RENATO SANTOS 07/11/2021A pergunta que todos querem a resposta, o que levou a aeronave taxi aéreo prefixo PTPNJ a cair com os passageiros e dois tripulantes o polito e co piloto, fizeram impossível diferente dos colegas em setembro que não tiveram tempo.
Estamos aguardando a resposta, a ANC divulgou hoje uma nota à Imprensa a qual a Gazeta central Blog teve acesso, segue a nota:
INFGRÁFICO G1
AAgência Nacional de Aviação Civil (ANAC) se solidariza com os familiares das vítimas do acidente aéreo na serra de Caratinga, interior de Minas Gerais, nesta sexta-feira (5/11).
A aeronave de matrícula PT-ONJ, modelo C90A, tinha como proprietário e operador a empresa Pec Taxi Aereo Ltda e possuía capacidade para transportar seis passageiros, além dos pilotos.
De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião estava com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido até 01/07/2022. A empresa tinha autorização para operar táxi-aéreo.
As investigações sobre as causas do acidente serão realizadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticas (Cenipa), do Comando da Aeronáutica. A Agência acompanha as investigações que estão em curso e se mantém à disposição.
O avião que caiu com a cantora Marília Mendonça deve ser retirado neste da zona rural de Caratinga, em Minas Gerais.
Outra hipótese da possivel investigação é que a torre de transmissão de energia não era sinalizada, a pergunta é, se às torres não eram sinalizadas porque então a pista de pouso e decolagem eram tão perto?
Vamos então explorar o lado técnico do aeroporto: O Aeroporto Regional de Ubaporanga, também conhecido por Aeroporto de Caratinga (ICAO: SNCT), é um aeroporto regional que está localizado no município brasileiro de Ubaporanga, no interior do estado de Minas Gerais.
Serve ao município de Caratinga, situado no colar metropolitano do Vale do Aço, no entanto suas operações estão restritas ao período diurno e com aeronaves de pequeno porte.
Sua pista é asfáltica e tem 1 080 metros de extensão. Está situado próximo à BR-116, no povoado de Córrego das Palmeiras.
Em 5 de novembro de 2021, o bimotor Beechcraft King Air prefixo PT-ONJ caiu a quatro quilômetros da pista de pouso, em uma cachoeira do município de Piedade de Caratinga, quando se preparava para pousar no aeroporto.
A queda vitimou todos os ocupantes, sendo dois tripulantes e três passageiros, dentre eles a cantora Marília Mendonça. A aeronave vinha do Aeroporto Internacional de Goiânia e transportava a artista para um show que ela faria em Caratinga na mesma data.
Antes de atingir o solo o aparelho atingiu cabos de torre de alta tensão, que, segundo relatos de pilotos, atrapalharam aterrissagens nos meses anteriores.
O aparelho parecia pouco danificado, os instrumentos estavam intacto a qua vai ajudar nas investigações, mas o que estamos de olho é na questão dos parabrisas da aeronave, porém, parece que todos os pilotos tinham uma preocupação as torres de energia elétrica, que atrapalhavam as aterrissagens.
Uma observação, se verificarmos nas fotos as partes principais da aeronave ficaram poucos danificados, mas a calda vicou bastante danificada, nessas condições todos passageiros sairiam com vida, mas então o que levou todos a óbitos?
Comentários Renato Santos 07/11/2021
O QUE HOUVE COM AS VÍTIMAS?
Caso o avião faça um pouso forçado, geralmente, as forças se distroem entre a movimentação vertical e horizontal da aeronave.
É a tragetória de pouso comum de um avião,que desce aos poucos enquanto avança para frente, mas agravada pelo fato de isso ocorrer em local improvisado, e não uma pista.
O que poderia ter ocorrido com o avião de Marília Mendonça é uma perda de sustentação, e ele teria caído na vertical, e não voando para a frente, como costuma ocorrer.
Isso é apenas uma especulação, mas serve para entender um pouco mais sobre a força que o corpo humano recebe nesse tipo de queda.
"Se fosse um pouso forçado e o avião tivesse pousado e parado naquela posição, provavelmente, todos estariam vivos", diz o piloto Raul Marinho, gerente técnico da Abag (Associação Brasileira de Aviação Geral). "Aparentemente, o avião caiu de maneira abrupta, perdendo a sustentação e girando em relação ao solo.
Essa rotação seria como a de um ventilador de teto. Se fosse isso que ocorreu, o avião teria caído e, ao tocar no solo, sofrido uma desaceleração brusca, ocasionando a morte das pessoas a bordo. Isso é tudo apenas teoria apenas.
Se houve mesmo uma perda de sustentação o que pode ter causado, avião não cai sozinh fatores humanos podem contribuir, desta a ultima checagem feitos por mecânicos antes de voar, até mesmo uma falha tecnica na aeronave.
Mas então o que houve com os passageiros abordos e a tripulação vamos entender.
De acordo com Adnamare Tikasawa, mestra em terapia ocupacional neurológica, a desaceleração é uma das principais responsáveis pelas mortes quando acontece uma diminuição brusca da velocidade de um corpo em movimento.
