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Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e condicionam o padrão que as organizações administrativas devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

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A Gazeta Central de Publicidade e Jornalismo Ltda, CNPJ 067906692/0001-57, mantenedora da Gazeta Central Blog. não pactuamos com discriminação contra a Ucrânia, sabemos a importância da Luta para salvar a Nação da ditadura. Renato Santos

Quem sou eu

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RENATO PEREIRA DOS SANTOS FILHO Experiência 1988 Fotógrafo Diário de Guarulhos 1989 Entrevistador Jornal da Liga Árabe de Guarulhos 1990 Entrevistador Jornal do Brás e Federação do Truco Estado de São Paulo 1992 Redator, Fotografo da Gazeta Central de Publicidade e Jornalismo Ltda 1995 - 2.000 Professor Secretária do Estado de São Paulo PEB II 2.001 Arquivista Escritório Doutor Cornélio José Silva 2007 Auxiliar de Escritório Doutor Cornélio José Silva 2009 Arquivista Escritório Jose Maria Zey 2010 - 2012 Escritório do Doutor Cornélio José Silva 2013 -atual Blogueiro Escolaridade • Escola Estadual Professor Cyro Barreiros • Escola Estadual Salim Mudeh • Escola estadual romano Puggiari • Universidade Mogi as Cruzes ( Jornalismo Incompleto 1995) • Universidade Ung Letras ( Incompleto) • Uninove Vergueiro Ciência Jurídica ( trancado) • • Cursos com certificados OAB Certificado do curso/palestra Jurídicas 13 de julho 2005 OAB CERTIFICADO DO CURSO/PALESTRA A POLICIA JUDICIÁRIA NO ESTADO DEMOCRÁTICO E O INQUÉRITO POLICIAL À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL SETEMVRO 2005 TELECENTRO PREFEITURA DE SÃO PAULO CERTIFICADO E CURSO DE INTRODUÇÃO À HTML E OUTRAS LINGUAGENS DE COMPUTAÇÃO DEZEMBRO DE 2005 OAB CERTIFICADO/CURSO INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DESESA DO CONSUMIDOR MAIO DE 2006 OAB CURSO E CERTIFICADO LOCAL DE CRIME O CADÁVER, A FAUNA CADAVÉRICA E A PERÍCIA JUNHO DE 2008 ACADEMIA INTERNACIONAL DE DIREITO E ECONOMIA SETEMBRO 2008 CENTRAL DE CURSO DE RECOLOCAÇÃO E MARKETING ADMINISTRAÇÃO PROFISSIONAL DEZEMBRO DE 2008 IBCCRIM RESPONSABILIDADE PENAL NOS CRIMES DA DITATURA MILITAR 2008 USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DEZEMBRO DE 2008 60 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CIEE PERSPESCTIVAS DO S ETOR DE HABITAÇÃO 2009 EAD FUG CURSO DE FORMAÇÃO POLITICA 2010 CURSO DE PROFESSOR E A CRITIVIDADE IPC GUARULHOS 2016 FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS CENARIOS 20/25 FEVEREIRO 2020 CURSO DE PORTEIRO CB0 5174-10 2020 CURSO DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA/MISSIOLOGIA/HISTÓRICO DA IGREJA/SERMÃO/LITURGIA DE CULTO 2020 - 2021 INSTITUO BÍBLICO DA 1.ª IGREJA PRESBITERIANA CONSERVADORA DE GUARULHOS DESCRIÇÃO DOS CURSOS: Calculo trabalhistas Cálculo da Previdência Contratos Petições Iniciais ( civil trabalhista Criminal e Previdenciária) Todos administrados pelo Dr. Cornélio José Silva e supervisionados Gestão de Conflitos Pessoais e marketing administrados por Dr. Cornélio Na área de Jornalismo marketing A Importância do marketing Orientação da empresa para o mercado, Conceitos, tendências e tarefas fundamentais de marketing , análise Swot, sistema de marketing de pesquisa Liderança para às seguintes áreas profissional: Jornalismo/Publicidade, Advocacia /Politica Liderança e produtividade a função utilização em Administração e recursos Humanos para todas às área dentro de seus conceitos e preceitos objetivos críticos construtivos ou não. Desafios para a Gestão de Pessoas Gestão de qualidade os desafios atuais da gestão da advocacia e jornalismo para qualidade total

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A empresa Gazeta Central de Publicidade e Jornalismo Ltda, Mantenedora da Gazeta Central.blogspost.com Última atualização: 3 de junho de 2019 e 08/07/2021 De acordo com o Ordenamento Jurídico Brasileiro, LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Art. 1º Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos. A lei 5.250/67 foi assinada pelo ex-presidente Castelo Branco meses depois da outorga da Constituição de 1967, quando o endurecimento do regime militar se iniciava. Com o objetivo de controlar informações, de acordo com as previsões da norma, jornalistas e veículos de comunicação poderiam ser detidos ou multados caso publicassem algo que ofendesse a “moral e os bons costumes”. A pena poderia ser aumentada se o conteúdo difamasse ou caluniasse alguma autoridade, como o presidente da República. Em 2009, após longo julgamento, 7 dos 11 ministros da Corte concluíram que a lei era incompatível com a atual Constituição, que é repleta de garantias à liberdade de expressão. Pode haver diplomados, menos jornalistas do que outros. Pode haver mais Jornalismo com Jota maiúsculo num blog do que na grande mídia. O Blog além de ser regulamentado pelo Google Sites em normas Internacionais, ainda o seu autor é responsável pelo seu conteúdo,assim sendo, ele pode ter credibilidade seguindo normas Internacionais e a seu País de Origem, além de citar as fonte do conteúdos, ficando ao cargo de sua empresa com CNPJ, e o nome do Responsável e não aplicar a fake news. O jornalista tem que entender como o Google acha a sua notícia, para que o seu jornal online seja lido. Ele tem que ter um blog, e por isso tem que entender que a linguagem, a frequência de atualização e o diálogo com o leitor é bem diferente em um meio digital. Outra finalidade do nosso blog, não somos agregadores de conteúdos e sim de opinião, fazendo uma análise nas principais noticias, com responsabilidade! Renato Santos

domingo, 30 de junho de 2019

MP_SP Lança a cartilha de # Namoro Legal com parceria da Microsoft






RENATO  SANTOS  30/06/2019 Um namoro  saudável  e  respeitoso  é  importante  e  pode te lavar  ao noivado  e  casamento, mas  o mais importante  é  que  tudo  tem  a sua hora, coonhecer  o namorado  é  o  primeiro  passo, ali  você  vai ter  várias  respostas  incluindo  principal será que  ele  é  dominador? 



