GAZETA CENTRAL ( BLOG)

GAZETA  CENTRAL  (  BLOG)
Sugestões : Reclamações e Denuncias

PRA SE PENSAR : " SE ALGO ACONTECER COM ALGUÉM DA MINHA FAMÍLIA VOCÊS, JÁ SABEM ONDE PROCURAR <<>> POSTOU NO TWITTER FRANCISCO ZAVASCKI EM 26 DE JUNHO


RENATO SANTOS  20/01/2017 Criticado por radicais nas redes socias, mas, um grande professor de direito, Teori foi muito marcante na vida dos Brasileiros. 



Apesar de olharem para ele com desconfiança, por ter sido indicado pela ex presidente Dilma, muitas vezes foi criticado por isso, mas nunca deixou de ser técnico em suas decisões que muitas vezes não fora compreendido.

Francisco Zavascki, filho do ministro, foi entrevistado na manhã desta sexta pela Rádio Gaúcha. Teori Zavascki morreu na queda de um avião nesta quinta feira. Ele era relator da Operação Lava Jato.

"O pai sempre foi uma pessoa muito intensa. Aproveitou momentos que tinha que aproveitar. Acho que partiu com a missão cumprida"

"Estamos todos muito chocados; ainda numa fase de negação. Mas de certa forma todo mundo guarda uma certa serenidade" diz Francisco Zavascki

Francisco sobre o pai, Teori: "Ele tinha uma preocupação muito grande e até me colocou assim: acho que 2017 vai ser pior que 2016".

Filho do ministro Teori: “A ideia era ate início de fevereiro já estar praticamente tudo homologado (sobre delação da Odebrecht)”

PRA SE PENSAR :Esse é um dos post de Francisco Prehn Zavascki, filho do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).




O ministro Teori Zavascki, falecido ontem (19) em um acidente aéreo, foi integrante do Supremo Tribunal Federal (STF) por quatro anos. Nomeado pela ex-presidente Dilma Rousseff, tomou posse em 29 de novembro de 2012 em vaga decorrente da aposentadoria compulsória do ministro Cezar Peluso, que completou 70 anos no início de setembro daquele ano. A pedido da família, o velório acontecerá em Porto Alegre (RS).

Teori Zavascki tinha 68 anos. Nasceu em 15 de agosto de 1948, em Faxinal dos Guedes (SC). Viúvo desde 2013, ele deixa três filhos. Entre os processos de destaque relatados pelo ministro estão aqueles relacionados à Operação Lava Jato, que tiveram grande repercussão nacional. 

Ele também relatou o habeas corpus no qual o Plenário, por maioria, reconheceu a possibilidade de execução da pena a partir da confirmação de condenação em segunda instância, decisão reafirmada pelo Plenário Virtual no julgamento do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 964246, com repercussão geral reconhecida.

Ingressou no Poder Judiciário em 1989, quando foi nomeado para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (com jurisdição nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), onde exerceu a presidência no biênio 2001-2003. Ele integrou o Superior Tribunal de Justiça (STJ) durante nove anos (2003-2012). No Supremo, presidiu a Segunda Turma entre 2014 e 2015.

Vida acadêmica

Teori Zavascki era bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Na mesma universidade, obteve os títulos de mestre e doutor em Direito Processual Civil. Em 1980, ingressou na carreira acadêmica como professor (concursado) da disciplina de Introdução ao Estudo de Direito, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). 

Foi professor de Direito Processual Civil na UFRGS de junho de 1987 a junho de 2005, quando assumiu a cátedra na Faculdade de Direito da UnB.

O ministro iniciou o exercício da advocacia em 1971, com escritório estabelecido em Porto Alegre (RS). De dezembro de 1976 a março de 1989, foi advogado do Banco Central do Brasil, onde exerceu o cargo de coordenador dos Serviços Jurídicos para o Rio Grande do Sul de outubro de 1979 a abril de 1986. 

Foi superintendente jurídico do banco Meridional no período de abril de 1986 a março de 1989.

Publicações

É autor dos livros “Processo de execução - Parte geral”, “Comentários ao Código de Processo Civil”, “Antecipação da tutela”, “Processo coletivo - Tutela de direitos coletivos e tutela coletiva de direitos” e “Eficácia das sentenças na jurisdição constitucional”. 

O ministro também figura como coautor em 27 outros livros, além de ter publicados dezenas de artigos em revistas especializadas em Direito.

Anuncio

Nossos Leitores Obrigado Por Ler

Seguidores

CAMPANHA PRA VENEZUELA

CAMPANHA  PRA  VENEZUELA
PRECISA DE AJUDA HUMANITÁRIA

As principais matérias do blog