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RENATO PEREIRA DOS SANTOS FILHO Experiência 1988 Fotógrafo Diário de Guarulhos 1989 Entrevistador Jornal da Liga Árabe de Guarulhos 1990 Entrevistador Jornal do Brás e Federação do Truco Estado de São Paulo 1992 Redator, Fotografo da Gazeta Central de Publicidade e Jornalismo Ltda 1995 - 2.000 Professor Secretária do Estado de São Paulo PEB II 2.001 Arquivista Escritório Doutor Cornélio José Silva 2007 Auxiliar de Escritório Doutor Cornélio José Silva 2009 Arquivista Escritório Jose Maria Zey 2010 - 2012 Escritório do Doutor Cornélio José Silva 2013 -atual Blogueiro Escolaridade • Escola Estadual Professor Cyro Barreiros • Escola Estadual Salim Mudeh • Escola estadual romano Puggiari • Universidade Mogi as Cruzes ( Jornalismo Incompleto 1995) • Universidade Ung Letras ( Incompleto) • Uninove Vergueiro Ciência Jurídica ( trancado) • • Cursos com certificados OAB Certificado do curso/palestra Jurídicas 13 de julho 2005 OAB CERTIFICADO DO CURSO/PALESTRA A POLICIA JUDICIÁRIA NO ESTADO DEMOCRÁTICO E O INQUÉRITO POLICIAL À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL SETEMVRO 2005 TELECENTRO PREFEITURA DE SÃO PAULO CERTIFICADO E CURSO DE INTRODUÇÃO À HTML E OUTRAS LINGUAGENS DE COMPUTAÇÃO DEZEMBRO DE 2005 OAB CERTIFICADO/CURSO INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DESESA DO CONSUMIDOR MAIO DE 2006 OAB CURSO E CERTIFICADO LOCAL DE CRIME O CADÁVER, A FAUNA CADAVÉRICA E A PERÍCIA JUNHO DE 2008 ACADEMIA INTERNACIONAL DE DIREITO E ECONOMIA SETEMBRO 2008 CENTRAL DE CURSO DE RECOLOCAÇÃO E MARKETING ADMINISTRAÇÃO PROFISSIONAL DEZEMBRO DE 2008 IBCCRIM RESPONSABILIDADE PENAL NOS CRIMES DA DITATURA MILITAR 2008 USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DEZEMBRO DE 2008 60 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CIEE PERSPESCTIVAS DO S ETOR DE HABITAÇÃO 2009 EAD FUG CURSO DE FORMAÇÃO POLITICA 2010 CURSO DE PROFESSOR E A CRITIVIDADE IPC GUARULHOS 2016 FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS CENARIOS 20/25 FEVEREIRO 2020 CURSO DE PORTEIRO CB0 5174-10 2020 CURSO DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA/MISSIOLOGIA/HISTÓRICO DA IGREJA/SERMÃO/LITURGIA DE CULTO 2020 - 2021 INSTITUO BÍBLICO DA 1.ª IGREJA PRESBITERIANA CONSERVADORA DE GUARULHOS DESCRIÇÃO DOS CURSOS: Calculo trabalhistas Cálculo da Previdência Contratos Petições Iniciais ( civil trabalhista Criminal e Previdenciária) Todos administrados pelo Dr. Cornélio José Silva e supervisionados Gestão de Conflitos Pessoais e marketing administrados por Dr. Cornélio Na área de Jornalismo marketing A Importância do marketing Orientação da empresa para o mercado, Conceitos, tendências e tarefas fundamentais de marketing , análise Swot, sistema de marketing de pesquisa Liderança para às seguintes áreas profissional: Jornalismo/Publicidade, Advocacia /Politica Liderança e produtividade a função utilização em Administração e recursos Humanos para todas às área dentro de seus conceitos e preceitos objetivos críticos construtivos ou não. Desafios para a Gestão de Pessoas Gestão de qualidade os desafios atuais da gestão da advocacia e jornalismo para qualidade total

