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RENATO PEREIRA DOS SANTOS FILHO Experiência 1988 Fotógrafo Diário de Guarulhos 1989 Entrevistador Jornal da Liga Árabe de Guarulhos 1990 Entrevistador Jornal do Brás e Federação do Truco Estado de São Paulo 1992 Redator, Fotografo da Gazeta Central de Publicidade e Jornalismo Ltda 1995 - 2.000 Professor Secretária do Estado de São Paulo PEB II 2.001 Arquivista Escritório Doutor Cornélio José Silva 2007 Auxiliar de Escritório Doutor Cornélio José Silva 2009 Arquivista Escritório Jose Maria Zey 2010 - 2012 Escritório do Doutor Cornélio José Silva 2013 -atual Blogueiro Escolaridade • Escola Estadual Professor Cyro Barreiros • Escola Estadual Salim Mudeh • Escola estadual romano Puggiari • Universidade Mogi as Cruzes ( Jornalismo Incompleto 1995) • Universidade Ung Letras ( Incompleto) • Uninove Vergueiro Ciência Jurídica ( trancado) • • Cursos com certificados OAB Certificado do curso/palestra Jurídicas 13 de julho 2005 OAB CERTIFICADO DO CURSO/PALESTRA A POLICIA JUDICIÁRIA NO ESTADO DEMOCRÁTICO E O INQUÉRITO POLICIAL À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL SETEMVRO 2005 TELECENTRO PREFEITURA DE SÃO PAULO CERTIFICADO E CURSO DE INTRODUÇÃO À HTML E OUTRAS LINGUAGENS DE COMPUTAÇÃO DEZEMBRO DE 2005 OAB CERTIFICADO/CURSO INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DESESA DO CONSUMIDOR MAIO DE 2006 OAB CURSO E CERTIFICADO LOCAL DE CRIME O CADÁVER, A FAUNA CADAVÉRICA E A PERÍCIA JUNHO DE 2008 ACADEMIA INTERNACIONAL DE DIREITO E ECONOMIA SETEMBRO 2008 CENTRAL DE CURSO DE RECOLOCAÇÃO E MARKETING ADMINISTRAÇÃO PROFISSIONAL DEZEMBRO DE 2008 IBCCRIM RESPONSABILIDADE PENAL NOS CRIMES DA DITATURA MILITAR 2008 USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DEZEMBRO DE 2008 60 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CIEE PERSPESCTIVAS DO S ETOR DE HABITAÇÃO 2009 EAD FUG CURSO DE FORMAÇÃO POLITICA 2010 CURSO DE PROFESSOR E A CRITIVIDADE IPC GUARULHOS 2016 FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS CENARIOS 20/25 FEVEREIRO 2020 CURSO DE PORTEIRO CB0 5174-10 2020 CURSO DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA/MISSIOLOGIA/HISTÓRICO DA IGREJA/SERMÃO/LITURGIA DE CULTO 2020 - 2021 INSTITUO BÍBLICO DA 1.ª IGREJA PRESBITERIANA CONSERVADORA DE GUARULHOS DESCRIÇÃO DOS CURSOS: Calculo trabalhistas Cálculo da Previdência Contratos Petições Iniciais ( civil trabalhista Criminal e Previdenciária) Todos administrados pelo Dr. Cornélio José Silva e supervisionados Gestão de Conflitos Pessoais e marketing administrados por Dr. Cornélio Na área de Jornalismo marketing A Importância do marketing Orientação da empresa para o mercado, Conceitos, tendências e tarefas fundamentais de marketing , análise Swot, sistema de marketing de pesquisa Liderança para às seguintes áreas profissional: Jornalismo/Publicidade, Advocacia /Politica Liderança e produtividade a função utilização em Administração e recursos Humanos para todas às área dentro de seus conceitos e preceitos objetivos críticos construtivos ou não. Desafios para a Gestão de Pessoas Gestão de qualidade os desafios atuais da gestão da advocacia e jornalismo para qualidade total

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sábado, 19 de maio de 2018

CIDE O Sistema de escravidão <<>> Minas Gerais o Preço do Litro do Combustível Chegou a R$ 5,00 <<>> Supermercados Serão Os primeiros a Sentir a Alta do Litro <<>> Logo Agora que segundo a AMIS a venda tenha se recuperado








RENATO SANTOS  19/05/2018   Em  Minas Gerais  já é  o primeiro Estado a  sofrer  com os aumentos  dos combustíveis  e  poderá  ter efeito cascata,  já se falam em aumento de preços  direto ao  consumidor . Logo agora  que  as redes de supermercados  mineiros  tiveram  uma excelente recuperação de acordo  com a própria AMIS   Associação Mineira  de  Supermercados .Publicado no dia  03 de maio.  