O  Ministério  Publico  de  São Paulo, contribuiu  ao lançar  uma cartilha  "  Namoro  Legal", numa  entrevista  concedida  a jornalista Ana  Beatriz  Santos  a  Doutora  Valéria afirma  que a cartilha  pode ajudar  as jovens  ter  seu  reconhecimento e  conhecer  seu namorado  com dicas.

CARTILHA #NAMOROLEGAL
ELABORAÇÃO DO CONTEÚDO:
Valéria Diez Scarance Fernandes
Coordenadora do Núcleo de Gênero do MPSP
COLABORAÇÃO:
Marília Taufic
Daniela Saldanha
Fábio Scarance Goulart
PROJETO GRÁFICO:
Renata dos Santos Bastos
PROJETO MAIA
(MINHA AMIGA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL):
Microsoft
Elo Group
Ilhasoft

Você já deve ter ouvido falar em relacionamento abusivo. Mas, na vida real, às vezes não étão fácil saber se você está em um relacionamento assim. Difícil mesmo é saber como equando agir em relação ao namorado controlador.

Mesmo mulheres adultas, muitas vezes, só percebem que estão em uma relação abusivaquando já estão sofrendo muito, isoladas da família e amigos, afastadas do estudo, dotrabalho e sem amor próprio. Para as garotas, pode ser ainda mais difícil identificar quando
estão sofrendo abuso.

É preciso ficar atenta! Essas relações podem se tornar violentas e as mulheres jovens são asque mais sofrem. No Brasil, 42% das mulheres entre 16 e 24 anos sofreram violência em 2018 (Pesquisa Visível e Invisível 2019, Fórum Brasileiro de Segurança Pública).

Relacionamentos fazem parte da vida, devem ser agradáveis e saudáveis, por isso, você precisa saber impor limites. Para te ajudar, criamos a Cartilha Namoro Legal com dicas simples e práticas sobre relacionamentos. Nela, você vai descobrir como identificar comportamentos abusivos e o que fazer quando o namorado ou o crush é controlador.

E a tecnologia também pode ser uma amiga e ajudar a esclarecer dúvidas sobre relacionamentos abusivos. Utilizando Inteligência Artificial, o Ministério Público de São Paulo, aMicrosoft e os parceiros Elo Group e Ilhasoft criaram a MAIA (Minha Amiga Inteligência Artificial), uma bot que pode conversar com você sobre namoro de uma forma leve e descontraída.

O  áudio  da entrevista  e  a cartilha  estão disponíveis  no site  do MP/SP, a  disposição de todos gratuitamente.

Nesse projeto, contamos com mais uma aliada poderosa: a Revista Capricho, que há anos é  uma das maiores parceiras das jovens de todo o Brasil e que foi essencial para que a nossa MAIA se tornasse conhecida pelo maior número de meninas e mulheres e, para assim, criarmos uma grande rede de apoio.

Leia nossas dicas, fique atenta e escolha sempre o que é melhor para você!

VALÉRIA SCARANCE
Promotora de Justiça
Criadora da Campanha #NAMOROLEGAL




Pais Ideal o estado não é " pai" de ninguém <<>> Precisamos de autonomia <<>> As reformas são necessárias no seu conteúdo original <<>> Não somos Bode de Políticos Chega !







RENATO  SANTOS  30/06/2019  Um País  ideal, para muitos  seria  emprego, sem corrupção e  politicos  que  tivesse  interesses  do povo  em primeiro  lugar,  mas  vai  além  de  tudo  isso, segundo Francisco  Teodorico,  a qual escreveu  um artigo  no portal  Conexão  Politica, com tema  Menos estado, mais  efeciência . Estamos  esgotados!

NOTA:  Em nenhum momento  estou  comparando  Getulio Vargas  com Fernando Henrique Cardoso, Lula  ou  Dilma , esses  usaram o populismo  para  nos enganar, usurparam  a  figura  de Getulio  a  seus  favores, iludindo  as pessoas, agora  o  Brasil  precisa fazetr as reformas  e as pessoas  estão se confundindo na retirada  de seus  direitos, mais  um engano  do PT  e  seus  aliados.



Precisamos  ter  em mente  que  o  "  estado  como  pai"  nunca funcionou, em nenhum regime, socialista, comunista  ou radicalismo, no caso do Brasil  quem teve  essa péssima  ideia  foi  Getulio  Vargas, seguido  do Fernando Henrique  Cardoso  e  Lula. 

Foram um fracassados, esta dando  a maior  dor  de cabeça  não aceitam nem mesmo  as mudanças das  reformas  previdenciária  e trabalhista travando até  da segurança pública. 

Um  erro  que deixou  seus "filhotes" querendo  a  corrupção  pra  sobreviver,  pois  assim fica mais  fácil para dominar o povo. 

Bolsonaro  quer  por  um fim  nisso  e  precisa, pois  o  "  estado  não é  pai de ninguém" ! Não somos  bode  de  politicos queremos  as  reformas  com o texto  original  senhores. Tributária,Trabalhista Previdenciária  e  Segurança  (  Renato Santos) 

Segue  o texto  :  " ...Não, não estou defendendo a Anarquia (tão utópica quanto o socialismo/comunismo), muito menos a sua extinção. Porém, é preciso encontrar um meio de reconstruir o Brasil, e sem a interferência da Esquerda, que foi a responsável pela famigerada Constituição Cidadã, de 1988, fonte de, senão todos, a grande maioria de nossos problemas atuais.

E que não me venham com o discurso rebuscado de que temos que conviver com as diferenças, ouvir vozes divergentes, etc. Vemos, na prática o resultado disso. Defender a voz esquerdista é como lutar pelo direito de células cancerígenas conviverem pacificamente num corpo saudável em nome da pluralidade...

