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Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e condicionam o padrão que as organizações administrativas devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

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A Gazeta Central de Publicidade e Jornalismo Ltda, CNPJ 067906692/0001-57, mantenedora da Gazeta Central Blog. não pactuamos com discriminação contra a Ucrânia, sabemos a importância da Luta para salvar a Nação da ditadura. Renato Santos

Quem sou eu

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RENATO PEREIRA DOS SANTOS FILHO Experiência 1988 Fotógrafo Diário de Guarulhos 1989 Entrevistador Jornal da Liga Árabe de Guarulhos 1990 Entrevistador Jornal do Brás e Federação do Truco Estado de São Paulo 1992 Redator, Fotografo da Gazeta Central de Publicidade e Jornalismo Ltda 1995 - 2.000 Professor Secretária do Estado de São Paulo PEB II 2.001 Arquivista Escritório Doutor Cornélio José Silva 2007 Auxiliar de Escritório Doutor Cornélio José Silva 2009 Arquivista Escritório Jose Maria Zey 2010 - 2012 Escritório do Doutor Cornélio José Silva 2013 -atual Blogueiro Escolaridade • Escola Estadual Professor Cyro Barreiros • Escola Estadual Salim Mudeh • Escola estadual romano Puggiari • Universidade Mogi as Cruzes ( Jornalismo Incompleto 1995) • Universidade Ung Letras ( Incompleto) • Uninove Vergueiro Ciência Jurídica ( trancado) • • Cursos com certificados OAB Certificado do curso/palestra Jurídicas 13 de julho 2005 OAB CERTIFICADO DO CURSO/PALESTRA A POLICIA JUDICIÁRIA NO ESTADO DEMOCRÁTICO E O INQUÉRITO POLICIAL À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL SETEMVRO 2005 TELECENTRO PREFEITURA DE SÃO PAULO CERTIFICADO E CURSO DE INTRODUÇÃO À HTML E OUTRAS LINGUAGENS DE COMPUTAÇÃO DEZEMBRO DE 2005 OAB CERTIFICADO/CURSO INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DESESA DO CONSUMIDOR MAIO DE 2006 OAB CURSO E CERTIFICADO LOCAL DE CRIME O CADÁVER, A FAUNA CADAVÉRICA E A PERÍCIA JUNHO DE 2008 ACADEMIA INTERNACIONAL DE DIREITO E ECONOMIA SETEMBRO 2008 CENTRAL DE CURSO DE RECOLOCAÇÃO E MARKETING ADMINISTRAÇÃO PROFISSIONAL DEZEMBRO DE 2008 IBCCRIM RESPONSABILIDADE PENAL NOS CRIMES DA DITATURA MILITAR 2008 USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DEZEMBRO DE 2008 60 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CIEE PERSPESCTIVAS DO S ETOR DE HABITAÇÃO 2009 EAD FUG CURSO DE FORMAÇÃO POLITICA 2010 CURSO DE PROFESSOR E A CRITIVIDADE IPC GUARULHOS 2016 FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS CENARIOS 20/25 FEVEREIRO 2020 CURSO DE PORTEIRO CB0 5174-10 2020 CURSO DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA/MISSIOLOGIA/HISTÓRICO DA IGREJA/SERMÃO/LITURGIA DE CULTO 2020 - 2021 INSTITUO BÍBLICO DA 1.ª IGREJA PRESBITERIANA CONSERVADORA DE GUARULHOS DESCRIÇÃO DOS CURSOS: Calculo trabalhistas Cálculo da Previdência Contratos Petições Iniciais ( civil trabalhista Criminal e Previdenciária) Todos administrados pelo Dr. Cornélio José Silva e supervisionados Gestão de Conflitos Pessoais e marketing administrados por Dr. Cornélio Na área de Jornalismo marketing A Importância do marketing Orientação da empresa para o mercado, Conceitos, tendências e tarefas fundamentais de marketing , análise Swot, sistema de marketing de pesquisa Liderança para às seguintes áreas profissional: Jornalismo/Publicidade, Advocacia /Politica Liderança e produtividade a função utilização em Administração e recursos Humanos para todas às área dentro de seus conceitos e preceitos objetivos críticos construtivos ou não. Desafios para a Gestão de Pessoas Gestão de qualidade os desafios atuais da gestão da advocacia e jornalismo para qualidade total

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A empresa Gazeta Central de Publicidade e Jornalismo Ltda, Mantenedora da Gazeta Central.blogspost.com Última atualização: 3 de junho de 2019 e 08/07/2021 De acordo com o Ordenamento Jurídico Brasileiro, LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Art. 1º Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos. A lei 5.250/67 foi assinada pelo ex-presidente Castelo Branco meses depois da outorga da Constituição de 1967, quando o endurecimento do regime militar se iniciava. Com o objetivo de controlar informações, de acordo com as previsões da norma, jornalistas e veículos de comunicação poderiam ser detidos ou multados caso publicassem algo que ofendesse a “moral e os bons costumes”. A pena poderia ser aumentada se o conteúdo difamasse ou caluniasse alguma autoridade, como o presidente da República. Em 2009, após longo julgamento, 7 dos 11 ministros da Corte concluíram que a lei era incompatível com a atual Constituição, que é repleta de garantias à liberdade de expressão. Pode haver diplomados, menos jornalistas do que outros. Pode haver mais Jornalismo com Jota maiúsculo num blog do que na grande mídia. O Blog além de ser regulamentado pelo Google Sites em normas Internacionais, ainda o seu autor é responsável pelo seu conteúdo,assim sendo, ele pode ter credibilidade seguindo normas Internacionais e a seu País de Origem, além de citar as fonte do conteúdos, ficando ao cargo de sua empresa com CNPJ, e o nome do Responsável e não aplicar a fake news. O jornalista tem que entender como o Google acha a sua notícia, para que o seu jornal online seja lido. Ele tem que ter um blog, e por isso tem que entender que a linguagem, a frequência de atualização e o diálogo com o leitor é bem diferente em um meio digital. Outra finalidade do nosso blog, não somos agregadores de conteúdos e sim de opinião, fazendo uma análise nas principais noticias, com responsabilidade! Renato Santos

sábado, 15 de julho de 2023

O que é Bolsosnarita, é um ato de terrorismo ou apenas movimento partidário<<>> Barroso solta uma nota curta se explicando tarde demais<>> A vergonha partiu do STF E DE GRUPOS de pessoas que se achavam ser BOLSONARISTA <<>> Nós não participamos de nada quem nos pintou assim foi a Imprensa radical sem conhecimento nenhum e o STF engoliu isso sem investigar <<>>Ser Bolsonarista não é crime e nem vergonha,<<>> Só n]ão entenderam o que é politica <<>> “Derrotamos o Bolsonarismo”, quando na verdade me referia ao extremismo golpista e violento <<>>Numa nota curta no STF DIA 14/07/23<<>> RADICALISMO É um cancer tanto para esquerda como a direita <<>> Temos cláusulas pétreas VAMOS RESPEITA-LAS

     RENATO   SANTOS  ACADÊMICO  DE  DIREITO  N.º 1526 14/07/2023  NOSSO  objetivo não  é  criticar  nenhum membro do  STF,  MAS  DESTA  VEZ  O  Ministro Barroso  passou  dos  limites.


DESCULPA MINISTRO  MAS  DESTA   VEZ  FOI  LONGE  DEMAIS,  MAS  NÃO  É  TARDE  DE CORRIGIR  ISSO, ADMIRO MUITO  PELA  SUA  BIOGRAFIA, TEMOS  QUE  RESPEITAR. 

Vivemos num  País  em que  todas  as Instituições  tem limites  e  seus  membros  também,  ninguém  esta  acima  da  Constituição,  nem  mesmo o  presidente da  Republica  cláusula  Pétrea,  todos devem  respeita-la, não  podemos  tolerar.


Mas  que  termo  é esse senhor  Ministro  com  Data  Venea,  só não somos  traidores, podemos  até  não  entender  de  politica, mas  não  foram  os  Bolsonaristas  que  fizeram  a  burrice  de  invadir  o  STF  no dia  8  de  janeiro.

O bolsonarismo é o resultado da relação afetiva de massa entre Bolsonaro e os bolsonaristas. Os seguidores de Bolsonaro acreditam que o que ele quer é automaticamente o que os brasileiros querem e vice-versa2. O bolsonarismo é caracterizado por militarização, , hostilidade à ciência, anticomunismo e a relação afetiva de massa entre Bolsonaro e os bolsonaristas.

