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RENATO PEREIRA DOS SANTOS FILHO Experiência 1988 Fotógrafo Diário de Guarulhos 1989 Entrevistador Jornal da Liga Árabe de Guarulhos 1990 Entrevistador Jornal do Brás e Federação do Truco Estado de São Paulo 1992 Redator, Fotografo da Gazeta Central de Publicidade e Jornalismo Ltda 1995 - 2.000 Professor Secretária do Estado de São Paulo PEB II 2.001 Arquivista Escritório Doutor Cornélio José Silva 2007 Auxiliar de Escritório Doutor Cornélio José Silva 2009 Arquivista Escritório Jose Maria Zey 2010 - 2012 Escritório do Doutor Cornélio José Silva 2013 -atual Blogueiro Escolaridade • Escola Estadual Professor Cyro Barreiros • Escola Estadual Salim Mudeh • Escola estadual romano Puggiari • Universidade Mogi as Cruzes ( Jornalismo Incompleto 1995) • Universidade Ung Letras ( Incompleto) • Uninove Vergueiro Ciência Jurídica ( trancado) • • Cursos com certificados OAB Certificado do curso/palestra Jurídicas 13 de julho 2005 OAB CERTIFICADO DO CURSO/PALESTRA A POLICIA JUDICIÁRIA NO ESTADO DEMOCRÁTICO E O INQUÉRITO POLICIAL À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL SETEMVRO 2005 TELECENTRO PREFEITURA DE SÃO PAULO CERTIFICADO E CURSO DE INTRODUÇÃO À HTML E OUTRAS LINGUAGENS DE COMPUTAÇÃO DEZEMBRO DE 2005 OAB CERTIFICADO/CURSO INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DESESA DO CONSUMIDOR MAIO DE 2006 OAB CURSO E CERTIFICADO LOCAL DE CRIME O CADÁVER, A FAUNA CADAVÉRICA E A PERÍCIA JUNHO DE 2008 ACADEMIA INTERNACIONAL DE DIREITO E ECONOMIA SETEMBRO 2008 CENTRAL DE CURSO DE RECOLOCAÇÃO E MARKETING ADMINISTRAÇÃO PROFISSIONAL DEZEMBRO DE 2008 IBCCRIM RESPONSABILIDADE PENAL NOS CRIMES DA DITATURA MILITAR 2008 USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DEZEMBRO DE 2008 60 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CIEE PERSPESCTIVAS DO S ETOR DE HABITAÇÃO 2009 EAD FUG CURSO DE FORMAÇÃO POLITICA 2010 CURSO DE PROFESSOR E A CRITIVIDADE IPC GUARULHOS 2016 FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS CENARIOS 20/25 FEVEREIRO 2020 CURSO DE PORTEIRO CB0 5174-10 2020 CURSO DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA/MISSIOLOGIA/HISTÓRICO DA IGREJA/SERMÃO/LITURGIA DE CULTO 2020 - 2021 INSTITUO BÍBLICO DA 1.ª IGREJA PRESBITERIANA CONSERVADORA DE GUARULHOS DESCRIÇÃO DOS CURSOS: Calculo trabalhistas Cálculo da Previdência Contratos Petições Iniciais ( civil trabalhista Criminal e Previdenciária) Todos administrados pelo Dr. Cornélio José Silva e supervisionados Gestão de Conflitos Pessoais e marketing administrados por Dr. Cornélio Na área de Jornalismo marketing A Importância do marketing Orientação da empresa para o mercado, Conceitos, tendências e tarefas fundamentais de marketing , análise Swot, sistema de marketing de pesquisa Liderança para às seguintes áreas profissional: Jornalismo/Publicidade, Advocacia /Politica Liderança e produtividade a função utilização em Administração e recursos Humanos para todas às área dentro de seus conceitos e preceitos objetivos críticos construtivos ou não. Desafios para a Gestão de Pessoas Gestão de qualidade os desafios atuais da gestão da advocacia e jornalismo para qualidade total

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quarta-feira, 10 de junho de 2020

O Grande desafio do Ministro da Educação Abraham Weintraub<<>> O Ministro vai nomear Reitor sem avaliação dos alunos <<>> MP 979/2020, foi publicada hoje <<>> Medida Urgente para substituir os mandatos encerrados por causa do COVID-19 se faz necessário<<>> <<>> <<>> Nós temos uma geração perdida na Educação Brasileira deste 2002 a 2019<<>> Detalhe deste a pré escola até Graduaçãoi<<>> Seguida por doutrinadores de Antonio Gramsci <<>> Começou pelo PSDB e piorou no PT <<>> Mas da tempo de recupera-los







RENATO SANTOS 10/06/2020 A Geração perdida! A equerda não importa o partido ou sua ideologia, mas sim a sua finalidade destruir todo o sistema educacional do País ao invés de ensinar doutrinar deste os primeiros anos de vida escolar de uma criança até ao final do curso de graduação numa Universidade ou Faculdade, detalhe particular ou Governamental sem se importar a classe social. De priore a governamental, tanto faz Estaduais,Federais e Municipais fora as mais prejudicada. Você vai entender!


Comecei a minha carreira de Professor pela Secretária Educação do Estado de São Paulo, no ano de 1995, nessa época o governador de São Paulo, foi Mário Covas, passado o inferno de 95 até 2000, houve sim perseguição contra os professores que não iria gostar da ideologia doutrinária para os alunos da Rede Estadual. Eu fui contra pela avaliação com testes. 

assistem o vídeohttps://www.linkedin.com/posts/nassercury_activity-6676295042883174400-9ZVk

Aplicada por uma péssima administração educacional na época, mas que se afundou de vez em 2002, quando uma infeliz idéia socialista vindo do PSDB, " Avaliação por meio de testes como o Saresp; reorganização da rede física com fechamento de escolas; municipalização dos primeiros anos do ensino fundamental; “progressão automática”; arrocho salarial e conflito com os docentes ― são as principais marcas das gestões do PSDB na Educação em São Paulo, desde o governo Covas. 

Que descreveu assim os resultados obtidos no primeiro ano da gestão (1995), com a reorganização: “melhor utilização dos equipamentos com diminuição de 7.500 classes, desativação de 120 escolas e eliminação da construção de 1.400 novas salas de aula”, aqui começa o que o PT iria aplicar no Brasil inteiro via FERNANDO HADDAD, na gestão do ex-presidente Lula.



Começava aqui a linha de pensamento de Antonio Gramsci por "debaixo dos panos". Estado escolhido São Paulo a máquina pensadora e lucrativa do Brasil.

Muitos professores foram dispensados nesse maldito ano de 2002, e nunca mais conseguiram ter uma " felicidade" isto é o gosto de ensinar, deste então os que ficaram na rede tiveram de se prostituir suas consciências não calados, mas obedecer os delegados regionais que eram concursados para as delegacias regionais de ensino, mas com foco na doutrinação.

Qual era então o pensamento pedagógico  de Antonio Gramsci, Renato pergunta alguns de nossos leitores: " Exatamente no curso de Licenciatura do Professor de Letras, agora com obrigatoriedade do curso de Pedagógica e tem sentido, eles perceberam que seria difícil fazer o graduado " engolir" essa desgraça, e adotaram uma dominação da mente.

Quando retomamos os estudos sobre o pensamento “pedagógico” de Antonio Gramsci, pretendemos responder a duas perguntas: 

O que é mais precisamente o “pedagógico” no pensamento gramsciano? 

Quais seriam as diretrizes que poderiam ser retiradas do pensamento “pedagógico” de Gramsci, para nortear o trabalho em Educação, com relação à formação do professor?

Para encontrar as respostas às perguntas acima, guiamo-nos inicialmente por Manacorda, que na primeira parte da obra “O princípio educativo em Gramsci”, reproduz seu texto apresentado à Reunião Internacional de Estudos Gramscianos, realizada em Cagliari (abril de 1967) no qual comunicou estudos feitos sobre a “formação do pensamento pedagógico de Gramsci”. - Muito adotado na vida acadêmica.

Em seguida buscamos em Gramsci, nos escritos de seus “Cadernos” a fonte principal de estudo.As impressões escolares de Gramsci certamente acentuaram a sua reflexão pedagógica quando mais tarde foram percebidas não como um problema individual, mas como realidade das crianças proletárias campesinas, uma vez que ele freqüentou quando criança e adolescente, escolas de pouca qualidade que não satisfizeram sua curiosidade intelectual. Ao escrever a seu filho Juliano, Gramsci afirmava: “O sistema escolar que segui era muito atrasado” (GRAMSCI, 1948. in MANACORDA, 1977, p. 17).

Com essas desculpas em forma de " revolta", na realidade Gramsci não queria ser ensinado e sim doutrinado por suas " curiosidade".

O fracasso da Educação no Brasil transformando os jovens de pensadores a doutrinadores, não  tendo nenhuma condição de ser um operador de caixa, jornalista imagina politicos, é só ver o ultimo acontecimento no domingo sangranto entre os jovens pensadores e  os antifas, tirem a sua conclusões.

O  que Antonio pensava sobre a educação: Não é mesma bandeira que os  atuais "estudantes" pensam:  " - As recordações escolares do período de sua infância são da escola como instituição autoritária, discriminatória e que muitas vezes, pela má qualificação de seus mestres, afogava os interesses infantis, como aconteceu com ele, que sentiu podadas suas inclinações para as ciências, porque seus professores do pequeno ginásio municipal de Santu Lissurgiu, não souberam orientá-lo, se é que perceberam no aluno tais inclinações.

A sua estupides estava errada, mas só para você ver como funciona uma mente pertubada. " As dificuldades escolares de Gramsci prosseguiram na juventude, não tanto pela má qualidade das escolas, mas sim pelas dificuldades financeiras em que ele vivia. 

Durante o Colegial, em Cagliari, não possuía todos os livros, e muitas vezes os tomou emprestados dos colegas ou dos professores. Além disso, as más escolas haviam-lhe causado deficiências de formação (escolar) que ele se via obrigado a superar." Perceberam? Ainda não!,Então vamos a mais um dele.

A outra desculpa de um vagabundo,. Tem diferença dos atuais tempos, não! Quem está nas Universidades Estaduais,Federais? Pensam exatamente igual a ele, claro faço uma ressalva aqui os que não se alinha nesse " pensamento" é humilhado e  sofrem o tala cala boca.