Não sou jurista, muito menos da área do Direito. Meus artigos semanais são opiniões de um cidadão que teima em semear ideias. Meu objetivo é de deixar um país melhor para a próxima geração. Desejo entregá-lo melhor do que o que foi deixado para mim pela geração anterior. Devido a isso, não me prendo aos entraves burocráticos da lei em minhas reflexões, dando-me a liberdade de divagar sobre propostas que, entendo, sejam os melhores caminhos a serem trilhados.



Além do mais, leis são feitas por homens, logo, podem ser mudadas. Algumas com mais trabalho, outras com menos, mas podem!

É com uma frequência muito além da aceitável que vemos o Estado brasileiro querer regular tudo, entretanto, sem conseguir controlar nada. Definem que não devemos usar canudinho de plástico, proíbem restaurantes de colocar sal na mesa, e pasmem, no Estado de São Paulo agora acha-se até no direito de regular namoro abusivo!!! [1]

Eu não preciso de um Estado babá. Sou adulto, pago meus impostos, tenho autonomia e ainda não estou babando.

Em meu país ideal teríamos:

Legislação Federal
Elas regulariam apenas as diretrizes para os Estados da Federação. Todos eles elaborariam sua Legislação fundamentados na Legislação Federal. Somente os Estados poderiam ser réus na Suprema Corte, que seria a guardiã da Constituição Federal. O julgamento de cidadãos seria apenas em crimes contra a pátria.

Legislação Estadual
De forma análoga, elas regulariam apenas as diretrizes para os Municípios do respectivo Estado. Todos os Municípios elaborariam sua Legislação fundamentados na Legislação Estadual. Somente os Municípios poderiam ser réus nas corte estadual, que seria a guardiã da Constituição Estadual. O julgamento de cidadãos seria apenas em crimes contra o Estado (unidade da Federação) em questão.

Legislação Municipal
Os municípios são independentes para elaborarem as próprias leis, desde que sob as Legislação Estadual. Cidadãos que cometessem crimes seriam julgados dentro do Município onde ele ocorreu.

Mas e a regulação trabalhista, como seria?

Os órgãos de cada classe, de forma análoga às Legislações apresentadas (Federal, Estadual e Municipal) as elaborariam.

Não seria mais papel do Congresso Nacional legislar sobre o assunto. Porém, estes órgãos estariam sob a respectiva Legislação (Conselho Federal só poderia estabelecer diretrizes para os Conselhos Estaduais, respeitando a Legislação Federal (Constituição Federal); Conselhos Estaduais só poderiam estabelecer diretrizes para os Conselhos Municipais, respeitando a Constituição Estadual; Conselhos Municipais só poderiam estabelecer diretrizes para os profissionais dos Municípios, respeitando a Legislação Municipal).

Mas qual a vantagem disso?

Cada Município teria regras direcionadas às suas necessidades evitando que uma lei abrangente fosse ineficiente para resolver seus problemas locais.

Evitam-se leis absurdas como por exemplo a que transforma o Jumento em Patrimônio Nacional [2], pois há Estados no país onde as pessoas sequer viram um animal deste ao vivo.

Outro exemplo prático da ineficiência do sistema atual é a proposta, pela Comissão de Educação para que se inclua, no Currículo Escolar, a prevenção da violência contra a mulher. [3]

Ninguém em sã consciência negaria a existência desse tipo de violência, mas se tivéssemos que ter uma política pública (só de usar esse termo já me dá arrepios) não deveria ser contra a violência às mulheres, negros, ou homossexuais, mas para proteger os homens, que correspondem a mais de 90% das vítimas, segundo o Anuário de Segurança Pública! Consulte o documento, que é oficial.

Imagine o gasto desnecessário para implantar essa lei em locais que tenham um índice ínfimo desse tipo de violência, em detrimento, no orçamento, da resolução de outro tipo de problema mais grave da região. Não seria mais inteligente que os municípios decidissem se devem ou não tomar uma medida como essa, caso seu índice regional fosse significativo?

Não seria muito mais fácil cobrarmos nossos parlamentares, ao contrário do que acontece hoje?

Nosso país foi vítima da demagogia populista esquerdista que se alastrou como um câncer em metástase. Chego à conclusão que os remendos só pioram cada vez mais a situação. Somente através de uma "demolição", limpeza da "sujeira" e reconstrução, partindo do zero, conseguiremos, um dia, morar num país, não só ideal, mas real.

sábado, 29 de junho de 2019

Arqueologia e a Bíblia se encontram <<>> Há possibilidade que José tenha administrado a construção das Pirâmides do Egito <<>> Ele faleceu em 1805 a.C Elas foram Construídas entre 1886 a 1.805 a.C. Jose chegou como escravo no Egito em 1886 a.C De acordo com seu Testamento ao falecer com 110 anos foi enterrado em Canaã







RENATO  SANTOS  29/06/2019   O  Mundo  da  arquilogia  e  da Bíblia  cada  vez  mais próxima  da história  da raça  humana. Lembrando  que a contagens de anos  a.C  começa  do maio  exemplo 2.000 a.C  para  1a.C. 

Foto  ABC  news 


Cientistas  confirmam  que  a construção das  Pirâmides  do  Egito  se  deu  entre  os  anos do reinado da dinastia 12 faraó Senusret 2, que governou o Egito de 1897 aC a 1878 aC, de acordo com o ministério antiguidades.



Mas  a Bíblia  relata  que antes   disto     em 1906  a.C , na  Saída  de Jacó   com a  sua família  da casa  de Labão, 20  anos  após   sua chegada (  Gn 31-41), ele se reenmcontrou  com  Esaú , reconciliando-se  com o irmão.  (  Gn 30-39). 

E  nesse  periodo  Jacó  lutou  com um anjo  e teve o nome  mudado  pra Israel.   

Enquanto  José  aos  17  anos   foi  vendido como escravo aos israelistas  e midianistas  segundo alguns  estudiosos  José  naceu  em  1915. a C.  

Os israelistas  o venderam  para  os  egipcios , entre  os períodos  do século  XVIII a. C,  dos anos 1886  a  1.805, fez  História. 

Ascentou  ao trono   do Faró, com 30  anos  , é  possível  que   as  pirâmides  foram  construidas  na mesma  época que José   era  governador  do  Egito.

