RENATO SANTOS 14/12/2018 Finalmente o Brasil tem um submarino para chamar de seu. Com a Presença do Presidente Jair Bolsonaro, o ano de 2019 para a Marinha Brasileira começa com orgulho.
Nessa foto só te um Patriota prestem bem atenção |
Em cerimônia no Complexo Naval de Itaguaí (RJ), na manhã desta sexta-feira (14), o presidente da República, Michel Temer, fez o lançamento do Submarino Riachuelo. “Estamos dando prova renovada da excelência de nossa indústria naval. Mostrando que juntos, nós, brasileiros, somos capazes de superar qualquer desafio”, ressaltou Temer.
Submarino de fabricação nacional é prova de excelência da indústria naval. Estamos mostrando que juntos, nós, brasileiros, somos capazes de superar qualquer desafio: https://t.co/oHvNsHX23H pic.twitter.com/kx3LbT0wNi— Michel Temer (@MichelTemer) 14 de dezembro de 2018
O submarino é o primeiro de uma série de quatro, que estão sendo construídos pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).
Até 2029, será lançado ainda o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.
A nova frota protegerá a chamada Amazônia Azul, que cobre uma área de 3,5 milhões de quilômetros quadrados.
Durante o evento, o presidente afirmou que os submarinos não representam ameaça a outros países. “Como País de vocação pacífica, o Brasil constrói seu submarino não para ameaçar quem quer que seja.
Não para perturbar a tranquilidade das águas nacionais”, ponderou Temer, que justificou que o Brasil deve ter instrumentos de defesa da soberania e das riquezas marinhas. O ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, lembrou que o Brasil é o décimo país com maior área marítima do mundo. “É nosso dever zelar por nosso tesouro”, disse.
Tradição naval
A primeira-dama da República, Marcela Temer, fez o batismo da embarcação, como parte da tradição naval. “Eu te batizo Submarino Riachuelo.
Que Deus abençoe esse submarino e a todos que aqui navegarem”, disse. O presidente eleito, Jair Bolsonaro, também esteve no evento e, junto do presidente Temer e de representantes da Marinha, acionou o botão que lançou o submarino ao mar.
Tecnologia Prosub
Com participação francesa, mas priorizando a aquisição de componentes fabricados no Brasil, o Prosub é um forte incentivo à base industrial de defesa, que engloba os setores de eletrônica, mecânica, eletromecânica, química e da Indústria Naval Brasileira.
Para o presidente da Itaguaí Construções Navais, André Portalis, a cerimônia e a tecnologia, com parceria internacional, representam um avanço.
“Nos enche de alegria lançar ao mar o Submarino Riachuelo, uma combinação da tecnologia francesa com a necessidade da Marinha do Brasil.
Nossa alegria de olhar em volta e contemplar o quanto avançamos nesses primeiros dez anos do Prosub”, apontou. Para o comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Barcelar, o governo Temer foi fundamental para continuidade do projeto. “Agradeço a confiança e a compreensão nessa trajetória e por propiciar os meios necessários a esse desenvolvimento. Certamente, o nosso sucesso não teria ocorrido sem a continuidade dos aportes”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.