No  dia  03  de maio deste ano, a AMIS  publicou na sua própria  pagina  o efeito  positivo, que esta  sendo ameaçado  com a alta de preços  nos  combustíveis .

As vendas dos supermercados mineiros tiverem crescimento de 10,94% no mês de março deste ano sobre fevereiro. É o que mostra o Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), com empresas de todo o Estado.
 Na comparação de março deste ano com o mesmo mês do ano passado, a expansão foi de 7,58%. Com esse desempenho no mês de março, o acumulado do ano fechou o trimestre em 2,96%. Os números estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.
Para os supermercadistas, a expansão em março foi uma surpresa positiva, não pelo crescimento em si, o que já era esperado, mas pelo forte desempenho, de dois dígitos.
Esse resultado, no entanto, pode ser explicado por vários fatores. O principal deles foi a venda ocasionada pela Páscoa. Nos últimos anos, o consumidor esteve mais contido nas compras do período e neste ano, voltou a comprar um pouco mais.
Um segundo fator relevante é o maior número de dias em março – boa parte das lojas não abre na segunda ou na terça de carnaval (a data depende da negociação com o sindicato dos empregados), isso representa quatro dias mais de venda no mês.
O crescimento de 7,58% em março de 2018 sobre março de 2017 também está relacionado à Páscoa, porque no ano passado a sazonalidade ocorreu na segunda semana de abril. Ou seja, o desempenho de vendas ocasionado pelo período ficou fora do primeiro trimestre.
 Projeções 
O desempenho no primeiro trimestre já é superior às projeções de crescimento da AMIS para o ano. A entidade projeta expansão de 2,8% nas vendas do setor em 2018, com abertura de 60 unidades e geração de pelo menos 6,8 mil postos de trabalho. O segmento supermercadista encerrou o ano de 2017 com faturamento de R$ 34,7 bilhões e 190,4 mil colaboradores empregados diretamente.
VARIAÇÃO ACUMULADA:
Mês
Sobre mês anterior
VS. mesmo mês ano anterior
Acum. ano
Dez/17
25,20%
2,17%
2,29%
Jan.
-19,83%
0,47%
0,47%
Fev.
-1,20%
0,68%
0,58%
Mar.
10,94%
7,58%
2,96%

VARIAÇÃO REGIONAL:
Média total:
10,94%
Central:
11,49%
Centro-Oeste:
10,49%
Norte/Noroeste:
9,51%
Rio Doce/Mucuri/Jequitinhonha:
10,76%
Sul:
9,81%
Triângulo/A. Paranaíba:
10,87%
Zona da Mata
11,09%

Mas  se o governo Federal  não resolver  a questão da CIDE que foi publicada  no dia 18/05/2018, pelo blog, essa  situação deverá  mudar  drasticamente para  não falar em  uma queda  brusca nas vendas, direto  para o consumidor .

Os sucessivos reajustes nos preços dos combustíveis nas refinarias pela Petrobras, com alta acumulada de 24,7% desde 4 de abril, fizeram o valor do litro da gasolina romper a barreira de R$ 5 em Belo Horizonte e em pelo menos dois municípios do estado. 

O valor mais alto, de R$ 5,099, era cobrado nessa sexta-feira por um posto Ipiranga na Av. Antônio Abrahão Caram, 996, ao lado do Mineirão, na capital Mineira. 

Já levantamento feito pela Associação Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de 13 a 18 mostra que o valor mais alto seria o cobrado pelo Posto Irmãos Nogueira Ltda., em Conselheiro Lafaiete, onde o motorista paga R$ 5,080.

