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RENATO PEREIRA DOS SANTOS FILHO Experiência 1988 Fotógrafo Diário de Guarulhos 1989 Entrevistador Jornal da Liga Árabe de Guarulhos 1990 Entrevistador Jornal do Brás e Federação do Truco Estado de São Paulo 1992 Redator, Fotografo da Gazeta Central de Publicidade e Jornalismo Ltda 1995 - 2.000 Professor Secretária do Estado de São Paulo PEB II 2.001 Arquivista Escritório Doutor Cornélio José Silva 2007 Auxiliar de Escritório Doutor Cornélio José Silva 2009 Arquivista Escritório Jose Maria Zey 2010 - 2012 Escritório do Doutor Cornélio José Silva 2013 -atual Blogueiro Escolaridade • Escola Estadual Professor Cyro Barreiros • Escola Estadual Salim Mudeh • Escola estadual romano Puggiari • Universidade Mogi as Cruzes ( Jornalismo Incompleto 1995) • Universidade Ung Letras ( Incompleto) • Uninove Vergueiro Ciência Jurídica ( trancado) • • Cursos com certificados OAB Certificado do curso/palestra Jurídicas 13 de julho 2005 OAB CERTIFICADO DO CURSO/PALESTRA A POLICIA JUDICIÁRIA NO ESTADO DEMOCRÁTICO E O INQUÉRITO POLICIAL À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL SETEMVRO 2005 TELECENTRO PREFEITURA DE SÃO PAULO CERTIFICADO E CURSO DE INTRODUÇÃO À HTML E OUTRAS LINGUAGENS DE COMPUTAÇÃO DEZEMBRO DE 2005 OAB CERTIFICADO/CURSO INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DESESA DO CONSUMIDOR MAIO DE 2006 OAB CURSO E CERTIFICADO LOCAL DE CRIME O CADÁVER, A FAUNA CADAVÉRICA E A PERÍCIA JUNHO DE 2008 ACADEMIA INTERNACIONAL DE DIREITO E ECONOMIA SETEMBRO 2008 CENTRAL DE CURSO DE RECOLOCAÇÃO E MARKETING ADMINISTRAÇÃO PROFISSIONAL DEZEMBRO DE 2008 IBCCRIM RESPONSABILIDADE PENAL NOS CRIMES DA DITATURA MILITAR 2008 USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DEZEMBRO DE 2008 60 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CIEE PERSPESCTIVAS DO S ETOR DE HABITAÇÃO 2009 EAD FUG CURSO DE FORMAÇÃO POLITICA 2010 CURSO DE PROFESSOR E A CRITIVIDADE IPC GUARULHOS 2016 FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS CENARIOS 20/25 FEVEREIRO 2020 CURSO DE PORTEIRO CB0 5174-10 2020 CURSO DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA/MISSIOLOGIA/HISTÓRICO DA IGREJA/SERMÃO/LITURGIA DE CULTO 2020 - 2021 INSTITUO BÍBLICO DA 1.ª IGREJA PRESBITERIANA CONSERVADORA DE GUARULHOS DESCRIÇÃO DOS CURSOS: Calculo trabalhistas Cálculo da Previdência Contratos Petições Iniciais ( civil trabalhista Criminal e Previdenciária) Todos administrados pelo Dr. Cornélio José Silva e supervisionados Gestão de Conflitos Pessoais e marketing administrados por Dr. Cornélio Na área de Jornalismo marketing A Importância do marketing Orientação da empresa para o mercado, Conceitos, tendências e tarefas fundamentais de marketing , análise Swot, sistema de marketing de pesquisa Liderança para às seguintes áreas profissional: Jornalismo/Publicidade, Advocacia /Politica Liderança e produtividade a função utilização em Administração e recursos Humanos para todas às área dentro de seus conceitos e preceitos objetivos críticos construtivos ou não. Desafios para a Gestão de Pessoas Gestão de qualidade os desafios atuais da gestão da advocacia e jornalismo para qualidade total

