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PROJETO GUARULHOS <<>> RODOANEL DARÁ ACESSO A AVENIDA JOÃO JAMIL ZARIF <<>>> E TERÁ URBANIZAÇÃO EM TORNO DO RIO BAQUIRIVU GUAÇU <<>> HAVERÁ INTERVENÇÕES <<>> TERÁ DUAS PISTAS COM TRES FAIXAS CADA UMA<<>> E UMA SAÍDA PARA RODOVIA HÉLIO SMIDT





RENATO SANTOS  20/02/2017   Para atender a população do JARDIM SÃO JOÃO , HAROLDO VELOSO E CIDADE SERÓDIO, GUARULHOS   dará um passo para o futuro, esse futuro esperado deste 1989, só agora poderá ser concluído.



A Prefeitura de Guarulhos apresentou propostas de melhoria na infraestrutura viária do município ao Governo Estadual, na última sexta-feira (17), que incluem a extensão da linha do trem até Bonsucesso; ampliação do metrô até Guarulhos, com duas estações; duplicação da ponte Imigrante Nordestino; novo acesso ao Rodoanel pela estrada da Capuava; marginais na estrada da Olaria, na saída do Rodoanel para a avenida João Jamil Zarif; e a urbanização do entorno do rio Baquirivu-Guaçu.  As solicitações foram expostas pelo secretário de Transportes e Trânsito, Giuliano Locanto, ao secretário estadual adjunto de Logística e Transportes, Alberto José Macedo Filho, em reunião na Capital, que contou com a presença do deputado federal Jorge Tadeu.
Para o secretário Locanto, as intervenções são relevantes para a população. “São obras de extrema importância devido à falta de infraestrutura viária que a cidade necessita para desafogar o grande fluxo de passageiros de São Paulo a Guarulhos, possibilitando rotas alternativas. Estamos aproveitando que esta nova gestão tem proximidade com o Governo Estadual e fazendo pleitos que os cidadãos solicitam há tempos”, afirmou.
O Governo Paulista, segundo Locanto, se comprometeu a fazer estudos de viabilidade das demandas apresentadas.
Propostas
Trazer o metrô até Guarulhos é outro anseio da população. O Metrô apresentou o projeto básico da ampliação da linha 2 – verde, prevendo duas estações em Guarulhos, sendo necessária agora a elaboração dos projetos executivos para posterior implantação.
A ponte Imigrante Nordestino cruza o rio Tietê e faz divisa de Guarulhos (Ponte Grande) com São Paulo (Penha). Constitui parte do sistema viário da Marginal Tietê, delimitando o final desta via e o início da rodovia Ayrton Senna. Entretanto, a ponte apresenta capacidade de transposição saturada, necessitando ser duplicada para gerar fluidez e dar maior capacidade no sistema viário.
O projeto do Sistema Viário da Marginal Baquirivu-Guaçu compreende a adequação da infraestrutura existente e prevê a construção de duas pistas com três faixas de rolamento cada, a implantação de sistema de micro drenagem, a delimitação e proteção das áreas de várzea e melhorias urbanas na área de intervenção e de seu entorno.
As obras em curso do trecho Norte do Rodoanel Mario Covas, cujo traçado passa ao norte de Guarulhos e contará com uma saída exclusiva para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o conectará à rodovia Hélio Smidt, que liga o aeroporto às rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna. A futura alça de ligação entre o Rodoanel e a Hélio Smidt criará um “corredor” interno, resultando em uma barreira física que segregará os bairros no entorno (Cidade Seródio e Haroldo Veloso), inviabilizando o acesso da população aos equipamentos urbanos e institucionais como transporte público, UBSs, escolas, entre outros. Para minimizar esses problemas, a Prefeitura propõe uma solução que priorize a mobilidade com a construção de um viário complementar, utilizando vias locais junto ao traçado originalmente proposto, promovendo assim os acessos e transposições necessárias à demanda da região.

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