RENATO SANTOS 23-11-2017 A culpa cai sobre os comunistas do governo Cristina, quando fez uma propaganda falsa da manutenção do Submarino, em 2011, quando a primeira etapa da reparação da semi-vida do submarino ARA San Juan terminou, a então presidente Cristina Kirchner assegurou que o navio teria "uma vida útil de mais de 30 anos".
A pergunta é simples, foi sabatado ou algo saiu errado, claro as investigações precisa saber o que causou a explosão já que na realidade a sua manutenção não passou de uma propaganda falsa dos comunistas no poder da época, com isso todos os submarinos da argentina precisam passar por uma perícia Internacional, feita pela Marinha Norte Americana junto com a Marinha da Argentina.
Ontem, o ex-ministro Garre deixou defender os reparos no submarino que desapareceram há 9 dias quando retornou de uma operação.
Segundo o ex-ministro, o navio sempre funcionou bem até o momento do seu desaparecimento. "Foi reparado absolutamente novo. Eles trocaram o motor, os geradores, as baterias 960; os tubos foram substituídos. É um submarino de tecnologia dos 80, mas reparado novamente. O reparo não só passou todos os exames do ano 2013, mas depois ele navegou três anos seguidos ", disse Garré.
O navio foi construído na Alemanha em 1985 e chegou ao país em 1986. Tem 66 metros de comprimento, sete metros e meio de largura.
O ato foi transmitido pelo Complexo Naval Industrial Argentino (CINAR) e durante seu longo discurso, ele destacou todas as tarefas de reparação que estavam sendo feitas e até mesmo estava viva pela militância de La Cámpora que assistiu ao anúncio presidencial com um grupo de trabalhadores .
A cerimônia contou com a presença do então Ministro da Defesa, Arturo Puricelli, e do ex-Secretário-Geral da Presidência, Oscar Parrilli.
"Este submarino começa suas tarefas de alistamento e em dezembro, pato para água ... trabalhando", disse o ex-presidente brincando. "É um grande orgulho porque seu irmão ou gêmeo, o ARA Salta, não poderia ter essa reconstrução na Argentina porque a indústria naval havia sido desmantelada.
A ARA Salta foi reparada em 2001 no Brasil ", disse ele em uma espécie de crítica aos esforços anteriores. E então ele acrescentou: "Este novo cenário nos permitirá uma vida útil de mais de 30 anos para este submarino de San Juan".
O reparo da ARA San Juan foi concluído em 2014 durante a gestão de Agustín Rossi em Defensa. Começaram em 2008, quando Nilda Garré foi responsável pelo portfólio.
Durante esse ato, o ex-presidente tentou explicar como o trabalho era prepará-lo. "Você tem que cortar o submarino no meio e fazer mais de 429 empregos que levaram mais de 250 mil horas-homem que foram investidos lá", disse ele.
E então ele fez uma defesa da suposta recuperação dos estaleiros para consertar barcos. "É a metáfora do país, um estaleiro que estava à beira do desaparecimento, do naufrágio e que nos recuperamos".
"Estou muito orgulhoso e muito feliz pelo trabalho que você fez, trabalhadores", ele arengou o apoio dos militantes.
Ontem, o ex-ministro Garre deixou defender os reparos no submarino que desapareceram há 9 dias quando retornou de uma operação.
Segundo o ex-ministro, o navio sempre funcionou bem até o momento do seu desaparecimento. "Foi reparado absolutamente novo. Eles trocaram o motor, os geradores, as baterias 960; os tubos foram substituídos.
É um submarino de tecnologia dos 80, mas reparado novamente. O reparo não só passou todos os exames do ano 2013, mas depois ele navegou três anos seguidos ", disse Garré.
O navio foi construído na Alemanha em 1985 e chegou ao país em 1986. Tem 66 metros de comprimento, sete metros e meio de largura.
El submarino ARA San Juan perdió contacto a 200 kilómetros de Trelew hace 7 días y muy poco se sabe sobre su paradero.
Mientras casi 30 naves de Argentina y otros 11 países realizan una búsqueda contrarreloj, las familias de los 44 tripulantes culpan a la Armada y al Ministerio de Defensa por el tiempo que se demoró en comenzar la búsqueda.