Os consumidores de Unaí pagam até R$ 5,069 se optarem por abastecer o veículo no Posto Soares Braz Ltda. O levantamento não incluiu o posto na avenida Abrahão Caram, em BH.

“O dólar mais caro e o barril do petróleo em alta pressionam os preços, que nas localidades mais distantes têm ainda o custo do frete”, afirma o presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes, Paulo Miranda Soares. ANP: Etanol recua em 13 Estados e no DF na semana  

Para ele, se a instabilidade internacional for mantida, com os preços do petróleo subindo (essa semana o barril chegou a US$ 80) e o dólar se valorizando, a perspectiva é de que os preços dos derivados do petróleo no Brasil continuem a subir.

Ontem, a Petrobras anunciou novo aumento de 1,34% para a gasolina e de 0,80% para o diesel nas refinarias a partir de hoje. Na quinta-feira, o preço da gasolina foi reajustado pela estatal em 1,80% e o do diesel em 0,95%.

Com a nova alta, o preço da gasolina nas refinarias saltou de R$ 1,6581 em 4 de abril para R$  2,068 hoje, um aumento de R$ 0,4099 em menos de dois meses. A gasolina ficou 24,7% mais cara nas refinarias nesse período. 

O do diesel passou de R$ 1,8696 para R$ 2,348, com alta de R$ 0,4812, ou 20,5% de reajuste em 45 dias. Desde que alterou sua política de reajuste de preços, a Petrobras já elevou o preço do litro da gasolina nas refinarias em 47% e o do litro do diesel em 48%, segundo Paulo Miranda, que também é vice-presidente do Minaspetro, sindicato das revendas em Minas.

O presidente da Fecombustíveis critica a política de reajuste da Petrobras, com aumentos quase diários. “Até ontem, a Petrobras mexeu 200 vezes no preço, sendo 109 vezes para reajustar e 91 vezes para baixar”, revela Miranda. Ele acusa também a alta carga tributária de ser uma das responsáveis pelo valor do combustível chegar aos praticados atualmente. 

A cobrança da Cide, do Pis/Confins e do ICMS representa quase 49% do valor da gasolina em Minas Gerais. Isso significa que no valor de R$ 5,099, os governos estadual e federal ficam com cerca de R$ 2,498. 

“A grande dificuldade hoje é que o governo não quer mudar a política de precificação dos combustíveis”, afirma Paulo Miranda. Para ele, em momentos de pressão sobre os preços como agora, o governo deveria mexer nos impostos para promover um equilíbrio.

Pelo levantamento da ANP, Unaí tem a gasolina mais cara de Minas, com o litro vendido a R$ 4,843, em média. Em Lafaiete, o valor médio era de R$ 4,573. O menor valor foi registrado em Montes Claros, com o Auto Posto Major vendendo o litro da gasolina a R$ 3,990. 

Entre o menor e o maior valor, o preço da gasolina varia 29% no estado, segundo a ANP. Enquanto os motoristas da cidade do Norte de Minas podem abastecer o carro com 50 litros por R$ 199,50, os de Unaí pagam até R$ 254. Já Em BH, os mesmos 50 litros podem custar até R$ 254,95.

Como o Pt Manipula os Sindicatos em Guarulhos <<>> Um Vereador Pode Ser Presidente do Sincoverg ? Sim ! Assembleia de Condutores e Cobradores Rejeitaram a Proposta vergonhosa de 1,5% Oferecidos pela as Empresas <<>> Próxima Assembleia dia 25 de maio Sexta Feira







RENATO SANTOS   19/05/2018   Em  Guarulhos  a greve  é  características  políticas, não tem jeito  fica uma pergunta  pode um vereador  em  pleno  mandato  ser  presidente  de sindicato  ?  Sim !  Por questão  de ética  não deveria, mas,  se tratando de politico sabe lá, qual a finalidade dele  com o Sindicato.



O presente artigo examina a legalidade de uma pessoa que foi eleita para o cargo de vereador continuar exercendo a função de dirigente sindical, acumulando as duas funções.


As vedações impostas para o exercício do cargo de vereador, situado no âmbito do Poder Legislativo municipal, são análogas às que incidem sobre os cargos de deputado federal e senador, à falta de norma específica para os edis prevista na Constituição Federal. 