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quinta-feira, 17 de setembro de 2020

A história do Operador de Caixa<<>> No início dos séculos XIV a XVIII <<>> Como eram conhecidos antes <<>> E qual a sua importância no século XXI <<>> Estão ligados com " grocery store" <<>>

 



RENATO SANTOS 17/09/2020   Muitas perguntas são feitas sobre a profissão " operador de caixa", entre elas é como que surgiu essa função e em que ano exatamente, fizemos um levantamento, há mais de três meses, aproximadamente o que pode ser afirmado, é que no século XVIII, quando se formou a primeira loja de departamentos tudo indica que antes de se ter essa função, existia, os vendedores, e o que se sabe que mais tarde, começava a surgir as primeiros operadores de caixa, trata-se de " operadores" e não de " operadoras", que só veio no Brasil no século XIX. 




A história desta função, anda junto deste que surgiu " grocery store " ,  traduzindo em um bom português, mercearia. Desta forma, que atendia os consumidores eram às pessoas que se qualificavam como vendedoras, nesse momento só dia no máximo algumas caixas registradoras.

Já que em 1889, se deu início da primeira caixa registradoras, História. A primeira caixa registradora foi inventada por James Ritty, depois da Guerra de Secessão. Ele era dono de um saloon em Dayton, Ohio, e queria impedir os empregados de furtar seu lucro. Ele inventou a Ritty Model I em 1879, depois de ver uma ferramenta que contava as rotações da hélice de um navio a vapor.

Antes disso havia muito furto, pois não se registrava-se às compras, devido a falta de honestidade, dos funcionários, naquela ocasião era tudo uma novidade, mas já tinha os chamados " espertalhões", daí, as melhores  funcionárias que se destacavam, foram sendo treinadas, como ( abrir o caixa, fazer a operação e depois o fechamento) que demorou  entre 1889 até 1912.

Mas antes de tudo isso, em 1850, em Paris, surgiu  a primeira loja de departamentos, a Bon Marchè, pioneira na técnica de agrupamento dos produtos em categorias. Nesse caso acredita-se que os " vendedores" ainda acompanhavam os seus clientes esses eram honestos, mas alguns péssimos funcionários se fosse nos dias de hoje faziam " quebra de caixa", isso é na época furtavam na cara de pau. 

Em 1912, os Estados Unidos inauguraram a primeira loja do mundo com atendimento por auto-serviço, o “cash and carry” ou “pague e leve”. 

Nesse caso só foi possível, porque já começava definitivamente a função de " operador de caixa", 

Com preços predeterminados, a técnica de vendas permitiu ao consumidor escolher os produtos e levá-los até o caixa, sem a intervenção de qualquer funcionário ou do dono do estabelecimento. Acima de tudo, os produtos passaram a ser distinguidos entre si pelas marcas de seus fabricantes, dando início à estratégia das marcas comerciais.

Apenas quatro anos depois, os norte-americanos inauguram a segunda loja a utilizar a técnica de auto-serviço tal como a conhecemos hoje. O auto-serviço ganhou corpo, mas passou-se mais de uma década e meia até a fundação do primeiro supermercado, também em solos norte-americanos. Instalado em Long Island, New York, o King Kullen, aberto em 1930, apresentou características que prevalecem até hoje. O advento do conceito supermercado reduziu drasticamente os preços e as margens de ganho sobre as mercadorias com o conseqüente aprovação dos consumidores. Não demorou muito e o conceito se difundiu rapidamente em toda a América chegando a mais de oito mil lojas em 1941.

O supermercado surgiu, dessa forma, como produto da evolução do sistema de comercialização por auto-serviço. Nos Estados Unidos, um dos maiores motivadores do desenvolvimento do auto-serviço de alimentos foi, sem dúvida, a Grande Depressão, entre o fim da década de 20 e início da de 30, criando um mercado ávido por preços baixos, a maior qualidade que os supermercados podiam oferecer aos consumidores.