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A empresa Gazeta Central de Publicidade e Jornalismo Ltda, Mantenedora da Gazeta Central.blogspost.com Última atualização: 3 de junho de 2019 e 08/07/2021 De acordo com o Ordenamento Jurídico Brasileiro, LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Art. 1º Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos. A lei 5.250/67 foi assinada pelo ex-presidente Castelo Branco meses depois da outorga da Constituição de 1967, quando o endurecimento do regime militar se iniciava. Com o objetivo de controlar informações, de acordo com as previsões da norma, jornalistas e veículos de comunicação poderiam ser detidos ou multados caso publicassem algo que ofendesse a “moral e os bons costumes”. A pena poderia ser aumentada se o conteúdo difamasse ou caluniasse alguma autoridade, como o presidente da República. Em 2009, após longo julgamento, 7 dos 11 ministros da Corte concluíram que a lei era incompatível com a atual Constituição, que é repleta de garantias à liberdade de expressão. Pode haver diplomados, menos jornalistas do que outros. Pode haver mais Jornalismo com Jota maiúsculo num blog do que na grande mídia. O Blog além de ser regulamentado pelo Google Sites em normas Internacionais, ainda o seu autor é responsável pelo seu conteúdo,assim sendo, ele pode ter credibilidade seguindo normas Internacionais e a seu País de Origem, além de citar as fonte do conteúdos, ficando ao cargo de sua empresa com CNPJ, e o nome do Responsável e não aplicar a fake news. O jornalista tem que entender como o Google acha a sua notícia, para que o seu jornal online seja lido. Ele tem que ter um blog, e por isso tem que entender que a linguagem, a frequência de atualização e o diálogo com o leitor é bem diferente em um meio digital. Outra finalidade do nosso blog, não somos agregadores de conteúdos e sim de opinião, fazendo uma análise nas principais noticias, com responsabilidade! Renato Santos

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

VEJAM AS CONDIÇÕES DA AERONAVE ANTES DE CAIR TINHA AUTONIMIA DE VOO DE CERCA DE 3 MIL QUILÔMETROS




RENATO SANTOS 27/12/2016   O que as autoridades brasileiras não assumem os seus erros, ao invés de querer a pontar os erros dos outros e o que falar da Imprensa Brasileira que é uma vergonha não mostram a verdade. 



AS CONDIÇÕES DA AERONAVE :

1) Autonomia

A autonomia do quadrimotor Avro RJ-85 era de cerca de 3 mil quilômetros, praticamente a mesma distância entre as cidades de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, de onde partiu, a Medellín, na Colômbia, seu destino final.
No plano de voo, estava prevista a possibilidade de o avião parar para reabastecer em Cobija (norte da Bolívia) ou Bogotá (Colômbia).
Mas o piloto decidiu seguir a rota sem interrupções.
Bonilla afirmou que o avião não tinha combustível reserva para voar por mais tempo ou chegar a outro aeroporto.
"Autoridades de aviação nunca autorizariam um voo de uma aeronave cujo autonomia é equivalente à distância percorrida. Ou o avião passou por modificações, com a instalação de tanques de combustível adicionais, ou o piloto não quis fazer a escala por algum motivo, meteorológico ou técnico", diz Lito Sousa, supervisor de manutenção de aeronaves e editor do site e canal de vídeos Aviões e Músicas, dedicado à aviação.
Além disso, imagens do site de rastreamento de voos FlightRadar24 mostram que o quadrimotor deu duas órbitas no ar antes de começar a reduzir a altitude e cair próximo à região de Rio Negro, na Colômbia.
As voltas seriam um indicativo de que o piloto iniciava uma preparação para o pouso, ou aguardava autorização do aeroporto para a aterrissagem. Ele também poderia ter recorrido à manobra para pensar no que fazer diante da situação.
Mas, segundo um piloto não identificado da companhia Avianca, que relatou à imprensa colombiana ter ouvido o diálogo entre a torre de controle do aeroporto de Medellín e a tripulação do voo da Chapecoense, houve um pedido de prioridade de pouso no aeroporto por "problemas de combustível".
A permissão, contudo, teria sido negada por causa de um voo da VivaColombia, que também passava por uma emergência.
Foi a partir daí que a tripulação do Lamia teria relatado uma "pane elétrica" e decretado situação de emergência.
As informações sobre a prioridade dada ao avião da VivaColombia foram confirmadas por autoridades colombianas.
Protocolos de aviação civil determinam que aviões devem ter combustível suficiente para concluir sua rota.
"Trata-se de um avião de excelente qualidade, mas com uma autonomia de cerca de 3 mil km, muito similar à da rota. Não faz sentido ele não ter pousado para reabastecer", avalia Jorge Eduardo Leal Medeiros, engenheiro aeronáutico e professor Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo).
"Provavelmente, para cortar custos, ele decidiu seguir o trajeto sem escalas", acrescenta.
Segundo Leal Medeiros, se o pouso tivesse sido permitido, o piloto teria conseguido aterrissar a aeronave.
"Consta que o piloto deu duas voltas ─ provavelmente para aguardar a aterrissagem. Fazendo um cálculo superficial, isso equivaleria a 8 minutos ou 20 milhas náuticas (37 km), o suficiente para que ele chegasse ao destino final", afirma.

2) Turbinas intactas

Fotos do local do acidente, em uma área montanhosa a cerca de 50 km de Medellín, mostram as turbinas do avião praticamente intactas.
Segundo especialistas, isso seria um indicativo de que o motor não estava funcionando antes de o avião se chocar com o solo.
"As palhetas do fan (ventoinha do motor) estão praticamente intactas, o que sugere que as turbinas não estavam funcionando no momento no impacto", opina Sousa.