Aplicam-se, dessa forma, aos vereadores os dispositivos constantes do art. 54 da Lei Maior, que assim prescreve:

"Art. 54. Os Deputados e Senadores não poderão:

I - desde a expedição do diploma:

a) firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes;

b) aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissíveis "ad nutum", nas entidades constantes da alínea anterior;

II - desde a posse:

a) ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada;
b) ocupar cargo ou função de que sejam demissíveis "ad nutum", nas entidades referidas no inciso I, "a";
c) patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere o inciso I, "a";
d) ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo."



No que tange aos sindicatos, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em seu art. 558, consagra as entidades sindicais, juridicamente, como associações profissionais constituídas por atividades ou profissões idênticas, similares ou conexas. 



Sujeita-os ao registro no Ministério do Trabalho e Emprego, sendo vedada a exigência de autorização do poder público para seu funcionamento (art. 8º, I, da Constituição). 


Seus dirigentes são eleitos pelos associados, para o mandato estabelecido em seus estatutos, conforme o art. 522 da CLT.



Consequentemente, as entidades sindicais não se enquadram como pessoas jurídicas de direito público, autarquias, empresas públicas ou sociedades de economia mista, e também não são concessionárias de serviço público ou empresas, pois são revestidas da forma de associações, de modo que seus dirigentes não se equiparam aos diretores e aos ocupantes de cargos das pessoas jurídicas mencionadas, assim como os próprios sindicatos possuem natureza jurídica diversa das pessoas jurídicas mencionadas.



Isso exclui, automaticamente, a incidência do art. 54, inciso I, alíneas “a” e “b”, da Carta Magna, bem como, no inciso II do mesmo artigo, as alíneas “a”, “b” e “c”, que se referem às pessoas jurídicas mencionadas.



Por  último, o exercício de mandato de dirigente sindical não constitui cargo ou mandato público eletivo, para os fins do disposto no art. 54, II, ”d”, já que o cargo exercido no sindicato possui âmbito restrito à associação da qual faz parte, sendo eleito pelos demais associados (sindicalizados) e não mediante pleito disciplinado pelas regras do Direito Eleitoral.



Portanto, não há qualquer impedimento constitucional ao exercício simultâneo de cargo de dirigente sindical e de mandato no Poder Legislativo para o qual o mesmo foi eleito. 




Há, dessa forma, possibilidade jurídica de acúmulo do cargo de presidente de sindicato com o mandato de vereador.

fonte Marcio Silva Fernandes

Enviado por Marcio Silva Fernandes em 14/07/2010
Reeditado em 14/07/2010
Código do texto: T2377336

Sanada  a  dúvida  o vereador  do PT  Branquinho  pode ser  tanto  presidente  como  vereador, não  há  o que impeça .

Mas, caberia  o bom senso pelo  menos, a greve  dos condutores  guarulhense  realizada  pelo SINCOVERG, deixou  os passageiros  na mão, alguns ficaram esperando  os ônibus  como " perdido"  no elo  entre a espera  e seus  compromissos.
Houve na realidade  uma  paralisação  de  pequenos  momentos  digamos  assim, os  condutores  rejeitaram as  propostas  feitas  pelas  Empresas  de ônibus de Guarulhos, que ofereceu 1,5%  de reajuste  salarial, e  nos tickets  de refeição.
O  que o vereador  poderia  fazer  é  abrir  uma  CPI,  e pedir explicação  ao governo  municipal de Guarulhos,  por que a passagem é  a mais cara  de todo Estado de São Paulo, sendo que  os passageiros  não tem  nada a seu favor,  como  duração do bilhete  único  de duas a três  horas, integração com a CPTM, mais  locais  para  cadastrar  as pessoas  afim de adquirir seus  bilhetes, como estudante, trabalhadores etc,  e não ficar apenas  no  ponto único, fica impossível  como esta, e ainda  para  piorar  por que as passagens são  diferenciadas  R$ 4,70  a dinheiro  e no  bilhete  do trabalhador  e  R$ 4.30, nos  outros  bilhetes, Guti  errou nisso.
Se  tratando  da greve no fim da tarde do dia 18 de maio, mais de 3000 trabalhadoras e trabalhadores participaram da assembleia do SINCOVERG sobre a Campanha Salarial 2018 – 2019.