Isso ocorre quando há uma interrupção súbita de um movimento. Segundo a profissional, o corpo da pessoa fica parado, fixo no objeto em movimento (no caso, o avião), mas os órgãos internos mantêm a velocidade.
Os órgãos não estão totalmente presos e por isso acabam se chocando com muita força contra ossos, músculos e pele.
Dependendo da intensidade do choque, órgãos internos como o baço e o fígado, podem se romper, de acordo com Adnamare.
Já o cérebro tende a entrar em choque contra a caixa craniana, formando coágulos hematomas e lesionando o órgão. Ainda pode ocorrer um deslocamento do cérebro dentro da calota craniana o que provoca um estiramento da base do crânio onde está localizado o tronco cerebral, diz a terapeuta.
Também é comum que ocorram múltiplas fraturas, como a da coluna cervical. "Quanto maior a velocidade, maiores são os danos", diz Adnamare.
Fonte: da explicação do que aconteceu com as vítimas do acidente com a Marília Mendonça
OBs: Errata: o texto foi atualizado A versão original deste texto continha trechos idênticos a uma reportagem de 1994 sobre a morte de Ayrton Senna publicada na Folha de S.Paulo. A cópia ocorreu nas partes em que a especialista Adnamare Tikasawa explica os efeitos da desaceleração nos órgãos internos. Os trechos idênticos foram enviados por escrito à reportagem do UOL pela especialista. O texto foi alterado.... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/todos-a-bordo/2021/11/06/marilia-mendonca-aviao-desaceleracao-morte-aviao-king-air.htm?cmpid=copiaecola
PERDA DE SUSTENTABILIDADE :
O que houve com aeronave?o bimotor Beechcraft King Air , não é a primeira vez que esse tipo de aparelho cai, em São Paulo, também houve levantamos essa história, na época eram sete passageiros. Vamos aos fatos:
OUTRO ACIDENTE
O Registro Aeronáutico Brasileiro, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aponta que o avião acidentado tratava-se de um bimotor modelo B200GT, conhecido como King Air, fabricado em 2019 pela Textron Aviation. O avião tem capacidade para piloto, co-piloto e mais seis passageiros.
O certificado de verificação de aeronavegabilidade do avião estava dentro da validade (até 13 de setembro de 2022.
14/09/2021 São Paulo Piracicaba:
O avião Beechcraft King Air B200GT que caiu em Piracicaba, em São Paulo, na manhã de terça-feira (14), tem capacidade para até 8 passageiros e custa, em média, um novo, mais de R$ 35 milhões.
Vamos enfrente: Segundo dados da Agência Nacional de Avião Civil (Anac), o Brasil possui, atualmente, 430 aviões de diversos modelos King Air operacionais e que podem voar.
O acidente com a aeronave deixou 7 mortos, entre eles o sócio da Raízen Celso Silveira Mello Filho, de 73 anos, piloto e copiloto. O avião caiu em uma área de mata no bairro Santa Rosa e, com a explosão, um incêndio teve início no local.
A aeronave que se acidentou era modelo 2019 e era um turboélice de dois motores usado para pouso convencional em pistas curtas.
Conforme o consultor aeronáutico Raul Marinho, o modelo de aeronave que caiu é extremamente popular no país, em especial no agronegócio, devido a sua capacidade de pousar em pistas curtas e de diferentes formações, como pistas de terra e de cascalho.
"Sou piloto e já voei com esses aviões várias vezes.
É um avião extremamente popular no Brasil, muito robusto e que consegue operar em pistas de diversos tipos, pista de terra, pistas de cascalho, pistas curtas. É um avião conhecido pela segurança", diz Marinho.
O avião é fabricado nos Estados Unidos e o motor é canadense. "É um avião fácil de pilotar. Pela carga dele, usa piloto e copiloto, mas não requer a presença física de dois pilotos nas operações e nem o treinamento dos pilotos em simulador", explica o consultor.
Marinho diz que a aeronave que se acidentou era nova - fabricada em 2019 -, tinha poucas horas de uso e que, na sua visão, possivelmente pode ter ocorrido uma falha humana ou de manutenção.
"Ele tem um motor com menor índice de falhas no mundo, na prática, não quebra se é feita a manutenção correta", afirma o consultor.
Piloto desde 1959, George Sucupira, que foi presidente da associação de pilotos brasileiros por mais de 20 anos, também diz que a qualidade da aeronave é seu diferencial.
"Esse avião que caiu é top de linha, é o melhor que tem, acima dele só jato. É um turbohélice excelente, sem limite de uso e que pousa em qualquer lugar, é o melhor da categoria no momento. E tanto o piloto quanto o copiloto eram experientes. Qualquer questionamento sobre o que causou o acidente, nesse momento, é especulação", diz Sucupira.
Os passageiros na época eram Raizen Celso Siveira Nello Filho 73 anos, morreram na queda Meneghel, 71 anos, e os 3 filhos do casal, também morreram o poloto Celso Elias Carloni, 39 anos , e o co piloto Giovani Dedini Guio,24 anos, adivinha a semelhança com avião da Marilia Mendonça.
Era operado pela CSM agropecuária , de propriedade de Celso Silveira Mello Filho, p certificado de verificação de aeronavegabilidade do avião estava dentro da validade ( até 13 de setembro de 2022).