As necessidades financeiras não tinham sua causa num período mais pobre pelo qual estaria passando a família de Antonio, mas sim eram provenientes das péssimas condições nas quais vivia o proletariado do sul da Itália: situação que era mais dramática ainda quando se tratava das populações camponesas que viviam em um estado de pauperismo e conseqüente alheamento dos acontecimentos políticos. Este alheamento tinha a ver também com o analfabetismo no qual estava mergulhada a classe pobre. A consciência desta realidade, certamente contribuiu para que Gramsci, mais tarde viesse a se interessar particularmente pelas questões educacionais propondo a escola unitária como aquela capaz de, mediante um ensino eficiente, contribuir para retirar da ignorância as camadas mais pobres da população. Isto é, um plano ideológico perfeito, já que a sociedade  deu o direito para ele agir dessa maneira, ele nasceu em 21 de janeiro de 1891.

Ele chegou a ser preso por crimes, igualzinho o que seus seguidores aplicam às suas vidas medíocres , Em 9 de agosto de 1898, seu pai foi preso sob a acusação de peculato, concussão e falsidade ideológica e, em 27 de outubro de 1900, foi condenado à pena mínima de 5 anos, 8 meses e 22 dias de cadeia, com a atenuante do pequeno valor, pena que seria cumprida em Gaeta. Sem poder contar com os ganhos do pai, a família Gramsci viveu anos de extrema miséria, que a mãe enfrentou vendendo sua herança e trabalhando como costureira, sempre foi dependende dos pais, nunca trabalhou, agora fica uma pergunta com toda essa biografia " negra" em sua vida, como ele conseguiu chegar nas profissões.

Olhando bem na sua vida, vejamos: Foi um filósofo marxista, jornalista, crítico literário e político italiano. Escreveu sobre teoria política, sociologia, antropologia e linguística. Foi membro-fundador e secretário-geral do Partido Comunista da Itália, e deputado pelo distrito do Vêneto, sendo preso pelo regime fascista de Benito Mussolini. Gramsci é reconhecido, principalmente, pela sua teoria da hegemonia cultural que descreve como o Estado usa, nas sociedades ocidentais, as instituições culturais para conservar o poder.

Mas foi numa dessas hegemonia que ele chegou a tudo isso: Preso,ele tomou a ciência que estudar seria a única saída. Tendo sido um bom estudante, Gramsci venceu um prêmio que lhe permitiu estudar literatura na Universidade de Turim. A cidade de Turim, à época, passava por um rápido processo de industrialização, com as fábricas da Fiat e Lancia recrutando trabalhadores de várias regiões da Itália. Os sindicatos fortaleceram-se e começaram a surgir conflitos sociais-trabalhistas. Gramsci frequentou círculos comunistas e associou-se com migrantes sardos.

Gramsci, em Turim, tornou-se jornalista. Seus escritos eram basicamente publicados em jornais de esquerda como o Avanti! (órgão oficial do Partido Socialista). Sua prosa e a erudição de suas observações proporcionaram-lhe fama.

Qual foi o meio que utilizou para idiotizar  mais pessoas o jornalismo. Mas não chegou a terminar seus estudos na Universidade jogou " no lixo" a oportunidade que lhe ofereceram. Quando interrompeu seus estudos universitários passou a colaborar mais efetivamente com dois jornais socialistas “El grido del popolo” e “Avanti”. Nesta época apareceram, entre outros, os primeiros escritos sobre questões escolares, sempre vinculados aos temas do proletariado italiano. Assim é que a exigência da cultura para a classe proletária, bem como a necessidade de organização desta mesma cultura e também, “a busca de uma relação educativa que” “livrasse o proletariado da dependência dos intelectuais burgueses” (MANACORDA, 1977, p. 23), são os temas que, segundo Manacorda começaram a aparecer nos escritos de Gramsci.

Aqui esta uma explicação o que o PSDB fez com a Educação em São Paulo, com a progressão continuada a maior vergonha deste maldito pertido.

Mas, o assassinado da educação não parou por aí, até que chegou o PT, aqui a educação já estava numa cova, apenas jogaram mais terra pra não ressuscitar de uma vez.

Mas antes de tratarmos desse assunto vamos entender o que é descentralizado. 

Não bastante contente veio o FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, " Que limitou as ações do Governo Federal, o sociologo deu a primeira foiçada. 

VAMOS ENTENDER :

Finalmente, precisamos reconhecer que o sistema educacional brasileiro é extremamente descentralizado e, por isso mesmo, a atuação da União é limitada. 

De fato, a organização política da nação, estabelecida pela Constituição de 1988, é muito original. Somos, simultaneamente, uma federação de Estados e de Municípios. 

a armadilha autonomia 

No que diz respeito à educação, tanto a União quanto Estados e Municípios são autônomos no estabelecimento e gestão de seus próprios sistemas de ensino. 

Disto resulta um conjunto de cerca de 5.500 sistemas municipais, 27 estaduais (incluindo o Distrito Federal) e um federal, todos independentes entre si. 

A Constituição também consagra uma longa tradição educacional brasileira: o ensino básico, isto é, o infantil, o fundamental e o médio, não são de responsabilidade direta da União, mas dos Estados e Municípios. Um erro ficou refém de prefeitos e governadores. Com pensamento Gramsciomento. 

 A  GRANDE FARSA QUE ABRIU CAMINHO PARA O PT 

Cabe à União prestar assistência técnica e financeira a esses sistemas, coordenar as políticas e manter a sua própria rede que inclui as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e escolas técnicas. 

Além disso, é responsabilidade do Governo Federal o controle das instituições privadas de ensino superior. Em virtude desta descentralização extremada, a evolução do sistema, tanto em seus aspectos positivos quanto negativos, não pode ser atribuída exclusivamente ao Governo Federal, mas depende muito de outras instâncias do poder público. Disto resulta também uma excessiva heterogeneidade regional e local na oferta e na qualidade da educação básica.

A tarefa de coordenação deste sistema fragmentado, que o Governo Federal tenta exercer, depende de três instrumentos básicos. Em primeiro lugar, a legislação. Em segundo, o estímulo à ação de Estados e Municípios, através de auxílio financeiro e técnico. O terceiro instrumento permeia os demais - consiste na constante interlocução com os secretários estaduais e municipais de educação, através das organizações que os congregam: o Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (CONSED) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

Mas, foi na época do ex-presidente Lula um analfabeto e igonante e estúpido que jogou o cimento, numa cova, cheia de terra e agora o cimento ( concreto) ideologico na educação, colocando um dos piores Ministro da Educação que fez de tudo na sua péssima gestão e até agora não sabemos o tamanho do rombo que ele deixou na pasta, mas com certeza, vamos levar anos ou séculos para trazer de volta que o PSDB nos tirou e o que o PT nos arregaçou.

Haddad assumiu o cargo de Ministro da Educação do Governo Lula em 29 de julho de 2005. Com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) de 2007, inaugurou no MEC uma visão sistêmica da educação, que levou o Ministério a atuar da creche à pós-graduação.

O PDE e o seu caminho tortuoso para educação, numa linha Gramscista, a qual não foi um erro determinante e sim a prova que criamos uma geração não pensante e sim uma geração idiotizada e manipulada pela esquerda.

Os estudantes atuais tem grandes dificuldades de interpretação de textos e calculos simples, pelo simples motivo deste 2002, foram acostumados a não pensar e simplesmente concluir seus estudos sejam nas escolas ou nos ensinos superiores.

Vejamos, os alunos não levam mais a sério às aulas, preferem colocar as avaliações e tem absurdo numeros de faltas, entre outras dificiencias educacionais.

Os alunos de graduação não estão preocupados o que vão aprender e sim conquistar os diplomas universitários, vejam os exemplos da pandemia ao invés de procurar professores particulares, estão nas ruas soltando pipas, ou  assistindo tv, e internet, só pesquisa algo se o professor passar.

Mas o PDN tem haver com tudo isso?

Antes de responder vamos entender esse congreto decimento feito pelo PT.

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) foi um conjunto de programas que visaram melhorar a educação no Brasil, em todas as suas etapas. Lançado em 2007, tinha um prazo de quinze anos para ser completado, mas acabou descontinuado antes desse prazo. Apesar disso, muitos dos programas e iniciativas criados por ele se mantiveram, como o TV Escola e o Proinfo, da educação básica, e o Sinaes, no ensino superior.  



Entenda como funcionou essa ação do governo federal:



Quando o PDE foi lançado?

 O PDE foi lançado em 24 de abril de 2007, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na gestão do então ministro da Educação Fernando Haddad (PT).



Quais eram os eixos principais do PDE?

Educação sistêmica, ordenação territorial e desenvolvimento são princípios do PDE. Como resultado, o plano busca o enlace entre Educação, território e desenvolvimento. Como propósitos, qualidade, equidade e potencialidade.

O plano se estrutura em cinco eixos principais: Educação Básica; Educação Superior; Educação Profissional, alfabetização e diversidade.

O PDE define como suas razões constitutivas a melhoria da qualidade da Educação e a redução de desigualdades relativas às oportunidades educacionais – em outras palavras, o direito de aprender.

 Qual legislação rege o PDE?

O PDE foi lançado em conjunto com o Plano Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto Lei nº 6.094.

 Quais as principais ações contidas no PDE?

O PDE previa várias ações que visavam identificar e solucionar os problemas que afetam diretamente a Educação brasileira. Também incluiu ações de combate a problemas sociais que inibem o ensino e o aprendizado com qualidade, como o Saúde nas escolas, entre outros. O plano priorizou o desenvolvimento conjunto das ações pela articulação entre a União, estados e municípios.

Até o ano 2010, o plano contava com 130 programas distribuídos nas áreas: Educação Básica, Educação profissional e tecnológica, Educação Superior, alfabetização e diversidade. A seguir estão listados alguns programas de cada área.

 1. Educação Básica:

O principal foco do PDE foi a Educação Básica, bem como sua perfeita articulação com as demais áreas do setor. Para tanto, o Plano deu enfoque à formação e à valorização dos docentes, ao financiamento e à garantia de acesso. Somente na área da Educação Básica, o PDE contava, até 2010, com 64 programas.