Depois  de  4.000 anos, as pirâmides  do Egito  é  finalmente  aberta  ao  publico, existe  relato  que José  depois de  prestar  seus  serviços o Faráo  pretendia  enterra-lo  nas pirâmides  com honra. 


Mas  em  vida  José  deixou  digamos um testamento  pedindo  para que  ele  fosse  enterrado  em Canaã ,  com seus  110  anos  em 1805, GN 50.25.

A lama de tijolos cerca de 4.000 anos de idade pirâmides egípcias é aberta  ao público pela primeira vez esta semana, de acordo com o ministério antiguidades do país Africano do Norte.

"O trabalho de conservação inclui a remoção de detritos encontrados no interior câmara mortuária da pirâmide e corredores e instalação de escadas de madeira para facilitar a sua entrada," Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, disse em um comunicado.


"Ele também inclui re-instalar as pedras caídas no hall e corredor para seu local original após a restauração, bem como restaurar as pedras deterioradas de seu piso e instalação de um novo sistema de iluminação."

A pirâmide foi construída durante o reinado da dinastia 12 faraó Senusret 2, que governou o Egito de 1897 aC a 1878 aC, de acordo com o ministério antiguidades.


A entrada da pirâmide encontra-se na sua sul em vez do lado norte, ao contrário da maioria das pirâmides egípcias.

No mesmo complexo, artefatos também foram descobertos em uma das tumbas do Médio Império no lado sul da pirâmide.


fonte  ABC  News  texto  original  em  Inglês
Fonte  Panorama  do  Antigo Testamento  pela  Editora  Geográfica
Comentários  Renato  Santos 

BRICS os dois lados o de ontem e o de Hoje <<>> VENEZUELA foi a decisão fatal <<>> Deixamos de ser Homúnculos para Sermos Uma Nação de Potência <<>> Bolsonaro deu primeiro passo os próximos somos nós brasileiros <<>> Consumo da família sair dos 0,3% para 1,5% <<>> Seja bem vindo BRICS
















RENATO  SANTOS  29/05/2019 A  America  Latina  passou  vinte  anos   refén  de bandidos  da  esquerda  e extrema,  que  tinha  um objetivo  de escravisar  o  continente sul amarecino.

O  Lado  Eraado  da  História    Homúnculo <<>>  Depois  de  20  anos  O  Lado certo  da História  o Homem
  

Como  referência  a  economia  do País da  VENEZUELA  que  o foro  de são paulo junto  com as  FARCS  e  organizações  criminosas  brasileiras  mais  uma  policia secreta  da Russia  mantida  pelo  Wladimir  Puttin e  uma  doutrinação  do mais  bandidos  de  todos  Fidel  Castro,  tornaram  a  maior dor  de cabeça  para  os  demais  líderes  de Paises  que  se  assustaram  com  o poder  de destruição  e escravidão  que esse  mal  fizeram  implantando  uma  ditadura  nazista  onde  tudo  não  foi apenas  dominado  mas sim destruido, tudo  que  uma  Nação  tinha, a suas  riqueza,  VENEZUELA  entrou  o que chamamos  de "  buraco negro", e  pior  com  apoio  da ONU, OEA, e  a BRICS  onde  o PT   reinou  por  vinste longos  anos.

Chegaram  a  ponto  de transformar  os participantes  da Brincs  em  Homunculo saindo  de seus  principais  objetivos, querendo  controlar  toda  a economia  e  concentrando  tudo  ao poder de  CUBA, CHAVISMO  e LULISMO, são  fortunas  tiradas  pelo  sistema da  CLEPTOCRACIA  o caso da  VENEZUELA  tornou-se  não  só  uma simples  ditadura  mas  sim  algo assustador  que deste  o fim do NAZISMO  jamais  seria  revisto  novamente.

Lula  foi preso  no Brasil, mas,  antes  o FIDEL  MORREU, agora  temos  NICOLAS MADURO,  todos  eles  incluindo  EVO MORARES  precisam  ser presos  e  juntos  condenados  a pena  máxima de morte.




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BRICS é um termo utilizado para designar o grupo de países de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

"BRICS" é um acrônimo ou seja, a junção das iniciais de palavras que formam outro termo. Seu criador é o economista britânico Jim O'Neill, do grupo financeiro Goldman Sachs, em 2001.

O economista tentava encontrar uma forma de traduzir o crescimento econômico que seria protagonizado naquela década por Brasil, Rússia, Índia e China. Por conseguinte, empregou a expressão "BRIC".

Naquele momento, o crescimento brasileiro ainda suscitava dúvidas, bem como a Rússia, que estava estagnada. Já a China, apresentava taxas de crescimento elevadíssimas entre os demais e se destacava no cenário econômico mundial.  

O  PIB  depois da  VENEZUELA  começou  a despencar  logo  em  2016, no Brasil  o que  levaria  todos  os Países  do bloco  também  a descer.

Os países formadores do BRICS são marcados por países emergentes, suscetíveis a crises econômicas e com falhas garantias sociais para as populações.

Vejamos alguns dados do BRICS:

PIB (Fonte:Banco Mundial.2016)

Brasil 1,796 bilhões de dólares
Rússia 1,283 bilhões de dólares
Índia 2,264 bilhões de dólares
China 11, 2 bilhões de dólares
África do Sul 294, 8 milhões de dólares 

Mas  no caso  especial  do Brasil, devido a  corrupção, o sistema podre  dos  governos  LULA,DILMA  e MICHEL TEMER  o PIB   decaiu  muito  rápido.

Segundo  a   Lista da Austin Rating leva em conta crescimento de 0,5% da economia no 1º trimestre de 2019 ante mesmo período de 2018.

O desempenho do Produto Interno Bruno (PIB) brasileiro no 1º trimestre de 2019 ocupa o 45º lugar dentro do ranking com 47 países, elaborado pela Austing Rating. A lista traz os resultados das maiores economias do mundo.

A comparação leva em conta o crescimento de 0,5% da economia no 1º trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Esse resultado é igual ao registrado na Rússia (0,5%) e está acima apenas da Itália (0,1%).

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

Na média, as 47 economias analisadas cresceram 2,6% no período, assim como o grupo dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China).