Não somos  vingativo, o  erro  partiu  do  dia  que  inocentaram    uma  pessoa,  sendo  que  haveria  provas, de  seus  erros  não  que  deveriam  perdoa-la.

Ser  Bolsonarista  não  é crime  e nem vergonha, por que  se caraterisar assim  então  temos  que  caracterizar  a  esquerda  também.

Não  somos  marginais,  e  nem  criminosos  o cargo  de presidente  é um  risco  ninguém  esta  acima  das cláusulas  pétreas,  da  nossa  Constituições. 

Na data de ontem, em Congresso da União Nacional dos Estudantes, utilizei a expressão “Derrotamos o Bolsonarismo”, quando na verdade me referia ao extremismo golpista e violento que se manifestou no 8 de janeiro e que corresponde a uma minoria. Jamais pretendi ofender os 58 milhões de eleitores do ex-Presidente nem criticar uma visão de mundo conservadora e democrática, que é perfeitamente legítima. Tenho o maior respeito por todos os eleitores e por todos os políticos democratas, sejam eles conservadores, liberais ou progressistas.
 
Uma  nota  curta  pequena  pelo  tamanho  da  gravidade  o  Blog  precisa  anotar  para  que  haja  um  pouco  de paz  lembrando  que  somos  Democrático.

Populismo, neoliberalismo, conservadorismo (e mais uma série de -ismos), todas essas são palavras que provavelmente você já ouviu sendo utilizadas para se referirem a um mesmo fenômeno: o bolsonarismo

Apesar do bolsonarismo ser um conceito polissêmico ━ isto é, com múltiplos significados e interpretações ━, é possível identificar com clareza alguns dos principais pontos que caracterizam o movimento político.

Quer saber quais são esses elementos e o que permitiu a ascensão de Jair Messias Bolsonaro à presidência da República? 

Jair Bolsonaro é um capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro, posição que ocupou por 28 anos, de 1 de janeiro de 1991 até 1 de janeiro de 2019.

Nascido em 21 de março de 1955 em Campinas, cidade do interior do estado de São Paulo, Bolsonaro iniciou sua carreira militar no município de Resende (RJ), após se formar na escola superior do Exército Brasileiro – a Academia das Agulhas Negras.

Com trajetória conturbada pelas Forças Armadas, Bolsonaro foi publicamente reconhecido como um crítico das condições salariais dos militares, assim como por apoiar greves do Exército ━ ação que se configura como crime, de acordo com o Código Penal Militar.

Os questionamentos da disciplina militar e a defesa de motins o levaram a ser condenado em primeira instância no Superior Tribunal Militar. Em 1988, foi absolvido pelo mesmo órgão.

Ainda em 1988, Bolsonaro se elegeu pela primeira vez como vereador da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Isso ocorreu através do Partido Democrata Cristão (PDC), sigla partidária que tinha como principais bandeiras o conservadorismo, a religião católica e a defesa do nacionalismo.

Em 1990, dois anos após ser eleito como vereador, o político começava sua trajetória no Congresso Nacional como deputado. Este período se estendeu até a sua eleição presidencial e foi marcado pela exaltação da Ditadura Militar (1964-1985), pela crítica a políticas identitárias e pela defesa da meritocracia (anti-cotas). No plano da economia, defendia os direitos da classe militar e policial, assim como o protecionismo.

Contudo, uma série de dúvidas continuam: Como um deputado do Congresso Nacional, até então pouco conhecido, conseguiu chegar à presidência da República? Quais são alguns dos fatores que permitem explicar isso e quem são aqueles que compõem a sua base de seguidores, os bolsonaristas?

Uma das primeiras características que podem ser apontadas do bolsonarismo é a sua relação com o regime militar, que passa desde declarações de Bolsonaro enaltecendo o período até a celebração da memória de figuras e suas ações, como as de Coronel Carlos Brilhante Ustra (1932-2015). As medidas de segurança pública e desenvolvimento econômico que remetem à ditadura são as principais mobilizadas pelo líder.

Um exemplo disso é a declaração de Bolsonaro em 31 de março de 2022, durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, na qual afirmou:

“O que seria do Brasil sem as obras do governo militar? Não seria nada! Seríamos uma republiqueta….”

Essa mesma tendência é observável em seus eleitores, como revelou o levantamento de dados e entrevistas conduzido pela professora Esther Solano da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) em 2018.

Neste estudo, ao buscar identificar os elementos da “nova direita”, Solano vê a mobilização de uma série de valores tradicionais que estariam perdidos no Brasil, dentre eles estão: religião, família e disciplina. A autora resume:

“Um dos assuntos que a direita mais radicalizada sempre utiliza como retórica no debate sobre seus valores e fundamentos éticos é a reinterpretação da ditadura, fazendo a releitura de que na ditadura a vida era mais segura e disciplinada […] ressignificação da ditadura num período saudoso em que o cidadão de bem era protegido pelo Estado e imperava a ordem e não a confusão” (SOLANO, 2018).

Assim, é possível identificar a ressignificação da Ditadura Militar de 64 como um dos aspectos que caracteriza o bolsonarismo. Porém, apesar desse aspecto de desejo de retorno ao passado, é possível questionar essa conceitualização. Isso se deve a outros elementos contemporâneos que se revelam predominantes no movimento, como as mobilizações de rua, o uso intensivo das redes sociais e os debates de gênero e racialidade.

Em segundo momento, a questão da moral também é um aspecto essencial a ser chamado atenção para compreender o movimento político que se organiza ao redor da figura de Jair Bolsonaro e seus ideais.

O bolsonarismo pode ser concebido, como sugere Angela Alonso (2021), como uma “comunidade moral”. Ou seja, que apresenta uma interpretação própria da realidade sócio-política e econômica do país, assim como uma escolha do que é “ bom” e o que é “mal”.

O caso mais claro disso é a criação de binarismos (visão que organiza o universo através de categorias opostas) sociais. Esses que são associados a quais papéis o homem e a mulher devem assumir e a aqueles que são considerados “cristão e morais” versus os profanos.

Esta organização dual da sociedade pode ser principalmente percebida através da noção de “cidadão de bem”, a qual implica a existência daqueles que não seriam parte desse conjunto como; ateus, corruptos, feministas, “os parasitas do Estado”, socialistas e entre outros.

Portanto, é uma rede de pertencimento caracterizada pela oposição aos “outros”, esses que devem ser combatidos e são hierarquicamente inferiores.

A mobilização conservadora-patriótica presente nas manifestações de 2015 e 2016 estão relacionadas com a imagem de Jair Bolsonaro. De forma mais específica, os movimentos e a declaração de manifestantes pró-impeachment foram determinantes para o fortalecimento de elementos já presentes nos discursos do ex-parlamentar: a limpeza político-institucional e o anti-partidarismo.

A existência de cartazes em protestos com falas como “Fora Todos”, “O Brasil confia em Sérgio Moro!”, “Nossa política é imoral!,” “Queremos todos os corruptos na cadeia: Lula Dilma Calheiros, Cunha…” e até mesmo “Eu quero intervenção militar já” sugerem a existência de um sentimento não somente antipetista, mas possivelmente contrário à política brasileira de forma generalizada..

Nessa lógica, os partidos brasileiros como o PT (Partido dos Trabalhadores), o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e o PSDB (Partido Social-Democrata Brasileiro) seriam todos semelhantes. Esses partidos tradicionais que, na percepção do bolsonarismo, seriam atravessados por corrupção, distanciamento dos cidadãos e por lógicas de governabilidade iguais.

Dessa forma, é possível perceber o anti-partidarismo como outro fator que pode explicar “o que é o bolsonarismo?”. Esses fatos seriam confirmados ainda em pesquisas de Solano com manifestantes em 16 de agosto de 2015 na Avenida Paulista. Os dados levantados pela pesquisadora mostraram que 96% dos manifestantes não estavam satisfeitos com o sistema político e 73% não confiavam nos partidos (SOLANO, 2021).

Logo, uma visão negativa da política, das instituições, dos partidos e das lideranças é crucial para a vitória (e a construção de um grupo ao seu redor) de um político que se apresentava como do “baixo clero” do Congresso Nacional e que ia “mudar tudo isso aí”.

