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RENATO PEREIRA DOS SANTOS FILHO Experiência 1988 Fotógrafo Diário de Guarulhos 1989 Entrevistador Jornal da Liga Árabe de Guarulhos 1990 Entrevistador Jornal do Brás e Federação do Truco Estado de São Paulo 1992 Redator, Fotografo da Gazeta Central de Publicidade e Jornalismo Ltda 1995 - 2.000 Professor Secretária do Estado de São Paulo PEB II 2.001 Arquivista Escritório Doutor Cornélio José Silva 2007 Auxiliar de Escritório Doutor Cornélio José Silva 2009 Arquivista Escritório Jose Maria Zey 2010 - 2012 Escritório do Doutor Cornélio José Silva 2013 -atual Blogueiro Escolaridade • Escola Estadual Professor Cyro Barreiros • Escola Estadual Salim Mudeh • Escola estadual romano Puggiari • Universidade Mogi as Cruzes ( Jornalismo Incompleto 1995) • Universidade Ung Letras ( Incompleto) • Uninove Vergueiro Ciência Jurídica ( trancado) • • Cursos com certificados OAB Certificado do curso/palestra Jurídicas 13 de julho 2005 OAB CERTIFICADO DO CURSO/PALESTRA A POLICIA JUDICIÁRIA NO ESTADO DEMOCRÁTICO E O INQUÉRITO POLICIAL À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL SETEMVRO 2005 TELECENTRO PREFEITURA DE SÃO PAULO CERTIFICADO E CURSO DE INTRODUÇÃO À HTML E OUTRAS LINGUAGENS DE COMPUTAÇÃO DEZEMBRO DE 2005 OAB CERTIFICADO/CURSO INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DESESA DO CONSUMIDOR MAIO DE 2006 OAB CURSO E CERTIFICADO LOCAL DE CRIME O CADÁVER, A FAUNA CADAVÉRICA E A PERÍCIA JUNHO DE 2008 ACADEMIA INTERNACIONAL DE DIREITO E ECONOMIA SETEMBRO 2008 CENTRAL DE CURSO DE RECOLOCAÇÃO E MARKETING ADMINISTRAÇÃO PROFISSIONAL DEZEMBRO DE 2008 IBCCRIM RESPONSABILIDADE PENAL NOS CRIMES DA DITATURA MILITAR 2008 USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DEZEMBRO DE 2008 60 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CIEE PERSPESCTIVAS DO S ETOR DE HABITAÇÃO 2009 EAD FUG CURSO DE FORMAÇÃO POLITICA 2010 CURSO DE PROFESSOR E A CRITIVIDADE IPC GUARULHOS 2016 FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS CENARIOS 20/25 FEVEREIRO 2020 CURSO DE PORTEIRO CB0 5174-10 2020 CURSO DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA/MISSIOLOGIA/HISTÓRICO DA IGREJA/SERMÃO/LITURGIA DE CULTO 2020 - 2021 INSTITUO BÍBLICO DA 1.ª IGREJA PRESBITERIANA CONSERVADORA DE GUARULHOS DESCRIÇÃO DOS CURSOS: Calculo trabalhistas Cálculo da Previdência Contratos Petições Iniciais ( civil trabalhista Criminal e Previdenciária) Todos administrados pelo Dr. Cornélio José Silva e supervisionados Gestão de Conflitos Pessoais e marketing administrados por Dr. Cornélio Na área de Jornalismo marketing A Importância do marketing Orientação da empresa para o mercado, Conceitos, tendências e tarefas fundamentais de marketing , análise Swot, sistema de marketing de pesquisa Liderança para às seguintes áreas profissional: Jornalismo/Publicidade, Advocacia /Politica Liderança e produtividade a função utilização em Administração e recursos Humanos para todas às área dentro de seus conceitos e preceitos objetivos críticos construtivos ou não. Desafios para a Gestão de Pessoas Gestão de qualidade os desafios atuais da gestão da advocacia e jornalismo para qualidade total

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sexta-feira, 14 de agosto de 2020

O que é melhor pra você Acadêmico <<>> Seguir o caminho mais largo do Plágio ou o caminho mais estreito da Metodologia e suas regras<<>> Dois Ministros de Péssimo exemplos já caíram

 




RENATO SANTOS 14/08/2020  A Metodologia é um dos conceitos mais chatos, cansativos e doloroso porém é o que faz a diferença de um bom profissional. O mundo esta presenciando não é somente o plágio e sim a falta de caráter na formação acadêmica,  uma vergonha e a falta de uma perspectivas em todo sentido. Porém,, esqueceram de uma coisa,a Inteligência Artificial que esta desmascarando os safados, o que se precisa fazer é simples, ficou comprovado que o Diploma Universitário passou por isso, cassa-se imediatamente.