3) Sem fogo ou corpos carbonizados

Outro indicativo que dá maior força à versão de pane seca é a ausência de fogo ou corpos carbonizados.
"Se o avião ainda estivesse com combustível, a chance de explosão seria maior", diz Leal Medeiros.
Sousa também contesta a teoria de que o piloto teria jogado combustível fora diante da situação de emergência.
Isso porque, segundo ele, esse sistema não existe nesse modelo. Além disso, a hipótese "não faz sentido".
"Uma aeronave só dispensa combustível em uma condição: quando seu peso for maior do que o peso máximo de pouso e se as condições de emergência permitirem", explica.
"Acontece que dispensar combustível leva tempo, dependendo do avião até 30 minutos, então se o retorno tiver que ser imediato, o piloto não vai perder tempo alijando, vai efetuar o pouso com o avião acima do peso máximo", acrescenta.
"Se o avião acidentado estava já no final de sua viagem, estava com o mínimo de combustível e bem leve, portanto desnecessário qualquer alijamento. Além disso, como o peso máximo de decolagem e o peso máximo de pouso do Avro RJ85 são próximos, ele nem possui sistema de alijamento de combustível", conclui.
Os especialistas ouvidos pela BBC Brasil também afirmam ser raro casos de acidentes aéreos causados por falta de combustível.
Um dos mais conhecidos deles aconteceu em outubro de 1990 com um avião da Avianca, que seguia de Bogotá, na Colômbia, para Nova York, nos Estados Unidos, com escala em Medellín.
A aeronave ficou sem combustível devido a uma série de atrasos, provocados por condições meteorológicas adversas e ruídos de comunicação entre a cabine e a torre de controle.

Acidente

Na madrugada de terça-feira, o avião com a equipe da Chapecoense caiu a 50 km da cidade colombiana de Medellín. Ali o time jogaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional.
Das 77 pessoas a bordo, 71 morreram e outras seis sobreviveram.

Partimos da possibilidade da aeronave ter passado no território brasileiro, e ainda o silêncio da ANAC  quanto ao pedido negado por parte do piloto, e a falta de explicação do prefeito de chapecó que não foi ouvido , tudo isso a ponta que o problema começou no Brasil e se agravou na Colômbia esse ponto esta se passando desapercebido .

Os últimos três pedidos negados pela Anac para a LaMia foram todos em novembro também, antes do acidente que deixou 71 mortos em El Gordo, perto de Medéllin. No segundo pedido, os donos da LaMia queriam fazer a rota SLVR-SAEZ-SBPA-SBCH-SBFI-SLVR (Santa Cruz de La Sierra- Buenos Aires – Porto Alegre – Chapecó – Foz de Iguaçu e Santa Cruz de La Sierrra). 

Este voo foi negado “por motivo de falta de infraestrutura aeroportuária de um dos aeroportos para receber o voo”. Isso é piada pronta né senhores.

A Infraero, que administra os aeroportos brasileiros, afirmou que todos os aeroportos citados na conexão pretendida pela LaMia neste pedido são internacionais e possuam capacidade de receber a aeronave de grande porte, sendo administradas pela entidade. 

A exceção é a pista de Serafim Enoss Bertaso, que é o aeródromo de Chapecó, que é municipal.
Nesta ocasião, o pedido foi negado porque a empresa queria pousar em Porto Alegre e a resposta foi que não haveria disponibilidade de pista e pátio no horário e dia solicitado pela empresa para operar o voo (03/11).
O terceiro e o quarto pedido da LaMia eram, ambos, para fazer um voo de ia de volta do Brasil para a Colômbia, foram negados porque a previsão é que os voos partiriam do Brasil para a Colômbia, na segunda-feira, 28/11. 

Segundo a Anac, o acordo com a Bolívia, país originário da companhia aérea LaMia, não prevê operações como a solicitada, com partida do Brasil.
Complementando a negativa do pedido, a ANAC informou ao solicitante do voo que o transporte poderia ser realizado por empresa aérea brasileira e/ou colombiana, conforme a escolha do contratante do serviço, nos termos dos acordos internacionais em vigor.


Anac negou mais 3 voos da LaMia no Brasil ... - G1 - Globo.com

g1.globo.com/.../anac-negou-mais-3-voos-da-lamia-no-brasil-inclusive-para-pouso-e...
30 de nov de 2016 - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anacnegou outros três pedidos da empresa aérea boliviana LaMia, envolvida no acidente aéreo que ...

G1 - Anac negou voo da Chapecoense com base em acordos de ...

g1.globo.com/.../anac-negou-voo-da-chapecoense-com-base-em-acordos-de-aviacao....
29 de nov de 2016 - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta terça-feira (29) que recusou pedido da empresa aérea boliviana Lamia para ...
Você visitou esta página em 28/11/16.