Como visto durante o texto, o bolsonarismo se trata de um fenômeno ainda difícil de compreender. Seja por conta de sua dimensão temporal recente ou pela variedade de atores, pautas e até mesmo contradições observadas em seu interior.

Entretanto, é possível identificar alguns dos fatores constitutivos desse movimento como:

A exaltação da Ditadura Militar;
A defesa da meritocracia;
A divisão da sociedade entre bons e maus;
Na esfera institucional, a crítica generalizada a existência de partidos, políticos e a dimensão corrupta que estaria “intrinsecamente” associada a estes.
É preciso ter em mente que hoje 25% da população brasileira aprova o atual governo (DATAFOLHA, 2022). Desse modo, o bolsonarismo ainda se revela como capaz de mobilizar milhares de pessoas às ruas e às urnas brasileiras. Evidenciando o impacto social e político desse fenômeno e a sua importância em compreendê-lo.

Mas e você? O que você acha que é o bolsonarismo? Ele de fato existe? É possível falar de um conceito homogêneo? Essas e outras perguntas servem de reflexão! Conte para nós o que você entende por bolsonarismo nos comentários!

Referencias:ALONSO, Angela. A comunidade moral bolsonarista. In: VÁRIOS, Autores. Democracia em Risco?: 22 Ensaios sobre o Brasil Hoje. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. p. 52-70. Datafolha – Reprovação ao governo Bolsonaro cai a 46%; aprovação é de 25%: Presidente, que tem feito anúncios populistas, registra primeira melhora de popularidade desde maio. SOLANO, ESTHER. A bolsonarização do Brasil. In: VÁRIOS, Autores. Democracia em Risco?: 22 Ensaios sobre o Brasil Hoje. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. p. 307-321. SOLANO, ESTHER. Crise da Democracia e extremismos de direita. ,Friedrich Ebert Stiftung Brasil, 2018. ROMANO, CLAYTON. Bolsonarismo e bolsonaristas no Brasil contemporâneo: Antecedentes históricos, percursos políticos. Revista de Desenvolvimento Social, vol 27, n 1 jan/jun, 2021, PPGDS/Unimontes-MG. UOL – Bolsonaro, sobre o golpe de 1964: Sem ditadura, ‘seríamos uma republiqueta‘. UOL Notícias, São Paulo, 31 mar. 2022.






sexta-feira, 14 de julho de 2023

Atenção grupos de whats app você acredita que estou perdendo tempo fazendo fakes news? Então saibam o que estão fazendo com vocês<<>>> Macro visão da economia Brasileiro e mundial <<>> Dados da economia em resumo

    RENATO   SANTOS  ACADÊMICO  DE  DIREITO  N.º 1526 14/07/2023 NÃO SEI  O  QUE  ACONTECE  COM  GOOGLE meu  Blog eta  caindo  a  audiência, isso  é  grave  culpa  do governo  Federal  ou  da  plataforma ,  ou  sua  usuários  das  redes  socais?  Alguém  tem culpa.



Em  resumo  a  Economia,  não  se  pode  dormir nessa área  precisamos  ficar  atentos


Imagem de capa da newsletter

Dados da economia brasileira e internacional na semana de 10/7 a 14/7

Dados da economia brasileira na semana: 10/7 a 14/7


 


Expectativas do mercado (Relatório Focus/Banco Central): a mediana das expectativas do mercado, divulgada pelo relatório Focus do Banco Central referente a 07 de julho, indica que o IPCA de 2023 deverá encerrar em 4,95%. Para o PIB, a expectativa de crescimento permaneceu em 2,19%. No que se refere à taxa de câmbio, a expectativa do mercado se manteve em R$/US$ 5,00 ao final do ano. Por fim, a mediana das perspectivas quanto à taxa Selic continuou em 12,00% a.a.

Produção de autoveículos (Anfavea): a produção nacional de veículos diminuiu 8,1% no mês de junho frente ao mês anterior, nos dados sem influências sazonais. Na comparação com o mesmo mês de 2022, a produção de veículos exibe queda de 7,1%. No acumulado em 12 meses, a produção registra avanço de 10,0%.

Atividade do Comércio (Serasa): o Indicador de Atividade do Comércio de junho apresentou aumento de 0,4% na comparação com o mês anterior, considerando os dados com ajuste sazonal. Em comparação com o mesmo período de 2022, a atividade do comércio apresentou alta de 2,6%. Já na variação acumulada em 12 meses registra-se aumento de 3,8% da atividade do comércio.

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE): o IPCA registrou deflação de 0,1% no mês, após aumento de 0,2% em maio. O índice veio em linha com a expectativa do mercado para o mês. Os preços administrados apresentaram alta de 0,1%, enquanto os preços livres registraram queda de mesma magnitude (-0,1%). No acumulado em 12 meses, o IPCA registra elevação de 3,2%, com aumento dos preços livres (+4,8%) e deflação dos preços administrados (-1,3%).

Índice Geral de Preços - Mercado (Ibre/FGV): o IGP-M caiu 1,3% na primeira prévia de julho, queda menor que a registrada em junho (-1,9%). Quando analisados os componentes do IGP-M, o IPA-M (Índice de Preços ao Produtor Amplo - Mercado) registrou deflação de 1,8% na primeira prévia de julho. O IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor - Mercado), por sua vez, apresentou queda de 0,1% no período. Por fim, o INCC-M (Índice Nacional da Construção Civil - Mercado) caiu 0,1% na leitura atual.

Balança Comercial Semanal (Secex): a média diária das exportações do país aumentou 10,4% entre os períodos de julho de 2022 e a primeira semana de julho de 2023. No mesmo intervalo, as importações diminuíram 15,8% na comparação da média diária. O saldo médio diário da balança comercial, por sua vez, foi de US$ 255,1 milhões em julho de 2022, para US$ 586,7 milhões em média diária até a primeira semana de julho de 2023. O saldo acumulado na primeira semana de julho de 2023 é de US$ 2,9 bilhões. No ano, a balança comercial registra superávit de US$ 48,0 bilhões (jan-jul/23).

Demanda das Empresas por Crédito (Serasa): a demanda por crédito em junho de 2023 diminuiu 8,2% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O resultado ficou abaixo do que foi registrado na comparação entre o mês de junho de 2022 e o mesmo mês do ano de 2021 (+2,9%).

Fluxo de veículos nas rodovias com pedágio (ABCR): o fluxo de veículos nas rodovias pedagiadas aumentou 0,2% no mês de junho em comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal. Dentre as categorias acompanhadas, o fluxo de veículos leves registrou estabilidade na passagem mensal e o de veículos pesados apresentou aumento de 0,2% no período. Na comparação com o mesmo mês do ano de 2022, houve alta de 7,9% do fluxo total de veículos nas estradas com pedágio. No acumulado em 12 meses, o indicador registra avanço de 5,0% do fluxo total de veículos.

Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE): o setor de serviços registrou avanço de 0,9% no mês de maio em relação ao mês anterior, nos dados livres de influências sazonais. Este resultado veio acima da expectativa do mercado, que sinalizava aumento de 0,3%. No acumulado em 12 meses, a PMS aumentou 6,4%. Já na comparação entre maio de 2023 e o mesmo mês de 2022, houve crescimento de 4,7%.

Produção de motocicletas (Abraciclo): em junho de 2023, a produção de motocicletas foi de 95.274 unidades, o que representou uma diminuição de 6,3% em relação a junho de 2022, quando foram produzidas 101.695 unidades no país. Na variação acumulada em 12 meses, a produção de motocicletas apresenta aumento de 16,1%.

Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI/CNI): o ICEI encerrou em 51,5 pontos no mês de julho, dado com ajuste sazonal. O indicador diminuiu 0,4 ponto na passagem mensal. Apesar da queda, o índice continua a sinalizar otimismo pelo sexto mês consecutivo. Resultados acima de 50,0 pontos indicam otimismo e abaixo de 50,0 pontos, pessimismo.

Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE): o volume de vendas no comércio varejista teve diminuição de 1,0% em maio na comparação com o mês anterior, considerando os dados com ajuste sazonal. Este resultado ficou abaixo da estimativa do mercado para o mês (-0,3%). Ao observar o acumulado em 12 meses, registra-se crescimento de 0,8% do comércio varejista. Quanto ao volume de vendas do varejo ampliado (que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios), houve redução de 1,1% em maio em relação ao mês anterior, dados dessazonalizados. Este resultado veio abaixo da expectativa do mercado, que apontava queda de 0,6%. No acumulado em 12 meses, as vendas no varejo ampliado registram alta de 0,2%.