 Iniciativas na área:

 Formação de professores: o programa Universidade Aberta do Brasil, por meio de um sistema nacional de Educação Superior a distância, visa capacitar professores da Educação Básica pública que ainda não têm graduação, formar docentes e propiciar formação continuada;

 Estabelecimento de piso salarial nacional para professores constitucionalmente assegurado;

 Aumento da arrecadação para repasses da União aos estados e municípios relativos ao Salário-Educação;

 Substituição do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e ampliação dos repasses da União ao Fundo;

 Combinação entre os resultados de desempenho escolar e os resultados de rendimento escolar por meio da criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb;

 Apoio à gestão escolar baseado no planejamento participativo com o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola);

 Lançamento dos Planos de Ações Articuladas (PAR);

 Acesso ao mundo digital: energia elétrica (Programa Luz para Todos na Escola), equipamentos e formação (Programa Nacional de Informática na Educação – Proinfo), conectividade (Programa Governo Eletrônico: Serviço de Atendimento ao Cidadão – GSAC e TV Escola) e produção de conteúdos digitais (Portal Domínio Público, Portal de Periódicos da Capes e Programa de Conteúdos Digitais Educativos).

 Educação Superior:

No contexto do PDE, a Educação Superior foi formada por alguns princípios complementares entre si, como a expansão da oferta de vagas; a garantia de qualidade; a promoção de inclusão social pela Educação; a ordenação territorial, permitindo que o ensino de qualidade seja acessível às regiões mais remotas do país e o desenvolvimento econômico e social. O plano tinha como objetivo fazer da Educação Superior um elemento-chave da integração e da formação do Brasil como nação.

 Iniciativas na área:

 Aumento das vagas de ingresso e a redução das taxas de evasão nos cursos presenciais de graduação por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni);

 Sustentação à adoção de políticas afirmativas através do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes);

 Alteração do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), ampliando o prazo para o aluno quitar o empréstimo após a conclusão do curso;


Educação Profissional e Tecnológica

Com o PDE, as verbas de custeio e de pessoal da rede federal de Educação Profissional e Tecnológica foram recuperadas. Houve contratação de docentes e técnicos administrativos e construção de novas unidades federais. O PDE definiu como meta a ampliação do parque federal da área em 150%.

 Iniciativas na área:

 Ampliação dos institutos federais de Educação, ciência e tecnologia (Ifet);

 Alteração da Lei do Estágio;

 Integração da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio à Educação Profissional pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (Projovem).

Alfabetização

No momento da elaboração do PDE, as taxas médias de analfabetismo na faixa de população entre 15 e 29 anos eram de 2,6% nas regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Norte, enquanto na região Nordeste atingiam 12,5%. Com o objetivo de superar tal desigualdade, o PDE valorizou a alfabetização de jovens e adultos e busca integrar o Programa Brasil Alfabetizado, remodelado no PDE, com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) das séries iniciais do Ensino Fundamental.

 Iniciativa na área:

 Aprofundamento da visão sistêmica da Educação, integrando, em cada município, da alfabetização à EJA por meio da nova versão do Programa Brasil Alfabetizado. A alfabetização de jovens e adultos era, prioritariamente, feita por professores das redes públicas, no contraturno de sua atividade.

Diversidade

As diretrizes do PDE também contemplavam a inclusão educacional. Os conceitos que sustentavam o PDE permitem que sejam construídos, com as comunidades indígenas, arranjos étnico-educativos em respeito à territorialidade das comunidades, ensejando um novo desenho do regime de colaboração. Do mesmo modo, as populações de áreas remanescentes de quilombos teriam condições de participar de uma Educação que valorize suas tradições.

 Iniciativas na área:

 Produção e difusão de conhecimento sobre a temática étnico-racial por meio da Educação para as Relações Étnico-raciais (Uniafro);

 Inclusão das comunidades remanescente quilombolas com o Programa Brasil Quilombola.

Nem precisa fazer comentários segue a mesma linha do " pensador Antonio".

O Novo Ministro tem um grande desafio pela frente, restaurar a Educação do Brasil, que anos ficou doente dentro da Sistemática Doutrina de Antonio Gramsci, e isso vai levar tempo para socorrer esses jovens e adultos que deste 2002, vem sendo idiotizados, a chamada geração perdida. Tem diplomas mas não serve para nada!

Abraham Weintraub é nomeado ministro da Educação; Tomou posse no dia 9  O economista Abraham Weintraub foi nomeado, nesta segunda-feira, 8, ministro da Educação. Ele assume a pasta no lugar de Ricardo Vélez Rodríguez, como anunciado, na manhã desta segunda, pelo presidente Jair Bolsonaro.

Ensinar gerações de cidadãos a ler e a escrever. Esse é o papel dos professores da educação básica que ensinam os estudantes no início do ciclo escolar, durante o processo de alfabetização. Para cumprir esse objetivo, o Ministério da Educação (MEC) lançou nesta terça-feira, 18 de fevereiro, o programa Tempo de Aprender, voltado para o aperfeiçoamento, o apoio e a valorização a professores e gestores escolares do último ano da pré-escola e do 1º e 2º ano do ensino fundamental.

Idealizado pela Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC, o Tempo de Aprender tem orçamento de mais de R$ 220 milhões. O programa foi construído com base em um diagnóstico realizado pelo MEC, no qual foram detectadas as áreas da alfabetização que necessitam de mais investimentos. São elas:

Formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores;

Materiais e recursos para alunos e professores;

Acompanhamento da evolução dos alunos.

Com base na Política Nacional de Alfabetização (PNA) e direcionado para a aplicação de práticas baseadas em evidências científicas nacionais e internacionais que deram certo, o novo programa do MEC traça um plano estratégico para corrigir a rota das políticas públicas de alfabetização no país. O programa será implementado por meio da adesão de estados, municípios e Distrito Federal, que já podem manifestar interesse no site alfabetizacao.mec.gov.br.

Atualização:A portaria que institui o programa foi publicada na edição desta sexta-feira, 21 de fevereiro, doDiário Oficial da União (DOU).

Eixos e ações – O Tempo de Aprender conta com quatro eixos e 10 ações efetivas que visam dar aos alunos, já nos primeiros anos de estudo, a formação básica de qualidade necessária para que exerçam a cidadania e alcancem o sucesso profissional. Conheça cada eixo:

- Formação continuada de profissionais da alfabetização: para capacitar e aperfeiçoar o conhecimento de professores, os mais importantes parceiros do MEC nos esforços de melhorar o desempenho dos alunos brasileiros no processo de alfabetização, o eixo conta com três ações e orçamento de R$ 10,6 milhões.

Será oferecido um curso, com versões on-line e presencial, para proporcionar aos docentes a aquisição de conhecimentos, habilidades e estratégias que os auxiliem a lidar com os desafios postos pelo ciclo de alfabetização. O conteúdo pedagógico foi validado por uma equipe de mais de vinte especialistas. A arte, diagramação, edição e manutenção da plataforma on-line estão sob o encargo do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (Labtime), da Universidade Federal de Goiás (UFG). A previsão é que o início da formação on-line aconteça ainda no primeiro semestre de 2020 e que a presencial ocorra no segundo semestre. 

Com a colaboração da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia, o MEC ofertará um curso para auxiliar gestores educacionais, como diretores e coordenadores pedagógicos, a dar o suporte necessário à alfabetização em suas escolas e redes educacionais. É prevista uma vertente on-line, com previsão de início no segundo semestre deste ano, e uma presencial a ser operacionalizada por meio de um modelo de multiplicadores.

Além disso, para iniciar entre profissionais da alfabetização o processo de internacionalização e difusão de boas práticas, o programa Tempo de Aprender enviará profissionais do magistério para o curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), promovido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e pelo Instituto Politécnico do Porto, em Portugal.

O curso concilia conhecimento científico sobre literacia e práticas pedagógicas. Os selecionados deverão atender a quadros efetivos das escolas públicas de educação básica ou das secretarias de Educação e a critérios de experiência profissional e acadêmica que serão definidos em edital. A medida será implementada em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

- Apoio pedagógico para a alfabetização: para dar suporte a professores da rede pública em todo o país, o MEC vai lançar o Sistema On-line de Recursos para Alfabetização (Sora). A ferramenta foi desenvolvida pelo Labtime, da UFG, e permitirá o acesso a recursos pedagógicos, como estratégias de ensino, atividades e avaliações formativas, com respaldo em práticas exitosas de alfabetização. Com custo de R$ 300 mil, o sistema começará a funcionar ainda no primeiro semestre de 2020 e poderá atender mais de 300 mil professores.

Outra ação do eixo é o fornecimento de apoio financeiro para despesas de custeio de escolas para atuação de assistentes de alfabetização, profissionais que auxiliam os professores no manejo da sala. Por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o MEC vai destinar R$ 183 milhões para a iniciativa. Os repasses ocorrerão de acordo com o calendário oficial e deverão atender prioritariamente escolas em situação de vulnerabilidade.

Esse eixo ainda prevê a reformulação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, de forma a adequá-lo a evidências científicas. A reformulação será realizada em parceria entre a Sealf, a Secretaria de Educação Básica (SEB) e o FNDE.

- Aprimoramento das avaliações da alfabetização: entre as ações do eixo, está a implementação do Estudo Nacional de Fluência, que irá fornecer às redes de ensino uma ferramenta de diagnóstico de fluência em leitura oral para alunos do 2º ano do ensino fundamental. O estudo será aplicado no fim de 2020 para todas as redes que aderirem ao programa Tempo de Aprender. O orçamento da iniciativa é de R$ 20 milhões e pode atingir cerca de 2 milhões de alunos.

O MEC também prevê, por meio do novo programa, realizar a reformulação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) voltadas à alfabetização. O intuito é adequar as avaliações do Saeb aos componentes essenciais para a alfabetização e avaliar adequadamente o desempenho dos alunos em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nesse eixo, ainda está prevista a avaliação de impacto das ações do programa, um monitoramento que será realizado pelo MEC para a realização do aprimoramento contínuo do programa, bem como promoção do bom uso do dinheiro público.

- Valorização dos profissionais de alfabetização: o MEC vai valorizar os professores que conquistarem bons resultados. O Tempo de Aprender vai premiar o desempenho de professores, diretores e coordenadores pedagógicos do 1º e 2º ano do ensino fundamental com boas práticas e atividades na área. A medida será realizada, de forma experimental, em 2020, e será expandida em 2021.