Não é só Brasil que a falta de honestidade surgiu no caso do Ex-Ministro da Educação, segundo informações do Ministério da Educação, Carlos Decotelli é bacharel em ciências econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).


Em 1981, integrava a Federação Nacional dos Bancos. Em 1986, Decotelli era consultor financeiro, membro da Comissão de Economia do Sindicato dos Bancos do Rio de Janeiro, e docente do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), onde ainda lecionava em 1993, da Febraban-IBCB e da FGV-Rio.


Em 1992, fazia parte do corpo técnico da "Revista brasileira de mercado de capitais". Em agosto e setembro do mesmo ano foi contratado pela Caixa Econômica Federal, na qualidade de especialista em open, por 400 milhões de cruzeiros, para treinamento de pessoal. 

Um dos cursos, ministrado a dez turmas de vinte alunos, abordava o tema Política monetária e encaixe bancário, tendo sido considerado extemporâneo e desnecessário por especialistas da área, uma vez que o encaixe bancário era então estabelecido pela matriz, e por número limitado de funcionários. A contratação, feita sem licitação, foi considerada um desperdício de recursos pela instituição, à época mergulhada numa profunda crise de liquidez.


Ainda nos anos 1990, conviveu com Paulo Guedes na privatização do Ibmec, no Rio de Janeiro, num grupo também integrado por Roberto Castello Branco, atual (2020) presidente da Petrobras.Foi co-autor do livro Gestão de Riscos no Agronegócio, juntamente com Félix Schouchana e Hsta Hua Sheng, publicado pela FGV Editora em 2013.


Em janeiro de 2016, Decotelli conduziu pesquisas na Universidade de Wuppertal, na Alemanha, durante três meses, sob a orientação de Brigitte Wolf, professora de Teoria do Design naquela universidade até 2017. Em abril de 2017, leccionava no ISAE/FGV - Escola de Negócios.


Em abril de 2020, Decotelli coordenava o MBA em Gestão Financeira: Mercados Financeiros e de Capitais da FGV/Decision. Em junho de 2020, na sequência da revelação de uma série de inconsistências no currículo de Decotelli, a FGV esclareceu que o economista nunca havia sido professor em nenhuma das escolas da Fundação, nem tampouco conduzido pesquisas financiadas pela FGV, tendo atuado somente nos cursos de educação continuada e nos programas de formação de executivos. Decotelli pertence à categoria da reserva de Segunda Classe da Marinha Brasileira, tendo já coordenado atividades da Escola de Guerra Naval.

Com todo esse currículo agora fica uma pergunta, conseguiu enganar a todos esses?

Nesse caso não iremos entrar no mérito da questão, apenas relembrar  do caso como mal exemplo a não ser seguido por alunos acadêmicos de qualquer curso superior e solicitar aos Professores Orientadores acompanha seus alunos como deve ser feito, pois os trabalhos de TCC, existem regras e são pequenas Teses, a qual o futuro Profissional irá usar no futuro, seja no Mestrado e Doutorado e a outra finalidade mostrar que o " privilégio" não ´[e só do Brasil. No final destes textos, vamos publicar algumas regras de Metodologia, afirmando que as pesquisas tem fundamentos e no final desta matéria será fixada as fontes.

Outro caso de plágio ocorreu na Alemanha, isso mesmo num país considerado do primeiro mundo, só que nesse caso o sinistro plagiado não se escondeu debaixo das saias , reconheceu o erro e pediu a 2.ª chance.

Vamos ao caso .

A sua carreira foi para o saco, Karl- Theodor zu Guttnberg, perdeu seu posto no governo Merkel e título de doutor. Uma lição que o Ex-Ministro deveria seguir, por essa razão sou a favor da Cassação do Diploma Unbiversitário de quem usa a carniça do plágio para se beneficiar. Ele Theodor ainda dá outra lição de moral quer a Segunda Chance.

O  ex ministro poderá ostentar o título de Doutor quase dez anos depois, do escanda-lo de plágio que arruinou a sua reputação e lhe custou um posto ministerial no governo de Angela Merkel.