Expedição de papel ondulado (Empapel): a prévia da expedição de papel ondulado do mês de junho de 2023 registrou redução de 1,9% na comparação com o mês anterior, nos dados com ajuste sazonal. Em comparação com o mesmo mês de 2022, a expedição de papel ondulado registra queda de 2,2%. Já no acumulado em 12 meses, o indicador apresenta alta de 1,3% ante avanço de 1,5% verificado no mês de maio nesta mesma métrica.



Dados da economia internacional na semana: 10/7 a 14/7


 


Produção industrial da União Europeia e Zona do Euro (Eurostat): a produção industrial da União Europeia aumentou 0,1% na comparação entre maio e o mês anterior. Já a produção industrial da Zona do Euro aumentou 0,2% na comparação entre maio e abril de 2023. Na comparação entre maio de 2023 e o mesmo mês de 2022, a produção industrial caiu 1,8% na União Europeia e 2,2% na Zona do Euro. No acumulado em 12 meses, houve aumento de 2,1% na União Europeia e 1,7% na Zona do Euro.



Síntese da semana:




A deflação dos preços, o avanço do setor de serviços e a retração das vendas no varejo foram destaques nesta semana. O IPCA recuou 0,08% em junho, acumulando alta de 3,16% na variação em doze meses. Esta foi a maior redução para o mês de junho desde 2017, explicada pela moderação da alta dos preços administrados e deflação dos preços livres, com destaque para a queda de alimentação no domicílio. Desempenho semelhante foi verificado na primeira prévia de julho do IGP-M, que sinalizou deflação de 1,29%.


Além disso, as expectativas para a inflação seguem em trajetória de queda. De acordo o último Relatório Focus, o mercado espera que o IPCA encerre o ano em 4,95%, mais próximo do teto da meta, de 4,75%. Este cenário corrobora a expectativa de início de corte da taxa básica de juros a partir de agosto.


Por fim, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, houve crescimento de 0,9% da receita real do setor em maio. Este resultado veio acima das projeções do mercado e foi muito influenciado pelo desempenho de transportes, segmento que tem sido beneficiado pela supersafra agrícola. Já a Pesquisa Mensal do Comércio registrou queda de 1,1% das vendas do varejo ampliado em maio, resultado que veio abaixo das expectativas e foi influenciado, principalmente, pela redução das vendas de hipermercados e lojas de departamento.


 


Agenda econômica para a próxima semana: 17/7 a 21/7


 


17/7/2023 (Segunda-feira):


Banco Central divulga o Relatório Focus.

FGV divulga o Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10).

Banco Central divulga o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br).

Secex divulga a Balança Comercial Semanal.

18/7/2023 (Terça-feira):


CNI divulga a Sondagem Industrial.

Federal Reserve divulga a Produção Industrial dos Estados Unidos.

19/7/2023 (Quarta-feira):


FGV divulga a segunda prévia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M).

20/7/2023 (Quinta-feira):


CNI divulga a Sondagem Indústria da Construção.


quinta-feira, 13 de julho de 2023

hISTÓRIA VAI MOSTRAR A VERDADE não houve certo desajeiro?<<>>STF determina nova avaliação física e mental de Roberto Jefferson por junta médica<<>>A situação do Roberto Jefferson

   RENATO   SANTOS  ACADÊMICO  DE  DIREITO  N.º 1526 13/07/2023 A  coisa  esta  se complicando no  Brasil, O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a realização de nova avaliação do quadro físico e mental de Roberto Jefferson por uma junta médica oficial. A decisão, tomada na Petição (PET) 9844, atendeu a requerimento da Procuradoria-Geral da República (PGR).De presidente  do  PTB a cadeia,  qual foi  crime  tão  barbaro  que  fez




Segundo o ministro, o Hospital Samaritano Botafogo apresentou, em 10 de julho, relatório médico atualizado sobre o estado de saúde do ex-parlamentar, no qual afirmou que ele está em condições clínicas de alta hospitalar, o que implicaria seu retorno ao estabelecimento prisional. 

Contudo, a defesa de Jefferson argumentou que ele precisa de tratamento intensivo clínico, psiquiátrico (com vigilância rigorosa), neurológico, nutricional e fisioterápico, e que o Sistema Prisional do Estado do Rio de Janeiro não tem a estrutura necessária para fornecer o atendimento médico adequado.


Em sua decisão, o ministro reconheceu que a situação de saúde de Jefferson é delicada e inspira cuidados e que os recursos técnicos da administração penitenciária-hospitalar são limitados. Assim, a realização de exames e avaliação do quadro clínico, conforme requerido pela PGR, lhe garantirá a segurança necessária para decidir o caso.


Após a resposta, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro deve emitir parecer sobre a capacidade de o hospital penitenciário dar seguimento ao tratamento médico, discriminando as condutas terapêuticas que podem ser realizadas no estabelecimento.

quarta-feira, 12 de julho de 2023

Não cenrura o Blog <>>Você sabe o que é um Blog?A sua importânacia? O trabalho que dá para escrever um Blog ? A importância para os Acadêmicos?

  RENATO   SANTOS  ACADÊMICO  DE  DIREITO  N.º 1526 12/07/2023  Vamos começar, Os Brasileiros não  sabem usar  as  redes  sociais, META, TWITTER, WHATS APP, INSTAGRAM,  entre outras  só sabem  reproduzir  os que  os  embeiceis querem, e  compatilhar  fakes news.  Veja o  que  aconteceu  na palhaçada  das  CPIs do dia  8  de  janeiro,  um  fiasco da  suposta  direita  uma vergonha  no  SENADO. Parecia um  bando  de  ratos. Vão estudar  senhores  Senadores. 



Usar o AdSense para gerar receita com seu blog

Com o Google AdSense, você ganha dinheiro de forma simples mostrando anúncios do Google no seu blog. Para estar qualificado a esse serviço, o blog precisa ser público e atender às políticas do programa Google AdSense.


Perguntas frequentes

Quais são os requisitos de qualificação?

Quais são as opções de controle e personalização?

Com que frequência receberei o pagamento?


NÃO ENTENDO  ESTAMOS  SOB  CENSURA NO PAIS  sigo  todas  as LEIS  e  conceitos  do  Blog, ou  as  pessoas  das  redes  sociais estão  me  censurando,  por   falta  de  conhecimento, nós  temos um  presidente  e  ele  é obrigado  a  seguir  a  Constituição  de 88, ás cláusulas  pétreas,a minha obrigação é  repassar  as  informações citando  as  Fontes, através  do  Blog, para  que  vocês  reflitam  o  que  está  ocorrendo  nesse  Pais.

Quais os principais benefícios do blog?


Direcionar pessoas para o seu site O blog é uma excelente ferramenta para criar conteúdos relevantes para o seu público-alvo e divulgá-los pela web. ...

Atrair tráfego orgânico ...

Posicionar sua marca como referência no setor ...

Oferecer produtos e serviços ...

Relacionamento com clientes ...

Saiba a importância de ter um Blog na sua estratégia

Um blog é um site que serve para publicar conteúdos, como artigos e fotos. Essas publicações são chamadas de posts e são uma base importante para uma boa estratégia de Marketing Digital.

O termo blog surgiu da junção de duas palavras da língua inglesa — web e log, que viraram weblog e, depois, somente blog, o que pode ser traduzido como “diário da rede”. É um tipo de site que atrai usuários pela facilidade de fazer publicações, dispensando conhecimentos de programação. Em geral, conta com uma seção de comentários, fomentando discussões.


Na época em que surgiram, blogs funcionavam como uma espécie de diário virtual de seus autores. Ao longo do tempo, no entanto, as possibilidades aumentaram, e os blogs, para além de páginas pessoais, tornaram-se também uma importante ferramenta de Marketing Digital .

Para traçar um histórico dos blogs, é preciso voltar ao princípio da internet. Embora o termo blog tenha surgido só em 1997, páginas conhecidas como diários online ( online diaries ) existiam desde o início da década de 1990. Nesses relatos, pessoas escreviam sobre experiências diárias, comentários gerais, prosas, poesia e tudo o que poderia ser encontrado em um diário. Leitores podiam contribuir fazendo comentários.


Após um início lento, os blogs começaram a ganhar popularidade, e se popularizaram nos Estados Unidos principalmente após 1999. Nessa época começaram a surgir também as ferramentas de blog, como o Blogger.