Foram assinados quatro acordos:

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, participou nesta terça-feira, 8 de outubro, de cerimônia de assinatura de atos da Comissão Mista de Cooperação Econômica Brasil-Hungria. A reunião, quinta da comissão, foi realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Como fortalecimento da relação bilateral, a comissão — existente desde 2012 — ganhou neste ano o status ministerial. Participaram do encontro desta terça ainda os ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

Foram assinados quatro acordos entre os países. São eles:

Memorando de entendimento entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Hungria para a cooperação em atividades espaciais para usos pacíficos. Assinaram o ministro Marcos Pontes e o ministro húngaro Peter Szijjardó;

Memorando de entendimento entre o Ministério do Desenvolvimento Regional do Brasil e o Ministério do Interior da Hungria para a cooperação em matéria de gestão de recursos hídricos. Assinaram o ministro Gustavo Canuto e Peter Szijjardó;

Memorando de entendimento entre a Coordenação Geral de Acreditação do instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), do Brasil e a Autoridade Nacional de Acreditação da Hungria). Assinaram a presidente do Inmetro, Ângela Flores Furtado, e o presidente da Autoridade Nacional de Acreditação da Hungria, Miklós Devecz;


Memorando de entendimento entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a húngara National Agricultural and Innovation Centre. Assinaram a chefe da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa, Rita Milagre, e o diretor-geral do Instituto Nacional de Agricultura e Inovação, Csaba Gyuricza.


Brasil e Hungria têm se aproximado neste ano. O primeiro-ministro do país europeu, Viktor Orbán, foi um dos chefes de Estado presentes à posse de Jair Bolsonaro como presidente da República, em 1º de janeiro.

“É a maior revolução na área de ensino no país nos últimos 20 anos”. Assim o ministro da Educação, Abraham Weintraub, definiu o conjunto de programas lançados pela atual gestão da pasta. A declaração foi dada em sessão da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 11 de dezembro.

O titular do Ministério da Educação (MEC) comparece pela oitava vez ao Congresso Nacional desde que assumiu o cargo, em abril. Desta vez, para falar sobre uso de drogas nos campi universitários. Questionado sobre ausência de pautas, listou programas tocados pelo MEC.

Entre os exemplos citados estão:

Future-se: lançado em 17 de julho, tem o objetivo de dar maior autonomia financeira a universidades e institutos por meio do fomento à captação de recursos próprios e ao empreendedorismo;
Novos Caminhos: uma série de medidas para aumentar em 80% o número de matrículas na educação profissional e tecnológica;
Educação Conectada: MEC repassou R$ 224 milhões para conectar 100% das escolas aptas a receber internet e R$ 60 milhões para levar acesso à web a 8 mil rurais;
Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares: visa à implantação de 216 escolas cívico-militares até 2023. Para 2020, há R$ 54 milhões para 54 escolas, ou R$ 1 milhão por instituição de ensino;
Conta pra Mim: programa de estímulo à literacia familiar, ou seja, de leitura pela família para as crianças;• Política Nacional de Alfabetização: decreto com novas diretrizes para a alfabetização do país, baseadas em evidências científicas.
O ministro ainda destacou a liberação de recursos extras para as universidades federais em 2019. No final de novembro, o MEC liberou R$ 125 milhões a mais para investimento na conclusão de obras que melhorem o gasto público e em energia limpa, isto é, na aquisição de placas fotovoltaicas para diminuir despesas com energia elétrica. A medida foi tomada depois da liberação de 100% do orçamento para as universidades federais.

Esta é a oitava visita de Weintraub como ministro da Educação ao Congresso Nacional. O diálogo com parlamentares ao longo desses encontros envolveu temas como o Future-se, contingenciamento de recursos, a reformulação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) e a necessidade de maior investimento na educação básica.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, recebeu nesta terça-feira, 17 de setembro, representantes da Academia Brasileira de Educação (ABE). Eles estiveram na sede da pasta, em Brasília, para prestar apoio ao Future-se. O programa tem o objetivo de promover maior autonomia financeira às universidades e institutos federais por meio de incentivo à captação de recursos próprios e ao empreendedorismo.

“Foi uma surpresa positiva. Temos aqui ex-reitores, um da Universidade Federal Fluminense e outro da PUC [Pontifícia Universidade Católica] do Rio de Janeiro, representando a Academia e demonstrando irrestrito apoio ao programa do MEC”, disse o ministro.

Para Carlos Alberto Serpa, presidente da ABE, o sistema federal de educação superior no Brasil requer mudanças para um futuro próximo, com menos burocracia. “Na qualidade de presidente da Academia, trouxemos ao ministro o apoio formal ao Future-se. A Academia se coloca à disposição para mediar situações que sejam necessárias para que o projeto dê certo”, afirmou.

Ainda segundo o presidente da ABE, ex-reitor da PUC-RJ, as universidades não precisam temer a novidade e sim conversar sobre ela, debater e encontrar na iniciativa uma solução. “Hoje, as universidades trabalham com todo o orçamento carimbado, não há possibilidade de remanejamento. Mas, com o apoio da iniciativa privada, isso pode mudar e incrementar, por exemplo, a pesquisa aplicada no país, ajudando, e muito, no desenvolvimento científico e tecnológico”, defendeu.

Para Sidney Mello, integrante da ABE e ex-reitor da UFF, o Future-se pode vir a somar para a educação superior. "Future-se é uma perspectiva de uma maior autonomia para as universidades do ponto de vista da gestão, do ponto de vista da captação de recursos", afirmou.

Também esteve presente no encontro outro membro da Academia Brasileira de Educação: Paulo Alcântara Gomes.

O Ministério da Educação (MEC) realiza nesta terça-feira, 22 de outubro, a 1ª Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe), na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.

A Conabe contará com simpósios e palestras de especialistas na área. Abrem o evento nesta manhã o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim. 

Também compõem a mesa de abertura o presidente da Capes, Anderson Correia, o presidente científico da Conabe, Renan Sargiani, e o deputado federal Gastão Vieira (Pros-MA).


E agora a esquerda vai esperniar e gritar, e vão acusar de repressão. 

Uma medida provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro autoriza o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a nomear reitores e vice-reitores de universidades federais sem consulta à comunidade acadêmica. 

A regra pode ser aplicada para a substituição dos dirigentes que tiverem mandatos encerrados durante a pandemia de coronavírus.

A MP 979/2020 foi publicada na edição desta quarta-feira (10) do Diário Oficial da União. Jair Bolsonaro edita a matéria uma semana depois de outra medida provisória (MP 914/2019) que alterava as regras para a escolha de reitores perder a validade.

Além de dispensar a consulta à comunidade, a MP 979/2020 desobriga a formação de lista tríplice para a escolha de reitores e vice-reitores durante a pandemia. Os dirigentes designados pelo ministro da Educação devem atuar enquanto durar o período da emergência de saúde pública, mas os mandatos podem se estender “pelo período necessário para realizar a consulta à comunidade”, até a nomeação dos novos dirigentes. Os reitores temporários poderão nomear dirigentes dos campi e diretores de unidades.

A MP 979/2020 também se aplica aos dirigentes de institutos federais de educação, ciência e tecnologia e ao Colégio Pedro II, sediado no Rio de Janeiro. Mas não vale para as instituições federais de ensino que concluíram o processo de consulta à comunidade antes da suspensão das aulas presenciais.

A medida provisória aguarda a apresentação de emendas até a próxima segunda-feira (15). O texto tranca a pauta a partir do dia 10 de agosto e precisa ser votado por senadores e deputados até 24 de agosto, quando perde a validade.

Uma das instituições que podem ser alcançadas pela MP 979/2020 é a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O mandato da atual gestão termina em outubro, e o Conselho Universitário ainda não iniciou o processo de consulta a estudantes, professores e técnicos para a elaboração da lista tríplice.

Segunda tentative

Esta é a segunda tentativa do Poder Executivo de mudar as regras para escolha de reitores de universidades e institutos técnicos federais e do colégio Dom Pedro II. A MP 914/2019, editada em dezembro, autorizava o presidente da República a nomear para o cargo candidato que não fosse o mais votado da lista tríplice apresentada por cada instituição. O texto nem chegou a ser votado pelos parlamentares e perdeu a validade na terça-feira da semana passada (2).


Pesquisa de informação :

Vaticano: Gramsci se converteu antes de morrer
 International Gramsci Society
 Genealogia dei Gramsci
 Pinton, Giorgio A. (2008). History of Italian Philosophy: VIBS, Volume 1 (em inglês). [S.l.]: Rodopi. p. 1081. ISBN 904202321X
 G. Fiori, Vita di Antonio Gramsci, p. 18.
 Pastore, Gerardo . Antonio Gramsci. Questione sociale e questione sociologica
 Quotidiano.net - E' morto Giuliano Gramsci non conobbe mai il padre. Mosca, 23 de Julho de 2007, (em italiano) Acessado em 28/04/2018.
 Archive.org - Full text of "Gramsci, Antonio, Sul Fascismo". (em italiano) e (em inglês) Acessado em 28/04/2018.
 Gramsci, Antônio (1999). Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 9 páginas
 Gramsci, Antônio (1999). Cadernos do Carcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 11 páginas Parâmetro desconhecido |Tradução= ignorado (ajuda);
 Gramsci, Antônio (1999). Cadernos do Carcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 14 páginas Parâmetro desconhecido |Tradução= ignorado (ajuda);
 Quaderni del carcere, cit., p. 81
 Quaderni del carcere, cit., p. 11
 Note sul Machiavelli sulla politica e sullo stato moderno. Quaderni del carcere 4., pp. 3-4
 Marxism and Social Science Pág 163
 Il materialismo storico e la filosofia di Benedetto Croce. Quaderni del carcere 1, p. 210
 Quaderni del carcere, cit., p. 204
 Quaderni del carcere, cit., p. 125
 Quaderni del carcere, cit., p. 132
 Quaderni del carcere, cit., pp. 141-142
 Quaderni del carcere, p. 142
 Cataclysm 1914: The First World War and the Making of Modern World Politics. Editora Brill, 2015, pág. 292, (em inglês) ISBN 9789004262683 Adicionado em 28/04/2018.
 Hegemony and Revolution: A Study of Antonio Gramsci's Political and Cultural Theory. Autor: Walter L. Adamson.University of California Press, 1983, pág. 10, (em inglês) ISBN 9780520050570 Adicionado em 28/04/2018.
 The Gramsci Reader: Selected Writings, 1916-1935. Autor: Antonio Gramsci. Editor: David Forgacs. NYU Press, 2000, (em inglês) ISBN 9780814727102 Adicionado em 28/04/2018.


https://www.todospelaeducacao.org.br/home  05 MAR, 2018 Perguntas e respostas sobre o programa lançado em 2007 pelo governo federal

Tatiana Sócrates e Dyelle Menezes, do Portal MEC,

Comentários Renato Santos 


terça-feira, 9 de junho de 2020

A gazeta Central vinha deste abril alertando para segunda onda<<>. Hoje o diretor Geral faz um alerta em que coloca o mundo de cabeça para baixo<<>> O Rei do Disfarce <<>> Segundo Tedros na Europa esta " melhorando" mas no mundo esta piorando <<>> No dia 07 de junho o número único dia tivemos 136.000 casos <<>> Temos até o momento 400.000 mortes e quase 7 milhões de casos de Covid-19 <<>> E alerta mais de seis meses de pandemia não é hora de relaxar <<>> Bolsonaro puxou a orelha e afirma não foi atoa que Donald Trump deixou a OMS





RENATO SANTOS 09/06/2020 A OMS esta omitindo algumas informações sobre o COVID-19 por de baixo dos panos. E nada esta fazendo, a não ser reuniões e disputadas politicas, até parece um partido politico. O COVID-19 ,é um rei do disfarce, não se enganem com ele.