El ARA San Juan iba de Ushuaia a Mar del Plata y el último contacto fue el miércoles a las 7:30.
Entre los tripulantes hay un puntaltense de 38 años: Fernando Villarreal. Es teniente de navío y jefe de Operaciones del submarino.
"Vamos a la costanera con el coche y nos quedamos mirando la inmensidad del mar, como cuando lo veíamos llegar. Mañana vamos a ir otra vez, porque tiene que llegar", expresó su mamá, María Rosa Belcastro.
El comandante del submarino desaparecido es de Mar del Plata: el capitán de fragata Pedro Martín Fernández.
La teniente de navío es Eliana María Krawczyk. Y es la primera mujer en la historia argentina que alcanzó ese puesto.
Es misionera y estudió en la Escuela Naval de Ensenada.
Capitán de corbeta Jorge Ignacio Bergallo
Teniente de navío Fernando Ariel Mendoza
Teniente de navío Diego Manuel Wagner
Teniente de navío Víctor Andrés Maroli
Teniente de fragata Adrián Zunda Meoqui
Teniente de fragata Renzo David Martín Silva
Teniente de corbeta Jorge Luis Mealla
Teniente de Corbeta Alejandro Damián Tagliapietra
Suboficial Principal Javier Alejandro Gallardo
Suboficial Primero Alberto Cipriano Sánchez
Suboficial Primero Walter Germán Real
Suboficial Primero Hernán Ramón Rodríguez
Mendocino, es suboficial mayor y maquinista. Desde hace once años trabaja en el submarino ARA San Juan.
Suboficial Segundo Cayetano Hipólito Vargas
Nació en San Juan y tiene 45 años. Vive hace varios años en Mar del Plata. Está casado y tiene dos hijos.
Suboficial Segundo Roberto Daniel Medina
Suboficial Segundo Celso Oscar Vallejos
Suboficial segundo Hugo Arnaldo Herrera
Suboficial primero Víctor Hugo Coronel
Suboficial segundo Víctor Marcelo Enríquez
Suboficial segundo Ricardo Gabriel Alfaro Rodríguez
Lleva 4 años embarcado en el ARA San Juan, encargado de la cocina. Vive en Mar del Plata con su esposa e hijo.
Suboficial segundo Daniel Adrián Fernández
Suboficial segundo Luis Marcelo Leiva
Cabo principal Jorge Ariel Monzón
Cabo principal Jorge Eduardo Valdez
Cabo principal Cristian David Ibañez
Cabo principal Mario Armando Toconas
Es de Río Negro, ingresó a la Armada hace 13 años. Está casado, tiene un hijo y su mujer está embarazada.
Cabo principal Franco Javier Espinoza
Cabo principal Jorge Isabelino Ortiz
Cabo principal Hugo Dante César Aramayo
Tiene 33 años. En el 2011, participó del XLII Viaje de Instrucción de los Guardiamarinas de la Armada Argentina, a bordo de la Fragata Libertad.
Cabo principal Luis Esteban García
Cabo principal Sergio Antonio Cuellar
Cabo principal Fernando Gabriel Santilli
Cabo principal Alberto Ramiro Arjona
Cabo principal Enrique Damián Castillo
Cabo principal Luis Carlos Nolasco
Es salteño y tiene dos hijas, de 4 y 7 años. En 2007 dejó su provincia natal para ingresar a la Armada Argentina. Egresó en 2004 como técnico electricista. Actualmente, reside en Miramar.
Cabo principal David Alonso Melián
Es santiagueño, oriundo de El Bobadal. Forma parte de una familia de nueve hermanos, tiene 30 años, está radicado en Mar del Plata y hace ocho años que ingresó a la Armada. El último contacto con su familia fue hace aproximadamente 10 días.
Cabo principal Germán Oscar Suárez
Cabo principal Daniel Alejandro Polo
Cabo principal Leandro Fabián Cisneros
Cabo principal Luis Alberto Niz
Cabo principal Federico Alejandro Alcaraz Coria
Tiene 27 años, nació en San Luis y es maquinista del ARA San Juan desde hace un año. Su tío es infante de la Marina.
Cabo segundo Aníbal Tolaba