A assembleia foi pautada pela proposta patronal, que oferecia 1,5% de reajuste salarial e nos tickets refeição e foi reprovada por unanimidade das trabalhadoras e trabalhadores presentes.
Aos gritos de rasga, rasga, rasga, o presidente Maurício Brinquinho mal conseguiu terminar de ler a proposta indecente da Guaruset, sendo obrigado por toda nossa categoria a picotar a pauta do setor patronal.
Após esse ato, foi votado se toda nossa categoria permanecia ou não em Estado de Greve.
E novamente por unanimidade condutores, condutoras, cobradores, cobradoras e o pessoal da manutenção votaram em permanecer em Estado de Greve até nova assembleia, que se realizará na próxima sexta-feira, 25 de maio.
Nosso departamento jurídico encaminhará o resultado da assembleia à Guaruset e as empresas terá até sexta-feira, 25 de maio, para apresentar uma nova proposta.

sexta-feira, 18 de maio de 2018

ATENÇÃO ! A Gazeta Central ( blog) Espera do Governo Federal Mexa na CIDE Criado pelo ex Presidente FHC Esta arrebentando a Nação Forçando o Aumento nos Combustíveis






RENATO  SANTOS  18/05/2018   O que esta errado  para  os preços  dos combustíveis  estarem subindo dessa maneira e tão rápida, gerando  conflitos  entre  os caminhoneiros-sociedade- governo.  



Foi  um  plano  ditatorial a  qual a sua consequência  esta  se sentido  e tão rápido  que se o governo federal não fizer absolutamente nada  o País  vai se afundar  em  uma  crise de recessão gravíssima. 

É a tal  da CIDE, que é ( contribuição  intervenção de  domínio  econômico ), essa  negra  linha  foi  colocada  pelo ex  presidente Fernando Henrique Cardoso   e ferrou  com todo mundo.

Estão  Lembrado  disso ?  Não!  Então  vamos  refletir:


A Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-combustíveis) foi instituída pela Lei 10.336/2001 com a finalidade de assegurar um montante mínimo de recursos para investimento em infraestrutura de transporte, em projetos ambientais relacionados à indústria de petróleo e gás, e em subsídios ao transporte de álcool combustível, de gás natural e derivados, e de petróleo e derivados.

De 2002 e 2012, a Cide arrecadou R$ 76 bilhões, dos quais R$ 37,6 bilhões foram investidos em infraestrutura de transporte, segundo a Confederação Nacional de Transporte (CNT). 

Do total arrecadado pela Contribuição, 20% dos recursos são desvinculados, de acordo com o instrumento Desvinculação de Receitas da União (DRU), 29% são destinados aos estados e municípios e 51% são investidos conforme determina a lei.

Entre 2003 e 2008, 70% dos recursos investidos em infraestrutura de transporte vieram da Cide. 

Em 2007, essa porcentagem subiu para 95,6%. Em junho de 2011, a alíquota foi zerada para compensar o reajuste nos preços da gasolina e do diesel. 

Em janeiro de 2015, o governo editou decreto instituindo a alíquota de R$ 0,10 por litro para a gasolina, e R$ 0,05 por litro para o diesel, que passou a ser cobrada em maio deste ano.

O  governo precisa  mexer  no CIDE  o mais rápido possível, para que  os preços  dos combustíveis  parem de  subir, e  se fixa  num valor  razoável.

O  CIDE  não passou  de arrecadação e  não de melhorias, foi  uma armadilha  para a Nação Brasileira e  que  hoje  esta sendo um inferno  nas nossas  vidas.

Receita da Cide deverá ser utilizada na infraestrutura de transporte




Institui Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados, e álcool etílico combustível (Cide), e dá outras providências.
O produto da arrecadação da Cide será destinada, na forma da lei orçamentária, ao:
I – pagamento de subsídios a preços ou transporte de álcool combustível, de gás natural e seus derivados e de derivados de petróleo;
II – financiamento de projetos ambientais relacionados com a indústria do petróleo e do gás;
e III – financiamento de programas de infraestrutura de transportes. ( o que muito nos interessa ).
Confira a Lei na íntegra:  Lei 10336 – 19 dezembro 2001
Confira mais documentos relacionados:

Lei  sancionada  pelo ex presidente  Fernando Henrique Cardoso PSDB, que esta massacrando  os caminhoneiros e vai trazer  consequências graves  ao País, são  metas  impossíveis de ser alcançadas  conforme a tabela .