O ex-titular da pasta da Defesa confirmou nesta quinta-feira (13/08) aos jornais do grupo de mídia Funke que concluiu um novo doutorado na escola de negócios da Universidade de Southampton, no Reino Unido.

No site da universidade consta de fato uma tese de PhD em filosofia apresentada em 2019 por "Karl Buhl-Freiherr von und zu Guttenberg", uma das versões do longo nome do ex-ministro, que vem de uma família da antiga nobreza alemã. 

O documento com mais 400 páginas é descrito como "uma reconsideração analítica da natureza, escopo e importância do correspondente bancário e sua aplicação em precedentes históricos e estudos de caso selecionados". O documento cita 91 fontes primárias e cerca de 530 fontes secundárias, principalmente ensaios e livros.

A revelação sobre o novo doutorado foi feita na quarta-feira pelo tabloide Bild, que citou declarações do orientador de Guttenberg, que descreveu o trabalho como "notável" e "pesquisado de maneira excelente".

Nesta quinta-feira, Guttenberg confirmou que concluiu o novo doutorado e defendeu a tese no ano passado. Ele afirmou que não quis divulgar a informação publicamente. "Não fiz o doutorado para o público ou para uma volta à política – que certamente já não almejo –, mas apenas por motivos muito pessoais. Por isso não quero falar mais nada a respeito, exceto que estou muito grato de ter recebido uma segunda chance." 

Na seção de agradecimentos da tese, Guttenberg agradeceu "aos amigos que acreditaram em mim e no conjunto de valores que acompanham segundas chances".

Histórico

No início dos anos 2010, Guttenberg ocupava o prestigiado cargo de ministro da Defesa no governo da chanceler federal Angela Merkel. Sua carreira vinha sendo meteórica.

Em 2002, ele foi eleito deputado federal aos 30 anos. 

Menos de sete anos depois, assumiu o Ministério da Economia, se tornando o mais jovem detentor do posto no pós-guerra alemão. Cerca de oito meses depois, aceitou ser remanejado para a Defesa, após os liberais-democratas terem pedido a pasta da Economia em troca de formar uma coalizão com Merkel. Sua popularidade como ministro na época chegou a alimentar especulações de que ele poderia ser um possível candidato a chefe de governo no futuro.

Sempre há um professor de 👀👀 em você. Nós alunos acadêmicos prebreu, ficamos cinco anos sentados na banco de uma Universidade ou Faculdade, sofrendo, om todos os desafios, mas o principal dinheiro e trabalho, além, de ficarmos exaustos de tanto estudar, e muitas vezes somos barrados na bancada examinadora do curso, por detalhes técnico cientifico, e outros se beneficiam por simples motivação da estentação do maldito orgulho, mesmo que isso custe muito dinheiro, o que dá pra entender, é que a CLEPTOCRIA  corre a solta. 

Em fevereiro de 2011, um professor de Bremen chamado Andreas Fischer-Lescano resolveu escrever um artigo para um pequeno jornal sobre a tese de doutorado que  Guttenberg havia apresentado quatro antes na Universidade de Bayreuth. A tese abordava o desenvolvimento do Direito Constitucional na Europa e Estados Unidos.

Ao revisar o texto, o professor Fischer-Lescano notou que vários trechos tinham semelhanças com artigos publicados num jornal suíço, sem indicar a fonte. Logo mais indícios de plágio apareceram. Vendo que a história tinha potencial, ele contatou o jornal Süddeutsche Zeitung, de circulação nacional, que acabou publicando uma reportagem em 16 de fevereiro de 2011.

Nos dias seguintes, outras publicações também encontraram outros exemplos de plágio. Guttenberg inicialmente negou tudo e recebeu apoio de Merkel. Mas conforme o escândalo foi crescendo e novas evidências se avolumaram, ele se desculpou e admitiu que tinha cometido "erros sérios", que teriam ocorrido de forma "não intencional". Mas não foi suficiente.

Ele ainda seria questionado pela presidência do Parlamento alemão (Bundestag) sobre o uso de relatórios parlamentares em sua tese sem indicação de referência.

Em 23 de fevereiro, uma semana após a eclosão do escândalo, a Universidade de Bayreuth revogou o título de doutor de Guttenberg, a pedido do próprio ministro. No início de março de 2011, foi a vez de ele renunciar ao posto de ministro. Uma comissão da Universidade de Bayreuth posteriormente apontou dezenas de problemas na tese de Guttenberg.