Anac negou pedido de voo fretado da Chapecoense do Brasil - Uol

www1.folha.uol.com.br/.../1836606-anac-vetou-voo-fretado-da-chapecoense-para-viag...
29 de nov de 2016 - Anac negou pedido de voo fretado da Chapecoense do Brasil para ... A Anaccomunicou, ainda, que informou à empresa Lamia que "o ...

LaMia teve 4 pedidos de voos negados pela Anac no Brasil - Esportes ...

esportes.estadao.com.br/.../futebol,lamia-teve-4-pedidos-de-voos-negados-pela-anac-...
1 de dez de 2016 - LaMia teve 4 pedidos de voos negados pela Anac no Brasil ... na Colômbia, mas a Anac negou porque “nas avaliações iniciais constatamos ...

Chapecoense teve voo fretado negado pela Anac - ESPN.com.br

espn.uol.com.br/noticia/651060_chapecoense-teve-voo-fretado-negado-pela-anac
29 de nov de 2016 - O acordo com a Bolívia, país originário da companhia aérea Lamia, não prevê ... Complementando a negativa do pedidoa ANAC informou ao ... A Anac negou porque ,pelas leis brasileiras e internacionais, só pode fretar ...

ANAC negou pedido de voo fretado que levaria ... - Gazeta Esportiva

www.gazetaesportiva.com/.../anac-negou-pedido-de-voo-fretado-que-levaria-chape-at...
29 de nov de 2016 - ANAC negou pedido de voo fretado que levaria Chape até a Colômbia ... O voo até a Colômbia seria operado pela Lamia, empresa boliviana ...

Anac impediu que aeronave boliviana saísse do Brasil com destino à ...

agenciabrasil.ebc.com.br/.../anac-impediu-que-aeronave-boliviana-saisse-do-brasil-co...
29 de nov de 2016 - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anacnegou o pedido de voo solicitado pela empresa boliviana Lamia Corporation para o transporte do ...

ANAC negou pedido de voo fretado que levaria ... - Blog do Linhares

blogdolinhares.com.br/.../anac-negou-pedido-de-voo-fretado-que-levaria-chape-ate-c...
29 de nov de 2016 - ANAC negou pedido de voo fretado que levaria Chape até a Colômbia ... O voo até a Colômbia seria operado pela Lamia, empresa boliviana ...

Anac negou mais 3 voos da LaMia no Brasil ... - Agência da Notícia

www.agenciadanoticia.com.br/.../exibir.asp?id...anac_negou...3...lamia...
30 de nov de 2016 - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anacnegou outros três pedidos da empresa aérea boliviana LaMia, envolvida no acidente aéreo que ...

Anac negou pedido de voo fretado da Chapecoense ... - Aqui Notícias

www.aquinoticias.com/esportes/2016/11/anac-negou-pedido-de...da.../2291878/
29 de nov de 2016 - Anac negou pedido de voo fretado da Chapecoense do Brasil para ... O acordo com a Bolívia, país originário da companhia aérea Lamia, não ...

Molina estava no comando do tráfego no aeroporto Jose Maria Cordova Rionegro em 28 de novembro, o dia em que o avião que transportava o futebol brasileiro equipa Chapecoense despiste deixando 71 vítimas, a maioria deles jogadores que vieram para jogar a final da Suramericana Cup contra o Atlético Nacional.

Em declarações à "W Radio La 'revelou que a aeronave Lamia teve uma" situação crítica na cabine ", porque omitido todas as instruções da torre de controle e terminou" quase no fim "três outros aviões estavam prestes a pousar.

Por isso, ele solicitou a aeronave a fazer "esperam no ponto de ajuste imaginário", porque o avião estava abaixo de três dispositivos, dois deles "muito crítico", porque "eles estavam muito perto."

Se percebida tensão na voz do piloto antes ele declarou emergência, Molina disse que não e também inicialmente "não relatou nada", por isso deu as instruções e informou-o de que havia "atrasos" . 

Estes atrasos eram devidos a um plano empresa minutos antes VivaColombia tinha solicitado prioridade à terra "para alarme vazamento de combustível".

"Ele notifica nada (é) absolutamente tranquila, normal, dar as instruções habituais não vê nada de anormal lá", ele disse sobre as primeiras comunicações com o piloto.

Um relatório do governo da Bolívia em dezembro passado 20 diziam que o acidente é culpa do Lamia companhia aérea boliviana e o piloto da aeronave que caiu, Miguel Quiroga, que morreu no incidente. 

O presidente da Aeronáutica Civil da Colômbia, Alfredo Bocanegra, divulgou hoje o relatório do acidente preliminar.