A partir dos anos 2000, empresas passaram a perceber mudanças no comportamento dos consumidores, que ganharam papel ativo no processo de compra, disseminando e procurando opiniões sobre produtos e serviços antes de adquiri-los. Além de serem temas de publicações em blogs pessoais, empresas resolveram criar os seus próprios diários virtuais. E, com a popularização de estratégias como Marketing Digital e Inbound Marketing, os blogs tornaram-se peça-chave para negócios que buscam ser encontrados na internet.

Agora que já falamos sobre o histórico dos blogs, é hora de comentar como você pode, de fato, criar um blog para sua empresa.


Difícil? Nem tanto. Hoje em dia essa tarefa pode ser mais rápida do que você imagina, dependendo da plataforma escolhida. Criar um blog envolve algumas exigências básicas:


Primeiro, você precisa contratar um serviço de hospedagem de sites;

A segunda etapa é assegurar um endereço atraente para a sua página junto a um serviço de registro de domínios;

Depois vem o webdesign. Essas palavras assustam muita gente, com medo da complexidade do trabalho.

É aí que entram os CMS, ou content management systems (sistemas de gerenciamento de conteúdo, na tradução). Essas são plataformas que simplificam — e muito — o trabalho de construir um site, até para quem olha para uma linha de código e só enxerga confusão.


O CMS mais popular do mundo é o WordPress. Para saber como fazer isso, confira o tutorial Como criar um blog em WordPress: o passo a passo completo .

O blog é uma ferramenta que tem potencial de ajudar uma empresa a ganhar autoridade, aparecer no topo dos buscadores e, é claro, vender mais.


Prova disso é que nossa empresa, por exemplo, começou com um blog. Antes mesmo de ter um produto, a Resultados Digitais já possuía um blog, canal que foi responsável por atrair audiência, validar hipóteses para o desenvolvimento de nosso software — o RD Station Marketing — e educar o mercado sobre Marketing Digital.

BLOGS GERAM AUTORIDADE E AJUDAM A VENDER

Blogs geram autoridade e ajudam a vender.


Ao escrever sobre seu mercado de atuação, produto ou serviço, você demonstra conhecimento de causa, o que gera autoridade para o seu negócio e ajuda a vender mais. Se você tem um blog com conteúdos de qualidade, acessos e comentários, demonstra que entende do assunto. É uma maneira de ser visto como alguém que sabe do que fala, o que gera credibilidade para a sua empresa.

UM BOM CONTEÚDO AJUDA VOCÊ A APARECER NO GOOGLE

Ao publicar conteúdos em um blog, sua empresa tem mais páginas a serem indexadas no Google em comparação com um site comum. Isso também aumenta a probabilidade de outros sites linkarem para o seu, o que melhora o posicionamento nos buscadores e atrai mais visitas.


EDUCAÇÃO DO PÚBLICO

Educar o público é um dos principais benefícios de ter um blog. Com ele você consegue mostrar a importância do seu produto ou serviço para o seu público-alvo sem, necessariamente, mencioná-los. Para isso, pode abordar temas relativos ao seu segmento de atuação e que explorem as dores que são solucionadas pelo que você oferece. Foi isso que fizemos aqui na RD, como falamos na introdução deste tópico.


FACILITA O PROCESSO DE VENDA

O blog também ajuda a dar um empurrãozinho naqueles clientes que ainda não estão no momento de compra. É que, acompanhando a página, o cliente em potencial mantém contato com a sua empresa e é conquistado aos poucos, ao mesmo tempo que sua marca fica na mente dele para quando chegar o momento da compra.


RESULTADOS PERMANENTES

As publicações de um blog devem ter periodicidade, mas, ainda que você resolva abandonar o seu, ele pode continuar gerando resultados. É o oposto do que acontece quando se deixa de investir em publicidade, por exemplo: o blog segue no ar, mantendo links de indicação e a autoridade das páginas no Google. Em outras palavras, você recebe tráfego de forma gratuita!


Esses são só alguns motivos pelos quais um blog pode ajudar em sua estratégia de Marketing Digital.

O Jornalismo também é  um   Blog, ajuda  a  vocês  formar opinião  e  sua  o  whats  app  para  alcanaçar o seu  público.

Não faz sentido investir tempo escrevendo um post que não será lido ou encontrado, você concorda? É para isso que serve o SEO ( search engine optimization, ou otimização para mecanismos de busca). Com esse conjunto de técnicas, seu conteúdo pode até chegar ao topo de buscadores como o Google!


É por isso que que a preocupação com o SEO deve permear todo o processo de produção dos seus conteúdos para blog, desde a escolha dos temas. Mas não se trata somente de semear palavras-chave pelo texto. Cada vez mais semânticos, os buscadores, atualmente, dão prioridade a artigos bem escritos, que atendam as necessidades dos usuários.


Leia também nossa página SEO: tudo sobre Search Engine Optimization.


Com esse foco no usuário em mente, veja alguns itens que você pode otimizar para que seus conteúdos sejam encontrados pelos buscadores e fiquem bem ranqueados.


À procura da palavra-chave perfeita

Um bom ponto de partida antes de escrever seus posts é a palavra-chave. É ela quem vai guiar a escrita e também permitir que você otimize os conteúdos que já possui, de acordo com itens sobre os quais falaremos adiante.


Para encontrar a palavra-chave perfeita para o seu negócio é necessário levar em conta o volume de busca para determinado termo, a dificuldade de rankeamento, a etapa do funil que a keyword representa e o posicionamento atual do seu site para ela.


A questão da densidade de palavras-chave

Depois de definir o tema do seu post, surge a questão: “quantas vezes devo usar a palavra-chave no meu post?”. Essa é uma pergunta que a maioria dos produtores de conteúdo para blog já se fizeram em algum momento.


Mas, como muita coisa em termos de SEO, a resposta não é uma fórmula que vale para todos os casos. Há quem diga que o ideal é uma densidade de 2% — um texto de 100 palavras, portanto, precisaria levar a palavra-chave duas vezes. Essa pode ser uma boa convenção, mas não a siga ao pé da letra mudando uma frase que está compreensível só para encaixar uma keyword, por exemplo.


Links internos

Quanto mais tempo os usuários passarem no seu blog, mais os mecanismos de busca entenderão que o seu conteúdo é de qualidade. É por isso que incluir links que apontem para outros artigos pode melhorar o seu ranqueamento, incentivando o público a ler outros artigos.

Existem algumas tags que você pode otimizar tanto em posts novos quanto naqueles que já existem. Para essa otimização, é fundamental ter uma palavra-chave definida, já que as melhorias serão feitas a partir desse termo. Conheça as principais:


Meta title: o meta title é o título do artigo que aparece no Google quando você faz uma pesquisa. É importante que ele contenha a palavra-chave exata.

Meta description: a meta descrição, por sua vez, é a descrição sobre o artigo que aparece na página de resultados abaixo do meta title. Nem sempre o Google o mostra: às vezes, o buscador seleciona o trecho do artigo que mais atende às intenções de pesquisa do usuário. Apesar de não afetar mais diretamente no ranqueamento do post, é importante escrever uma meta description atraente para aumentar a taxa de cliques.

Heading tags: buscadores como o Google incentivam a organização hierárquica de uma página por meio de heading tags. Elas são “h1”, “h2”, “h3” … “h6”. Nos posts, funcionam como título, subtítulo, subtítulo do subtítulo etc. É importante usar sua palavra-chave nesses subtítulos: quanto mais importante o cabeçalho, mais importante usar o termo. No H1, por exemplo, é imprescindível.

Imagens

Não é comprovado que incluir imagens em um post é considerado ponto positivo pelo Google, mas há um bom argumento a favor: é que incluir fotos ou ilustrações é uma forma de tornar o texto mais amigável e pode fazer com que o visitante passe mais tempo na página. Também permite incluir a palavra-chave em atributos como atributo alt, nome da imagem etc.


Esses são só alguns itens a considerar na hora de escrever seu post otimizado para mecanismos de busca. Saiba mais detalhes no artigo Como escrever um artigo 100% para SEO.


Outras otimizações de SEO

Como falamos, não existe receita de bolo para uma estratégia de SEO de sucesso. Como disse o especialista em SEO, Pedro Dias, “tendemos a fazer muito o que alguém falou em vez de ir atrás das nossas experiências”.