Diante de tantos rebates, agora o diretor geral da OMS lança um alerta mundial, a qual a gazeta Central Blog vinha alertando para  a segunda onda da pandemia o anjo da morte denominado covid-19.

Mas, antes o governo brasileiro alertou Nesta terça-feira (9), durante a reunião ministerial do governo no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro teceu críticas à Organização Mundial da Saúde (OMS).

O mandatário brasileiro acusa a entidade de titubear em suas orientações sobre a pandemia de covid-19.

"A OMS é uma organização que está titubeando, parece mais um partido político. Nós sabemos que não tem comprovação de nada no Brasil. 

Até a hidroxicloroquina não tem comprovação. Se desaconselhou estudos e pesquisas e depois se voltou atrás. Não é à toa que o presidente Donald Trump deixou de lado, deixou de contribuir para a OMS. O Brasil, passada essa pandemia, vai pensar se sai ou não, por que não transmite mais confiança", declarou.

Agora nesse momento o diretor geral resolveu acordar tarde de mais.O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse na segunda-feira (8) que, embora a situação do surto de Covid-19 na Europa esteja melhorando, globalmente está piorando.

Segundo Tedros, mais de 100.000 casos foram relatados à OMS em nove dos últimos 10 dias e, em 7 de junho, mais de 136.000 casos foram relatados, “a maior (quantidade) em um único dia até o momento".

"Quase 7 milhões de casos de Covid-19 foram relatados à OMS e quase 400.000 mortes", disse Tedros.

Quanto à situação na África, o chefe da OMS disse que a maioria dos países ainda está experimentando um aumento no número de casos de Covid-19, com alguns casos relatados em novas áreas geográficas.

"Também vemos um aumento no número de casos em partes do leste da Europa e do centro da Ásia”, disse ele a repórteres.

O chefe da OMS também lembrou aos países com sinais positivos para evitar a "complacência", já que a maioria das pessoas no mundo ainda é suscetível à infecção.

"Mais de seis meses nessa pandemia, não é o momento de nenhum país tirar o pé do pedal", disse ele.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

As Pirâmides descobertas na Bósnia-Herzegovina podem mudar a nossa História Mundial <<>> Geometria Sagrada é econtrada na Bíblia Sagrada <<>> O Historiador Dr. Sam Semir revela mais coisas <<>>Nós não somos os primeiros habitantes da Europa. Quase tudo o que nos ensinaram sobre a história antiga está (deliberadamente) errado






RENATO SANTOS 08/05/2020  Colaboração Posted by . Uma aula de história que vai por em prova a nossa História e modo como fomos digamos " engnados". Você vai ficar surpreso, é só ler.

O Historiador Dr. Sam Semir Osmanagich é membro estrangeiro da Academia Russia  de Ciências Naturais e Professor de Antropolia na Universidade Americana na Bósnia Herzegovina.

Alguém sabia ou tinha conhecimento que a Bósnia tinha Pirâmides? Sejam sinceros , acredito que alguns tinha esse conhecimento, mas 50% dos leitores do blog não, então vamos tratar desse assunto pela nossa mídia.

“Nós não somos os primeiros habitantes da Europa. Quase tudo o que nos ensinaram sobre a história antiga está (deliberadamente) errado”. ele começa a escrever dessa maneira.


Assim é desde a origem da humanidade, da atual civilização, sobre as pirâmides e outros monumentos antigos e ruínas espalhadas pelo globo. O Homo sapiens sapiens não é um resultado da evolução darwiniana, e os biólogos e antropólogos nunca vão encontrar um “elo perdido”, porque o homem inteligente é produto da engenharia genética…Em outras palavras somos criaturas de Deus, como a Bíblia afirma em GÊNESES .

Nós não somos os primeiros na Europa. Quase tudo o que nos ensinam sobre a história antiga está (deliberadamente manipulado) errado.Dr. Sam Semir Osmanagich

… Os Sumérios não são o princípio dos homens civilizados, os inventores da civilização atual, mas apenas o (RE) início de outro ciclo evolutivo da humanidade.

E, finalmente, as pirâmides originais (Egito?), mais antigas e  superiores, foram feitas por construtores avançados que conheciam a astronomia avançada, a energia sutil e técnicas de construção muito melhor do que nós atualmente (e principalmente conheciam e dominavam a tecnologia de construção utilizando a GEOMETRIA SAGRADA).

Acima: Foto aérea do complexo do Vale das Pirâmides (indicadas por setas brancas) encontradas na BÓSNIA, ao lado da cidade de VISOKO.


A Geometria Sagrada atribui significados simbólicos e sagrados a determinadas formas e proporções geométricas. A Geometria Sagrada é considerada o modelo da geometria natural no mundo e a base de todas as formas, hoje são denominadas Inteligência Artificial, a qual esta em nossas vidas seja no smartphone , computador,no Google, no Blog, e agora nos QR, foi esse sistema que alertou a China sobre o COVID-19, no youtube, Facebook,Twitter, entre outras.

Acredita-se que a Bíblia relata-se sobre a Geometria Sagrada, como a construção da Arca de Noé, entre outras tantas relatadas. A fim de compreender os monumentos antigos, precisamos vê-los através de três domínios: a física, a energética e a espiritual. Nossos instrumentos e atuais conhecimentos científicos  simplesmente não são suficientes para explicar o propósito das mais antigas pirâmides, por exemplo. A principal corrente de cientistas, arqueólogos, historiadores e antropólogos são na maioria das vezes o principal obstáculo para o progresso científico e a revelação da verdade sobre a humanidade. A IMENSA LACUNA entre a ciência física e a espiritual deve ser superada se quisermos obter a plena compreensão do passado de nossa humanidade.

Os blocos de pedra com quase duas mil toneladas em BAALbeck (Líbano) precisam de explicação. Quem foi capaz de moldar, mover e instalar esses blocos de rocha maciça com capacidades quatro vezes maior do que a tecnologia atual do nosso século, 21? Os  monumentos megalíticos submarinos de Yonaguni (no Japão) fazem parte do ciclo anterior da humanidade. Eles são a prova inegável, irrefutável, na parte inferior do piso do Pacífico, a 80 metros abaixo do nível do mar, de que uma cultura avançada floresceu na região muito mais de 12.000 anos atrás, antes que grandes quantidades de gelo derretessem e causassem um aumento no nível das águas do Oceano Pacifico para mais de 80 metros.

Machu Picchu (Peru) conta a história de quatro civilizações distintas e estilos de construção diferentes, sendo o primeira civilização a mais avançada. Ao mesmo tempo, todos os livros de história que compõem a história dos Inkas sendo os construtores do “retiro real” nos últimos tempos. Nova datação do Peru, do México, as pirâmides chinesas e egípcias nos levarão de volta para muito antes da história e de governantes conhecidos e reconhecidos.

Baalbeck/Heliópolis, no LÍBANO: Os blocos de pedra com quase (ou mais pesadas ainda) duas mil toneladas em BAALbeck (Líbano) precisam de explicação.

As mais antigas pirâmides chinesas e egípcias são muito superiores às feitas mais posteriormente, como réplicas de sucesso. As mais velhas foram construídas a partir de ENORMES  e pesados blocos MACIÇOS de ROCHAS de granito e de arenito, as mais recentes são muito menores, e foram construídas de tijolos de barro cozido. Vestígios de seres mais avançados estão em toda parte ao nosso redor, no planeta inteiro. Nesse meio tempo, os cientistas tradicionais (os dogmáticos) tentam encaixar os monumentos em coordenadas dentro de seu tempo, das suas idéias dogmáticas preconcebidas, falsificando e omitindo a verdade.

 Baalbeck/Heliópolis: Os blocos de pedra com quase (ou mais pesadas ainda) duas mil toneladas em BAALbeck (Líbano) precisam de explicação. Quem foi capaz de moldar, mover e instalar esses blocos de rocha maciça com capacidades quatro vezes maior do que a tecnologia atual do nosso século, 21?

Duzentas pirâmides Cahokia mostram o conhecimento astronômico dos seus construtores que transportaram vários milhões de toneladas de materiais de construção e que sabiam a diferença entre o norte cósmico e o magnético. O Mundo dos Maias é um exemplo do conhecimento do Universo. 

Nosso sistema Solar orbita o aglomerado das PLÊIADES e seu Sol Central, Alcyone, em um período que leva 25.920 anos do ciclo (“contagem longa do calendário”) afetam toda a vida que vivem em nosso Planeta. Os nativos Anasazis, ancestrais dos índios Pueblo, não precisavam de alfabeto ou comunicação física para significar e reconhecer o perigo em diferentes dimensões que vem das profundezas do Universo.


A formação polêmica, ao lado da cidade bósnia de Visoko: especialistas dizem que nenhuma civilização europeia seria capaz de construir uma pirâmide desse tipo há 35 mil anos

Enquanto eles ficam escondidos dentro da caixa, os arqueólogos tradicionais nunca serão capazes de explicar a ferramentaria e a logística necessários, e conhecimentos avançados de engenharia para construir cabeças de pedra na Ilha da Páscoa, pirâmides com blocos de granito de forma complexa  em Akapana na Bolívia ou criar câmaras internas nas três pirâmides de Gizé, no Egito, as maiores construções jamais feitas no planeta pelo homem “moderno”. 

Esferas de pedra do oeste do México, sul da Costa Rica , Ilha de Páscoa ou em vinte locais em remotas regiões da Bósnia-Herzegovina, são a prova evidente de compreensão e manipulação de formas e de energia em um passado distante que nós ainda não somos capazes de reproduzir.

