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RENATO PEREIRA DOS SANTOS FILHO Experiência 1988 Fotógrafo Diário de Guarulhos 1989 Entrevistador Jornal da Liga Árabe de Guarulhos 1990 Entrevistador Jornal do Brás e Federação do Truco Estado de São Paulo 1992 Redator, Fotografo da Gazeta Central de Publicidade e Jornalismo Ltda 1995 - 2.000 Professor Secretária do Estado de São Paulo PEB II 2.001 Arquivista Escritório Doutor Cornélio José Silva 2007 Auxiliar de Escritório Doutor Cornélio José Silva 2009 Arquivista Escritório Jose Maria Zey 2010 - 2012 Escritório do Doutor Cornélio José Silva 2013 -atual Blogueiro Escolaridade • Escola Estadual Professor Cyro Barreiros • Escola Estadual Salim Mudeh • Escola estadual romano Puggiari • Universidade Mogi as Cruzes ( Jornalismo Incompleto 1995) • Universidade Ung Letras ( Incompleto) • Uninove Vergueiro Ciência Jurídica ( trancado) • • Cursos com certificados OAB Certificado do curso/palestra Jurídicas 13 de julho 2005 OAB CERTIFICADO DO CURSO/PALESTRA A POLICIA JUDICIÁRIA NO ESTADO DEMOCRÁTICO E O INQUÉRITO POLICIAL À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL SETEMVRO 2005 TELECENTRO PREFEITURA DE SÃO PAULO CERTIFICADO E CURSO DE INTRODUÇÃO À HTML E OUTRAS LINGUAGENS DE COMPUTAÇÃO DEZEMBRO DE 2005 OAB CERTIFICADO/CURSO INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DESESA DO CONSUMIDOR MAIO DE 2006 OAB CURSO E CERTIFICADO LOCAL DE CRIME O CADÁVER, A FAUNA CADAVÉRICA E A PERÍCIA JUNHO DE 2008 ACADEMIA INTERNACIONAL DE DIREITO E ECONOMIA SETEMBRO 2008 CENTRAL DE CURSO DE RECOLOCAÇÃO E MARKETING ADMINISTRAÇÃO PROFISSIONAL DEZEMBRO DE 2008 IBCCRIM RESPONSABILIDADE PENAL NOS CRIMES DA DITATURA MILITAR 2008 USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DEZEMBRO DE 2008 60 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CIEE PERSPESCTIVAS DO S ETOR DE HABITAÇÃO 2009 EAD FUG CURSO DE FORMAÇÃO POLITICA 2010 CURSO DE PROFESSOR E A CRITIVIDADE IPC GUARULHOS 2016 FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS CENARIOS 20/25 FEVEREIRO 2020 CURSO DE PORTEIRO CB0 5174-10 2020 CURSO DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA/MISSIOLOGIA/HISTÓRICO DA IGREJA/SERMÃO/LITURGIA DE CULTO 2020 - 2021 INSTITUO BÍBLICO DA 1.ª IGREJA PRESBITERIANA CONSERVADORA DE GUARULHOS DESCRIÇÃO DOS CURSOS: Calculo trabalhistas Cálculo da Previdência Contratos Petições Iniciais ( civil trabalhista Criminal e Previdenciária) Todos administrados pelo Dr. Cornélio José Silva e supervisionados Gestão de Conflitos Pessoais e marketing administrados por Dr. Cornélio Na área de Jornalismo marketing A Importância do marketing Orientação da empresa para o mercado, Conceitos, tendências e tarefas fundamentais de marketing , análise Swot, sistema de marketing de pesquisa Liderança para às seguintes áreas profissional: Jornalismo/Publicidade, Advocacia /Politica Liderança e produtividade a função utilização em Administração e recursos Humanos para todas às área dentro de seus conceitos e preceitos objetivos críticos construtivos ou não. Desafios para a Gestão de Pessoas Gestão de qualidade os desafios atuais da gestão da advocacia e jornalismo para qualidade total

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segunda-feira, 14 de julho de 2014

ATENÇÃO CHINA QUER NEGOCIAR COM CBF E A JINPING QUER AS EMPREITEIRAS BRASILEIRAS

Olá gazeta central de jornalismo e publicidade ltda
ANTONIO MACHADO
Bolsa cheia de Jinping pode reaver ânimo frustrado pelo fiasco da Seleção, mas a China joga duro


O fim da Copa repõe a difícil situação da economia entre os temas fundamentais das discussões eleitorais, além da atordoante derrota diante da Alemanha ter turvado o sucesso da organização do evento.


Estava tudo agendado para a presidente Dilma Rousseff abrir nesta terça-feira, em Fortaleza, a cúpula de dois dias dos Brics, ainda sob o efeito da taça conquistada no Maracanã no domingo. Pelos sortilégios do futebol, coube a argentinos ou alemães o privilégio.

 Ao Brasil sobrou o papel mais protocolar de dono da casa tanto da Copa como da cúpula – este clube das grandes economias emergentes em que se destaca a China frente aos demais (Brasil, Rússia, Índia e, como membro convidado, África do Sul), reproduzindo o perfil de líder e liderados ocupado pelos EUA em outros fóruns multilaterais.