Mas contar com algumas dicas rápidas, adaptáveis ao seu blog, pode facilitar bastante esse trabalho investigativo. No infográfico abaixo estão algumas delas. Para conhecer outras e saber como colocar cada uma em prática, é só baixar o eBook 27 dicas de SEO acionáveis para impulsionar seu site no Google.

Falando de otimizações, o RD Station Marketing, ferramenta de Automação de Marketing líder na América Latina, conta com a funcionalidade de Otimização de Páginas para SEO.


A partir de uma análise do seu site e das palavras-chave importantes para o seu negócio, a ferramenta indica o melhor caminho para levar suas páginas às primeiras posições orgânicas de buscadores, como o Google. Para aproveitar essa e outras funcionalidades dessa solução tudo em um, faça agora um teste gratuito por 10 dias!

Além de geração de tráfego e um canal de relacionamento, o blog também tem um papel importante na geração de Leads. Na RD, identificamos alguns pontos de conversão que têm gerado resultados bem legais.


Vamos compartilhar aqui as que têm funcionado pra gente, porém vale ressaltar que não existe uma única fórmula matadora, mas sim várias maneiras de gerar Leads. Também não significa que todas devem ser usadas ao mesmo tempo. Menos pode ser mais às vezes.


Assinatura de newsletter: se você tem uma newsletter, disponibilize um campo de assinatura para o leitor deixar seu email e acompanhar os próximos posts. Pode ser na sidebar, no topo, no rodapé ou no meio do conteúdo, você escolhe.

Links internos: se já publicou Landing Pages com ofertas (de produtos, serviços ou conteúdo), aproveite os posts do blog e crie links para que o usuário seja direcionado a essas páginas.

Pop-ups: antes de o leitor sair do seu blog, faça com que ele seja impactado por um pop-up e ofereça alguma oferta de valor relacionada ao conteúdo que ele está lendo.

Chatbots: com uma sequência de perguntas e alternativas, você pode configurar um chatbot para interagir com o usuário e captar seu email.

Formulários: inserir um formulário dentro do post é como jogar os campos da Landing Page para dentro do texto. É um caminho a menos a ser percorrido e isso costuma trazer bons resultados de conversão.

Tipos de post para blog

Nem só de posts educativos se faz um blog. Embora esse tipo de artigo seja o mais utilizado pelas empresas que investem em Marketing Digital, é possível diversificar seus conteúdos. Separamos algumas ideias.


Post educativo

Se está na internet, é certo que já viu um post educativo por aí. O objetivo desse conteúdo, como o próprio nome já diz, é ensinar o público sobre o mercado em que determinado produto ou serviço estão inseridos. A ideia é mais educar do que vender: pode ser que o leitor já use o produto, encontrando no conteúdo uma forma de aproveitá-lo ainda mais. Ou talvez só esteja começando a aprender sobre o assunto e venha a se tornar um cliente no futuro.


Um bom exemplo é o primeiro post publicado no blog da RD, em 2010: Os Benefícios do Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas. Nele falamos sobre o mercado de pequenas e médias empresas e como o Marketing Digital é a melhor opção para aquelas que buscam crescer. Adapte essa ideia ao seu negócio, criando conteúdos que resolvem as dores do seu público-alvo no lugar de textos institucionais ou meramente vendedores.


Tutoriais

Para ensinar seu público a fazer uma ação de forma mais prática e direita, vá de tutorial. Com esse formato, o leitor consegue reproduzir o que você está fazendo, seja uma receita de bolo ou um comando no Photoshop. Na hora de produzir o formato, imagine o público lendo o post e lance mão de printscreens , imagens explicativas e outros recursos necessários para se fazer entender.


Listas

Posts do tipo lista são fáceis de fazer. É só pensar por alguns minutos e dividir seu tema em tópicos: do primeiro ao último, do melhor ao pior, em ordem cronológica, em sequência… São muitas as possibilidades e esse tipo de artigo costuma ter resultados ótimos, tanto em tráfego orgânico quanto social. Isso porque são fáceis de ler e despertam a curiosidade do público.


Estudos de caso

Estudos de caso são outra forma de provar o valor de seu produto ou serviço. Esse formato, também chamado de case, demonstra de forma didática e prática a forma com que determinada empresa superou desafios e alcançou resultados usando uma solução.


Um aspecto importante do case é o fato de ser focado na perspectiva do cliente. Não é a empresa que está dizendo que o serviço é bom, mas quem o utiliza. Isso dá credibilidade à mensagem.


Que tal fazer uma entrevista com um de seus clientes de sucesso e publicá-la em seu blog como um estudo de caso? Sem dúvida o conteúdo ajudará outros clientes em potencial na hora da tomada de decisão.

Seu blog já recebe posts convidados? Esse é um excelente formato para manter relacionamento com empresas parceiras e, de quebra, economizar esforços em produção de conteúdo. Ao publicar seus posts em outros blogs, você também faz link building para melhorar seu SEO. Só não se esqueça de alinhar bem o tema e a linguagem dos posts que serão publicados em seu blog com a sua estratégia de conteúdo.


Não para por aí: confira mais ideias no post 13 tipos de conteúdo que você pode produzir para seu blog.


Mesmo com tantas possibilidades, está difícil começar a preencher a página em branco? Inspire-se no infográfico abaixo e utilize nosso template de estrutura de post para o blog como pontos de partida!

O Código Internacional de Ética Jornalística proclama que o dever supremo do jornalista é servir a causa do direito a uma informação verídica e autêntica através duma dedicação honesta à realidade objectiva e duma exposição responsável dos factos no seu devido contexto, destacando as suas relações essenciais.

Inclusive, a UNISCO  adverte  o l,Bog não pode  se ideologico e nem  partidário.

Hoje em dia, os principais valores do jornalismo ético são mais importantes do que nunca, em meio à nossa luta por qualidade e democracia na mídia na era digital. Enquanto novas leis podem levar, potencialmente, à censura, é essencial haver um compromisso com a ética para construir uma relação de confiança com o público.


Por Aidan White


O jornalismo está mais dinâmico do que nunca. Hoje, o negócio das notícias é cada vez mais rápido, sofre mais pressão e é infinitamente mais complexo. A mídia aprendeu da pior maneira o quanto a revolução da informação – com todas as suas qualidades libertadoras – é uma faca de dois gumes.


Apesar de as mídias serem capazes de publicar histórias em todo o mundo em questão de segundos, e de as comunicações terem o potencial de construir comunidades mais fortes, mais informadas e mais comprometidas, os modelos de negócios que financiaram o jornalismo no passado estão quebrados e, em muitos casos, sem possibilidade de conserto.


Com menos dinheiro para pagar pelo jornalismo de interesse público, as redações lutam para manter sua base ética. Problemas que sempre estiveram no radar – viés político, influência corporativa indevida, estereótipos e conflitos de interesse – agora são ampliados.


Os últimos 15 anos testemunharam um declínio dramático no jornalismo de notícias, na medida em que a tecnologia alterou a forma de as pessoas se comunicarem e o funcionamento da indústria dos meios de comunicação. Hoje em dia, a maioria de nós lê notícias nos telefones celulares e nas plataformas online que ficaram ricas explorando os dados pessoais do público e, ao mesmo tempo, tomando espaços de propaganda lucrativos das mídias tradicionais.


Repercussão entre jornalistas de todo o mundo

Milhares de veículos de notícias – principalmente jornais – já fecharam. Dezenas de milhares de jornalistas perderam o emprego. O acesso das pessoas a fontes confiáveis e seguras de informação se reduziu, na medida em que as fontes de notícias tradicionais – particularmente nos âmbitos local e regional – encolheram, apesar de o espaço para a liberdade de expressão ter aumentado dramaticamente. 


A Rede de Jornalismo Ético (Ethical Journalism Network – EJN) foi criada há cinco anos para fortalecer o jornalismo no enfrentamento dessa crise.


Como uma coalizão de mais de 60 grupos de jornalistas, editores, donos de empresas do setor e grupos de apoio à mídia, a EJN promove treinamento e ações práticas para fortalecer a ética e a governança. Seu trabalho repercute junto a jornalistas de todo o mundo, seja desenvolvendo um teste para jornalistas expondo o discurso de ódio e diretrizes para reportagens sobre conflitos, ou produzindo relatórios sobre a cobertura das migrações.