No topo de tudo isso, a descoberta do Vale Bósnio das Pirâmides está nos dizendo que nós ainda não sabemos muito sobre o nosso Planeta. Poderíamos ir à Lua (temporariamente, até sermos ameaçados ), mas ainda precisamos explorar nossa Mãe Terra. Muitos segredos ainda esperam para serem descobertos e, com o conhecimento antigo, nos ajudarem a alcançar e trazer o equilíbrio de volta para a nossa humanidade atual. 



Em abril de 2005, eu viajei pela primeira vez para a cidade de Visoko, 20 km do noroeste de Sarajevo, a capital da Bósnia-Herzegovina. Minha atenção foi chamada por dois morros de forma regular (simétrica), o que eu mais tarde chamaria as Pirâmides do Sol e da Lua da Bósnia . Por milhares de anos os habitantes locais têm considerado os montes como sendo fenômenos naturais, porque eles foram cobertos por terra e vegetação. 

No entanto, quando vi pela primeira vez a face triangular, os óbvios cantos e a orientação para os pontos cardeais, eu sabia que aquilo tinha que ter sido construído por uma outra força qualquer do que a natureza. Desde que eu sempre estive investigando pirâmides ao longo de décadas, eu sabia que as pirâmides encontradas na China, México, Guatemala e El Salvador tinham o mesmo tipo de solo e cobertura vegetal.

Em 2005, o trabalho começou neste projeto e empresas de construção e geólogos foram contratados e pagos (de meu próprio bolso) para fazer perfuração de núcleo e análise geomorfológica. Em seguida, anunciamos ao mundo, em uma conferência de imprensa, que as primeiras pirâmides na Europa tinha sido descobertas. 

Escultura em cerâmica “K-2” no labirinto subterrâneo pesando cerca de 18.000 lbs.

Pouco tempo depois foi estabelecida, sem fins lucrativos, um Parque Arqueológico: Bosnian Pyramid of the Sun Foundation-Fundação Pirâmide do Sol da Bósnia e desde então as investigações da pirâmide na Bósnia se tornou o maior  projeto interdisciplinar arqueológico do mundo. Nós gastamos mais de 340.000 horas-homem em escavação arqueológica, testes por amostragem e datação por radiocarbono no período de 2005 a 2011. Determinou-se que o Vale das Pirâmides da Bósnia é composto por cinco pirâmides descobertos até hoje que eu nomeei assim: as pirâmides bósnias do Sol, da Lua, do Dragão, da Mãe Terra e do Amor. O local das escavações  também inclui um complexo de túmulos e um enorme labirinto subterrâneo.

O sentido desta pesquisa, é fazer com que os leitores possam entender e ficar bem informado, e há mudança na história que conhecemos:

Esta descoberta é histórica e muda o conhecimento da história antiga da Europa por várias razões:


Estas são as primeiras pirâmides descobertas na Europa

O site inclui a maior estrutura de pirâmide do mundo-A pirâmide bósnia do Sol com a sua altura de mais de 220 metros é muito maior do que a Grande Pirâmide do Egito (147 metros).

A pirâmide  do Sol na Bósnia tem, segundo o Instituto Bósnio para Geodésia, a orientação mais precisa para o norte cósmico com o erro de zero graus, zero minutos e 12 segundos (0′,0”,12).

A pirâmide bósnia do Sol é totalmente coberta por blocos de concreto retangular. As propriedades do concreto, incluindo extrema dureza (até 133 MPs) e baixa absorção de água (cerca de 1%), são, de acordo com as instituições científicas na Bósnia, Itália e França, muito superior aos modernos materiais de  concretos.

As pirâmides são cobertas pelo solo que tem, de acordo com o Instituto de Agro-geologia da Bósnia, aproximadamente 12.000 anos de idade. Datação por radiocarbono a partir do terraço pavimentado na Pirâmide da Lua bósnia, realizada pelo Instituto de Física da Silésia Instituto de Tecnologia de Gliwice (Polônia) confirmou que a esplanada foi construída 10.350 anos atrás (+ / – 50 anos). Estes resultados confirmam que as pirâmides bósnias são também as mais antigas pirâmides conhecidas no planeta.

Abaixo da Vale Bósnio das Pirâmides há um túnel subterrâneo e extensa rede de câmaras que se estende por um total de mais de 10 milhas.

Esculturas de cerâmica foram descobertas no labirinto subterrâneo com uma massa de até £ 20.000, o que os torna o mais pesado e maior encontrado até agora do mundo antigo.


Equipes de escavação trabalham na esplanada pavimentada na Pirâmide da Lua.


A lista das maravilhas em arqueologia encontradas na BÓSNIA não termina aqui. Nos arredores, descobrimos o mais alto túmulo do Mundo até aqui: 61 metros de altura. Seu concorrente mais próximo, Sillbury Hill na Inglaterra é de 60 metros de altura. O túmulo bósnio é composto por duas camadas de terraços megalíticos, uma camada de argila e uma camada de concreto artificial .

Uma equipe de físicos detectou um feixe de energia que vem e sobe através do topo da pirâmide bósnia do sol. O raio do feixe é de 4,5 metros com uma frequência de 28 kHz. O feixe é contínuo e sua força cresce à medida que se move para cima e para fora da pirâmide. Esse fenômeno contradiz as leis conhecidas da física e da tecnologia. Esta é a primeira prova de  tecnologia não-herziana no Planeta.


Parece que os construtores das pirâmides criaram uma máquina de movimento perpétuo há muito tempo e esta “máquina de energia” ainda está trabalhando. No labirinto subterrâneo, em 2010, descobrimos três câmaras e um pequeno lago azul.  Uma triagem da energia mostra que o nível de ionização é de 43 vezes maior que a concentração média normal o que torna as câmaras subterrâneas em verdadeiras “salas de cura”.


A Pirâmide bósnia do Sol ainda emite energia pelo seu topo.

Mais medições e detecção eletromagnética feitas em 2011 confirmaram que os níveis de radiação negativo através da grade de Hartman, Curry e  Schneider são iguais a zero nos túneis. Não havia nenhuma radiação técnica (a partir de linhas de energia e / ou outra tecnologia) encontrados nos túneis e nenhuma radioatividade cósmica. Esculturas de cerâmica estão posicionadas sobre os fluxos de água subterrânea e a energia negativa é transformada em positiva. Todas essas experiências apontam para o labirinto subterrâneo como uma das construções subterrâneas mais seguras  no mundo e isso torna o local ideal para o rejuvenescimento do corpo e regeneração física.


Duzentos anos de egiptologia não produziu uma resposta satisfatória para a questão de qual foi o real propósito das pirâmides de Gizé, as mais antigas e superiores. Em apenas seis anos, a nossa pesquisa na Bósnia aplicou métodos científicos interdisciplinares, para olhar para este complexo através das dimensões física, energética e espiritual. Nós temos tido resultados pioneiros no que afeta toda a esfera do conhecimento e da Ciência sobre Piramides. A nossa história está mudando com cada nova descoberta.


Talvez mudando o nosso começo (da história), as nossas origens ou aprendendo a entender melhor as nossas origens também poderemos mudar o nosso presente e o nosso futuro para melhor.


fontes da pesquisa: 

(http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADtio_Hist%C3%B3rico_Estadual_dos_Cahokia_Mounds)

http://www.bosnianpyramidofthesun.com/  e http://www.wariscrime.com/

Tradução, edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch

Comentários Renato Santos.


Você sabe o que é Antifa?<<>> É doutrina pelo grupos islâmicos e radicais <<> É de esquerda usa da violência <<>> Seu objetivo calar a direita e exterminar os policiais <<>> Não aceita pessoas de opiniões contrárias






RENATO SANTOS 08/04/2020  O que esta acontecendo nos Estados Unidos e no Brasil depois do covid-19, é ato de terrorismo com predenome de ænˈtiːfə/ or /ˈæntiˌfɑː/)




Pesquisa secreta: os motins de Minneapolis foram previamente planejados


O que está prestes a ver faz parte de uma pesquisa secreta de dois anos sobre a radicalização esquerdista embutida dentro do movimento de justiça climática que contribuiu para os motins em #Minneapolis, #Minnesota. 

Neste vídeo, vamos mostrar como o Movimento Sunrise desempenhou um papel preventivo em realizar o caos para impulsionar ainda mais a sua agenda Green New Deal e promover a abolição da polícia.


Os antifa são um grupo que surgiu a pouco tempo, o perigo é que são radicais e há uma suspeita que grupos terroristas islâmicos estejam por traz desse movimento.

Segundo Beinart, os ativistas da antifa "tentam identificar publicamente os supremacistas brancos e tê-los demitidos de seus empregos e despejados de seus apartamentos", além de "interromper os comícios de supremacia branca, inclusive pela força". 

De acordo com uma resenha de um livro do Washington Post, as táticas antifa incluem a "sem divulgação", ou seja, negar as plataformas que seus alvos possuem para falar; obstruindo seus eventos e desfigurando sua propaganda; e quando os ativistas da antifa considerarem necessário, empregar a violência para detê-los. 

De acordo com a National Public Radio, "as pessoas que falam pelo movimento Antifa reconhecem que às vezes carregam paus e bastões" e sua "abordagem é de confronto". 

A CNN descreve o antifa como "conhecida por causar danos à propriedade durante os protestos". Scott Crow, descrito pela CNN como "um organizador de longa data da Antifa", argumenta que a destruição da propriedade não é uma forma de violência. 

Os grupos têm sido associados à violência física em público contra a polícia e contra pessoas cujas opiniões políticas seus ativistas consideram repugnantes. 

Ativistas da Antifa usaram porretes e líquidos tingidos contra os supremacistas brancos em Charlottesville e causaram danos materiais. Em um incidente, um aparente defensor da antifa deu um soco no rosto do suprematista branco Richard Spencer enquanto ele dava uma entrevista improvisada de rua e em outra ocasião, em Berkeley, foi relatado que alguns deles jogavam coquetéis.

Além das outras atividades, os ativistas da antifa se envolvem em atividades de apoio mútuo, como resposta a desastres no caso do Furacão Harvey. 

De acordo com Natasha Lennard em The Nation, os "coletivos antifa" estão trabalhando com grupos e igrejas de cidades em todo o país para criar um Novo Movimento do Santuário, continuando e expandindo uma prática de 40 anos de prover espaços para refugiados e imigrantes, o que implica a recusa absoluta de cooperar com a ICE".