A queda fez com que a ex-estrela do governo Merkel se retirasse da vida pública. Guttenberg hoje vive nos Estados Unidos e comanda uma firma de consultoria e investimentos.

Existe uma figura que faz o papel de caçadores de plágios, usando como sua aliada a Inteligência Artificial, e alguns recursos que localiza o plágio do seu trabalho.

Não sei se Braileiro sabem, mas existem pessoas anônimas que são verdadeiros caçadores de trabalhos academicos plagiados, vamos ter novidade no mundo politico,e os chamados doutores, politicos e alguns Ministros brasileiros sendo desmascarados.

Estudantes, doutorandos e doutores: os ativistas digitais tentam identificar fraudes em teses de doutorado. A caçada já derrubou um ministro alemão da Defesa – o que seria só a ponta do iceberg, garante um investigador.

Os professores Universitários, Advogados, Pastores de Igrejas, Políticos, Jornalistas,e Ministros estão na mira dos caçadores de trabalhao acadêmico, fiquem em alerta.

Os dois casos sitados nesse blog, só foi possível graças ao trabalhas de professores honrados e dedicados, plagiou está no blog.

A descoberta de fraude só foi possível devido ao trabalho importante dos chamados "caçadores de plágio" na internet. Páginas como Plagipedi, GuttenPlag ou VroniPlag se uniram para pesquisar possíveis teses de doutorado irregulares.

A lista dos alvos em potencial dos caçadores de plágio é longa: mais de 200 teses de doutorado foram submetidas a uma verificação pelo fórum do portal online PlagiPedi. Entre eles estão o trabalho da chanceler federal alemã, Angela Merkel, do ex-chanceler federal Helmut Kohl, e do presidente do Deutsche Bank, Josef Ackermann.

Não se sabe exatamente quem são os responsáveis por essa caçada virtual. A maioria trabalha com pseudônimos. Dr. Martin Klicken, por exemplo, – ele não revela o seu nome verdadeiro – é o encarregado da comunicação com a imprensa e responde às solicitações por escrito. Segundo o próprio caçador de plágios, ele tem doutorado em Engenharia, é do norte alemão e planeja uma carreira científica.

Investigadores profissionais de plágio, como o cientista em comunicação Stefan Weber, saúdam o trabalho dos ativistas digitais: "É um importante corretivo para as falhas que as universidades cometeram nos últimos anos." Segundo Weber, não houve um controle preciso sobre o plágio. "De repente, isso é feito por um grupo na internet com uma meticulosidade que uma única pessoa não consegue fazer, e isso eu acho muito positivo".

Os caçadores digitais de plágio também fazem as mesmas sugestões. Casos de plágio como o de Guttenberg e companhia ameaçam a credibilidade do título alemão de doutorado, assim como a confiabilidade do sistema universitário alemão.


Metodologia nos cursos e nos Trabalhos de TCC.

A seção intitulada metodologia tem como objetivo descrever o tipo de pesquisa realizada em seu trabalho de conclusão. 

Nessa etapa, expõe-se a descrição (se necessário) dos instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de dados: entrevistas, formulários, questionários, legislação, etc. 

Além disso, deve-se indicar o procedimento para a coleta de dados, que deverá acompanhar o tipo de pesquisa selecionado, por exemplo: para pesquisa bibliográfica, indica-se a proposta de seleção das leituras; para a pesquisa descritiva, indica-se o procedimento da observação: entrevista, questionário, análise documental, entre outros. Em suma, a metodologia descreve como o estudo foi feito a fim de atingir seus objetivos.


É possível (e aconselha-se) dividir a seção da metodologia em subseções para maior clareza. Uma sugestão de divisão é a seguinte: 

(1) descrição do tipo de pesquisa realizada; 

(2) descrição da caracterização da população e da técnica de amostragem; 

(3) descrição das técnicas e fontes usadas para a coleta de dados; e 

(4) descrição das técnicas e fontes usadas para as análises (estas devem ser apresentadas e discutidas na seção seguinte). 

Essa sugestão é dada pelos orientadores do curso de Administração das Faculdades Integradas São Judas Tadeu, cujos orientandos são nossos frequentes clientes. 

Cada uma dessas subseções é descrita em um sucinto manual, mas que consegue definir muito bem cada uma das etapas. 

Tendo em vista a grande utilidade deste material, transcrevemos a seguir a explanação das subseções que podem integrar a metodologia:


1. Delineamento da pesquisa


a) Definição do tipo de pesquisa quanto aos objetivos.