A QUEDA DA LAMIA 2933 PODE TER SIDO CAUSADA PELA RESPOSTA NEGATIVA DA ANAC NO SEGUNDO PEDIDO , SERIA POSSÍVEL SEU ABASTECIMENTO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO MANAUS ANTES DE SEGUIR PARA COLÔMBIA




RENATO SANTOS 27/12/2016  Uma pergunta precisa ser respondida, será que o Prefeito de Chapecó quis se aparecer no meio da tragédia quando afirma que recebeu o telefonema do Piloto da lamia pedindo que pedisse a autorização das ANAC DO BRASIL liberar sua descida no território brasileiro, pelo simples motivo até agora não esta esclarecido que este segundo pedido foi negado, pela ANAC e em quais circunstâncias foi negado, pois o primeiro já foi esclarecido.

No 9:36 p. m. Em novembro passado, 28 aviões Avro RJ85 do Lamia companhia aérea boliviana tinha acabado de entrar no espaço aéreo de Medellin Rionegro destino aeroporto. De repente, uma série de alarmes visuais e sonoros invadiu o cockpit. Ele notou uma falha grave: o vôo 2933 ele tinha apenas 20 minutos para a gasolina.



No entanto, nem o piloto nem co-piloto Miguel Quiroga Ovar Goytia ele relatou a notícia para controladores de tráfego aéreo e continuou a sua abordagem como se nada. 

Apenas 12 minutos depois que eles começaram a perceber que eles tinham problemas com o combustível, mas era tarde demais. 

Em menos de cinco minutos, os motores do avião foram desligando um por um e o sistema elétrico foi um fracasso total. (Você pode estar interessado: 'Tragédia Chapecoense poderia ser pior': controller Yaneth Molina)

O último 3 minutos e 45 segundos da aeronave planejada sem reatores, tentando dar a volta Cerro Gordo, um dos obstáculos antes de chegar ao Rionegro pista, a apenas 13 quilómetros de distância. Mas pelo 9:58 p. m., a cauda do avião atingiu a montanha, quando ele foi para 230 quilômetros por hora.

Os minutos finais da Avro RJ85 Lamia, que transportam a Chapecoense equipa de futebol foram analisados ​​segunda-feira em Bogotá, pelo diretor da Aeronáutica Civil, Alfredo Bocanegra, e seu secretário de segurança da aviação, o coronel Freddy Bonilla, o relatório relatório preliminar sobre o acidente. (Também: Chapecoense começa a reconstruir a pensar Libertadores)

"É importante ressaltar que isso foi feito com a ajuda das autoridades bolivianas e quem nós somos autoridade como Colômbia, de acordo com a subscrever a Convenção de Chicago, responsável pela recolha de informação para esclarecer os fatos", disse Alfredo Bocanegra, presidente AEROCIVIL.

O documento, que foi baseado em dados do envio da aeronave, em gravações da cabine e suas comunicações, registos de voo e os traços no radar, dá as primeiras pistas para compreender o que aconteceu no dia 28 de novembro.

Onde está o piloto?

Como foi gravado nas gravações, os pilotos Lamia sabia que eles estavam indo para limitar combustível, algo que nunca os mostrou para os controladores. O primeiro sinal disso foi para sobrevoar o departamento do Amazonas.

De acordo com áudios cabine Avro RJ85, então o co-piloto calculado o quanto de combustível foi deixado e informou que o piloto Miguel Quiroga que poderia pousar em Leticia ou Bogotá para reabastecer. A equipe, no entanto, tomou a decisão de ir para Rionegro e até mesmo solicitado que o motorista se possível poleiro em Leticia. (Leia aqui. A anfitriã saudação avião Lamia antes de voltar para a Bolívia)

Vinte minutos antes do acidente, um alarme disparou indicando que havia apenas 20 minutos de gasolina. Embora os pilotos viram o ignorou e continuou a sua abordagem para o aeroporto de Rionegro. pilotos bolivianos também informou que seus motores estavam morrendo por falta de combustível e apenas seis minutos antes da colisão pediu prioridade para pousar.

falhas bolivianos

Na semana passada, o Ministério das Obras Públicas e Serviços Habitação da Bolívia disse: "A responsabilidade direta pelo acidente com a empresa (Lamia) e piloto (Miguel Quiroga)". De igual modo, o relatório da Aerocivil colombiano aponta para graves problemas na Bolívia.