Em junho de 2017, o movimento antifa estava ligado ao "extremismo anarquista", de acordo com o New Jersey Office of Homeland Security and Preparedness. 

Em setembro de 2017, um artigo no Politico declarou que o site havia obtido documentos confidenciais e entrevistas indicando que em abril de 2016, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos e o FBI acreditavam que "extremistas anarquistas" eram os principais instigadores de violência em público em comícios contra uma gama de alvos. 

O Departamento de Segurança Interna teria classificado suas atividades como terrorismo doméstico. Politico entrevistou policiais que notaram um aumento na atividade desde o início da administração Trump, particularmente um aumento no recrutamento (e da parte da extrema direita também) desde o comício Unite the Right de Charlottesville. 

Politico afirmou que uma avaliação interna reconhecia a incapacidade de penetrar na estrutura organizacional "difusa e descentralizada" dos grupos. A Politico também informou que as agências estavam (a partir de abril de 2016) monitorando "conduta considerada potencialmente suspeita e indicativa de atividade terrorista".

Em agosto de 2017, uma petição solicitando que a "AntiFa" fosse classificada pelo Pentágono como uma organização terrorista foi lançada no sistema de petições da Casa Branca. 


Essa petição reuniu mais de 100.000 assinaturas em três dias e, portanto, sob a política definida pelo governo Obama teria recebido uma revisão oficial e resposta da Casa Branca (em mais de 300.000 assinaturas, no final de agosto foi o terceiro envio mais assinado).

No entanto, o precedente estabelecido pela administração Obama de dar respostas formais a petições que excedem o limite de 100.000 assinaturas não foi continuado pela administração Trump, que não respondeu a qualquer petição no site. 

O criador da petição "AntiFa", que usou o pseudônimo "Microchip", disse ao Politico que fazer que os conservadores compartilhem e discutam a petição é o ponto principal, em vez de levar a qualquer ação concreta do governo. A partir de outubro de 2017, a petição passou a ter mais de 350.000 assinaturas


O movimento Antifa (em inglês: /ænˈtiːfə/ or /ˈæntiˌfɑː/) é uma conglomeração de grupos de esquerda. A principal característica dos grupos antifa é a sua oposição ao fascismo por quaisquer meios necessários. 

Eles atuam com táticas de militância em protestos expondo identidades de nazistas e fascistas e realizam manifestações contra a extrema-direita. 

Têm tendência a ser anti-capitalistas e são predominantemente militantes de esquerda, incluindo anarquistas, comunistas e socialistas. 

O seu foco declarado é lutar contra a extrema-direita e contra movimentos racistas, xenófobos e supremacistas brancos diretamente.

Blogueira é assassinada junto com namorado <<>> Crime de extrema violência execução sem chances de defesa<<>>Adair Brizola da Silva já tinha passagens pela policia a Karuel estava na hora errada e local errado segundoa policia








RENATO SANTOS 08/06/2020  Com extrema violência e a quantidade de tiros (79) ao todo segundo a Policia CiviL, um casal foi brutalmente executado em Porto Alegre, no dia 04 de junho de 2020, foram usados pra essa finalidade  duas pistola uma de 40 e outra de nove milítrimos , além de uma espingarda calíbre 12 e um fuzil 556, os seus executores chegaram de carro preto e pularam a grade do condomínio fechado.


As investigações se prossegue numa única linha tráfico de drogas até o momento, o crime teve proporções violentas sem nenhuma chance de defesa, segundo o doutor Fernando delegado da cidade, os tiros foram nas regiões do rosto e do tronco das vítimas.

Um casal de namorados foi brutalmente assassinado com quase 80 tiros na noite de quinta-feira (4) em Araricá, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Inicialmente a polícia havia divulgado que a morte teria acontecido por 60 disparos, mas em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (5), a informação foi atualizada para 79 tiros.


                                          reportagem SBT 

A ação ocorreu por volta das 23h e a polícia trabalha com a hipótese de que devido a violência do crime se trataria de uma execução por envolvimento com tráfico de drogas. Os suspeitos teriam chegado em um carro preto, pulado a grade do condomínio e invadido a residência. Foram utilizadas ao menos quatro armas, duas pistolas, uma de 40 e outra de 9 milímetros, além de uma espingarda calibre 12 e um fuzil 556.

"Foi um crime bastante violento. A maioria dos tiros que eles levaram foi na região do rosto e do tronco", conta o delegado responsável, Fernando Branco.

As vítimas foram identificadas como Adair Brizola da Silva, de 31 anos, e Karuel Quendi da Silva Barbosa, de 25. Na casa morava apenas Adair. A jovem, que era modelo, digital influencer e garçonete, ainda vivia com a mãe em Campo Bom.

"Foi a filha que qualquer pai queria ter", disse o pai de Karuel, Vilson Barbosa, lembrando a boa relação que tinha com a filha. "Só tenho lembrança boa dela. Nada de ruim. Nunca tivemos uma desavença", completou.

Ainda segundo o delegado, Adair tinha antecedentes por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, e uma ocorrência de moeda falsa. "Ele chegou a ser preso em flagrante por porte ilegal. A moça não tinha nada. É provável que ela tenha sido executada apenas por estar na cena do crime", destacou.

O caso está sendo investigado e apurado, a polícia ainda não sabe dizer quantas pessoas participaram do crime, mas acredita em pelo menos quatro integrantes pelo número de armas encontradas. Imagens também estão sendo verificadas para tentar encontrar evidências dos suspeitos.

"Temos imagens de câmeras que serão analisadas, mas são distantes, não é possível identificar ninguém", explicou Branco.

Segundo a família, o casal estava junto há três anos.


O Brasil tem Oficialmente 685.427 casos e 37.312 óbitos<<>> Sigam o Blog<<>> Rede Globo na abertura do seu telejornal Bom Dia Brasil acusou o Governo de não fornecer Informações sobre o Covid-19<<>>Aplicando desinformação o Blog Gazeta Central desmente a Globo deste ontem o governo esta oferecendo as informações e vai criar uma plataforma para evitar especulações com números de casos e mortes




RENATO SANTOS 08/06/2020 Hoje de manhã logo abertura do  telejornal Bom dia Brasil, a rede globo informou que o governo não fornece informações sobre o COVID-19. 

Aplicando como sempre o deserviço para  a população, abrindo assim: " Ministério da saúde divulga dados divergentes, nos casos de mortes sobre coronavirus, enquanto  a  Record Tv no domingo último divulgou no programa domingo espetacular, que o Brasil tem 685.427 casos e 37.312 óbitos, a globo ainda acusou o governo Bolsonaro de fazer manipulação causando pânico na população e colocando em dúvidas os dados reais, com informações incorretas, a globo joga muito baixo, prestando deserviço na informação isso é fake news, qual interesse nisso, é por audiência?, não fica claro que a intenção é causar uma possível guerra civil no Brasil e derrubar o governo federal.




Ontém mesmo dia 07 de junho de 2020, o próprio Ministério da Saúde soltou uma nota explicando, para todos os veículos de comunicação publicar, a globo não fez, mas a Gazeta Central Blog , vai soltar na íntegra essa nota onde explica tudo sobre a divulgação.




A Começar, o Ministério da Saúde divulgará dados de COVID-19 em plataforma interativa. Assim a grande mídia que covardemente e na maior hipocresia continua prestando o deserviço com a idéia o quanto pior é bom, vai com isso perdendo sua credibilidade no jornalismo e não gostou da nova postura do governo, então fica soltando o seu veneno.

Vamos a NOTA: 07/06/2020 21:40

O novo modelo de divulgação de informações sobre a COVID-19 abordará o cenário atual da doença, com análise de casos e mortes por data de ocorrência, de forma regionalizada

O novo modelo de divulgação de informações sobre a COVID-19 abordará o cenário atual da doença, com análise de casos e mortes por data de ocorrência, de forma regionalizada. Dessa forma, toda a rede de atenção à saúde estará em condições de se adequar e agir com mais efetividade contra a doença. O uso da data de ocorrência (e não da data de registro) auxiliará a se ter um panorama mais realista do que ocorre em nível nacional e favorecerá a predição, criando condições para a adoção de medidas mais adequadas para o enfrentamento da COVID-19, nos âmbitos regional e nacional

O Ministério da Saúde vem aprimorando os meios para a divulgação da situação nacional de enfrentamento à COVID-19. Os dados fornecidos nas coletivas de imprensa passaram a ser entregues em plataforma online, o que só reforça a transparência de informações para que toda a população realmente tenha acesso a qualquer momento às informações acerca da pandemia.

Hoje, em qualquer lugar do país e do mundo, profissionais de saúde, gestores, imprensa e a população em geral podem verificar o cenário brasileiro da evolução da pandemia e todos os investimentos e repasses de recursos financeiros federais (destinados à preparação de estados e municípios para o enfrentamento à COVID-19), além dos reforços adicionais em pessoal de saúde contratado pela União e enviado às diferentes regiões e as distribuições de medicamentos, vacinas, ventiladores, equipamentos de proteção individual (EPI) realizadas pelo governo federal, assim como todos os instrumentos publicados, como orientações, notas técnicas, portarias e boletins epidemiológicos. A interação deve aumentar com nova plataforma de dados que deve ser disponibilizada nesta semana.

Busca-se a elaboração e a disponibilização de dados epidemiológicos, estatísticos e fidedignos, com base em números reais e transparentes e atualização periódica. Somente com informações epidemiológicas confiáveis, será possível a avaliação das medidas atuais e o planejamento de ações futuras para combater a propagação do novo coronavírus. Permitindo, com isso, a adoção de medidas de prevenção, de distanciamento social e de adequação de suas estruturas de atenção à saúde, por parte dos gestores municipais e estaduais.

Desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde tem trabalhado para disponibilizar o maior número de dados possíveis. Foram criadas algumas "interfaces de acesso" (API) que são utilizadas pelos Estados e municípios, para auxiliar na tarefa de vigilância epidemiológica e consequentemente no combate à pandemia. Com a evolução da pandemia, identificou-se que a ferramenta atual foi baseada em uma visão epidemiológica e verificou-se a necessidade de uma linguagem mais clara para a população.