Geralmente pode ser classificada em exploratória, descritiva e explicativa (ou causal).


Entende-se por pesquisa exploratória aquela que visa proporcionar maior familiaridade com o fato ou fenômeno, a fim de torná-lo mais claro. Envolve um levantamento bibliográfico e documental, entrevistas não padronizadas, estudo de caso, entre outras técnicas.


Por pesquisa descritiva entende-se aquela que busca principalmente descrever, analisar ou verificar as relações entre fatos e fenômenos (variáveis), ou seja, tomar conhecimento do que, com quem, como e qual a intensidade do fenômeno em estudo.


A pesquisa explicativa é a que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê. 

A pesquisa explicativa tem em sua globalidade os estudos de uma pesquisa exploratória e descritiva e mais algumas particularidades que se revestem de elevado grau de controle e que, em alguns casos, podem ser classificadas como experimentais.


b) Definição do tipo de pesquisa quanto à abordagem.


Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, as informações podem ser traduzidas em números para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de técnicas estatísticas. O instrumento para a coleta de dados é sempre um questionário bem estruturado.


Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito. Identifica e analisa dados não mensuráveis numericamente, como sentimentos, sensações, percepções, intenções. Não utiliza recursos estatísticos.


           2. Definição da população/amostra


Descreve a população que é o objeto do estudo. Se o levantamento for amostral, identificar o método de amostragem: se probabilístico ou não probabilístico.


a) Amostragem não probabilística: existe uma escolha deliberada dos elementos que irão formar a amostra. Pode ser:

– por conveniência (ou acidental): a escolha depende da facilidade de acesso. por exemplo, as pessoas que estão passando em determinada esquina;

– intencional (ou por julgamento): existe uma intenção na escolha. escolhem-se indivíduos que podem contribuir significativamente para a pesquisa porque já conhecem o assunto;

– por cotas: a escolha é feita dentro de grupos previamente formados como sexo, idade, renda.

Não existem critérios ou fórmulas matemáticas para determinar o tamanho da amostra não probabilística. O pesquisador deve usar o bom-senso. O tamanho da amostra depende da variabilidade na população (caso exista muita diversidade, maior deve ser a amostra); depende do tipo de pergunta (muita dificuldade na compreensão, maior a amostra). 

Muitas vezes a decisão é tomada no momento da coleta dos dados. Se algumas perguntas não são respondidas adequadamente ou deixadas em branco, deve-se selecionar um grupo maior de respondentes.

b) Amostragem probabilística (ou aleatória): é aquela que garante probabilidades iguais para todos os elementos da população. Pode ser: aleatória simples; sistemática; estratificada ou de conglomerados. É o único método de amostragem que permite generalizações para a população de onde a amostra é proveniente.


 3. Técnicas e procedimentos de coleta

No caso de pesquisa quantitativa, pode-se usar:

Entrevista: envolve o entrevistador e o entrevistado. O contato pode ser face a face ou à distância (ex.: telefone, e-mail, chat).

Questionário: as perguntas são respondidas sem a presença do pesquisador. Podem ser entregues pessoalmente ou pelo correio, e-mail, etc.


Nas entrevistas e questionários, é recomendável fazer um pré-teste do instrumento de coleta, aplicado a 2-3 pessoas que não farão parte da amostra, mas com características tão semelhantes a esta quanto possível. Lembrando que nas pesquisas quantitativas este número deve ser bem mais elevado, dependendo do tamanho e da variabilidade da amostra, do tipo de perguntas, etc.


Já no caso de pesquisa qualitativa, pode-se fazer uso de entrevista em profundidade, observação, discussão em grupos focais, documentos, história de vida, etc.


 4. Técnicas e procedimentos de análise


No caso de uma pesquisa quantitativa, permite-se o emprego de análises estatísticas como, por exemplo, distribuições de frequência, medidas de tendência central, medidas de dispersão, correlações e representações gráficas.


Para pesquisas qualitativas, aplica-se a análise de conteúdo, que é utilizada principalmente para análise qualitativa das entrevistas, das observações, das questões abertas em questionários etc., buscando o significado dos dados coletados. Reduz a complexidade e a extensão dos conteúdos através de alguma classificação (categorias) apresentada de forma sistematizada e/ou contagem de unidades (palavras ou termos) contidas nas respostas ou texto. Quando a coleta é guiada por alguma estrutura ou modelo teórico, seus elementos são as categorias.

