 6 minutos. Uma tecnologia limpa, com emissão de zero poluentes e 100% de investimento privado.
Divisão ferroviária da Marcopolo será a responsável pelos três trens do chamado 'People Mover' do maior aeroporto do país.
Alvo de críticas desde o início da operação, a ligação por ônibus entre a estação Aeroporto da linha 13-Jade da CPTM e os terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, está com os dias contados.
Porém, veículos de uma fabricante de ônibus continuarão a operar no trecho, mas de outra forma. A Marcopolo, tradicional encarroçadora brasileira, está no Consórcio AEROGRU, vencedor da disputa para construir a ligação complementar entre a estação ferroviária da CPTM e os terminais do maior aeroporto do país.
Os trens serão construídos pela divisão ferroviária da empresa, e terão ar-condicionado, som ambiente, Wi-Fi e painéis com informações do aeroporto.
Na última quarta-feira (8), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou o aditivo para a construção de um sistema para ligar o modal ferroviário aos terminais do aeroporto de forma mais efetiva do que os ônibus atuais.
Isso porque a estação da CPTM fica a até 3 km do terminal mais distante de Guarulhos. O projeto previa que a concessionária do aeroporto construísse um monotrilho para esse trecho final em troca da autorização para construir um shopping e um hotel na frente do terminal 2. Porém, isso nunca saiu do papel.
Agora, a administradora do aeroporto vai investir R$ 271,7 milhões para a construção de um trecho de 2,7 km, ligando a atual estação Aeroporto da CPTM aos três terminais. Os valores serão descontados da outorga paga pela GRU Airport à União.
A pequena linha terá 4 estações: uma de integração com a CPTM e uma em cada terminal do aeroporto. Serão usados 3 veículos, capazes de transportar até 200 pessoas, cada. Isso é menos de 10% da capacidade de um trem da Série 2500 utilizado pela CPTM na linha 13. De todo modo, o governo promete que até 2 mil usuários possam ser transportados por hora em cada direção com esse novo modal.
O tempo de viagem deve cair dos atuais 20 minutos para 6 minutos, considerando o deslocamento entre a estação da CPTM e o Terminal 3, o mais distante. O tempo de espera entre os trens também será de 6 minutos.
As obras devem começar em janeiro de 2022, com previsão de finalização no mesmo mês de 2024. A tecnologia utilizada, Aeromovel, é brasileira, e foi criada por Oskar Coester.
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