Como a rede está enraizada na mídia, os relatórios produzidos pela EJN, que cobrem vários países, gozam de credibilidade na área jornalística, mesmo aqueles que revelam histórias não contadas sobre a realidade do funcionamento da mídia e os desafios da autorregulação.


A EJN percebeu neste período de incertezas que, apesar do clima político e econômico cada vez mais hostil, jornalistas de todo o mundo – da Turquia, Síria e Egito ao Paquistão, China e Indonésia – se mantêm comprometidos a relatar a verdade e a respeitar os princípios éticos.


Construção da confiança pública

 


Esse compromisso é um bem precioso em uma época de transformações sociais, em que a cultura global das comunicações vem sofrendo uma transição caótica. Para os que trabalham diretamente com a mídia e para qualquer pessoa que lute em prol de comunicações seguras e sólidas no futuro, a defesa e a promoção de um jornalismo ético se tornaram mais importantes do que nunca.


Notícias falsas, propaganda política e corporativa e o mau uso sem pudor dos recursos online são ameaças à democracia e abrem novas linhas de frente para os defensores da liberdade de expressão, formuladores de políticas e profissionais da mídia. Uma mistura tóxica de tecnologia digital, políticas inescrupulosas e exploração comercial do novo cenário das comunicações está criando fissuras de desgaste por todo o campo mais amplo da informação pública.


Com isso em mente, a EJN promoveu um novo debate sobre a necessidade de se reconhecer por que o jornalismo, que é limitado por seu arcabouço ético, é essencial para a construção da confiança pública.


Percebemos que não existe um anseio generalizado por um novo código de ética entre os meios de comunicação. Os valores centrais de exatidão, independência e jornalismo responsável – que evoluíram ao longo dos últimos 150 anos – continuam a ser tão relevantes quanto nunca, mesmo nesta época digital.


Como diz a EJN, precisamos mesmo de uma nova parceria com o público consumidor da mídia e com os formuladores de políticas, para persuadi-los de que o jornalismo ético deve ser fortalecido, e que ele pode ser usado como inspiração para novos programas que promovam a alfabetização informacional.


Princípios fundamentais

Na atualidade, não são apenas os jornalistas que têm de ser cuidadosos com a linguagem e respeitar os fatos. Todos os indivíduos que têm algo a dizer na esfera pública de informação devem demonstrar alguma contenção ética.

 

A EJN argumenta que os valores éticos do jornalismo, tais como comunicações com base em fatos, humanidade e respeito ao próximo, transparência e responsabilidade pelos erros, são princípios fundamentais que devem conduzir qualquer pessoa, incluindo os usuários das redes sociais e os jornalistas cidadãos. Porém, isso deve ser um processo voluntário, e não ditado por leis.

 

Preocupados com o mau uso dos recursos online e com as notícias falsas, alguns governos, até mesmo de países democráticos, já ameaçaram multar empresas de tecnologia que não tomam medidas para remover informações maliciosas e perigosas quando estas aparecem em suas plataformas. Isso poderia limitar as diferenças de opinião legítimas e a liberdade de expressão – e é cada vez mais provável que isso aconteça, a não ser que essas empresas resolvam agir em prol da ética nas comunicações.

 

O problema é que os gigantes da tecnologia que dominam o espaço público, tais como Google, Facebook, Amazon e Twitter, circulam informações em um ambiente desprovido de valores. Eles não dão prioridade à informação como bem público, como faz o jornalismo profissional. Para eles, o jornalismo compete de igual para igual em seu marketing com outras informações, mesmo que estas sejam maliciosas ou abusivas.


Uso de algoritmos para atrair cliques

Usando algoritmos sofisticados e bancos de dados ilimitados que dão acesso a milhões de usuários, o modelo de negócios dessas empresas é impulsionado por um objetivo simples: incentivar as “informações virais”, que geram cliques suficientes para se tornarem veículos eficazes de propaganda digital. O que importa não é se a informação é ética, verdadeira ou honesta; o que conta é se ela é sensacionalista, provocativa e estimulante o bastante para atrair atenção.


Ainda que sejam muito sofisticados, não é possível programar robôs digitais para que tenham valores éticos e morais. Quem melhor pode lidar com questões éticas são seres humanos conscientes – jornalistas e editores bem treinados, informados e responsáveis.


Depois de escândalos recentes – como a indignação por causa da censura de fotografias icônicas, a transmissão ao vivo de atos de tortura e assassinatos e com as grandes corporações reclamando que suas propagandas são colocadas em sites que pregam o terrorismo, o ódio e o abuso de menores – as empresas de tecnologia prometeram tomar atitudes. Porém, pode-se questionar: isso será suficiente?


No dia 3 de maio de 2017, o dono do Facebook, Mark Zuckerberg, prometeu empregar 3 mil revisores de conteúdo, que irão se juntar a uma “equipe de operações da comunidade” de 4,5 mil pessoas que existe na empresa, depois da indignação decorrente da transmissão de uma série de vídeos violentos de assassinato, suicídio e estupro coletivo.


Considerando que a base de usuários do Facebook é de quase 2 bilhões de pessoas, isso significa que existe por volta de um revisor de conteúdo para cada 250 mil usuários. É uma pequena fração do que seria necessário para monitorar e controlar o aumento de conteúdo antiético e abusivo, assim como os perigos de certos tipos de propaganda ideológica e notícias falsas..


Tirar vantagem da privacidade das pessoas

Uma resposta simples seria as empresas de tecnologia aceitarem seu papel como editores e publishers, na era digital e usar os recursos do grande contingente de jornalistas éticos e bem informados que foram levados ao ostracismo pela revolução da informação. Sabemos que eles podem arcar com esses custos: no início de 2017, noticiou-se que o Facebook valia por volta de US$ 400 bilhões, e que o Google vale mais do que US$ 600 bilhões. Estão entre as empresas mais ricas do mundo.


Enquanto formuladores de políticas e magnatas da tecnologia expressam preocupação quanto a essas questões, o uso de tecnologia por políticos inescrupulosos para sabotar a democracia e interferir em eleições aumenta a cada dia. Além disso, as notícias falsas em torno de mentiras maliciosas são parte dessa estratégia.


Recentemente, a crise foi destacada por sir Tim Berners-Lee, inventor da rede mundial de computadores (world wide web). O cientista e acadêmico britânico advertiu que o mundo online está sendo tomado por governos e por corporações digitais, e que a exploração da privacidade das pessoas está sugando a vitalidade da internet.


Sua crítica destaca a ameaça perturbadora e perniciosa do marketing das informações falsas na política.


Em uma carta aberta (de 12 de março de 2017, o aniversário de 28 anos da rede), Berners-Lee escreveu sobre as eleições de 2016 nos Estados Unidos: “Até 50 mil variantes de anúncios vão ao ar diariamente no Facebook, uma situação praticamente impossível de ser monitorada. E há sugestões de que algumas propagandas políticas – nos EUA e em todo mundo – estão sendo usadas de maneira antiética, para direcionar os eleitores a sites de notícias falsas, por exemplo, ou para incentivar as pessoas a não irem às urnas... Isso é democracia?”

segunda-feira, 10 de julho de 2023

SEJA BEM VINDO AO MUNDO JURÍDICO<<<>>> UM MISTÉRIO NO STF Novo Ministrto do STF FOI ATÉ ADVOGADO DE JAR MESSIAS BOLSORANARO<<<> <<>> SUAS BUIBIOGRAFia inédita <<>O direito não socorre a quem dorme <<>>Apesar de haver atuado na defesa de Lula, Zanin não foi filiado a partido político nem exerceu militância político-partidária durante sua carreira como advogado.conservador moderado. ndico aos Acadêmicos de Direito ler as Obras dele <<>>

    RENATO   SANTOS  ACADÊMICO  DE  DIREITO  N.º 1526 10/07/2023 muitas pessoas por  falta de conhecimento  ou por radicalismo  mesmo criticam  o  novo  Ministro  do  STF, indicado  elo 0presidente  Lula mas  não  deveriam  ser  assim,  todo  advogado parte  do  principio  e  dever  em  defender  qualquer um  inclusive  o  presidente  da  Republica  isso  vai  depender  do seu preparo  de  conhecimento Jurídico  e  de  seu  conhecimento técnico.



Cristiano Zanin Martins (Piracicaba, 15 de novembro de 1975) é um advogado e professor brasileiro. Ganhou notoriedade como advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos processos relacionados à Operação Lava Jato.