Nós  precisamos  recuperar  o PIB  até  dezembro  o mais  rápido  possível, se  continuarmos  nesse  caminho errado da história  de uma  "  ideologia" atrazada  vamos  ser  uma  Nação  mais miseráveis  d todo  o planeta  terra  conhecidos, pela simples  motivo.

Serviços: 0,2%
Indústria: -0,7% (pior resultado desde o 4º tri de 2016, quando recuou -1,8%)
Indústria extrativa: -6,3%
Agropecuária: -0,5% (pior resultado desde o 3º tri de 2017, quando ficou em -2,2%)
Consumo das famílias: 0,3% (pior desde o 2º tri de 2018, quando ficou em 0%)
Consumo do governo: 0,4%
Investimentos: -1,7%
Construção civil: -2%
Exportação: -1,9% (pior resultado desde o 2º tri de 2018, quando recuou 4,4%)
Importação: 0,5%

Aí esta  as  consequências  de  um governo  corrupto, mal caráter  e  bandidos  no  poder, essa  foi a  pior  burrice  que nós  brasileiros  poderíamos aplicar em nossas  vidas, se  conseguirmos  recuperar  a  Exportação  com acordo  celebrado  entre  o Governo  do Bolsonaro  com a BRICS  e a  União Européia, podemos  ter  uma pequena alta  de 2,0%  positivo  bem  acima  dos  ultimos índices.

Deixaremos  de ser Homúnculo  para  sermos  uma Nação  de Potência  não só  na América Latina  mas  em todo  o globo terrestre,  mas para  isso  precisamos  fazer  a nossa parte  irmos  para  as  ruas  em apoio  ao Governo  e seus Ministros, nem mesmo  o STF  com sua  abominação de  ignonorância  pode  nos impedir,  estamos  resguardados  pela  Constituição, temos  que  aprender  a  usar  esse  Instrumento  a nosso  favor.

Bolsonaro  deu  o primeiro  passo  agora  o passo seguinte  é  nosso  e o Congresso  tem que entender  isso  ou faz  de acordo  com plano  original  ou  vamos  pra  rua.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse nesta sexta-feira (28), ao abrir a reunião informal do Brics, grupo de países que reúne Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul, no Centro de Convenções Intex, em Osaka, no Japão, que o seu governo trabalhará ativamente para o fortalecimento do Brics. “Contem com o empenho de nosso governo para que a cooperação entre nós se fortaleça sempre mais”.

Bolsonaro destacou, como exemplo desse cooperação, a criação do Novo Banco de Desenvolvimento. “Menciono, como exemplo bem-sucedido da cooperação no Brics, o Novo Banco de Desenvolvimento. Aproximá-lo do setor privado e garantir que atenda às necessidades de financiamento em infraestrutura é prioridade para nosso governo”.

O presidente brasileiro disse ainda que a união dos líderes do grupo é importante para colaborar na busca de soluções de conflitos internacionais. Segundo ele, desde a crise financeira de 2008, o Brics tem apontado o papel relevante das grandes potências emergentes para a estabilidade e a prosperidade da economia mundial.

Bolsonaro ressaltou que, no seu governo, o Brasil reafirmou o apoio ao sistema multilateral de comércio por entender que ele é importante para o desenvolvimento da economia mundial. “A persistência de correntes protecionistas e de práticas econômicas desleais é fonte de tensões comerciais e põe em risco a estabilidade das regras internacionais de comércio. Em meu governo, o Brasil reafirmou seu apoio ao sistema multilateral de comércio, por ter certeza de que o dinamismo da economia mundial depende dele”.

Em seu discurso, o presidente brasileiro destacou o posicionamento do Brasil de continuar colaborando para a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC). “Estamos plenamente dispostos a seguir colaborando para a reforma da Organização Mundial do Comércio e para a construção de uma agenda negociadora equilibrada. A redução das medidas distorcivas do comércio agrícola segue sendo uma prioridade e uma tarefa de grande urgência para os países em desenvolvimento”.


sexta-feira, 28 de junho de 2019

Presidente Bolsonaro faz acordos bilaterais Previsão em 15 anos é o PIB a R$ 500 bilhões de Reais Uma Nação Prospera e Justa<<<>. So depende da Câmara dos Deputados e o Senado entender isso







RENATO  SANTOS  28/06/2019  É  depois  de  20  anos  de  comunismo  no Brasil  agora  vemos a possibilidade  do  PIB  voltar  a  crescer, sendo  projetado  para  R$  500  bilhões  de  reais  calro no prazo  de  15  anos  pela lwentidão  da Câmara  dos Deputados  e  do  Senado, quanto  ao STF  vai ter  que mexer  nos Ministros  para  dar  Segurança  Jurídica. 



O presidente Jair Bolsonaro anunciou que o Mercosul e a União europeia fecharam o acordo comercial que começou a ser negociado em 1999.


A negociação envolve os 28 países da UE e as quatro nações que fazem parte do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai).

O acordo representará um aumento do PIB brasileiro de US$ 87,5 bilhões em 15 anos, podendo chegar a US$ 125 bilhões se consideradas a "redução das barreiras não-tarifárias e o incremento esperado na produtividade total dos fatores produção".

Segundo estimativas da equipe econômica, o aumento de investimentos no Brasil será da ordem de R$ 450 bilhões e as exportações brasileiras para a União Europeia aumentarão em R$ 400 bilhões até 2035.

"A redução de barreiras e a maior segurança jurídica e transparência de regras irão facilitar a inserção do Brasil nas cadeias globais de valor, com geração de mais investimentos, emprego e renda. 

Os consumidores também serão beneficiados pelo acordo, com acesso a maior variedade de produtos a preços competitivos", avaliou o Ministério da Economia.

O acordo entre os blocos econômicos foi considerado um "marco histórico no relacionamento" entre os grupos.

Mercosul e União Europeia representam juntos cerca de 25% do PIB mundial e um mercado de 770 milhões de pessoas.

Leiam tudo sobre o encontro do Presidente Bolsonaro com a BRICS e G20








RENATO  SANTOS  28/06/2019  Diferente  dos  governos  anteriores criou-se  uma  grande espectivas positivas  nos  encontros  entre  o overno brasileiro  com a BRICS  e  G20, nos termos do artigo 33 da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.




O Brasil deu  seu primeiro  passo na economia internacional, e escolheu o  “Crescimento Econômico para um Futuro Inovador” como tema da presidência de turno de 2019. 