PERCENTUAIS DE PARTICIPAÇÃO DOS ESTADOS
E DO DISTRITO FEDERAL NA CIDE

ESTADO

PERCENTUAL

ACRE

0,74%

ALAGOAS

1,60%

AMAPÁ

0,57%

AMAZONAS

1,39%

BAHIA

6,39%

CEARÁ

3,55%

DISTRITO FEDERAL

1,43%

ESPÍRITO SANTO

2,13%

GOIÁS

4,69%

MARANHÃO

3,00%

MATO GROSSO

2,76%

MATO GROSSO DO SUL

2,72%

MINAS GERAIS

10,72%

PARÁ

2,85%

PARAÍBA

1,95%

PARANÁ

7,23%

PERNAMBUCO

3,67%

PIAUÍ

1,98%

RIO DE JANEIRO

5,53%

RIO GRANDE DO NORTE

2,22%

RIO GRANDE DO SUL

6,50%

RONDÔNIA

1,23%

RORAIMA

0,74%

SANTA CATARINA

3,92%

SÃO PAULO

17,47%

SERGIPE

1,34%

TOCANTINS

1,68%

T O T A L

100,00%
Isso  é  uma forma de escravidão, de um sistema  de burrice  que impede  a competição livre de mercado  criando em  outras  palavras  cartel  de preço  nos combustíveis.

São  obrigados  a repassar  ao consumidor  final, gerando  aumento  em todos  os setores, o atual governo  precisa  por  um basta já que  seus  antecessores Lula  e Dilma não  deram  os devidos  cuidados.


Preço dos Combustíveis vai Pressionar os Alimentos quem vai pagar a conta é você leitor <<>> A Petrobras esta falindo o País <<>> Segundo os grupos do whatsApp a Precisão certa da greve é 21 de maio






RENATO SANTOS  18/05/2018 Quebraram a petebrás, queriam o que? Povo ainda é alienado assim de não saber que quem paga todos os prejuízos desse país são os pagadores de impostos? 

Tudo indica que  o dia 21  de maio  é a data  mais certa  para começar a greve  dos caminhoneiros, os sindicatos  e a Confederações  precisam acertar  o roteiro.

Vai  acabar  sobrando  para  os consumidores  das redes de supermercados e atacados, pois  quem mais  pagará  pelo  alto preço  desses  absurdo que o governo federal esta fazendo, você  caro leitor.


Vocês acharam que na época em que o governo populista subsidiava o combustível um dia a conta não ia chegar? 

Mesma coisa na energia elétrica e demais indústrias subsidiadas. Continuem votando em populismo para almoçarem filé e jantarem sopa de papelão.  

Talvez fosse a hora de retirar o etanol do controle da Petrobrás, para termos um concorrente no fornecimento de combustíveis. 

Continuar com essa política de preços tendo o monopólio do comércio de combustíveis, é muito fácil. 

E apesar do preço do etanol estar reduzindo nas usinas, é bem capaz da Petrobrás aumentar o seu preço para que não afete o consumo da gasolina. Isso não é economia de mercado, isso é exploração dos consumidores!   

O  que esta enforcando  os  caminhoneiros ,  IPVA, DPVAT, Licenciamento de quase 100 reais, é de ouro esse Papel??? Pedagios, Estacionamento, aumento no Preço da Gasolina, impostos e mais impostos. 

O Estado acha que quem tem carro tem que carregar o Estado nas Costas. Daí vc questiona a qualidade das ruas, estradas e aparece alguém com a Boca Aberta ate no Canto dizendo que Imposto pode ser gasto em qualquer coisa mesmo vindo com cobranças feitas em cima de gastos com carro. 

Fora o preço do Exame de Direção de quase 250 reais pra menos de 15 minutos de Baliza e Percurso sendo em media o aluguel de uma Aula 45 Reais os 50 minutos.