Em 28 de Novembro, duas horas antes de o avião decolou de Santa Cruz, aeronáutica técnica Celia Castedo advertiu que o tempo de viagem era igual ao alcance de voo (quantidade de combustível) e não foi o suficiente para chegar a Medellin. aviação civil, também chamou a atenção para o fato de que um segundo aeroporto alternativo foi gravado para aterrar em caso de problemas e Alex Quispe, despachante aeronaves, assinou o plano de vôo, mas não registrou o seu nome. (Também: 'Durante o acidente, só houve silêncio': Rafael Henzel)

No entanto, de acordo com o relatório, esta não é a única possível falha das autoridades bolivianas. De acordo com estimativas da Aeronáutica, o peso máximo da aeronave era 41.800 quilos e isso decolou com mais de 42,148 quilos, ou seja, com 348 quilos acima do peso. Um piloto disse à Time que a carga extra poderia gastar mais combustível no momento da decolagem. Além disso, as autoridades bolivianas permitiu que o Avro RJ85 que Lamia voar acima de 30.000 pés, quando os pilotos e a aeronave estava autorizada a fazê-lo apenas até 28.000.

pontas soltas

Embora Aeronáutica há dúvida de que o acidente tem causas humanas, dois elementos climáticos poderia ter mudado o curso dos acontecimentos. Por um lado, o plano enfrentou ventos contrários entre Bolívia e Colômbia, o que obrigou a aumentar reatores de potência e consumo de combustível. Além disso, ao entrar no espaço aéreo colombiano, Lamia desviou sua rota devido ao mau tempo, o que poderia ter um impacto sobre o nível de gasolina. Quando o avião tanque era limitar qualquer eventualidade foi fatal.

Além disso, nem o colombiano nem o relatório boliviano que se refere às pressões internas denunciou o boliviano aeronáutica técnica Celia Castedo a deixar fora do Avro RJ85 Lamia, apesar do plano de irregularidades voo sério. Atualmente Castedo no Brasil por medo de uma possível perseguição, disse: "Eu estava perseguidos e forçados a modificar o relatório."

Alfredo Bocanegra destacou a colaboração do Gabinete e da Direcção-Geral da Aviação Civil da Bolívia, mas disse que os Serviços Auxiliares de Navegação Aérea da Bolívia (Aasana), Airports Authority ea entidade patronal da técnica Celia Castedo, "não é permitido que accediéramos escritório ou iniciais comunicações da aeronave ".

POR QUE DESLIGARAM AS GRAVAÇÕES INTERNAS

Suspeita-se  que o desligamento ocorreu para pagar as conversas no telefone celular com o Prefeito de Chapecó, já que aeronave passou pelo espaço aéreo brasileiro rumo a COLÔMBIA, antes de cair, a qual o piloto pediu ajuda do mesmo para aterrizar no Brasil em Manaus para reabastecer e em seguida iria para o Aeroporto daquele País, esse tese é defendida pelo BLOG GAZETA CENTRAL, já que existe um mapa que mostra essa rota e qual passou desapercebido por demais.

Aeronáutica também não conseguiu esclarecer por que a tripulação desligou o gravações internas Lamia quando ela entrou Colômbia, momento em que começou a fazer cálculos sobre o nível de combustível que tinha deixado.

Há também indicações de que Lamia fizeram pelo menos oito viagens, antes do acidente, onde eles voaram para limitar a autonomia Avro RJ85, para que as regras foram quebradas.

O relatório final será lançado nos próximos meses e a Força Aérea espera ter mais dados das autoridades bolivianas para tirar conclusões definitivas.

OUTRA PERGUNTA :

Por que o avião deu tanta volta antes de chegar no aeroporto?

Mapa Flight radar 24 acidente Chapecoense
O mapa do Flight Radar 24 com os últimos momentos do voo mostra que ele fez várias curvas. Por que o piloto não foi direto pro aeroporto?
Ora senhores, porque aviões seguem procedimentos publicados para se aproximar ou afastar de um aeroporto. Vejam esta carta de aproximação para o Aeroporto de Medellin:
Carta Aproximação Aeroporto Medellin
Percebam que faz parte do procedimento de aproximação “bloquear” o VOR de Rio Negro e iniciar uma descida em “órbita” para interceptar o ILS (sistema de pouso por instrumentos). Isto significa que até os momentos finais, a tripulação seguia os procedimentos publicados, então não pense que aquelas curvas são por que o piloto “estava perdido” ou com problemas.
Correção: As órbitas estão mais afastadas do que as da carta, pois foram solicitadas pelo controle de tráfego aéreo em virtude de espera.

Os dados sobre o AVRO RJ-85 mostram que ele não teria autonomia para voar de Santa Cruz até Medellin