Reconhecendo que a inovação é uma força motriz essencial do desenvolvimento, reafirmamos nosso comprometimento em maximizar os benefícios da digitalização e das tecnologias emergentes, inclusive para as populações de áreas rurais e remotas. 

O encontro com Presidente Bolsonaro e a BRICS em Osaka Japão Nos termos do artigo 33 da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.
GAZETA CENTRAL DE PUBLICIDADE E JORNALISMO LTDA DESDE 1992


Presidente Bolsonaro agradece ao Presidente Espanhol no caso do tráfico e afirma a punição será severa e Assina acordo de marca de patentes com a Espanha

GAZETA CENTRAL DE PUBLICIDADE E JORNALISMO LTDA DESDE 1992


O Brasil precisa fazer acordos Internacionais no G20 para levantar a economia brasileira

GAZETA CENTRAL DE PUBLICIDADE E JORNALISMO LTDA DESDE 1992

O encontro com Presidente Bolsonaro e a BRICS em Osaka Japão Nos termos do artigo 33 da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.






RENATO  SANTOS  28/06/2019   No  encontro  no  G20,  1. Nós, os chefes de estado e de governo da República Federativa do Brasil, da Federação Russa, da República da Índia, da República Popular da China e da República da África do Sul, reunimo-nos em 28 de junho de 2019, à margem da Cúpula do G20 em Osaka, Japão. Congratulamos a presidência japonesa do G20 e expressamos nosso apreço pela hospitalidade oferecida.
2. Tomamos nota das prioridades escolhidas pelo Japão para sua presidência, inclusive comércio, ciência, tecnologia e inovação, infraestrutura, mudança do clima, cobertura universal de serviços de saúde, envelhecimento populacional e desenvolvimento sustentável.



1. Nós, os chefes de estado e de governo da República Federativa do Brasil, da Federação Russa, da República da Índia, da República Popular da China e da República da África do Sul, reunimo-nos em 28 de junho de 2019, à margem da Cúpula do G20 em Osaka, Japão. Congratulamos a presidência japonesa do G20 e expressamos nosso apreço pela hospitalidade oferecida.

2. Tomamos nota das prioridades escolhidas pelo Japão para sua presidência, inclusive comércio, ciência, tecnologia e inovação, infraestrutura, mudança do clima, cobertura universal de serviços de saúde, envelhecimento populacional e desenvolvimento sustentável.

3. O crescimento econômico mundial aparenta estar-se estabilizando e está prevista uma moderada retomada no final do presente ano e em 2020. No entanto, o fortalecimento do crescimento continua altamente incerto, com o aumento das tensões comerciais e geopolíticas, volatilidade dos preços das commodities, desigualdade, crescimento inclusivo insuficiente e condições financeiras mais rígidas incrementando o risco. Desequilíbrios globais continuam amplos e persistentes e requerem monitoramento minucioso e respostas políticas tempestivas. Enfatizamos a importância de um ambiente econômico global favorável ao crescimento sustentável do comércio internacional.

4. Nesse cenário, notamos com satisfação que os países do BRICS têm sido os principais motores do crescimento global na última década e atualmente representam cerca de um terço do produto global. Projeções indicam que os BRICS continuarão a responder por mais da metade do crescimento econômico global até 2030. A implementação contínua de reformas estruturais fortalecerá nosso potencial de crescimento. A expansão equilibrada do comércio entre os membros do BRICS contribuirá ainda mais para o fortalecimento dos fluxos de comércio internacional.

5. A fim de contribuir para enfrentar desafios e beneficiar-nos plenamente de oportunidades, reconhecemos a importância de, entre outros: mercados abertos; maior resiliência econômica; estabilidade financeira; políticas macroeconômicas bem concebidas e coordenadas, quando apropriado; reformas estruturais; investimento adequado em capital humano; redução dos níveis de pobreza e da desigualdade; concorrência efetiva para promover investimento e inovação; ambientes abertos de negócios, justos e não discriminatórios; cooperação em parcerias público-privadas (PPP); e financiamento de infraestrutura e desenvolvimento. Medidas internacionais e domésticas nessas e em outras áreas contribuirão para um crescimento econômico inclusivo e sustentável. Conclamamos maior participação dos países em desenvolvimento nas cadeias globais de valor. Reconhecemos a importância da interface entre comércio e economia digital. Afirmamos também o papel dos dados para o desenvolvimento.

6. Estamos comprometidos com o comércio internacional transparente, não discriminatório, aberto, livre e inclusivo. O protecionismo e o unilateralismo são contrários ao espírito e às regras da OMC. Reafirmamos nosso compromisso com o multilateralismo e o direito internacional e nosso total apoio ao sistema multilateral de comércio baseado em regras, tendo a OMC como seu centro. Trabalharemos de forma construtiva com todos os membros da OMC sobre a necessária reforma da organização, com vistas a melhor enfrentar os desafios atuais e futuros no comércio internacional, aumentando assim sua relevância e eficácia. A reforma deve, inter alia, preservar a centralidade, os valores centrais e os princípios fundamentais da OMC, e considerar os interesses de todos os membros, inclusive os países em desenvolvimento e os países de menor desenvolvimento relativo (PMDRs). É imperativo que a agenda de negociações da OMC seja equilibrada e discutida de maneira aberta, transparente e inclusiva.

7. O mecanismo de solução de controvérsias da OMC é um pilar indispensável do sistema multilateral de comércio, e o Órgão de Apelação é essencial para o funcionamento adequado e efetivo da Organização. Permanecemos comprometidos com a preservação de um sistema de controvérsias na OMC vinculante e operativo, com duplo grau adjudicatório. Recordando a urgência de resolver-se o impasse na nomeação dos membros para o Órgão de Apelação da OMC, instamos que o processo de seleção do Órgão de Apelação seja iniciado imediatamente.

8. Reafirmamos nosso compromisso com um Fundo Monetário Internacional (FMI) forte, baseado em cotas e com recursos adequados, no centro da Rede de Proteção Financeira Global. Reiteramos nosso compromisso de trabalhar com a Diretoria Executiva para a implementação da reforma de cotas e de governança do FMI, com base nos princípios acordados em 2010. Continuamos comprometidos com a conclusão da 15ª Revisão Geral de Cotas até as Reuniões Anuais de 2019.