O auto-serviço no Brasil

No Brasil, assistimos à implantação de várias experiências em auto-serviço em lojas mais modernas e mais especializadas. Caso do Frigorífico Wilson, que em 1947 implantou seu auto-serviço na venda de embutidos, como lingüiças, salsichas, presuntos, mortadelas e salames, e foi pioneiro no acondicionamento de carnes frescas. Posteriormente, outras empresas passaram a implantar a técnica do auto-serviço, até que em 1953 o supermercado como o conhecemos hoje finalmente tornou-se uma realidade em nossas terras.

Sucesso indiscutível, ainda hoje a modalidade não é absorvida por muitos estabelecimentos varejistas, que mantém o atendimento de balcão, seja na loja toda ou, em muitos casos, em seções de perecíveis como açougue, frios e laticínios. Isso por resistência de muitos clientes, que, acostumados a escolher pessoalmente frutas, verduras e legumes, pegando uma a uma, não se sentem confortáveis comprando produtos previamente embalados.

Os demais formatos de loja

Não há como falar dos supermercados sem falar de outros formatos de loja de auto-serviço, cada vez mais ferozes competidores. Caso das lojas de departamento, que nasceram sob influência dos grandes armazéns surgidos na Europa, especificamente em Paris, no ano de 1852. Eram grandes tendas especializadas que tinham como público-alvo principalmente as classes mais altas, e que distribuíam de roupas a acessórios e artigos de decoração e até mobílias para casa. Os Estados Unidos viviam o fim da recessão dos anos trinta quando, combinando ambas as características, porém ampliando as linhas de artigos, apareceram as primeiras grandes lojas de departamento, formato que acabou se disseminando por todo o país e hoje dominam a atividade comercial norte-americana.

A última modalidade comercial de grande peso a aparecer nos Estados Unidos vinha suprir a emergência de pequenas compras por parte dos consumidores. Localizadas em bairros, e combinando as características de auto-serviço com a pequena loja, surge o conceito de “convenience store”, traduzida como loja de conveniência, de comodidade. Vale lembrar que a tecnologia e o desejo de comodidade dos americanos fizeram – e fazem – com que surjam outros métodos de comércio que deixam praticamente nula a relação entre o comerciante e o comprador. Caso da Internet, que recentemente inaugura o conceito da loja virtual, ainda ganhando formas em todo o mundo.

Desse momento relataremos os primores de algumas redes que fizeram a sua história, algumas continuam fazendo.

A diversidade de estruturas, formatos de lojas e ofertas de serviços aos consumidores é uma realidade em todos os cantos do mundo. 

Em solos brasileiros prevalecem o varejo, o atacado, as feiras livres, as lojas tradicionais, como o armazém, a mercearia e o empório, o varejo de auto-serviço e o supermercado. 

O formato de lojas de departamento, na sua genuína concepção, passa por um teste de resistência no País, depois de derrocadas de tradicionais nomes locais. Mas novas modalidades de lojas surgem todos os dias, conseqüência do progresso e desenvolvimento inerentes aos grandes centros, fruto da criatividade de empresários empreendedores e da crescente exigência dos consumidores.


 Tabelas informativas

Veja através das tabelas a seguir um resumo das primeiras experiências em supermercados e a evolução do auto-serviço no Brasil.


AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS EM SUPERMERCADO


NOME                                                  ÉPOCA                              LOCAL

TECELAGEM PARAÍBA                  JAN. 53                                     SP

SUPERMERCADO AMERICANO  MAR. 53                             SP

SIRVA-SE                                          AGO. 53                             SP

PEG-PAG                                           DEZ. 54                             SP

DISCO NOV. 56 SP

PÃO DE AÇÚCAR                          ABR. 59                                    SP


OS PIONEIROS DO AUTO SERVIÇO NO BRASIL


NOME                                                   ANO

FRIGORÍFICO WILSON                    1947 SP

CASA ARAÚJO  

DEPÓSITO POPULAR                    1949 SP

DEMETERCO                                    1951 PR

Para entendermos a história do supermercado e as operadoras, precisa entender um contexto completo.Antes de existirem os supermercados, se tinha  as mercearias, uma mercearia (América do Norte), mercearia ou mercearia (Reino Unido) é uma loja que se dedica principalmente à venda a retalho de uma gama geral de produtos alimentares,  que podem ser frescos ou embalados . No uso diário nos Estados Unidos, entretanto, "mercearia" é sinônimo de supermercado , e não é usado para se referir a outros tipos de lojas que vendem mantimentos. No Reino Unido, as lojas que vendem alimentos são distinguidas como mercearias  ou mercearias, embora no uso diário as pessoas usem geralmente o termo "supermercado" ou, para um tipo menor de loja que vende mantimentos, uma " loja de esquina " ou " loja de conveniência ".

Grandes tipos de lojas que vendem mantimentos, como supermercados e hipermercados , geralmente estocam quantidades significativas de produtos não alimentícios, como roupas e utensílios domésticos . Pequenos supermercados que vendem principalmente frutas e vegetais são conhecidos como verdureiros (Grã-Bretanha) ou mercados de produtos (EUA), e pequenos supermercados que vendem predominantemente alimentos preparados, como doces e lanches, são conhecidos como lojas de conveniência ou delicatessens, agora entendendo o contexto, vamos iremos também entender por que se tinha " vendedoras", que atualmente só vemos em lojas de confecções e de calçados. 

Alguns mantimentos são especializados em alimentos de certos países ou regiões, como chinês , italiano , Oriente Médio ou polonês . Essas lojas são conhecidas nos Estados Unidos como mercados étnicos e também podem servir como pontos de encontro para imigrantes.

A definição de "mercearia" varia, e as definições oficiais dos EUA e do Canadá para "mercearia" excluem algumas empresas que vendem mantimentos, como lojas de conveniência.

Nos Estados Unidos,


o dicionário Merriam-Webster define uma mercearia como "uma loja que vende alimentos e suprimentos domésticos: supermercado", em outras palavras, no uso comum nos EUA, "mercearia" é sinônimo de supermercado.  O Dicionário de Inglês Oxford observa que o termo "mercearia" em inglês americano é frequentemente usado para significar 'supermercado' ". 

Os governos dos Estados Unidos e do Canadá têm uma definição mais ampla de supermercados, não os limitando aos supermercados. A categoria de negócios ( código NAICS 4551) "Mercearias" é definida como "principalmente envolvida no varejo de uma linha geral de produtos alimentícios",  e a subcategoria (código NAICS 455110), "Supermercados e outros alimentos (exceto conveniência) Lojas "é definido como" estabelecimentos geralmente conhecidos como supermercados e mercearias, principalmente envolvidos no varejo de uma linha geral de alimentos, como alimentos enlatados e congelados; frutas e vegetais frescos; e carnes frescas e preparadas, peixes e aves. esta indústria são estabelecimentos do tipo delicatessen que se dedicam principalmente ao varejo de uma linha geral de alimentos.

Se pesquisarmos mais  e olhar os detalhes da história, vamos fazer uma viagem ao século IX, á no século 14, um dono de mercearia (ou "fornecedor") era um negociante de produtos secos comestíveis , como especiarias , pimentas , açúcar e (mais tarde) cacau , chá e café Como esses itens costumavam ser comprados a granel, eles foram nomeados em homenagem à palavra francesa para atacadista ou "grossier". Este, por sua vez, é derivado do termo latino medieval "grossarius",  do qual o termo "bruto" (significando uma quantidade de 12 dúzias, ou 144) também é derivado.

Como um número crescente de alimentos básicos tornou-se disponível em latas e outras embalagens menos perecíveis, o comércio expandiu sua província. 