Destaca-se que está ocorrendo um problema no acesso dos estados à base de dados do e-SUS acessada via API. Os dados a partir de 28 de abril estão indisponíveis. Do total de mais de 2,6 milhões de notificações, só estão disponíveis pouco mais de 439 mil. Alguns estados e o CONASS relataram esta problemática, fazendo com que este Ministério trabalhasse com o DATASUS para resolver essa situação. Contudo, os dados podem ser acessados no link para o open SUS e fazer suas pesquisas com os dados disponíveis no opendatasus.saude.gov.br

Paralelamente, foi criada uma base de disseminação de dados abertos - OpenDATASUS -, com o objetivo de : 

1) Disponibilizar as Notificações de Síndrome Gripal Leve, algo em torno de 2,6 milhões de registros; e 

2) Disponibilizar as notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionadas ao COVID-19, através do SIVEP-Gripe. 


É importante salientar que estas ações não foram paralisadas e que os dados sempre estiveram à disposição da população, mostrando o comprometimento deste Ministério com a transparência das informações. 

No tocante, aos problemas de acesso dos Estados, ocorridos ontem, ressalta-se que foram devidos às várias tentativas de invasão ao ambiente do DATASUS. Por consequência fomos obrigados a tomar algumas providências para ampliar os perímetros de segurança. Infelizmente, estes ajustes impactaram na interface que estava funcionando. A equipe técnica já executou seu trabalho e o serviço, neste momento, já se encontra em operação.

O Ministério da Saúde reitera que a disponibilidade dos dados das notificações não foram impactadas e continuam à disposição da população, dos órgãos de controles e da academia. A compilação desses dados é fundamental para o enfrentamento desta pandemia.

INTEGRAÇÃO DE PLATAFORMAS E CONCENTRAÇÃO DAS INFORMAÇÕES EM UM ÚNICO SÍTIO 
Está sendo implementada a centralização de todas as informações em uma única plataforma.

O painel foi montado inicialmente sem um trabalho integrado entre as Secretarias finalísticas do Ministério da Saúde, pois atendia apenas a uma informação epidemiológica (especializada) de vigilância em saúde.

Durante a Pandemia o Ministério da Saúde vem trabalhando em várias ferramentas para facilitar a disponibilização e visulização dos dados, a saber:

1. Através do Painel Coronavírus COVID-19 

2. Através do site Coronavírus COVID-19 

3. Através do aplicativo (App) para smartphone Coronavírus - SUS, com mais de 5 milhões de downloads

4. Envio de microdados da Síndrome Gripal Leve e SRAG para os Estados e Municípios

5. Disponibilidade de Dados para a população e academia 

Após a necessidade de reformulação do Painel Coronavírus COVID-19 ( item 1 ), o mesmo ficou fora do ar para ajustes, no entanto , os demais serviços continuaram disponíveis para os respectivos públicos.

APRIMORAMENTO DAS BASES DE DADOS, COM VISTAS A AUMENTAR A CONFIABILIDADE DOS PRODUTOS E BOLETINS A SEREM DISPONIBILIZADOS E TRABALHADOS 
A busca pelo aprimoramento da coleta de informações, da alimentação correta e tempestiva da base de dados, e da disponibilização desse trabalho é permanente. 

O Ministério da Saúde está trabalhando com as informações produzidas pelas Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, de forma a ter um retrato mais aprimorado da situação epidemiológica da COVID-19 no Brasil, baseadas nos registros de óbitos por SRAG confirmados por COVID-19 (SIVEP-Gripe).

Este é o sistema oficial para registro de casos hospitalizados e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Por meio deste sistema, a partir do registro oportuno e de qualidade, é possível analisar os óbitos por COVID-19 por diversos indicadores, como a data de início dos sintomas (quando a infecção ocorreu), data de ocorrência do óbito, data de hospitalização, fatores de risco associados, idade, sexo, data da coleta do exame, status do exame etc.

As atualizações dos registros têm apresentado problemas. Essa situação tem sido discutida nas reuniões do Gabinete de Crise do MS, em que participam a secretaria-executiva e as secretarias finalísticas do Ministério da Saúde, além do CONASS, do CONASEMS e da OPAS. Nessas ocasiões, tem-se a informação de que estados e municípios alegam dificuldades de pessoal e falta recursos humanos para realizar a notificação, registrar e atualizar os dados no SIVEP-Gripe. Alegam também que são muitos os campos a serem preenchidos e que o sistema é lento. Para torná-lo mais ágil e efetivo estão sendo adotadas as seguintes medidas:

1) Pactuar com estados e municípios a redução dos itens da ficha de investigação de SRAG para contemplar apenas os campos essenciais para análise epidemiológica, com vistas a gerar mais agilidade no preenchimento dos campos;

2) Auxiliar aos estados e municípios na recomposição da equipe de trabalho que se dedica a notificação e investigação de casos (para isso, o Ministério da Saúde pretende lançar mão do banco de profissionais a disposição para serem incorporados temporariamente à força de trabalho do SUS, especificamente para a notificação e investigação); 

3) Capacitar por meio de plataformas digitais um grande contingente de técnicos dos níveis estadual e municipal, para que atuem de forma objetiva e oportuna no registro de informações; e

4) Garantir que o DATASUS ofereça suporte operacional e estrutural para que o SIVEP-Gripe continue a dar vazão aos registros, agindo de antemão para prevenir possíveis falhas por excesso de acessos simultâneos.

Além do SIVEP-Gripe, outro Sistema de informação utilizado para monitoramento de casos leves de Síndrome Gripal com suspeita de COVID-19 é o e-SUS Notifica, que é utilizado pela maioria das Unidades da Federação para notificação de casos suspeitos e sua confirmação. 

Os Estados que utilizam sistemas de informação próprios para registro de casos leves de Síndrome Gripal suspeitos de COVID-19 também têm a possibilidade de interagir com o nível federal, utilizando credenciais para acesso à aplicação, e com isso passando a se reportar diretamente ao Ministério da Saúde.

A melhoria da notificação e a segurança na confiabilidade dos dados permitem avaliar melhor o cenário nacional, tornando mais efetivas as ações para o atendimento aos pacientes e preparo das novas etapas da resposta brasileira à doença. Para isso, o Ministério focará em gráficos empregando curvas logarítmicas, que agregam números de casos e óbitos por dia. Isso permitirá uma análise de tendência. Se os óbitos estão em ascensão, num platô ou em queda. A curva cumulativa, sozinha, tende ao infinito.

ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO
Será analisado como trabalhar as curvas logarítmicas sem desconsiderar os totais de casos e óbitos, pois entende-se que um tipo de dado trabalhado não dispensa o outro. Cabe ressaltar que esses dados precisam ser divulgados por especialistas com um esclarecimento adequado, apontando as tendências, sem dar margens a interpretações equivocadas da curva epidemiológica em cada estado ou região do país.

No caso específico da divulgação dos números de casos e óbitos relacionados à COVID-19, observa-se que são públicos e estão disponíveis nos boletins epidemiológicos diários dos Estados. Por meio dessas informações públicas, o Ministério da Saúde confere e consolida os dados para apresentar o cenário nacional da doença. 

A adequação dos horários de divulgação dos dados é parte da estratégia da obtenção de informações mais precisas. O momento de divulgação está atrelado ao fechamento dos boletins epidemiológicos estaduais. Ressalta-se que esses dados são carregados pelos estados e municípios ao final do dia, por volta das 18 horas, e que há diferentes fusos horários no território nacional, o que atrasa um pouco a finalização da atualização dos dados a serem trabalhados.

Quando finalizada a consolidação e conferência, o boletim do Ministério da Saúde distribui instantaneamente para os 540 jornalistas cadastrados no Brasil e divulga as informações no seu portal e redes sociais. Os dados também são discutidos nas frequentes coletivas de imprensa, que já somam mais de 300 horas desde o início da pandemia. 

Para entender melhor em que situação o Brasil se encontra no momento, o Ministério da Saúde considera que devem ser analisadas as curvas de evolução diária por região, estados e municípios. Com isso é possível avaliar a migração da doença entre as diversas regiões do país. 

Na divulgação, puramente, do acúmulo de casos, como vinha sendo feito até o momento, é muito difícil verificar as mudanças dos cenários regionais, estaduais e municipais. O dado acumulado pode indicar uma grande quantidade de casos em localidades que já estão em outra fase da curva epidemiológica. Observa-se que grande parcela das capitais e regiões metropolitanas que foram mais impactadas já estão na descendente da curva de percentual de ocupação de UTIs e óbitos por COVID-19.

No cenário atual, a maior disponibilização de testes e a melhoria da assistência laboratorial tem permitido a compreensão mais fidedigna do número de óbitos recentes por COVID-19. Os exames represados estão sendo feitos em maior quantidade e em menor tempo. 

O Ministério da Saúde disponibilizará as terças-feiras um boletim baseado na semana epidemiológica. Por convenção internacional as semanas epidemiológicas são contadas de domingo a sábado e servem como padrão para comparação de dados e acompanhamento da evolução da dinâmica de transmissão da doença. Este boletim será apresentado em uma reunião técnica, com a participação do CONASS e CONASEMS, visando efetivamente promover o debate, o alinhamento e a reorientação das ações estratégicas mediante o cenário epidemiológico.

Outras ações estão em curso para melhorar a notificação dos casos e confirmação diagnóstica. Nesta semana, por exemplo, o Ministério da Saúde anunciou a criação dos centros de atendimento e referência ao enfrentamento da COVID-19. Estes centros cumprirão a tarefa de permitir o atendimento nas fases iniciais da doença, possibilitando o diagnóstico e o tratamento precoce aos pacientes, assim como a coleta de exames dos casos mais leves. Ou seja, está, também, ampliando a capacidade de coleta e registro. 

Além disso, em conjunto com a ampliação da testagem, é fundamental promover ações de ampliação da vigilância de casos e monitoramento de contatos com casos confirmados. Por meio desta ação será possível identificar precocemente casos de COVID-19 e quem teve contato com esse caso nas últimas 48 horas antes do início dos sintomas. Sendo possível, com isso, monitorar esses casos e alertar sobre o surgimento de sintomas, a prática ativa de medidas de etiqueta respiratória, higiene das mãos e utilização da máscara, bem como evitar ambientes de grande circulação de pessoas. Também deve ser orientado que, caso apresentem sintomas de doenças respiratórias, devem buscar o atendimento em postos de triagem e policlínicas, para, caso sejam diagnosticados iniciem imediatamente o tratamento recomendados.

O Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde, manterá a evolução da compreensão da doença no país e busca ações mais efetivas para a resposta brasileira à COVID-19.

E ainda mais, a Imprensa tem espaço para atendimento via fone, (61) 3315.3580 Agência da Saúde.