9. Tomamos nota com satisfação do papel do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) no financiamento de infraestrutura e no desenvolvimento sustentável e ressaltamos a necessidade de esforços intensificados e contínuos para a construção de um portfólio de projetos forte, equilibrado e de alta qualidade. Enfatizamos a importância de um esforço concentrado para enfrentar o atraso na realização de investimentos em infraestrutura crítica nos países membros. O NDB será fortalecido pelo estabelecimento de escritórios regionais. Saudamos o compromisso do NDB de mobilizar recursos nas moedas de todos os seus membros, a começar pela China, assim como os futuros programas de títulos na África do Sul e na Rússia. Aguardamos com antecipação a pronta implementação do Fundo de Preparação de Projetos do NBD, que esperamos se torne um instrumento eficiente para a preparação de projetos, provendo assistência técnica aos países membros do NDB.

10. Ressaltamos a importância do Arranjo Contingente de Reservas (ACR) do BRICS como mecanismo de prevenção de pressões de curto prazo sobre o balanço de pagamentos dos países membros. Em seguimento ao bem-sucedido teste realizado em 2018, comprometemo-nos a realizar novos testes mais complexos para assegurar sua prontidão operacional para responder a uma solicitação de recursos, se necessário. Saudamos a operacionalização do Sistema de Intercâmbio de Informações Macroeconômicas (SEMI) do ACR. Saudamos os esforços continuados para o estabelecimento do Fundo de Títulos em Moeda Local do BRICS e aguardamos com expectativa o início de seu funcionamento. Apoiamos igualmente a cooperação entre o ACR e o FMI.

11. Condenamos fortemente atentados terroristas, inclusive contra países do BRICS, em todas as suas formas e manifestações, independentemente de onde cometidos e de quem os cometa. Exortamos esforços concertados e uma abordagem abrangente para combater o terrorismo sob os auspícios da ONU sobre uma sólida base jurídica internacional. Reiteramos que é responsabilidade de todos os estados prevenir o financiamento de redes terroristas e de ações terroristas a partir de seus territórios. Reiteramos nosso compromisso de combater a exploração da internet para fins terroristas. Conquanto reconheçamos que os estados têm papel de liderança para garantir a proteção e segurança no uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs), instamos as empresas de tecnologia a cooperarem com os governos, conforme a legislação aplicável, a fim de eliminar a capacidade de terroristas utilizarem plataformas digitais para encorajar, recrutar, facilitar ou cometer atos terroristas.

12. Continuamos firmemente comprometidos a combater a corrupção e continuaremos a promover a integridade nos setores público e privado. Nos esforçaremos, dessa forma, para promover a cooperação internacional contra a corrupção e o fortalecimento dos marcos jurídicos, conforme apropriado, para tratar de forma mais eficaz dos casos de corrupção, especialmente no que diz respeito à recuperação de ativos. Buscaremos melhorar nossos esforços mútuos para processar pessoas procuradas por corrupção. Reconhecemos o papel dos denunciantes (1) na prevenção e no combate à corrupção nos setores público e privado e a necessidade de melhorar as medidas para protegê-los.

13. Reconhecemos que a corrupção, inclusive as transações financeiras e monetárias ilícitas e os recursos obtidos ilicitamente ocultados em jurisdições estrangeiras, é um desafio global, que pode impactar negativamente o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável. Envidaremos esforços para coordenar nossas abordagens e encorajaremos um compromisso global mais forte a esse respeito. Também reconhecemos a necessidade de fortalecer a cooperação, respeitados os sistemas jurídicos domésticos, no cumprimento da lei no combate à corrupção, na extradição de fugitivos, infratores econômicos e corruptos, e na recuperação de ativos roubados. Reafirmamos nosso compromisso de apoiar a cooperação internacional no combate aos fluxos financeiros ilícitos, inclusive a cooperação no Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI), na Organização Mundial de Aduanas e em outros mecanismos multilaterais relevantes.

14. Reconhecemos o papel crucial da cooperação na transição para sistemas de energia eficiente mais limpos e flexíveis que combinem crescimento com redução das emissões de gases do efeito estufa, enquanto garantem segurança energética, acesso à energia, sustentabilidade e acessibilidade de preços. Reconhecemos a importância de fontes de energia variadas e avanços tecnológicos para alcançar um futuro de baixos níveis de emissão, tais como energia solar, bioenergia sustentável e gás natural para meios de transporte. Nesse sentido, reconhecemos os esforços dos países do BRICS em promover cooperação internacional em recursos energéticos renováveis e reiteramos nosso comprometimento de fortalecer a Plataforma de Cooperação em Pesquisa Energética do BRICS, com vistas a promover estudos conjuntos sobre energia sustentável e a compartilhar tecnologias energéticas avançadas.

15. Continuamos comprometidos com a plena implementação do Acordo de Paris, adotado sob os princípios da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), inclusive os princípios das responsabilidades comuns porém diferenciadas e respectivas capacidades, à luz de diferentes circunstâncias nacionais. Instamos os países desenvolvidos a fornecer apoio financeiro, tecnológico e de capacitação aos países em desenvolvimento para aprimorar sua capacidade em mitigação e adaptação. Esperamos que a Cúpula de Ação Climática da ONU, a ser realizada em setembro deste ano, produza resultados positivos.

16. Recordando a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, reafirmamos nosso forte compromisso com o desenvolvimento sustentável. Ressaltamos a importância de honrar integralmente compromissos de assistência oficial ao desenvolvimento e de prover recursos para o desenvolvimento, conforme a Agenda de Ação de Adis Abeba. Continuamos a apoiar o Plano de Ação do G20 sobre a Agenda 2030, a Iniciativa do G20 de Apoio à Industrialização na África e em Países de Menor Desenvolvimento Relativo e a Parceria África do G20, incluindo o Pacto com a África.