Hoje, as mercearias negociam com uma ampla variedade de alimentos básicos, incluindo produtos perecíveis como laticínios , carnes e produtos hortifrutigranjeiros.

Existe a importância do Operador  de Caixa, nos dias de hoje?

Claro que sim ! 

Esse profissionais deveriam ganhar, um salário digno, pois essa função exige muita responsabilidade, temos que dar uma olha neles, e valoriza-los. 

O profissional de operador de caixa desempenha várias funções como: cálculos, recebimentos e registros de diversos tipos de pagamento de valores, verifica documentos e assinaturas, executa transações financeiras e se ocupa do fechamento do caixa. Porém, uma das suas principais atividades é o atendimento ao cliente que precisa ser feito com simpatia e educação, tanto com clientes, quanto com colegas de trabalho. Assim, o profissional Operador de Caixa é responsável pelo fechamento do ciclo de vendas na empresa, ou seja, pela fidelização e encantamento dos clientes, auxiliando o cliente a escolher a melhor forma de pagamento, fornecendo informações sobre os produtos ou serviços e finalizando o atendimento com a maior atenção e dedicação necessária, com o objetivo de conquistar o cliente e fazer com ele retorne à empresa. 


Comentários  Pesquisas  e edição RENATO SANTOS

Fontes de Pesquisas:

Clarence Saunders (merceeiro)

Sir John Cohen

Sir Thomas Lipton

Horatio G. Loomis , um dos organizadores do Chicago Board of Trade

Hugh Mason , cuja loja original no St. James's Market levou diretamente à fundação da Fortnum & Mason de Londres [42]

William Fortnum , cujo empreendimento como lacaio na casa de Anne, Rainha da Grã-Bretanha, na reciclagem dos tocos das velas reais levou à parceria que se tornou Fortnum & Mason [42]

OL Rapson , o primeiro gerente do Grand Rapids Hotel e, mais tarde, um dono da mercearia em Marlin, Texas .

John James Sainsbury.

 "" 4451 ", Sistema de Classificação da Indústria da América do Norte (NAICS) Canadá 2012

 " " Mercearia " ". Oxford Learner's Dictionary. Recuperado em 13 de julho de 2020.

 Haider, Area (25 de março de 2020). “Uma história cultural da amada loja de esquina”. BBC. Culture (BBC).

 Carter, F (1988). Explorando Chinatown de Honolulu . Bess Press, Honolulu.

"Mercearia" . Dicionário Merriam-Webster . Recuperado em 13 de julho de 2020 .

"O mercado de alimentos: as razões do OFT para fazer uma referência à Comissão de Concorrência" (PDF) . Office of Fair Trading (Governo do Reino Unido). Maio de 2006. p. 5 . Recuperado em 13 de julho de 2020 .

 "Grocer". Oxford English Dictionary (2ª ed.). 1989.

"Sobre nós" .

"História do Tennessee para Crianças" . Tnhistoryforkids.org. Arquivado do original em 23/02/2015 . Retirado 2015-03-06 .

"Homem Piggly Wiggly" . Tempo . 25/02/1929 . Página visitada em 2010-05-04 .

 [ https://www.fmi.org/our-research/supermarket-facts Willard Bishop. The Future of Food Retailing , 2014, conforme referido em "Fatos de supermercados", site FMI, acessado em 13 de julho de 2020]

 Understanding Food: Principles and Preparation , Amy Brown, ISBN 978-0538734981 , 2013 

"Definição de delicatessen - Merriam-Webster's Student Dictionary" . Wordcentral.com. 20/09/2012 . Retirado 2015-03-06 .

 Driscoll, Michael; Meredith Hamiltion; Marie Coons (maio de 2003). Introdução à poesia de uma criança . 151 West 19th Street New York, NY 10011: Black Dog & Leventhal Publishers. p. 12. ISBN 1-57912-282-5.


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