Assim fica complicado   para os brasileiros  e pior ainda  para  os caminhoneiros  que trabalham, a  Petrobras anunciou nessa quinta-feira (17) o quarto reajuste de preços da gasolina e do diesel comercializados nas refinarias nesta semana. 


Segundo a empresa, o preço do diesel A passará de R$ 2,3082 nessa quinta-feira para R$ 2,3302 nesta sexta-feira (18) – o que significa uma alta de 0,95%. Já o preço da gasolina A nas refinarias passará de R$ 2,0046 nessa quinta-feira para R$ 2,0407 o litro nesta sexta-feira, o que representa um aumento de 1,80%. 

Na véspera, a Petrobras já havia elevado em 1,82% o preço da gasolina e 1,76% o do diesel.


A escalada nos preços acontece em meio à disparada nos preços internacionais do petróleo. 


A Petrobras adota novo formato na política de ajuste de preços desde 3 de julho do ano passado. 


Pela nova metodologia, os reajustes acontecem com maior frequência, inclusive diariamente. 

A decisão de repassar o aumento do valor da combustível cobrado pela Petrobras para o consumidor final é dos postos de combustível.



Nas bombas, o valor médio da gasolina subiu em 19 Estados na semana passada, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 


Na média nacional, o preço médio do litro subiu 0,76% na passagem de uma semana para outra, de R$ 4,225 para R$ 4,257 – nova máxima do ano. Em Minas Gerais houve leve queda, mas o preço está acima da média nacional: passou de R$ 4,502 para R$ 4,498.



Acima de 50%. Desde o início da nova metodologia, o preço da gasolina nas refinarias já subiu 55,28% e o do diesel, 56,55%, segundo o “Valor Online”. 


Com o novo aumento, a gasolina vendida ao consumidor final acumula alta de 3,85% desde o início do ano, e 21,28% desde que a Petrobras iniciou sua nova política de preços.



Com essa disparada, quem está perdendo são os postos. Representante dos donos de postos de combustíveis de todo País, a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis) defendeu o fim da oscilação dos preços para o consumidor final. 

Em nota divulgada nesta semana, a entidade argumenta que, por causa da política da Petrobras, de reajustes diários nas refinarias, “muitos postos estão perdendo fôlego financeiro e não conseguem sobreviver neste cenário”.



Como solução, propõe a revisão dos tributos que incidem sobre os combustíveis (veja quais são AQUI). 

A Fecombustíveis defende a uniformização das alíquotas de ICMS nos diferentes Estados e o retorno da utilização da Cide como amortecedor das oscilações de preços, como era adotado no passado. A ideia é que altas do petróleo sejam compensadas por baixas do tributo. (Com agências)



BH terá litro por R$ 2,281


Na próxima quinta-feira, dia 24, no Dia da Liberdade de Impostos, o consumidor poderá abastecer com a gasolina a R$ 2,281 o litro, no posto Pica Pau (av. Contorno, 10.325). O valor corresponde ao desconto de 47,96% dos tributos incidentes no produto. O motorista vai pagar R$ 80 pelo volume que custaria normalmente R$ 153,72.


Petróleo a US$ 80 vai aos níveis de 2014


O barril de petróleo do tipo Brent superou a barreira de US$ 80 nessa quinta-feira (17), uma cotação que não era registrada desde novembro de 2014, em um mercado tenso pela incerteza a respeito da produção do Irã e da Venezuela. Já o barril de “light sweet crude” (WTI) para entrega em junho era negociado a US$ 71,90, alta de 41 centavos na comparação com a véspera.


O CEO da petroleira francesa Total, Patrick Pouyanné, disse que não ficaria surpreso de ver um barril a US$ 100 “nos próximos meses”, enquanto a presença de seu grupo no Irã se torna cada vez mais incerta. “Existe uma forte demanda, a Opep e a Rússia aplicam suas políticas efetivamente, e ainda há o anúncio do Irã, que empurram o preço para cima”, afirmou.


Para Jasper Lawler, analista do London Capital Group, a progressão é “impressionante”. Além das tensões políticas, a alta mundial dos preços ainda é estimulada pelo anúncio de uma queda das reservas norte-americanas de petróleo e uma redução grande dos estoques de gasolina.