17. Congratulamos o Brasil por escolher “Crescimento Econômico para um Futuro Inovador” como tema da presidência de turno de 2019. Reconhecendo que a inovação é uma força motriz essencial do desenvolvimento, reafirmamos nosso comprometimento em maximizar os benefícios da digitalização e das tecnologias emergentes, inclusive para as populações de áreas rurais e remotas. Encorajamos esforços conjuntos para compartilhar boas práticas de redução da pobreza por meio da internet, bem como de transformação digital do setor industrial. Ressaltamos a importância de continuar a cooperação cientifica, técnica, de inovação e de empreendedorismo no âmbito do BRICS, incluindo a Parceria do BRICS para a Nova Revolução Industrial (PartNIR), a Rede iBRICS, o Instituto de Redes Futuras do BRICS e o Fórum de Jovens Cientistas.

18. Expressamos nosso apoio à presidência de turno brasileira do BRICS em 2019 e aguardamos com expectativa a bem-sucedida realização da 11ª Cúpula do BRICS em Brasília, em novembro.

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Presidente Bolsonaro agradece ao Presidente Espanhol no caso do tráfico e afirma a punição será severa e Assina acordo de marca de patentes com a Espanha





RENATO  SANTOS  28/06/2019 Em primeiro encontro com o Presidente da Espanha, Pedro Sánchez, aproveitei para agradecê-lo pelo modo como as autoridades espanholas estão lidando com o caso dos entorpecentes apreendidos em avião da FAB e reafirmei minha defesa por punição severa para o tráfico.(  Palavras  do Presidente  Jair Bolsonaro no  twitter.)


O senhor Presidente da República assinou, em 25/6/2019, o instrumento de adesão do Brasil ao Protocolo referente ao Acordo de Madri relativo ao Registro Internacional de Marcas, em seguimento à aprovação do acordo pelo Senado Federal.



O Protocolo passará a produzir efeitos jurídicos no plano internacional 90 dias após o depósito do instrumento de adesão junto à Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), com sede em Genebra, e deverá ser promulgado internamente no mesmo prazo.   

Com a adesão ao Protocolo de Madri, os empresários brasileiros poderão registrar suas marcas em 102 países signatários do acordo, apresentando documentação unicamente no Brasil, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O Protocolo de Madri simplificará, assim, de maneira significativa, o procedimento de registro de marcas nos países membros, com redução de custos e burocracia.  

O Brasil precisa fazer acordos Internacionais no G20 para levantar a economia brasileira







RENATO  SANTOS  28/06/2019  É  muito triste para  uma Nação  ter  algo contra  o governo o  Brasil  precisa  fazer  acordos  com os demais  chefe  de estados  para  trazer beneficios  para  uma população  que se  encontra  desempregada,são  essas  mãos  de  obras  que  alavancam  a  economia  de uma País  que está  na UTI,  quase  entrando  em óbito, devido as  roubalheiras  que  sofreu.

O  Brasil  precisa fazer  acordos  internacionais, porém,  a  Câmara  dos  Deputados  e  o  Senado  Federal  também  precisa  entender  que  as reformas  são necessárias  e  o STF  precisa parar  de  brincar  de  Legislar  por  conta própria nesse  caso  ter  segurança  sólida  Judicial,, e  combater  firme  contra a  corrupção a  população precisa fazer  sua parte.



G20 é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Foi criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990. 

O Grupo dos 20 foi criado em 1999, em resposta às crises financeiras no México (1994), Ásia (1997) e Rússia (1998).



Foi concebido inicialmente como um fórum de diálogo informal entre ministros de finanças e presidentes de bancos centrais de economias desenvolvidas e emergentes, com o objetivo de enfrentar os desafios relacionados à instabilidade do sistema financeiro internacional. Quando eclodiu a crise financeira global de 2008, os países do G20 decidiram elevar o nível de participação das autoridades para Chefes de Estado e Governo. Desde então, a agenda do G20 tem se expandido para além da esfera econômico-financeira e inclui atualmente temas como desenvolvimento sustentável, combate à corrupção, economia digital, energia, infraestrutura, mudança do clima, emprego, saúde e educação.

O G20, é o principal mecanismo de governança econômica mundial. Juntos, os países do grupo representam 90% do PIB mundial, 80% do comércio internacional e dois terços da população mundial. Trata-se, portanto, de agrupamento com grande poder político e econômico coletivo, capaz de influenciar a agenda internacional, de promover debates sobre os principais desafios globais e adotar iniciativas conjuntas para promoção do crescimento econômico inclusivo e o desenvolvimento sustentável.

O G20 tem importância central para o Brasil por se tratar de um foro de governança global que reúne as principais economias do mundo, em formato flexível, que facilita o debate e a formação de consensos. Essas características são particularmente relevantes no momento atual, em que o papel do multilateralismo tem sido questionado, especialmente, mas não apenas, em áreas como comércio internacional. 

O Grupo é integrado pela África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia. Além dos membros permanentes, participam como convidados da atual presidência da Argentina a Espanha, Chile e Países Baixos, além da Jamaica, representando a Comunidade do Caribe (CARICOM); Ruanda, representando a União Africana (UA); Senegal, representando a Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD) e Singapura, representando a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Outros chefes de Estado e de Governo foram convidados para participar exclusivamente da Cúpula.

O G20 não é uma organização internacional, diversamente do que ocorre com o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. Por essa razão, não possui secretariado permanente nem recursos próprios. A presidência do G20 é rotativa e os Líderes (Chefes de Estado e de Governo) reúnem-se anualmente desde 2011 (de 2008 a 2010 foram realizados encontros semestrais). Os trabalhos do G20 são divididos em duas “trilhas” (“tracks”, em inglês): uma de finanças e uma de “Sherpas” (alusão aos guias que atuam em altas montanhas). A “trilha de finanças” é coordenada pelo Ministério da Fazenda, com participação do Banco Central, e envolve debates sobre economia global; sistema financeiro internacional; infraestrutura; cooperação sobre tributação; inclusão financeira e finanças sustentáveis. 

A “trilha de Sherpas” é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores e inclui debates sobre comércio internacional e investimentos; agricultura; energia; mudança do clima; economia digital; emprego; saúde; educação; desenvolvimento sustentável e combate à corrupção.

Para a Cúpula de Osaka (2019), o sherpa brasileiro é o embaixador Norberto Moretti, Secretário de Política Externa Comercial e Econômica do Itamaraty.

Em Osaka o Brasil reiterará seu compromisso com a democracia e com as reformas econômicas, no plano doméstico, bem como com a defesa do diálogo e do multilateralismo, no plano externo.