Os dados publicados sobre o modelo acidentado na internet mostram que o alcance do modelo RJ-85 seria de 1600 Milhas Náuticas e a distância entre Viru Viru e Medellin é de 1598 milhas, conforme o GCMAP: Isto poderia indicar que o avião não tinha combustível suficiente?
Não temos essa resposta ainda. Alguns RJ-85 possuem tanques auxiliares como opcionais para aumentar a autonomia da aeronave e como não temos acesso aos documentos oficiais da aeronave, neste momento não é possível falar sobre isso.
No entanto percebam: Quando um piloto recebe o plano de voo, nele consta a quantidade de combustível que haverá nos tanques na hora do pouso. Para o caso acima, teríamos uma quantidade negativa de combustível, concordam? Então está faltando uma peça no quebra-cabeças que no momento não podemos montar, então especular não é a solução.
Os exemplos acima apenas mostram o quão complexo é investigar um acidente aeronáutico e que portanto TUDO que se escrever neste momento sobre POSSÍVEIS CAUSAS são simplesmente especulação ou conclusões apressadas. Eu entendo a comoção e o respeito que se deve ter (com os familiares) pelo fato de ter acontecido em um voo fretado por um time de futebol que ia para uma final de campeonato.
O time de investigadores já foi despachado para o local e a tarefa deles não é encontrar o culpado e sim identificar as causas que levaram isto a acontecer para que nunca mais aconteça um outro acidente igual.
Nenhuma vida perdida em um acidente aéreo é em vão. Nós desfrutamos hoje de toda esta segurança por causa dos acidentes que ocorreram no passado.

Update 1: Por que ainda é cedo para condenar?

Aparentemente, todos já sabem o que ocasionou o acidente, antes mesmo das caixas pretas terem sido escutadas não é mesmo?. O Avro não tinha autonomia suficiente, um outro avião declarou emergência, e enquanto esperava a vez de pousar o combustível acabou. Como eu disse no vídeo ontem a noite, a investigação de um acidente aéreo não é só isso, por isso temos que ser muito cuidadosos ao emitir opiniões.
Recebi do Gabriel Toledano da Aerocast o documento abaixo, que é um programa de modificações feito nos RJs para aumentar sua autonomia.
Range Extension
Até o momento não sabemos se o RJ-85 acidentado possuía ou não os tanques pannier descritos acima, mas se ele tivesse (e existe a probabilidade por ter sido fabricado no final da linha de produção), então o alcance máximo seria extendido conforme gráfico abaixo. A linha vermelha é um cálculo estimado para o voo acidentado, considerando-se 77 pessoas com média de 80kg cada. Vejam que com os tanques instalados, seria possível fazer a rota prevista de Santa Cruz para Medellin.
Gráfico de performance - Gabriel Toledano
Gráfico de performance – Gabriel Toledano
_Ah Lito, então se ele tinha isso por que acabou o combustível?
Eu NÃO estou dizendo que ele possuía panniers ou não. O que eu estou dizendo é que não se pode tirar conclusões sem termos dados essenciais para a investigação. E se ele tinha e houve falha humana no abastecimento? E se houve cálculo errado de peso e balanceamento? E se algo externo ao avião aumentou o seu arrasto? E se o re-dispatch foi calculado errado? São muitas variáveis que só a investigação pode nos mostrar, então antes de crucificar o piloto, tenhamos serenidade e um pouco de calma, porque a verdade irá aparecer.
Eis a razão de eu não emitir opinião sobre acidentes ANTES que haja ao menos um relatório preliminar.

Update 2: Gravação entre a aeronave e o Controle

Plano de Voo

Foi liberado pelo órgão regulador da Colômbia a gravação da conversa entre a aeronave da Lamia e o controle de tráfego aéreo. É possível observar que os protocolos para a situação de emergência em que se encontrava o RJ-85 não foram seguidos pela tripulação. O porquê a investigação dirá.
Sobre o plano de voo, há diversos questionamentos sobre como é possível um piloto voar no limite de sua autonomia sendo que as regras para voos são tão claras quanto às contingências. De acordo com documentos obtidos pelo Jornal Hoje da Rede Globo, o órgão que recebeu o plano de voo em Santa cruz questionou o despachante da LAMIA sobre a autonomia do avião e disse que não poderia aprovar. A conversação entre o órgão e o despachante prossegue (e a investigação focará nisso também) e ao final o plano é aceito sem mudanças.

Plano de voo do LAMIA LI2933
Plano de voo do LAMIA LI2933

Planeio

Algumas pessoas questionaram no Twitter sobre a capacidade do avião planar. O avião planou após a perda dos motores, exatamente como foi projetado. Acontece que o terreno em volta do local do acidente é composto por montanhas altíssimas, portanto, mesmo planando invariavelmente haveria o choque. Se fosse uma planície, o avião teria chegado até a pista, pois tinha altitude suficiente para a distância de 30km que estava do aeroporto.