Em 1 de junho de 2023, foi indicado pelo presidente Lula para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. tendo a nomeação sido aprovada pelo Senado Federal por 58 votos favoráveis e 18 contrários em 21 de junho de 2023.

Escrever um Blog numa  Nação enraizada  nas  fakes News e  num Pais  onde  a  educação  tem  nota  0  é  complicado  como afirmei  no passado  é acostumado  com  receitas ou  celebridade, mas  jornalismo  não um  povo  podre a  nível educação.

Mas  essa  é  uma  Tarefa  e  uma  MIssão quem  nem  Google  esta  acostumado espero  que  o Novo  Ministro  nos  ajuda  a  convencer  dentro  das  quatro  linhas  da Constituição  que  as  pessoas  não  precisam  ter  receios  com  Blog, existe ética  profissional, sem  ideologias  e nem  partidos  quem  fez  isso esqueceu  o jornalismo no lixo.

Vamos pesquisar  ao  invés  de  suposição. 

Temos  informações sobre  o novo  Ministro  deo  STF ao  contrário  de  seus   adversários que  continuam  aplicando  fake  news.

Formação e atividade acadêmica

Cristiano Zanin, filho de Maria Roseli e Nelson Martins, nasceu em Piracicaba, em uma família de classe média, e se mudou a São Paulo em 1994 para cursar direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), formando-se em 1999. Concluiu especialização em direito processual civil pela mesma universidade.

Lecionou direito civil e direito processual na Faculdade Autônoma de Direito (FADISP), em São Paulo.

É um dos autores do livro Lawfare: uma introdução (2019), que trata sobre "o uso estratégico do Direito para fins políticos, geopolíticos, militares e comerciais", e fundou em 2018 o Instituto Lawfare, para produção de conteúdo sobre o tema e análises de casos concretos.

Advocacia

Iniciou o exercício da advocacia em 2000, como advogado do escritório Arruda Alvim, onde fora estagiário durante a faculdade. Em 2004, passou a ser sócio do escritório Teixeira Martins Advogados. Em 2022, abriu seu próprio escritório, em sociedade com a esposa, Valeska Martins, filha de seu ex-sócio Roberto Teixeira, o qual havia atuado por muitos anos como advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dedicou-se a litígios empresariais e recuperações judiciais, tendo trabalhado em casos de grande repercussão, como a recuperação judicial da Varig, a falência da Transbrasil e a revisão do acordo de leniência da J&F Investimentos. No fim de janeiro de 2023, foi contratado pela Americanas para atuar em um processo contra o BTG Pactual.

É membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e da International Bar Association (IBA).

Tornou-se advogado da família de Lula em 2013 e ganhou notoriedade ao assumir a defesa do presidente, em atuação conjunta com os advogados criminalistas José Roberto Batochio e Luiz Felipe Mallmann de Magalhães, nos processos derivados das investigações da Operação Lava Jato.

Em setembro de 2020, em um desdobramento da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, o juiz Marcelo Bretas ordenou a busca e apreensão em casas de advogados cujos escritórios prestaram serviços para o Sistema S. Entre os escritórios investigados estavam os de Zanin e de Frederick Wassef, ex-advogado de Jair Bolsonaro. Zanin afirmou que a denúncia foi uma retaliação à defesa que presta ao presidente Lula e acrescentou que "esse é o objetivo da Lava Jato. Me tirar ou tirar o meu tempo da defesa do presidente Lula e nos outros casos em que eu atuo. Só que isso não vai acontecer." Zanin ainda atentou ao fato de Marcelo Bretas nutrir simpatia pelo presidente Jair Bolsonaro. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enxergou a operação como "uma clara iniciativa de criminalização da advocacia brasileira". A denúncia foi arquivada.

Na condução da defesa, Zanin sustentou a tese de suspeição do então juiz federal Sergio Moro, afirmando que a Operação Lava Jato violou as regras do devido processo legal nos casos envolvendo Lula, uma vez que o juiz auxiliou a acusação.

O advogado foi um dos principais difusores, no debate público brasileiro, da noção de lawfare, que consiste no uso do processo judicial como arma para perseguir adversários políticos, tendo sustentado que a Operação Lava Jato possuía objetivos políticos e que Lula foi vítima da prática de lawfare.

Em 2021, um pedido de habeas corpus impetrado perante o Supremo Tribunal Federal (STF) pela equipe de defesa resultou na anulação das condenações de Lula relativas à Operação Lava Jato, tendo o tribunal reconhecido a parcialidade de Sergio Moro, declarado-o suspeito e anulado suas decisões. Consequentemente, foram restaurados os direitos políticos de Lula, possibilitando sua candidatura nas eleições de 2022, em que ele se elegeu à presidência da República pela terceira vez.


Política

Zanin participou da coordenação da campanha presidencial de Lula nas eleições de 2022

Em novembro de 2022, foi designado para compor o grupo técnico sobre Justiça e Segurança Pública do gabinete de transição presidencial. Nessa função, foi responsável pelo relatório de Cooperação Judiciária Internacional e Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

Apesar de haver atuado na defesa de Lula, Zanin não foi filiado a partido político nem exerceu militância político-partidária durante sua carreira como advogado.

No período de faculdade, era descrito como alguém de direita, e no tempo de sua indicação ao Supremo Tribunal Federal suas visões políticas foram consideradas como uma incógnita,[36] enquanto parte da imprensa o apontou como um conservador moderado.

AMEAÇADO POR  UM LOUCO No dia 11 de janeiro de 2023, Zanin foi abordado por um apoiador bolsonarista no banheiro do Aeroporto Internacional de Brasília, onde foi filmado enquanto era insultado e ameaçado de agressão física. Nas imagens, o ofensor afirma que o advogado deveria ser agredido por ter atuado na defesa do atual presidente Lula. Zanin manteve-se calmo e lamentou o ocorrido, bem como disse esperar que o responsável pelo ataque fosse punido. O homem responsável pela gravação do vídeo, um empresário de 29 anos. foi identificado e indiciado por ameaça, injúria e incitação a crime.

Após a eleição de Lula à presidência da República, Zanin passou a ser considerado como cotado para indicação ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal.


Pelo fato de ele haver atuado como advogado pessoal do presidente, a possível indicação foi objeto de críticas, tanto da oposição quanto de alguns aliados e apoiadores do governo Lula.


Por outro lado, Zanin recebeu o apoio de advogados, do presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco e de ministros do próprio STF. Luís Roberto Barroso afirmou que não via em eventual indicação "nenhum conflito ético, nem moral, nem violação da impessoalidade". Cármen Lúcia avaliou que Zanin cumpriria os requisitos constitucionais do notável saber jurídico e reputação ilibada.[55] Gilmar Mendes declarou: "Não vejo nenhum obstáculo para a indicação de Zanin, que eu reputo como um ótimo advogado e muitas vezes foi incompreendido".

pRA  QUEM  AFIRMOU  QUE  ELE  NÃO  TINHA  OBRAS, ele  tem  sim  e  até indico  como leituras nas  Academia  de  Direito.

Obras

Lawfare: uma Introdução. São Paulo: Contracorrente. 2019 (em coautoria com Valeska Teixeira Zanin Martins e Rafael Valim).[66]

Lawfare: Waging War through Law. Nova Iorque, Routledge, 2021.[67]

Lawfare: La guerra jurídica. Buenos Aires: Editorial Astrea SRL, 2020.

O Caso Lula - A Luta pela Afirmação dos Direitos Fundamentais no Brasil. São Paulo: Editora Contracorrente, 2017 (coordenador, junto a Valeska Teixeira Zanin Martins e Rafael Valim).

El caso Lula. Buenos Aires: Editorial Astrea SRL, 2017.

Ver também


A indicação foi feita oficialmente em 1 de junho de 2023,[57] para a vaga aberta pela aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, ocorrida em abril.


Em 21 de junho de 2023, foi sabatinado pelo Senado Federal, sendo no mesmo dia aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça com 21 votos favoráveis e cinco contrários, e pelo plenário com 58 votos favoráveis e 18 contrários.


Em 5 de julho, sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União e a cerimônia de posse do cargo no STF está marcada para 3 de agosto.

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TEXTO RENATO SANTOS ELABORAÇÃO E CRIAÇÃO GAQZETA CENTRAL BLOG ADAPTAÇÃO E CRIAÇÃO ALUNO ACADÊMICO