Concluída a metodologia, inicia-se a seção de análise dos dados, que será assunto de nossa próxima postagem.


Fontes e Referências  com comentários

O CASO DO EX MINISTRO DO BRASIL CARLOS DECOTELLI 

 Bernardo Barbosa. «Bolsonaro nomeia Carlos Alberto Decotelli da Silva para ministro da Educação». CNN Brasil. Consultado em 25 de junho de 2020

 «Decotelli pede demissão do cargo de Ministro da Educação». TV Cultura. Consultado em 30 de junho de 2020

 «Carlos Decotelli: quem é o 3° ministro da Educação de Bolsonaro em menos de um ano e meio». noticias.uol.com.br. Consultado em 26 de junho de 2020

 Siqueira, André (25 de junho de 2020). «Bolsonaro anuncia Carlos Alberto Decotelli como novo ministro da Educação». Veja. Consultado em 26 de junho de 2020

 «Ministro do MEC edita currículo após universidade não reconhecer pós-doc». educacao.uol.com.br. Consultado em 29 de junho de 2020

 Anais do XIV Congresso Nacional de Bancos. Salvador: Federação Nacional de Bancos. 1981

 «Seminários sobre Finanças» (PDF). Jornal do Brasil. 19 de novembro de 1986

 ISLA (em inglês). 47. Washington D.C: I.S.L.A. 1993

 Revista brasileira de mercado de capitais. 17 44-45 ed. Rio de Janeiro: IBMEC. 1992

 «Caixa em crise desperdiçou dinheiro» (PDF). Jornal do Brasil. 23 de outubro de 1992

 «Lobo em pele de cordeiro?». Jornal do Brasil. 28 de junho de 2020. Consultado em 28 de junho de 2020

 «Gestão de riscos no agronegócio». Editora FGV. Consultado em 27 de junho de 2020

 «Universidade alemã nega que Carlos Decotelli tenha obtido pós-doutorado». Valor Econômico. 29 de junho de 2020. Consultado em 29 de junho de 2020

 «Áreas promissoras para desenvolvimento de carreira no agronegócio». www.noticiasagricolas.com.br. Consultado em 27 de junho de 2020

 «FGV/Decision promove webinar "Cenários do Covid-19 no Mercado de Capitais"». Agora no RS. 9 de abril de 2020. Consultado em 27 de junho de 2020

 «FGV diz que Decotelli não foi seu professor efetivo». CNN Brasil. Consultado em 30 de junho de 2020

 «Decotelli também exagerou seu currículo militar». noticias.uol.com.br. Consultado em 30 de junho de 2020

 Shalders, André (26 de junho de 2020). «Como nomeação do novo ministro da Educação muda xadrez político do governo Bolsonaro». BBC News Brasil

 Decotelli, Carlos Alberto (2008). «Banrisul: do PROES ao IPO com governança corporativa»

 «Ministro da Educação copiou ao menos 4 trechos de outras monografias em mestrado». Folha de S.Paulo. 27 de junho de 2020. Consultado em 27 de junho de 2020

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 CartaCapital, Redação (28 de junho de 2020). «Ministro da Educação nega acusações de plágio no mestrado: "Falhas técnicas"». CartaCapital. Consultado em 28 de junho de 2020

 «Plágio é considerado falha científica grave - GCN». GCN.NET.BR. Consultado em 28 de junho de 2020

 «FGV vai apurar denúncia de plágio em dissertação de ministro da Educação». educacao.uol.com.br. Consultado em 27 de junho de 2020

 «Ministro atribui possível plágio a "falha técnica"». Deutsche Welle. 28 de junho de 2020. Consultado em 28 de junho de 2020

 «MEC diz que Decotelli concluiu créditos de doutorado e mostra certificado». UOL. 26 de junho de 2020. Consultado em 26 de junho de 2020

 Bergamo, Mônica (26 de junho de 2020). «Reitor desmente Bolsonaro e diz que ministro da Educação não tem doutorado em Rosário». Folha de S. Paulo. Consultado em 26 de junho de 2020

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O CASO DO EX MINISTRO DA ALEMANHA

DW, Após escândalo de plágio, ex-ministro alemão conclui doutorado, A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas

Anônimos e voluntários "caçam" plagiadores no meio acadêmico alemão

Metodologia do TCC Faculdade São Judas 

Comentários Renato Santos.