Vetores

Em dois momentos é possível ouvir a tripulação pedindo “vetores” para o aeroporto ao controle de tráfego aéreo. Vetores são direções para chegar em algum lugar. Como os motores já haviam parado, não havia força elétrica no avião (este modelo não possui RAT) e o painel com os dados de navegação estavam apagados e os pilotos perderam a noção de onde estavam em relação à pista. 
A bateria do avião entrou em emergência e alimentou apenas os sistemas essenciais, 
incluindo o rádio do comandante e instrumentos standby de atitude, altitude e velocidade. Para saber para onde teriam que ir, solicitaram “vetores” ao controle, ou seja “me digam para qual lado eu vou”.
A controladora informa que não recebe os dados do avião no radar (especulo que a falta da força elétrica também desligou o transponder da aeronave – não tenho os esquemas elétricos para saber se o transponder estaria no barramento elétrico da bateria) e provavelmente informa o rumo a seguir baseado no radar primário (o radar primário funciona sem dados de transponder, porém é menos preciso). Como a bússola do avião independe de força elétrica, é provável que a tripulação nos momentos finais estivesse baseando sua proa através dela.

SEGUE A SAGA DAS NOVELAS TERRA PROMETIDA TEM PUBLICO FIEL ENQUANTO DA GLOBO PATINA

Novelas perdem audiência, exceto ‘A Terra Prometida’, trama bíblica da RecordTV

DO BLOG DO AGUINALDO SILVA PARA GAZETA CENTRAL 

O telespectador que acompanha a novela ‘A Terra Prometida’, da RecordTV, é mesmo fiel.
Formado em sua maioria por evangélicos da Igreja Universal do Reino de Deus, o público da trama bíblica segue acompanhando a história mesmo nesses dias de fuga da audiência.

Nesta quinta (22), já sob o efeito do Natal, ‘A Terra Prometida’ foi a única, de todas as novelas transmitidas pelos canais abertos, a manter o ibope de todos os dias.
‘Sol Nascente’, ‘Rock Story’ e ‘A Lei do Amor’ (Globo), ‘Escrava Mãe’ (RecordTV), e ‘Carinha de Anjo’ e ‘Chiquititas’ (SBT) perderam pontos.
Confira os dados consolidados de quinta, 22 de dezembro:

Hora Um – 5,3
Bom Dia São Paulo – 9,3
Bom Dia Brasil – 9,8
Mais Você – 7,6
Bem Estar – 6,0
Encontro com Fátima Bernardes – 6,7
SPTV 1ª Edição – 11,4
Globo Esporte – 11,1
Jornal Hoje – 10,7
Vídeo Show – 9,7
Sessão da Tarde – 11,1
Vale a Pena Ver de Novo: Cheias de Charme – 15,3
Malhação: Pro Dia Nascer Feliz – 14,7
Sol Nascente – 16,4
SPTV 2ª Edição – 18,6
Rock Story – 19,6
Jornal Nacional – 22,6
A Lei do Amor – 23,7
The Voice Brasil – 17,8
Jornal da Globo – 10,3
Flash – 8,0

Balanço Geral – 2,5
São Paulo no Ar – 5,2
Fala Brasil – 6,1
Hoje em Dia – 4,8
Balanço Geral – 6,0
Balanço Geral (A Hora da Venenosa) – 7,8
Amor e Intrigas – 6,9
Vidas em Jogo – 5,2
Cidade Alerta – 7,5
Escrava Mãe – 9,4
A Terra Prometida – 14,5
Jornal da Record – 10,4
Especial de Fim de Ano: Família Record – 9,7
Programa do Porchat – 6,1

Jornal Primeiro Impacto (06h – 07h) – 2,5
Jornal Primeiro Impacto (07h – 08h30) – 2,2
Mundo Disney – 4,1
Bom Dia & Cia – 6,1
Fofocando – 4,9
Casos de Família – 4,3
A Usurpadora – 5,1
Querida Inimiga – 4,8
Lágrimas de Amor – 5,0
A Gata – 5,5
SBT Brasil – 5,2
Carinha de Anjo – 9,4
Chiquititas – 9,6
Programa do Ratinho – 9,8
A Praça é Nossa – 9,7
The Noite com Danilo Gentili – 6,6
Jornal do SBT – 3,9
SBT Notícias – 3,3

Band News – 0,5
Café com Jornal – 0,7
Café com Jornal Edição Brasil – 0,6
Dia Dia – 0,6
Os Simpsons – 0,9
Jogo Aberto – 2,4
Os Donos da Bola – 2,5
Game Phone – 0,9
Brasil Urgente – 2,8
Brasil Urgente SP – 3,3
Jornal da Band – 3,5
Ezel – 2,3
Futebol Amistoso: Ousadia x Pedalada – 5,7
Polícia 24h – 3,1
Jornal da Noite – 1,9

Tá Sabendo? – 0,2
Melhor Pra Você – 0,5
A Tarde é Sua – 1,4
Master Game – 0,2
Rede TV News – 0,8
TV Fama – 0,7
Superliga Masculina de Vôlei: Taubaté x Juiz de Fora – 0,3
Leitura Dinâmica – 0,3
Programa Amaury Jr. – 0,3
Um ponto no Ibope equivale a 69 mil domicílios.
Fonte: IBOPE / MW – Praça São Paulo/OPLANETATV