 Dos Brics, afora eventuais manifestações para cutucar o governo de Barack Obama, aguarda-se o fechamento das tratativas para criar um banco de fomento comum aos cinco países da coalizão, provavelmente baseado em Xangai ou em Nova Délhi, e um fundo de reservas para socorrer o bloco (e outros emergentes) em crises cambiais. Trata-se do que Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional já fazem, mas com a sua governança e decisões controladas pelos EUA e Europa.

 Os Brics, em tese, representam o mundo multipolar em ascensão, que tende a fazer sombra aos EUA como potência militar hegemônica desde o fim da União Soviética, além de desafiar o seu domínio econômico.

 Em termos de orçamento militar, o dos EUA é bestial, e não tende a ser superado. No ranking do SIPRI, instituto sueco que acompanha tais gastos, os EUA despontam com um orçamento de US$ 618,7 bilhões em 2013 - equivalente ao desembolso total dos nove países seguintes da lista (Brasil vem em 10º, com gasto anual de US$ 36,2 bilhões).

 A China também se destaca nesta listagem, depois de se tornar a 2ª maior economia do mundo (e já passou os EUA pelo critério do câmbio aferido pela paridade do poder de compra). Já é o maior produtor de manufaturados e o maior exportador do mundo, ambos respaldando seu orçamento militar, em 2013, de US$ 171,4 bilhões (2% do PIB, contra 3,8% dos EUA). Graças a tal desempenho, seu gasto militar cresce há cinco anos (+7,4% em 2013), enquanto recua nos EUA (-7,8%).

 Nessas paradas, o futebol brasileiro era um fator distintivo. Era...

Do futebol aos negócios

 Sem o simbolismo da hegemonia futebolista, o governo brasileiro se apresenta à China com os recursos que interessam ao presidente Xi Jinping, que sairá da cúpula dos Brics para uma visita oficial de dois dias. O Brasil é grande exportador de commodities, boa parte das quais compradas pelos chineses (minério de ferro, soja), e tem um mercado promissor para bens industriais - o forte do visitante.

 Como não soaria bem negociar maior mercado para bens chineses no Brasil, dado o déficit de mais de US$ 100 bilhões no ano passado da balança comercial da indústria, Jinping vai propor financiamento de longo prazo e serviços de engenharia das firmas chinesas, sobretudo em concessões de transportes e na exploração do pré-sal. Duas entre as três grandes petroleiras chinesas já tem 20% do consórcio armado pela Petrobras para a exploração do campo de Libra.

Quintal das empreiteiras

 Dinheiro grosso não falta a Jinping. A China tem US$ 4 trilhões de reservas de divisas. E o governo chinês faz do vasto capital ocioso uma espécie de chave para abrir mercados a suas empresas, sobretudo empreiteiras e fabricantes de máquinas e equipamentos para energia, logística e telecomunicações. Os bens de consumo, como eletrônicos e carros, ocupam outra prateleira entre as prioridades chinesas.

 O que for assinado entre Dilma e Jinping vai ter de ser ratificado depois das eleições. As negociações até agora se revelam difíceis. Os chineses propõem associar-se a empreiteiras nacionais. Mas elas relutam a dividir seu quintal. A importação de mão-de-obra chinesa, condição para o custo baixo nas construções, é outro tema polêmico.

Sem “negócio da China”

 Entre a agenda com Jinping e com os Brics - ambas exigindo jogo de cintura do Itamaraty para não melindrar os vizinhos (que hoje veem a China como parceiro estratégico) e, sobretudo, EUA -, Dilma pode achar razões para tentar injetar algum otimismo nas expectativas da economia. Até outubro não haverá outra chance igual a essa.

 Acordos como o proposto pela China podem assegurar investimentos graúdos de longo prazo, servindo de contraponto ao viés cadente da economia em 2015, devido ao ajuste fiscal, das tarifas represadas e dos preços relativos da indústria, incluindo a taxa cambial. Não há é a possibilidade de uma coisa substituir a outra. Sem garantias de estabilidade econômica, não há “negócio da China” que fique de pé.

O ônus das más decisões

 A correspondência ao flerte do dinheiro chinês expõe o quanto hoje as reformas modernizantes da economia fazem falta, além do ônus da opção pelo crescimento tocado a consumo. O plano de infraestrutura, lançado em 2007, prescindia de capital externo e até de concessões. No pré-sal, a Petrobras daria conta de tudo sozinha. Isso já era.

 O que se tem é uma economia sem autonomia para praticar juros com cara civilizada, devido à dependência dos investidores em papéis da dívida pública, tanto quanto de hot money para cobrir o déficit das contas externas; sem margem fiscal para bancar programas típicos de Estado; com crédito contido pelo risco de inflação e inadimplência.

 Neste cenário, o eventual capital chinês cobrará um preço elevado, e o nacional continuará rarefeito. Há um ciclo de desenvolvimento à vista, sim. Mas, antes, há trabalho duro à espera dos governantes.

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